A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11817 |
Resumo: | Agradecimentos: O presente artigo correlaciona-se com os estudos de uma pesquisaformação de doutorado em Educação, desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) pelo primeiro autor deste texto e orientado pela segunda autora. Pesquisa financiada pela CAPES |
id |
CAMP_7fe6561873b7275483b50730d91d6dec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345555 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformaçãoThe art of narration in self-inventions in the context of a research formationEl arte de la narración en las autoinvenciones en el contexto de una formación investigadoraNarrativasAutobiografiaFormação de professoresCriatividadeNarrativesAutobiographyTeacher trainingCreative abilityPesquisaformaçãoNarrativas (auto)biográficasEscritas de siArtigo originalAgradecimentos: O presente artigo correlaciona-se com os estudos de uma pesquisaformação de doutorado em Educação, desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) pelo primeiro autor deste texto e orientado pela segunda autora. Pesquisa financiada pela CAPESResumo: Tecemos uma reflexão teoricoepistemológica e bibliográfica no contexto de uma pesquisaformação narrativa (auto)biográfica em educação, para pensarmos os modos de produção do conhecimento científico e as possibilidades com que se configuram as narrativas escritas como um dispositivo de criação artística, estética e sensível na ciência. O objetivo é compreender como as narrativas (auto)biográficas, a partir das escritas de si, podem contribuir na tessitura da pesquisaformação entre pesquisadores/as e professores/as no cotidiano escolar. Refletimos no artigo, à luz de Benjamin (2012), Josso (2010), Ricoeur (2010), Bragança (2012), Delory-Momberger (2008), Rancière (2009) e outros. A pesquisa mostrou-nos que o processo de elaboração das narrativas (auto)biográficas revela-se como uma tessitura criativa e criadora em que o sujeito se desvela em diferentes facetas do encontro consigo e com o outro, gerando transformações e aprendizados efetivosAbstract: We weave a bibliographic theoreticepistemological reflection of a (self)biographical narrativeformation research in education, in order to think about the modes of production of scientific knowledge and the possibilities with which written narratives are configured as a device for artistic, aesthetic and sensitive creation in science. The objective is to understand how the (self) biographical narratives from the writings of themselves can contribute to the fabrication of research and training between researchers and teachers in school routine. We reflected in the article in the light of Benjamin (2012), Josso (2010), Ricoeur (2010), Bragança (2012), Delory-Momberger (2008), Rancière (2009), and others. The research showed us that the process of elaborating (self)biographical narratives reveals itself as a creative and creative fabric in which the subject unveils himself in different facets of the encounter with himself and with the other, generating transformations and effective learningResumen: Tejemos una reflexión bibliográfica teórica y epistemológica de una investigación narrativa (auto)biográfica en educación, con el fin de reflexionar sobre los modos de producción del conocimiento científico y las posibilidades con las que se configuran las narrativas escritas como dispositivo de desarrollo artístico, creación estética y sensible en la ciencia. El objetivo es comprender cómo las narrativas (auto)biográficas de los escritos de sí mismo pueden contribuir a la fabricación de investigación y formación entre investigadores y docentes en la rutina escolar. Reflexionamos en el artículo a la luz de Benjamin (2012), Josso (2010), Ricoeur (2010), Bragança (2012), Delory-Momberger (2008), Rancière (2009), entre otros. La investigación nos mostró que el proceso de elaboración de narrativas (auto)biográficas se revela como un tejido creativo y creador en el que el sujeto se desvela en distintas facetas del encuentro consigo mismo y con el otro, generando transformaciones y aprendizajes efectivosCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMorais, Joelson de Sousa, 1987-Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11817MORAIS, Joelson de Sousa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação. Revista educação e cultura contemporânea. Rio de Janeiro, RJ : Universidade Estácio de Sá, 2021. Vol. 18, n. 54 (2021), p. 182-201. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11817. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345555porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-23T14:16:31Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345555Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-08-23T14:16:31Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação The art of narration in self-inventions in the context of a research formation El arte de la narración en las autoinvenciones en el contexto de una formación investigadora |
title |
A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação |
spellingShingle |
A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação Morais, Joelson de Sousa, 1987- Narrativas Autobiografia Formação de professores Criatividade Narratives Autobiography Teacher training Creative ability Pesquisaformação Narrativas (auto)biográficas Escritas de si Artigo original |
title_short |
A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação |
title_full |
A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação |
title_fullStr |
A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação |
title_full_unstemmed |
A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação |
title_sort |
A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação |
author |
Morais, Joelson de Sousa, 1987- |
author_facet |
Morais, Joelson de Sousa, 1987- Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969- |
author_role |
author |
author2 |
Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Joelson de Sousa, 1987- Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas Autobiografia Formação de professores Criatividade Narratives Autobiography Teacher training Creative ability Pesquisaformação Narrativas (auto)biográficas Escritas de si Artigo original |
topic |
Narrativas Autobiografia Formação de professores Criatividade Narratives Autobiography Teacher training Creative ability Pesquisaformação Narrativas (auto)biográficas Escritas de si Artigo original |
description |
Agradecimentos: O presente artigo correlaciona-se com os estudos de uma pesquisaformação de doutorado em Educação, desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) pelo primeiro autor deste texto e orientado pela segunda autora. Pesquisa financiada pela CAPES |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11817 MORAIS, Joelson de Sousa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação. Revista educação e cultura contemporânea. Rio de Janeiro, RJ : Universidade Estácio de Sá, 2021. Vol. 18, n. 54 (2021), p. 182-201. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11817. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11817 |
identifier_str_mv |
MORAIS, Joelson de Sousa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação. Revista educação e cultura contemporânea. Rio de Janeiro, RJ : Universidade Estácio de Sá, 2021. Vol. 18, n. 54 (2021), p. 182-201. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11817. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345555 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030830929018880 |