Influência do status socioeconômico no desempenho dos estudantes nos itens de física do Enem 2012
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1667348 |
Resumo: | Agradecimentos: Esse trabalho foi parcialmente financiado pelo projeto MEC/INEP/DIRED/UFSCar intitulado "A Prova do Enem: Impacto das Variáveis Cognitivas, Econômicas e Sociais no Desempenho", com apoio complementar do FAEPEX/Unicamp. Agradeço também aos juízes que participaram da seleção dos itens de física: Caio Ferrari de Oliveira, Cleoni dos Santos Carvalho, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein, Fernanda Keila Marinho da Silva, Guilherme Stecca Marcom, Luciana Camargo de Oliveira, Marcos Antonio Florczak, Maria José Fontana Gebara, Noemi Sutil, Sergio Dias Campos e Tersio Guilherme de Souza Cruz |
id |
CAMP_7d839db42179af6a2908c124161a4e47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1220960 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Influência do status socioeconômico no desempenho dos estudantes nos itens de física do Enem 2012Influence of socioeconomic status on students performance in physics items at Enem 2012AvaliaçãoExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)National Secondary Education Examination (Brazil)EvaluationItensContextoArtigo originalAgradecimentos: Esse trabalho foi parcialmente financiado pelo projeto MEC/INEP/DIRED/UFSCar intitulado "A Prova do Enem: Impacto das Variáveis Cognitivas, Econômicas e Sociais no Desempenho", com apoio complementar do FAEPEX/Unicamp. Agradeço também aos juízes que participaram da seleção dos itens de física: Caio Ferrari de Oliveira, Cleoni dos Santos Carvalho, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein, Fernanda Keila Marinho da Silva, Guilherme Stecca Marcom, Luciana Camargo de Oliveira, Marcos Antonio Florczak, Maria José Fontana Gebara, Noemi Sutil, Sergio Dias Campos e Tersio Guilherme de Souza CruzResumo: O objetivo do presente trabalho é compreender como fatores econômicos podem afetar o desempenho em física no Enem em 2012. A partir dos microdados foram calculadas as médias e as frequências das alternativas dos itens; além das informações para um indicador de status socioeconômico. Os itens foram separados em quatro categorias: exercícios de fixação; problemas de lápis e papel; problemas contextualizados no cotidiano e física moderna e contemporânea. Os exercícios de fixação e os problemas de lápis e papel são as categorias que apresentaram a média para classe alta próxima a 0,7, o que corresponde ao dobro da média da classe baixa. Para os problemas de lápis e papel observamos que as alternativas (erradas) com concepções alternativas ou não científicas atraem candidatos de todas as classes sociais. No caso dos problemas contextualizados no cotidiano a média é baixa para todos os candidatos (em torno de 0,3) indicando dificuldades na transposição dos conceitos de física para situações aplicadas. Os indicadores para física moderna e contemporânea são baixos, com média próxima da resposta ao acaso. Esperamos que essas análises possam auxiliar os professores da educação básica a conhecer melhor as necessidades para compreensão da física por parte de seus alunosAbstract: The purpose of this paper is to understand how socioeconomic factors can affect physics' performance in the Brazilian National Assessment of Secondary Education (Enem) applied in 2012. From the microdata were calculated averages and alternative's frequencies; and in addition was elaborated a socioeconomic status indicator. The items were separated into four categories: fixation exercises; pencil and paper problems; day-to-day contextualized problems and modern and contemporary physics. Fixation exercises and pencil and paper problems present greater performance gap between social classes, where the upper class mean (close to 0.7) is up to two times high than that from lower class. In the case of pencil and pen problems, the presence of misconceptions or non-scientific conception as a wrong alternative can attract the majority of candidates. When items are related to day-to-day or modern and contemporary physics, all social classes present scores close to 0.3. For contextualized problems, the average is low for all candidates suggesting difficulties in the transposition of physics fundaments to daily life problems. Mean for modern and contemporary physics is low, close to the aleatory answer. We hope that these analyzes can help basic education teachers to better meet the students' needs in understanding physicsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASKleinke, Maurício Urban, 1958-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1667348KLEINKE, Maurício Urban. Influência do status socioeconômico no desempenho dos estudantes nos itens de física do Enem 2012. Revista brasileira de ensino de física. São Paulo, SP : Sociedade Brasileira de Física, 2017. Vol. 39, n. 2 (Nov., 2017), n. art. e2402, p. 1-19. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1667348. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1220960porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-05T08:59:02Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1220960Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-07-05T08:59:02Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência do status socioeconômico no desempenho dos estudantes nos itens de física do Enem 2012 Influence of socioeconomic status on students performance in physics items at Enem 2012 |
title |
Influência do status socioeconômico no desempenho dos estudantes nos itens de física do Enem 2012 |
spellingShingle |
Influência do status socioeconômico no desempenho dos estudantes nos itens de física do Enem 2012 Kleinke, Maurício Urban, 1958- Avaliação Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) National Secondary Education Examination (Brazil) Evaluation Itens Contexto Artigo original |
title_short |
Influência do status socioeconômico no desempenho dos estudantes nos itens de física do Enem 2012 |
title_full |
Influência do status socioeconômico no desempenho dos estudantes nos itens de física do Enem 2012 |
title_fullStr |
Influência do status socioeconômico no desempenho dos estudantes nos itens de física do Enem 2012 |
title_full_unstemmed |
Influência do status socioeconômico no desempenho dos estudantes nos itens de física do Enem 2012 |
title_sort |
Influência do status socioeconômico no desempenho dos estudantes nos itens de física do Enem 2012 |
author |
Kleinke, Maurício Urban, 1958- |
author_facet |
Kleinke, Maurício Urban, 1958- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kleinke, Maurício Urban, 1958- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) National Secondary Education Examination (Brazil) Evaluation Itens Contexto Artigo original |
topic |
Avaliação Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) National Secondary Education Examination (Brazil) Evaluation Itens Contexto Artigo original |
description |
Agradecimentos: Esse trabalho foi parcialmente financiado pelo projeto MEC/INEP/DIRED/UFSCar intitulado "A Prova do Enem: Impacto das Variáveis Cognitivas, Econômicas e Sociais no Desempenho", com apoio complementar do FAEPEX/Unicamp. Agradeço também aos juízes que participaram da seleção dos itens de física: Caio Ferrari de Oliveira, Cleoni dos Santos Carvalho, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein, Fernanda Keila Marinho da Silva, Guilherme Stecca Marcom, Luciana Camargo de Oliveira, Marcos Antonio Florczak, Maria José Fontana Gebara, Noemi Sutil, Sergio Dias Campos e Tersio Guilherme de Souza Cruz |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1667348 KLEINKE, Maurício Urban. Influência do status socioeconômico no desempenho dos estudantes nos itens de física do Enem 2012. Revista brasileira de ensino de física. São Paulo, SP : Sociedade Brasileira de Física, 2017. Vol. 39, n. 2 (Nov., 2017), n. art. e2402, p. 1-19. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1667348. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1667348 |
identifier_str_mv |
KLEINKE, Maurício Urban. Influência do status socioeconômico no desempenho dos estudantes nos itens de física do Enem 2012. Revista brasileira de ensino de física. São Paulo, SP : Sociedade Brasileira de Física, 2017. Vol. 39, n. 2 (Nov., 2017), n. art. e2402, p. 1-19. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1667348. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1220960 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030824518025216 |