Análise linguística e letramentos críticos : interfaces possíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Lucas dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza, 1968-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14576
Resumo: Resumo: Este artigo discute, de forma exploratória, possíveis interfaces entre práticas de análise linguística (AL) e a perspectiva dos letramentos críticos, com vistas a uma educação emancipatória (FREIRE, 1989), que invista na formação crítica dos estudantes. O percurso metodológico adotado neste trabalho de natureza bibliográfica consistiu da apresentação da perspectiva dos letramentos críticos (JANKS, 2000, 2010, 2012, 2013; KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020; LUKE; WOODS, 2009; LUKE, 2012), buscando elaborar uma visada que os relacione ao trabalho com língua(gens) na escola. Foram ainda trazidos à discussão aspectos relacionados ao que se compreende por práticas de análise linguística, tanto a partir de estudos acadêmicos (BEZERRA; REINALDO, 2020; GERALDI, 1999; MENDONÇA, 2022) quanto de referenciais curriculares brasileiros (BRASIL, 1998; BRASIL 2018) e, então, foram estabelecidas relações entre os letramentos críticos e a proposta de trabalho com práticas de AL. Ainda que originadas em tempos e espaços de produção do saber distintos, essas perspectivas mencionadas, na educação básica, dialogam muito proximamente no que tange ao importante papel da reflexão sobre a língua(gem) nas práticas escolares contemporâneas e aos princípios formativos envolvidos nessa reflexão
id CAMP_8118c87b4b09aef97c084f68552ed221
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372020
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Análise linguística e letramentos críticos : interfaces possíveisLinguistic analysis and critical literacies : possibleinterfacesAnálisis linguístico y literacidades críticas : posibles interfacesAnálise linguísticaLíngua portuguesa - Estudo e ensinoLetramentoLinguistic analysis (Linguistics)Portuguese language - Study and teachingLiteracyArtigo originalResumo: Este artigo discute, de forma exploratória, possíveis interfaces entre práticas de análise linguística (AL) e a perspectiva dos letramentos críticos, com vistas a uma educação emancipatória (FREIRE, 1989), que invista na formação crítica dos estudantes. O percurso metodológico adotado neste trabalho de natureza bibliográfica consistiu da apresentação da perspectiva dos letramentos críticos (JANKS, 2000, 2010, 2012, 2013; KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020; LUKE; WOODS, 2009; LUKE, 2012), buscando elaborar uma visada que os relacione ao trabalho com língua(gens) na escola. Foram ainda trazidos à discussão aspectos relacionados ao que se compreende por práticas de análise linguística, tanto a partir de estudos acadêmicos (BEZERRA; REINALDO, 2020; GERALDI, 1999; MENDONÇA, 2022) quanto de referenciais curriculares brasileiros (BRASIL, 1998; BRASIL 2018) e, então, foram estabelecidas relações entre os letramentos críticos e a proposta de trabalho com práticas de AL. Ainda que originadas em tempos e espaços de produção do saber distintos, essas perspectivas mencionadas, na educação básica, dialogam muito proximamente no que tange ao importante papel da reflexão sobre a língua(gem) nas práticas escolares contemporâneas e aos princípios formativos envolvidos nessa reflexãoAbstract: This article discusses, in na exploratory way, possible interfaces between linguistic analysis (LA) practices and the perspective of critical literacies,with a view to na emancipatory education (FREIRE,1989),which invests in the critical formation of students.The methodological path adopted in this bibliographic work consisted of presenting the perspective of critical literacies(JANKS,2000,2010,2012,2013;KALANTZIS;COPE; COSTA,L.S.; MENDONÇA,M.R.S.;PINHEIRO, 2020; LUKE, 2012; LUKE; WOODS, 2009),seeking to elaborate a view that relates them to work with language at school. Aspects related to what is understood by linguistic analysis practices were also brought up for discussion, both from academic studies(BEZERRA; REINALDO, 2020; GERALDI, 1999; MENDONÇA, 2022) and from Brazilian curricular references(BRASIL,1998,2018).Then, relations were established between critical literacies and the proposed work with LA practices. Although originated in different times and spaces of knowledge production, these mentioned perspectives, in basic education, dialogue very closely in relation to the importante role o freflection on language in contemporary school practices and the formative principles involved in this reflectionResumen: Este artículo discute, de manera exploratoria, posibles interfaces entre las prácticas de análisis linguístico (AL) y la perspectiva de las literacidades críticas, com miras a uma educación emancipadora (FREIRE, 1989),que invierte em la formación crítica de los estudiantes. El caminho metodológico adoptado em este trabajo bibliográfico consistió em presentar la perspectiva de las literacidades críticas (JANKS, 2000, 2010, 2012, 2013;KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020; LUKE, 2012; LUKE; WOODS, 2009), buscando elaborar uma visión que las relacione com el trabajo com la (el) lengua (je) em la escuela. También se discutieron aspectos relacionados com lo que se entende por prácticas de análisis lingüístico, a partir de estúdios académicos (BEZERRA; REINALDO, 2020; GERALDI, 1999; MENDONÇA, 2022) y de referentes curriculares brasileños (BRASIL, 1998, 2018). Luego, se establecieron relaciones entre las literacidades críticas y la propuesta de trabajo com prácticas de AL. Aunque originadas em diferentes tempos y espacios de producción de conocimiento, las perspectivas mencionadas, em la educación básica, dialogan muy de cerca em relación a el importante papel de la reflexión sobre la (el) lengua (je) em las prácticas escolares contemporâneas y a los princípios formativos que en esa reflexión se involucranAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Lucas dos SantosMendonça, Márcia Rodrigues de Souza, 1968-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14576COSTA, Lucas dos Santos; MENDONÇA, Márcia Rodrigues de Souza. Análise linguística e letramentos críticos: interfaces possíveis. Entretextos. Londrina, PR : Universidade Estadual de Londrina/Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, 2022. v. 22, n. 4 esp. Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula, p. 188–216, 2022 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14576. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372020porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-03T15:08:16Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372020Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-03T15:08:16Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise linguística e letramentos críticos : interfaces possíveis
Linguistic analysis and critical literacies : possibleinterfaces
Análisis linguístico y literacidades críticas : posibles interfaces
title Análise linguística e letramentos críticos : interfaces possíveis
spellingShingle Análise linguística e letramentos críticos : interfaces possíveis
Costa, Lucas dos Santos
Análise linguística
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Letramento
Linguistic analysis (Linguistics)
Portuguese language - Study and teaching
Literacy
Artigo original
title_short Análise linguística e letramentos críticos : interfaces possíveis
title_full Análise linguística e letramentos críticos : interfaces possíveis
title_fullStr Análise linguística e letramentos críticos : interfaces possíveis
title_full_unstemmed Análise linguística e letramentos críticos : interfaces possíveis
title_sort Análise linguística e letramentos críticos : interfaces possíveis
author Costa, Lucas dos Santos
author_facet Costa, Lucas dos Santos
Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza, 1968-
author_role author
author2 Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza, 1968-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Lucas dos Santos
Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Análise linguística
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Letramento
Linguistic analysis (Linguistics)
Portuguese language - Study and teaching
Literacy
Artigo original
topic Análise linguística
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Letramento
Linguistic analysis (Linguistics)
Portuguese language - Study and teaching
Literacy
Artigo original
description Resumo: Este artigo discute, de forma exploratória, possíveis interfaces entre práticas de análise linguística (AL) e a perspectiva dos letramentos críticos, com vistas a uma educação emancipatória (FREIRE, 1989), que invista na formação crítica dos estudantes. O percurso metodológico adotado neste trabalho de natureza bibliográfica consistiu da apresentação da perspectiva dos letramentos críticos (JANKS, 2000, 2010, 2012, 2013; KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020; LUKE; WOODS, 2009; LUKE, 2012), buscando elaborar uma visada que os relacione ao trabalho com língua(gens) na escola. Foram ainda trazidos à discussão aspectos relacionados ao que se compreende por práticas de análise linguística, tanto a partir de estudos acadêmicos (BEZERRA; REINALDO, 2020; GERALDI, 1999; MENDONÇA, 2022) quanto de referenciais curriculares brasileiros (BRASIL, 1998; BRASIL 2018) e, então, foram estabelecidas relações entre os letramentos críticos e a proposta de trabalho com práticas de AL. Ainda que originadas em tempos e espaços de produção do saber distintos, essas perspectivas mencionadas, na educação básica, dialogam muito proximamente no que tange ao importante papel da reflexão sobre a língua(gem) nas práticas escolares contemporâneas e aos princípios formativos envolvidos nessa reflexão
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/14576
COSTA, Lucas dos Santos; MENDONÇA, Márcia Rodrigues de Souza. Análise linguística e letramentos críticos: interfaces possíveis. Entretextos. Londrina, PR : Universidade Estadual de Londrina/Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, 2022. v. 22, n. 4 esp. Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula, p. 188–216, 2022 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14576. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/14576
identifier_str_mv COSTA, Lucas dos Santos; MENDONÇA, Márcia Rodrigues de Souza. Análise linguística e letramentos críticos: interfaces possíveis. Entretextos. Londrina, PR : Universidade Estadual de Londrina/Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, 2022. v. 22, n. 4 esp. Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula, p. 188–216, 2022 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14576. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030834616860672