Devolutivas pedagógicas construídas a partir das escolhas das alternativas pelos candidatos nos itens de física do ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spazziani, Giuliano Perina, 1988-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637112
Resumo: Orientador: Maurício Urban Kleinke
id UNICAMP-30_ebec9630b3fe3d2fc601d723720273ae
oai_identifier_str oai::1092823
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Devolutivas pedagógicas construídas a partir das escolhas das alternativas pelos candidatos nos itens de física do ENEMPedagogical feedback constructed from candidates' choices of alternatives in ENEM physics itemsExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)Devolutiva pedagógicaNational Secondary Education Examination (Brazil);Pedagogical feedbackOrientador: Maurício Urban KleinkeDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: O Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, é o maior exame de larga escala de caráter de seleção para ingresso em Instituições de Ensino Superior (IES) do país. Assim, tem grande importância no cenário educacional brasileiro, seja ele da iniciativa pública ou privada. No entanto, essa característica só se tornou presente após a reestruturação do exame em 2009, quando passa a ter esse caráter em detrimento de ser um exame de avaliação dos estudantes ao fim do Ensino Básico. A prova reformulada ganha aspectos diferentes, e com seus diferentes objetivos, passa a ter também diferentes potencialidades de utilização de seus resultados por professores e demais agentes escolares. Utilizando os resultados do Enem de forma a viabilizar informações à esses agentes acerca do desempenho dos estudantes abre a porta para que o Enem seja utilizado também como uma avaliação formativa. O objetivo deste trabalho é, então, entender como o desempenho dos estudantes concluintes do Ensino Médio é afetado por suas condições socioeconômicas, e fornecer tais resultados estruturados na forma de devolutiva pedagógica a professores para que sejam utilizadas como ferramenta que cause reflexão acerca da prática docente. Para isso, utilizamos os microdados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão elaborador do Enem, que contem os resultados de todos os candidatos do Enem. Classificamos, a partir destas informações, os candidatos concluintes do Ensino Médio de acordo com uma escala de índice socioeconômico, para confrontar tal informação com o desempenho obtido pelo candidato, através da análise das respostas dadas por ele em cada uma das questões de Física dos exames dos anos de 2014 e 2015. Ao fazer essas análises, elas foram organizadas em devolutivas pedagógicas apresentadas a um grupo de professores de Física que foram entrevistados para entender como se dá a relação destes com o exame, a percepção que eles têm da relação de seus alunos com o exame, como também entender as potencialidades de utilização de devolutivas pedagógicas como ferramentas de ensino. Nossos resultados levam para as conclusões que o socioeconômico influencia o desempenho dos estudantes, através de fatores que compõem a caracterização socioeconômica, como o capital cultural dos estudantes, que os levam a ter diferentes atitudes frente à escola, ao exame, e aos conteúdos de Física especificamente. Os resultados também comprovam que devolutivas pedagógicas são poderosas ferramentas de ensino, desde que estejam acessíveis aos professores e interessados, tanto no aspecto direto de obtenção de tais documentos como no sentido de estar numa estrutura que permita sua correta leitura e interpretaçãoAbstract: The Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, is the biggest large-scale exam for admission universities or colleges in the country. Thus, it has great importance in the Brazilian educational scenario, whether it be public or private initiative. However, this characteristic only became present after the restructure of the exam in 2009, when it began to have this characteristic to the detriment of being a evaluation test of students at the end of Basic Education. The reformulated test gains different aspects, and with its different objectives, it also has different potentialities of using its results by teachers and other school agents. Using the results of the Enem in order to provide information to these agents about student performance opens the door for the Enem also to be used as a formative evaluation. The objective of this work is to understand how the performance of the high school students is affected by their socioeconomic conditions and to provide such structured results in the form of a pedagogical devolutives to teachers so that they can be used as a tool that causes reflection on the teaching practice. To do this, we use the microdata provided by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), the organ responsible for the Enem, which contains the results of all the Enem candidates. Based on this information, we classify the High School concluding candidates according to a scale of socioeconomic index to compare this information with the performance obtained by the candidate, through the analysis of the answers given by him in each of the questions of Physics of the exams of the years 2014 and 2015. After these analyzes, they were organized in pedagogical devolutives presented to a group of physics teachers who were interviewed to understand how the relation of these teachers with the examination occurs, the perception that they have of the relation of their students with the exam, but also to understand the potentialities of using pedagogical devolutives as teaching tools. Our results lead to the conclusions that the socioeconomic influences students' performance, through factors that compose the socioeconomic characterization, such as the cultural capital of the students, that lead them to have different attitudes towards the school, the exam, and the contents of Physics specifically. The results also prove that pedagogic devolutives are powerful teaching tools, as long as they are accessible to teachers and stakeholders, both in the direct aspect of obtaining such documents and in the sense of being in a structure that allows their correct reading and interpretationMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestre em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES1703218/2017[s.n.]Kleinke, Maurício Urban, 1958-Rossi, Adriana VitorinoLeite, CristinaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSpazziani, Giuliano Perina, 1988-20192019-06-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (258 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637112SPAZZIANI, Giuliano Perina. Devolutivas pedagógicas construídas a partir das escolhas das alternativas pelos candidatos nos itens de física do ENEM. 2019. 1 recurso online (258 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637112. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1092823Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-19T16:25:16Zoai::1092823Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-09-19T16:25:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Devolutivas pedagógicas construídas a partir das escolhas das alternativas pelos candidatos nos itens de física do ENEM
Pedagogical feedback constructed from candidates' choices of alternatives in ENEM physics items
title Devolutivas pedagógicas construídas a partir das escolhas das alternativas pelos candidatos nos itens de física do ENEM
spellingShingle Devolutivas pedagógicas construídas a partir das escolhas das alternativas pelos candidatos nos itens de física do ENEM
Spazziani, Giuliano Perina, 1988-
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Devolutiva pedagógica
National Secondary Education Examination (Brazil);
Pedagogical feedback
title_short Devolutivas pedagógicas construídas a partir das escolhas das alternativas pelos candidatos nos itens de física do ENEM
title_full Devolutivas pedagógicas construídas a partir das escolhas das alternativas pelos candidatos nos itens de física do ENEM
title_fullStr Devolutivas pedagógicas construídas a partir das escolhas das alternativas pelos candidatos nos itens de física do ENEM
title_full_unstemmed Devolutivas pedagógicas construídas a partir das escolhas das alternativas pelos candidatos nos itens de física do ENEM
title_sort Devolutivas pedagógicas construídas a partir das escolhas das alternativas pelos candidatos nos itens de física do ENEM
author Spazziani, Giuliano Perina, 1988-
author_facet Spazziani, Giuliano Perina, 1988-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kleinke, Maurício Urban, 1958-
Rossi, Adriana Vitorino
Leite, Cristina
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Spazziani, Giuliano Perina, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Devolutiva pedagógica
National Secondary Education Examination (Brazil);
Pedagogical feedback
topic Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Devolutiva pedagógica
National Secondary Education Examination (Brazil);
Pedagogical feedback
description Orientador: Maurício Urban Kleinke
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-06-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637112
SPAZZIANI, Giuliano Perina. Devolutivas pedagógicas construídas a partir das escolhas das alternativas pelos candidatos nos itens de física do ENEM. 2019. 1 recurso online (258 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637112. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637112
identifier_str_mv SPAZZIANI, Giuliano Perina. Devolutivas pedagógicas construídas a partir das escolhas das alternativas pelos candidatos nos itens de física do ENEM. 2019. 1 recurso online (258 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637112. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1092823
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (258 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138541285933056