Psicagogia hoje : pensar a educação para além do pedagogismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/15993 |
Resumo: | Resumo: A partir do curso A Hermenêutica do Sujeito de Michel Foucault, o artigo investiga a noção de psicagogia e seu desdobramento ao longo do pensamento deste autor, visando a atualizar uma problematização para se avançar nas questões acerca das verdades presentes como fundamentação da educação contemporânea. Ao se fazer isso, constitui-se uma argumentação de que a psicagogia pode ser experiência com as veridicções educativas para além de seus pedagogismos. Assim, no lugar de se normalizar (1) as condições contemporâneas de experiências de educação baseadas em afirmação de índices e resultados, competências e atitudes de demandas homogêneas e (2) a ênfase restrita na relação ensino aprendizagem, busca-se mostrar como a psicagogia contribui para a afirmação das singularidades e diferenças e para a constituição de subjetividades marcadas pela modificação do modo de ser dos sujeitos e, portanto, afeitas a outros jogos de verdade |
id |
CAMP_783d5cfa720074ee9d44b706370391df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368559 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicagogia hoje : pensar a educação para além do pedagogismoPsicagogía hoy : pensar la educación más allá del pedagogismoPsychagogy today : thinking about education beyond pedagogismArtigo originalPsicoterapiaEducaçãoPsychagogyEducationModos de serSubjetividadesPedagogismoResumo: A partir do curso A Hermenêutica do Sujeito de Michel Foucault, o artigo investiga a noção de psicagogia e seu desdobramento ao longo do pensamento deste autor, visando a atualizar uma problematização para se avançar nas questões acerca das verdades presentes como fundamentação da educação contemporânea. Ao se fazer isso, constitui-se uma argumentação de que a psicagogia pode ser experiência com as veridicções educativas para além de seus pedagogismos. Assim, no lugar de se normalizar (1) as condições contemporâneas de experiências de educação baseadas em afirmação de índices e resultados, competências e atitudes de demandas homogêneas e (2) a ênfase restrita na relação ensino aprendizagem, busca-se mostrar como a psicagogia contribui para a afirmação das singularidades e diferenças e para a constituição de subjetividades marcadas pela modificação do modo de ser dos sujeitos e, portanto, afeitas a outros jogos de verdadeResumen: Con base en el curso La Hermenéutica del Sujeto de Michel Foucault, el artículo indaga la noción de psicagogía y su desarrollo en el pensamiento de este autor, con el objetivo de actualizar una problematización para el avance en las cuestiones acerca de las verdades que fundamentan la educación contemporánea. Al hacerlo, se construye el argumento de que la psicagogía puede ser experiencia con las veridicciones educativas, más allá de sus pedagogismos. Así, en lugar de normalizar (1) las condiciones contemporáneas de educación con base en la constatación de índices y resultados, de competencias y actitudes de exigencia homogéneas y (2) el énfasis que se restringe a la relación enseñanza-aprendizaje, se busca mostrar cómo la psicagogía contribuye a la afirmación de las singularidades y las diferencias y a la constitución de subjetividades marcadas por la modificación en el modo de ser de los sujetos y, por ende, articuladas con otros juegos de verdadAbstract: Based on Michel Foucault’s course The Hermeneutics of the Subject, this article examines the concept of psychagogy and its development throughout this author’s thinking, aiming to update a problematization to advance in the inquiries about the truths that underlie contemporary education. In doing so, the argument that psychagogy can be experience with educational veridictions, beyond its pedagogism, is constructed. Thus, instead of normalizing (1) the contemporary conditions of education based on the achievement of indices and results, of homogeneous competences and attitudes of demand, and (2) the emphasis that is restricted to the teaching-learning relationship, there is the attempt to show how psychagogy contributes to the affirmation of singularities and differences, and to the constitution of subjectivities marked by the modification in the way of being of the subjects and, therefore, articulated with other games of truthAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-Carvalho, Alexandre Filordi de2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/15993GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira; CARVALHO, Alexandre Filordi de. Psicagogia hoje: pensar a educação para além do pedagogismo. Praxis & saber. Boyaca. v. 14, n. 37, n. art. e14716, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15993. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368559porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-15T15:09:19Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368559Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-15T15:09:19Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicagogia hoje : pensar a educação para além do pedagogismo Psicagogía hoy : pensar la educación más allá del pedagogismo Psychagogy today : thinking about education beyond pedagogism |
title |
Psicagogia hoje : pensar a educação para além do pedagogismo |
spellingShingle |
Psicagogia hoje : pensar a educação para além do pedagogismo Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963- Artigo original Psicoterapia Educação Psychagogy Education Modos de ser Subjetividades Pedagogismo |
title_short |
Psicagogia hoje : pensar a educação para além do pedagogismo |
title_full |
Psicagogia hoje : pensar a educação para além do pedagogismo |
title_fullStr |
Psicagogia hoje : pensar a educação para além do pedagogismo |
title_full_unstemmed |
Psicagogia hoje : pensar a educação para além do pedagogismo |
title_sort |
Psicagogia hoje : pensar a educação para além do pedagogismo |
author |
Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963- |
author_facet |
Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963- Carvalho, Alexandre Filordi de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Alexandre Filordi de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963- Carvalho, Alexandre Filordi de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigo original Psicoterapia Educação Psychagogy Education Modos de ser Subjetividades Pedagogismo |
topic |
Artigo original Psicoterapia Educação Psychagogy Education Modos de ser Subjetividades Pedagogismo |
description |
Resumo: A partir do curso A Hermenêutica do Sujeito de Michel Foucault, o artigo investiga a noção de psicagogia e seu desdobramento ao longo do pensamento deste autor, visando a atualizar uma problematização para se avançar nas questões acerca das verdades presentes como fundamentação da educação contemporânea. Ao se fazer isso, constitui-se uma argumentação de que a psicagogia pode ser experiência com as veridicções educativas para além de seus pedagogismos. Assim, no lugar de se normalizar (1) as condições contemporâneas de experiências de educação baseadas em afirmação de índices e resultados, competências e atitudes de demandas homogêneas e (2) a ênfase restrita na relação ensino aprendizagem, busca-se mostrar como a psicagogia contribui para a afirmação das singularidades e diferenças e para a constituição de subjetividades marcadas pela modificação do modo de ser dos sujeitos e, portanto, afeitas a outros jogos de verdade |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/15993 GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira; CARVALHO, Alexandre Filordi de. Psicagogia hoje: pensar a educação para além do pedagogismo. Praxis & saber. Boyaca. v. 14, n. 37, n. art. e14716, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15993. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/15993 |
identifier_str_mv |
GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira; CARVALHO, Alexandre Filordi de. Psicagogia hoje: pensar a educação para além do pedagogismo. Praxis & saber. Boyaca. v. 14, n. 37, n. art. e14716, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15993. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368559 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030833991909376 |