Análise linguística e letramentos críticos : interfaces possíveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/14576 |
Resumo: | Resumo: Este artigo discute, de forma exploratória, possíveis interfaces entre práticas de análise linguística (AL) e a perspectiva dos letramentos críticos, com vistas a uma educação emancipatória (FREIRE, 1989), que invista na formação crítica dos estudantes. O percurso metodológico adotado neste trabalho de natureza bibliográfica consistiu da apresentação da perspectiva dos letramentos críticos (JANKS, 2000, 2010, 2012, 2013; KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020; LUKE; WOODS, 2009; LUKE, 2012), buscando elaborar uma visada que os relacione ao trabalho com língua(gens) na escola. Foram ainda trazidos à discussão aspectos relacionados ao que se compreende por práticas de análise linguística, tanto a partir de estudos acadêmicos (BEZERRA; REINALDO, 2020; GERALDI, 1999; MENDONÇA, 2022) quanto de referenciais curriculares brasileiros (BRASIL, 1998; BRASIL 2018) e, então, foram estabelecidas relações entre os letramentos críticos e a proposta de trabalho com práticas de AL. Ainda que originadas em tempos e espaços de produção do saber distintos, essas perspectivas mencionadas, na educação básica, dialogam muito proximamente no que tange ao importante papel da reflexão sobre a língua(gem) nas práticas escolares contemporâneas e aos princípios formativos envolvidos nessa reflexão |
id |
CAMP_8118c87b4b09aef97c084f68552ed221 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372020 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise linguística e letramentos críticos : interfaces possíveisLinguistic analysis and critical literacies : possibleinterfacesAnálisis linguístico y literacidades críticas : posibles interfacesAnálise linguísticaLíngua portuguesa - Estudo e ensinoLetramentoLinguistic analysis (Linguistics)Portuguese language - Study and teachingLiteracyArtigo originalResumo: Este artigo discute, de forma exploratória, possíveis interfaces entre práticas de análise linguística (AL) e a perspectiva dos letramentos críticos, com vistas a uma educação emancipatória (FREIRE, 1989), que invista na formação crítica dos estudantes. O percurso metodológico adotado neste trabalho de natureza bibliográfica consistiu da apresentação da perspectiva dos letramentos críticos (JANKS, 2000, 2010, 2012, 2013; KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020; LUKE; WOODS, 2009; LUKE, 2012), buscando elaborar uma visada que os relacione ao trabalho com língua(gens) na escola. Foram ainda trazidos à discussão aspectos relacionados ao que se compreende por práticas de análise linguística, tanto a partir de estudos acadêmicos (BEZERRA; REINALDO, 2020; GERALDI, 1999; MENDONÇA, 2022) quanto de referenciais curriculares brasileiros (BRASIL, 1998; BRASIL 2018) e, então, foram estabelecidas relações entre os letramentos críticos e a proposta de trabalho com práticas de AL. Ainda que originadas em tempos e espaços de produção do saber distintos, essas perspectivas mencionadas, na educação básica, dialogam muito proximamente no que tange ao importante papel da reflexão sobre a língua(gem) nas práticas escolares contemporâneas e aos princípios formativos envolvidos nessa reflexãoAbstract: This article discusses, in na exploratory way, possible interfaces between linguistic analysis (LA) practices and the perspective of critical literacies,with a view to na emancipatory education (FREIRE,1989),which invests in the critical formation of students.The methodological path adopted in this bibliographic work consisted of presenting the perspective of critical literacies(JANKS,2000,2010,2012,2013;KALANTZIS;COPE; COSTA,L.S.; MENDONÇA,M.R.S.;PINHEIRO, 2020; LUKE, 2012; LUKE; WOODS, 2009),seeking to elaborate a view that relates them to work with language at school. Aspects related to what is understood by linguistic analysis practices were also brought up for discussion, both from academic studies(BEZERRA; REINALDO, 2020; GERALDI, 1999; MENDONÇA, 2022) and from Brazilian curricular references(BRASIL,1998,2018).Then, relations were established between critical literacies and the proposed work with LA practices. Although originated in different times and spaces of knowledge production, these mentioned perspectives, in basic education, dialogue very closely in relation to the importante role o freflection on language in contemporary school practices and the formative principles involved in this reflectionResumen: Este artículo discute, de manera exploratoria, posibles interfaces entre las prácticas de análisis linguístico (AL) y la perspectiva de las literacidades críticas, com miras a uma educación emancipadora (FREIRE, 1989),que invierte em la formación crítica de los estudiantes. El caminho metodológico adoptado em este trabajo bibliográfico consistió em presentar la perspectiva de las literacidades críticas (JANKS, 2000, 2010, 2012, 2013;KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020; LUKE, 2012; LUKE; WOODS, 2009), buscando elaborar uma visión que las relacione com el trabajo com la (el) lengua (je) em la escuela. También se discutieron aspectos relacionados com lo que se entende por prácticas de análisis lingüístico, a partir de estúdios académicos (BEZERRA; REINALDO, 2020; GERALDI, 1999; MENDONÇA, 2022) y de referentes curriculares brasileños (BRASIL, 1998, 2018). Luego, se establecieron relaciones entre las literacidades críticas y la propuesta de trabajo com prácticas de AL. Aunque originadas em diferentes tempos y espacios de producción de conocimiento, las perspectivas mencionadas, em la educación básica, dialogan muy de cerca em relación a el importante papel de la reflexión sobre la (el) lengua (je) em las prácticas escolares contemporâneas y a los princípios formativos que en esa reflexión se involucranAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Lucas dos SantosMendonça, Márcia Rodrigues de Souza, 1968-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14576COSTA, Lucas dos Santos; MENDONÇA, Márcia Rodrigues de Souza. Análise linguística e letramentos críticos: interfaces possíveis. Entretextos. Londrina, PR : Universidade Estadual de Londrina/Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, 2022. v. 22, n. 4 esp. Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula, p. 188–216, 2022 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14576. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372020porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-03T15:08:16Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372020Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-03T15:08:16Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise linguística e letramentos críticos : interfaces possíveis Linguistic analysis and critical literacies : possibleinterfaces Análisis linguístico y literacidades críticas : posibles interfaces |
title |
Análise linguística e letramentos críticos : interfaces possíveis |
spellingShingle |
Análise linguística e letramentos críticos : interfaces possíveis Costa, Lucas dos Santos Análise linguística Língua portuguesa - Estudo e ensino Letramento Linguistic analysis (Linguistics) Portuguese language - Study and teaching Literacy Artigo original |
title_short |
Análise linguística e letramentos críticos : interfaces possíveis |
title_full |
Análise linguística e letramentos críticos : interfaces possíveis |
title_fullStr |
Análise linguística e letramentos críticos : interfaces possíveis |
title_full_unstemmed |
Análise linguística e letramentos críticos : interfaces possíveis |
title_sort |
Análise linguística e letramentos críticos : interfaces possíveis |
author |
Costa, Lucas dos Santos |
author_facet |
Costa, Lucas dos Santos Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza, 1968- |
author_role |
author |
author2 |
Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza, 1968- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Lucas dos Santos Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza, 1968- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise linguística Língua portuguesa - Estudo e ensino Letramento Linguistic analysis (Linguistics) Portuguese language - Study and teaching Literacy Artigo original |
topic |
Análise linguística Língua portuguesa - Estudo e ensino Letramento Linguistic analysis (Linguistics) Portuguese language - Study and teaching Literacy Artigo original |
description |
Resumo: Este artigo discute, de forma exploratória, possíveis interfaces entre práticas de análise linguística (AL) e a perspectiva dos letramentos críticos, com vistas a uma educação emancipatória (FREIRE, 1989), que invista na formação crítica dos estudantes. O percurso metodológico adotado neste trabalho de natureza bibliográfica consistiu da apresentação da perspectiva dos letramentos críticos (JANKS, 2000, 2010, 2012, 2013; KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020; LUKE; WOODS, 2009; LUKE, 2012), buscando elaborar uma visada que os relacione ao trabalho com língua(gens) na escola. Foram ainda trazidos à discussão aspectos relacionados ao que se compreende por práticas de análise linguística, tanto a partir de estudos acadêmicos (BEZERRA; REINALDO, 2020; GERALDI, 1999; MENDONÇA, 2022) quanto de referenciais curriculares brasileiros (BRASIL, 1998; BRASIL 2018) e, então, foram estabelecidas relações entre os letramentos críticos e a proposta de trabalho com práticas de AL. Ainda que originadas em tempos e espaços de produção do saber distintos, essas perspectivas mencionadas, na educação básica, dialogam muito proximamente no que tange ao importante papel da reflexão sobre a língua(gem) nas práticas escolares contemporâneas e aos princípios formativos envolvidos nessa reflexão |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14576 COSTA, Lucas dos Santos; MENDONÇA, Márcia Rodrigues de Souza. Análise linguística e letramentos críticos: interfaces possíveis. Entretextos. Londrina, PR : Universidade Estadual de Londrina/Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, 2022. v. 22, n. 4 esp. Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula, p. 188–216, 2022 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14576. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14576 |
identifier_str_mv |
COSTA, Lucas dos Santos; MENDONÇA, Márcia Rodrigues de Souza. Análise linguística e letramentos críticos: interfaces possíveis. Entretextos. Londrina, PR : Universidade Estadual de Londrina/Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, 2022. v. 22, n. 4 esp. Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula, p. 188–216, 2022 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14576. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030834616860672 |