A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Joelson de Sousa, 1987-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11817
Resumo: Agradecimentos: O presente artigo correlaciona-se com os estudos de uma pesquisaformação de doutorado em Educação, desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) pelo primeiro autor deste texto e orientado pela segunda autora. Pesquisa financiada pela CAPES
id CAMP_7fe6561873b7275483b50730d91d6dec
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345555
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformaçãoThe art of narration in self-inventions in the context of a research formationEl arte de la narración en las autoinvenciones en el contexto de una formación investigadoraNarrativasAutobiografiaFormação de professoresCriatividadeNarrativesAutobiographyTeacher trainingCreative abilityPesquisaformaçãoNarrativas (auto)biográficasEscritas de siArtigo originalAgradecimentos: O presente artigo correlaciona-se com os estudos de uma pesquisaformação de doutorado em Educação, desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) pelo primeiro autor deste texto e orientado pela segunda autora. Pesquisa financiada pela CAPESResumo: Tecemos uma reflexão teoricoepistemológica e bibliográfica no contexto de uma pesquisaformação narrativa (auto)biográfica em educação, para pensarmos os modos de produção do conhecimento científico e as possibilidades com que se configuram as narrativas escritas como um dispositivo de criação artística, estética e sensível na ciência. O objetivo é compreender como as narrativas (auto)biográficas, a partir das escritas de si, podem contribuir na tessitura da pesquisaformação entre pesquisadores/as e professores/as no cotidiano escolar. Refletimos no artigo, à luz de Benjamin (2012), Josso (2010), Ricoeur (2010), Bragança (2012), Delory-Momberger (2008), Rancière (2009) e outros. A pesquisa mostrou-nos que o processo de elaboração das narrativas (auto)biográficas revela-se como uma tessitura criativa e criadora em que o sujeito se desvela em diferentes facetas do encontro consigo e com o outro, gerando transformações e aprendizados efetivosAbstract: We weave a bibliographic theoreticepistemological reflection of a (self)biographical narrativeformation research in education, in order to think about the modes of production of scientific knowledge and the possibilities with which written narratives are configured as a device for artistic, aesthetic and sensitive creation in science. The objective is to understand how the (self) biographical narratives from the writings of themselves can contribute to the fabrication of research and training between researchers and teachers in school routine. We reflected in the article in the light of Benjamin (2012), Josso (2010), Ricoeur (2010), Bragança (2012), Delory-Momberger (2008), Rancière (2009), and others. The research showed us that the process of elaborating (self)biographical narratives reveals itself as a creative and creative fabric in which the subject unveils himself in different facets of the encounter with himself and with the other, generating transformations and effective learningResumen: Tejemos una reflexión bibliográfica teórica y epistemológica de una investigación narrativa (auto)biográfica en educación, con el fin de reflexionar sobre los modos de producción del conocimiento científico y las posibilidades con las que se configuran las narrativas escritas como dispositivo de desarrollo artístico, creación estética y sensible en la ciencia. El objetivo es comprender cómo las narrativas (auto)biográficas de los escritos de sí mismo pueden contribuir a la fabricación de investigación y formación entre investigadores y docentes en la rutina escolar. Reflexionamos en el artículo a la luz de Benjamin (2012), Josso (2010), Ricoeur (2010), Bragança (2012), Delory-Momberger (2008), Rancière (2009), entre otros. La investigación nos mostró que el proceso de elaboración de narrativas (auto)biográficas se revela como un tejido creativo y creador en el que el sujeto se desvela en distintas facetas del encuentro consigo mismo y con el otro, generando transformaciones y aprendizajes efectivosCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMorais, Joelson de Sousa, 1987-Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11817MORAIS, Joelson de Sousa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação. Revista educação e cultura contemporânea. Rio de Janeiro, RJ : Universidade Estácio de Sá, 2021. Vol. 18, n. 54 (2021), p. 182-201. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11817. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345555porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-23T14:16:31Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345555Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-08-23T14:16:31Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação
The art of narration in self-inventions in the context of a research formation
El arte de la narración en las autoinvenciones en el contexto de una formación investigadora
title A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação
spellingShingle A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação
Morais, Joelson de Sousa, 1987-
Narrativas
Autobiografia
Formação de professores
Criatividade
Narratives
Autobiography
Teacher training
Creative ability
Pesquisaformação
Narrativas (auto)biográficas
Escritas de si
Artigo original
title_short A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação
title_full A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação
title_fullStr A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação
title_full_unstemmed A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação
title_sort A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação
author Morais, Joelson de Sousa, 1987-
author_facet Morais, Joelson de Sousa, 1987-
Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-
author_role author
author2 Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Joelson de Sousa, 1987-
Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas
Autobiografia
Formação de professores
Criatividade
Narratives
Autobiography
Teacher training
Creative ability
Pesquisaformação
Narrativas (auto)biográficas
Escritas de si
Artigo original
topic Narrativas
Autobiografia
Formação de professores
Criatividade
Narratives
Autobiography
Teacher training
Creative ability
Pesquisaformação
Narrativas (auto)biográficas
Escritas de si
Artigo original
description Agradecimentos: O presente artigo correlaciona-se com os estudos de uma pesquisaformação de doutorado em Educação, desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) pelo primeiro autor deste texto e orientado pela segunda autora. Pesquisa financiada pela CAPES
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11817
MORAIS, Joelson de Sousa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação. Revista educação e cultura contemporânea. Rio de Janeiro, RJ : Universidade Estácio de Sá, 2021. Vol. 18, n. 54 (2021), p. 182-201. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11817. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11817
identifier_str_mv MORAIS, Joelson de Sousa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação. Revista educação e cultura contemporânea. Rio de Janeiro, RJ : Universidade Estácio de Sá, 2021. Vol. 18, n. 54 (2021), p. 182-201. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11817. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345555
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030830929018880