O ensino de ciências e a formação : continuada de professores alfabetizadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976-
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Compiani, Mauricio, 1956-, Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11755
Resumo: Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior – Brasil (Capes) – código de financiamento 001
id CAMP_7e6521be9949e796e152db775bb8067f
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345021
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling O ensino de ciências e a formação : continuada de professores alfabetizadoresCiclo básico de alfabetizaçãoAlfabetizaçãoEducação permanenteEducação científicaBasic literacy cycleLiteracyPermanent educationDcience educationArtigo originalAgradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior – Brasil (Capes) – código de financiamento 001Resumo: O ensino de Ciências nos anos iniciais da Educação Básica apresenta campo de pesquisa importante no que tange à alfabetização científica para crianças nesse segmento do ensino. Primeiro, pela curiosidade típica da faixa etária, e, depois, pela necessidade da construção de perfis de cidadãos reflexivos e críticos dos seus contextos vividos. Porém, pelas exigências quanto à apropriação da leitura e da escrita, dentre outros fatores, pouco se dá a devida atenção à construção de conhecimentos sobre ciência, principalmente, nos três primeiros anos do Ensino Fundamental (EF), período de transição entre a Educação Infantil e o EF. Na perspectiva de valorização do ensino de Ciências durante a alfabetização, este trabalho objetivou identificar e analisar pesquisas, teses e dissertações, que discutem a educação continuada de professores alfabetizadores como mediadores do conhecimento científico no Ciclo de Alfabetização. Para o levantamento, foi utilizado o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), delimitado o período de 2007 a 2018. Foram recuperados 73 trabalhos, dos quais, 31 tratavam da formação continuada de professores dos anos iniciais, focada no ensino de Ciências, demonstrando aumento do número de pesquisas que apresentam esse interesse. Porém, desse total, foram identificadas apenas 03 dissertações de mestrado que se dedicaram à formação continuada de professores alfabetizadores, indicando a necessidade da realização de pesquisas que possam colaborar com novos direcionamentos da alfabetização científica mediada pelo professor que ensina a ler e escreverCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976-Compiani, Mauricio, 1956-Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11755GONÇALVES, Emerson Nunes da Costa; COMPIANI, Mauricio; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira. O ensino de ciências e a formação : continuada de professores alfabetizadores. ACTIO: docência em ciências. Curitiba, PR : Universidade Tecnologica Federal do Paraná, 2019. Vol. 4, n. 3 (out., 2019), p. 270-291. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11755. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345021porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-27T16:58:50Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345021Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-27T16:58:50Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de ciências e a formação : continuada de professores alfabetizadores
title O ensino de ciências e a formação : continuada de professores alfabetizadores
spellingShingle O ensino de ciências e a formação : continuada de professores alfabetizadores
Gonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976-
Ciclo básico de alfabetização
Alfabetização
Educação permanente
Educação científica
Basic literacy cycle
Literacy
Permanent education
Dcience education
Artigo original
title_short O ensino de ciências e a formação : continuada de professores alfabetizadores
title_full O ensino de ciências e a formação : continuada de professores alfabetizadores
title_fullStr O ensino de ciências e a formação : continuada de professores alfabetizadores
title_full_unstemmed O ensino de ciências e a formação : continuada de professores alfabetizadores
title_sort O ensino de ciências e a formação : continuada de professores alfabetizadores
author Gonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976-
author_facet Gonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976-
Compiani, Mauricio, 1956-
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
author_role author
author2 Compiani, Mauricio, 1956-
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976-
Compiani, Mauricio, 1956-
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ciclo básico de alfabetização
Alfabetização
Educação permanente
Educação científica
Basic literacy cycle
Literacy
Permanent education
Dcience education
Artigo original
topic Ciclo básico de alfabetização
Alfabetização
Educação permanente
Educação científica
Basic literacy cycle
Literacy
Permanent education
Dcience education
Artigo original
description Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior – Brasil (Capes) – código de financiamento 001
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11755
GONÇALVES, Emerson Nunes da Costa; COMPIANI, Mauricio; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira. O ensino de ciências e a formação : continuada de professores alfabetizadores. ACTIO: docência em ciências. Curitiba, PR : Universidade Tecnologica Federal do Paraná, 2019. Vol. 4, n. 3 (out., 2019), p. 270-291. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11755. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11755
identifier_str_mv GONÇALVES, Emerson Nunes da Costa; COMPIANI, Mauricio; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira. O ensino de ciências e a formação : continuada de professores alfabetizadores. ACTIO: docência em ciências. Curitiba, PR : Universidade Tecnologica Federal do Paraná, 2019. Vol. 4, n. 3 (out., 2019), p. 270-291. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11755. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030830415216640