A sagração da Portela : música, letra e contexto social na produção de reações estéticas em um samba-enredo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ernica, Mauricio, 1972-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2368
Resumo: Resumo: Este artigo propõe uma abordagem para o estudo de canções populares que articula a análise sócio-histórica - que diz respeito às relações da obra com o espaço social - com as abordagens musical e linguístico-discursiva de sua estrutura interna, identificando e analisando os elementos responsáveis por produzir reações estéticas. Primeiramente, apresentamos referenciais teóricos baseados, sobretudo, nas obras de Antonio Candido, Lev S. Vigotski, Carlos Sandroni, Simha Arom e Godfried Toussaint. Em seguida, analisamos um caso particular: o samba Portela na avenida, de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro, popularizado na gravação de Clara Nunes
id CAMP_7844dba8707b57102c6ff3ebd64847a5
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1167696
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling A sagração da Portela : música, letra e contexto social na produção de reações estéticas em um samba-enredoThe rite of Portela : music, lyrics and social context in the production of aesthetic responses in a samba-enredoCançõesMúsica popularSambaSongsPopular music.Samba (Dance)Samba-enredoArtigo originalResumo: Este artigo propõe uma abordagem para o estudo de canções populares que articula a análise sócio-histórica - que diz respeito às relações da obra com o espaço social - com as abordagens musical e linguístico-discursiva de sua estrutura interna, identificando e analisando os elementos responsáveis por produzir reações estéticas. Primeiramente, apresentamos referenciais teóricos baseados, sobretudo, nas obras de Antonio Candido, Lev S. Vigotski, Carlos Sandroni, Simha Arom e Godfried Toussaint. Em seguida, analisamos um caso particular: o samba Portela na avenida, de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro, popularizado na gravação de Clara NunesAbstract: This article introduces an approach to popular song that combines socio-historic analysis - which discusses the relationship between the work and its social environment - with the musical-linguistic-discursive aspects of its inner structure. It also seeks to identify and analyse the elements responsible for the production of musical aesthetic responses. Firstly, the work introduces a series of theoretical frames of reference based on the works of Antonio Candido, Lev S. Vigotski, Carlos Sandroni, Simha Arom and Godfried Toussaint. Secondly, we will analyse a particular case: the samba Portela na avenida by Mauro Duarte and Paulo César Pinheiro, popularized in recording by Clara NunesAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASErnica, Mauricio, 1972-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/2368ERNICA, Mauricio. A sagração da Portela: música, letra e contexto social na produção de reações estéticas em um samba-enredo. Per musi. Belo Horizonte, MG : UFMG/Escola de Música, 2016. Vol. 34 (ago., 2016), p.177-205. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2368. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1167696porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-05T15:02:07Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1167696Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-05T15:02:07Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A sagração da Portela : música, letra e contexto social na produção de reações estéticas em um samba-enredo
The rite of Portela : music, lyrics and social context in the production of aesthetic responses in a samba-enredo
title A sagração da Portela : música, letra e contexto social na produção de reações estéticas em um samba-enredo
spellingShingle A sagração da Portela : música, letra e contexto social na produção de reações estéticas em um samba-enredo
Ernica, Mauricio, 1972-
Canções
Música popular
Samba
Songs
Popular music.
Samba (Dance)
Samba-enredo
Artigo original
title_short A sagração da Portela : música, letra e contexto social na produção de reações estéticas em um samba-enredo
title_full A sagração da Portela : música, letra e contexto social na produção de reações estéticas em um samba-enredo
title_fullStr A sagração da Portela : música, letra e contexto social na produção de reações estéticas em um samba-enredo
title_full_unstemmed A sagração da Portela : música, letra e contexto social na produção de reações estéticas em um samba-enredo
title_sort A sagração da Portela : música, letra e contexto social na produção de reações estéticas em um samba-enredo
author Ernica, Mauricio, 1972-
author_facet Ernica, Mauricio, 1972-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ernica, Mauricio, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Canções
Música popular
Samba
Songs
Popular music.
Samba (Dance)
Samba-enredo
Artigo original
topic Canções
Música popular
Samba
Songs
Popular music.
Samba (Dance)
Samba-enredo
Artigo original
description Resumo: Este artigo propõe uma abordagem para o estudo de canções populares que articula a análise sócio-histórica - que diz respeito às relações da obra com o espaço social - com as abordagens musical e linguístico-discursiva de sua estrutura interna, identificando e analisando os elementos responsáveis por produzir reações estéticas. Primeiramente, apresentamos referenciais teóricos baseados, sobretudo, nas obras de Antonio Candido, Lev S. Vigotski, Carlos Sandroni, Simha Arom e Godfried Toussaint. Em seguida, analisamos um caso particular: o samba Portela na avenida, de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro, popularizado na gravação de Clara Nunes
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/2368
ERNICA, Mauricio. A sagração da Portela: música, letra e contexto social na produção de reações estéticas em um samba-enredo. Per musi. Belo Horizonte, MG : UFMG/Escola de Música, 2016. Vol. 34 (ago., 2016), p.177-205. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2368. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/2368
identifier_str_mv ERNICA, Mauricio. A sagração da Portela: música, letra e contexto social na produção de reações estéticas em um samba-enredo. Per musi. Belo Horizonte, MG : UFMG/Escola de Música, 2016. Vol. 34 (ago., 2016), p.177-205. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2368. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1167696
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030817540800512