Letramentos e(m) translinguagem na educação de surdos : uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13522 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho, de abordagem qualitativa e de natureza predominantemente propositiva e interpretativista, objetiva apresentar e discutir uma proposta de material didático voltado para alunos surdos, em contexto acadêmico, pautando-se na necessidade de serem elaborados materiais que se mostrem mais sensíveis às especificidades linguístico-culturais desses alunos. Assim, a proposta desenvolvida pelas autoras, sendo uma surda e outra ouvinte, foi materializada em um verbete multimodal, em formato de vídeo, sobre o gênero ‘resenha acadêmica’, contemplando as múltiplas linguagens que constituem e significam a realidade multilíngue em que surdos e ouvintes constroem sentidos colaborativamente, extrapolando o limite de línguas autônomas e suas formas "padrões". A apresentação e a discussão do material proposto têm como suporte epistemológico a perspectiva da Translanguaging (CANAGARAJAH, 2017; GARCÍA; LI WEI, 2014; OTHEGUY; GARCÍA; REID, 2015; 2018) e dos Novos Letramentos e Multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2009; KALANTZIS; COPE, 2006; LANKSHEAR; KNOBEL, 2007; MELO; ROJO, 2014; ROJO; MOURA, 2019; ROJO, 2017; 2013; 2012), a partir do qual apontamos alguns elementos que mostram como o verbete elaborado se constitui em um material didático em que as múltiplas semioses (ROJO; MOURA, 2019) indiciam e significam as translinguagens inerentes aos contextos de surdez. Isso posto, destacamos como resultado a constatação das contribuições dos mencionados pressupostos epistemológicos para a elaboração de materiais didáticos que podem colaborar com a inclusão social de surdos e com a construção de práticas educativas de bases mais pluralistas, entendendo-se que práticas translíngues ampliam o processo de construção de sentido tendo em conta questões de contextos culturais e sociais |
id |
CAMP_e909a36d6ea0c82711ebe3a13c30ba1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363032 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramentos e(m) translinguagem na educação de surdos : uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmicaLetramentos em translinguagem na educação de surdos : uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmicaLiteracies and/in translanguaging in deaf education : a multimodal entry proposal about the academic reviewLetramentoSurdezTranslinguagem (Linguística)LiteracyDeafnessTranslanguaging (Linguistics)Artigo originalResumo: Este trabalho, de abordagem qualitativa e de natureza predominantemente propositiva e interpretativista, objetiva apresentar e discutir uma proposta de material didático voltado para alunos surdos, em contexto acadêmico, pautando-se na necessidade de serem elaborados materiais que se mostrem mais sensíveis às especificidades linguístico-culturais desses alunos. Assim, a proposta desenvolvida pelas autoras, sendo uma surda e outra ouvinte, foi materializada em um verbete multimodal, em formato de vídeo, sobre o gênero ‘resenha acadêmica’, contemplando as múltiplas linguagens que constituem e significam a realidade multilíngue em que surdos e ouvintes constroem sentidos colaborativamente, extrapolando o limite de línguas autônomas e suas formas "padrões". A apresentação e a discussão do material proposto têm como suporte epistemológico a perspectiva da Translanguaging (CANAGARAJAH, 2017; GARCÍA; LI WEI, 2014; OTHEGUY; GARCÍA; REID, 2015; 2018) e dos Novos Letramentos e Multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2009; KALANTZIS; COPE, 2006; LANKSHEAR; KNOBEL, 2007; MELO; ROJO, 2014; ROJO; MOURA, 2019; ROJO, 2017; 2013; 2012), a partir do qual apontamos alguns elementos que mostram como o verbete elaborado se constitui em um material didático em que as múltiplas semioses (ROJO; MOURA, 2019) indiciam e significam as translinguagens inerentes aos contextos de surdez. Isso posto, destacamos como resultado a constatação das contribuições dos mencionados pressupostos epistemológicos para a elaboração de materiais didáticos que podem colaborar com a inclusão social de surdos e com a construção de práticas educativas de bases mais pluralistas, entendendo-se que práticas translíngues ampliam o processo de construção de sentido tendo em conta questões de contextos culturais e sociaisAbstract: This work, with a qualitative approach and predominantly propositional and interpretive in nature, aims to present and discuss a proposal for didactic material aimed at deaf students, in an academic context, and itself suports on the need of develop materials that are more sensitive to linguistic and cultural specificities of these students. Thus, the proposal developed by the authors, being a deaf and a hearing, was materialized in a multimodal entry, in video format, about the genre 'academic review' and it contemplates the multiple languages that constitute and signify the multilingual reality in which the deaf and hearing collaboratively construct meanings, exceeding the limit of autonomous languages and their "standard" forms. The presentation and discussion of the proposed material are based on the perspective of Translanguaging (CANAGARAJAH, 2017; GARCÍA; LI WEI, 2014; OTHEGUY; GARCÍA; REID, 2015; 2018) and on the New Literacies and the Multiliteracies (COPE; KALANTZIS, 2009) ; KALANTZIS; COPE, 2006; LANKSHEAR; KNOBEL, 2007; MELO; ROJO, 2014; ROJO; MOURA, 2019; ROJO, 2017; 2013; 2012), from which we point out some elements that show how the elaborated entry constitutes a didactic material in that the multiple semiosis (ROJO; MOURA, 2019) indicate and mean the translanguagings inherent to the deafness contexts. That said, we highlight as a result the verification of the contributions of these epistemological assumptions for the elaboration of didactic materials that can collaborate with the social inclusion of the deaf and with the construction of educational practices under more pluralist bases, and so we understand that the translanguaging expands the process construction of meaning taking into account issues of cultural and social contextsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRibeiro, Gilmara dos Reis, 1982-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13522RIBEIRO, Gilmara dos Reis. Letramentos e(m) translinguagem na educação de surdos: uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmica. Cadernos de estudos linguísticos. Campinas, SP : UNICAMP/IEL, 2021. Vol. 63, 2021, p. 1-16. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13522. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363032porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-06T10:42:07Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363032Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-06T10:42:07Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramentos e(m) translinguagem na educação de surdos : uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmica Letramentos em translinguagem na educação de surdos : uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmica Literacies and/in translanguaging in deaf education : a multimodal entry proposal about the academic review |
title |
Letramentos e(m) translinguagem na educação de surdos : uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmica |
spellingShingle |
Letramentos e(m) translinguagem na educação de surdos : uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmica Ribeiro, Gilmara dos Reis, 1982- Letramento Surdez Translinguagem (Linguística) Literacy Deafness Translanguaging (Linguistics) Artigo original |
title_short |
Letramentos e(m) translinguagem na educação de surdos : uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmica |
title_full |
Letramentos e(m) translinguagem na educação de surdos : uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmica |
title_fullStr |
Letramentos e(m) translinguagem na educação de surdos : uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmica |
title_full_unstemmed |
Letramentos e(m) translinguagem na educação de surdos : uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmica |
title_sort |
Letramentos e(m) translinguagem na educação de surdos : uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmica |
author |
Ribeiro, Gilmara dos Reis, 1982- |
author_facet |
Ribeiro, Gilmara dos Reis, 1982- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Gilmara dos Reis, 1982- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Surdez Translinguagem (Linguística) Literacy Deafness Translanguaging (Linguistics) Artigo original |
topic |
Letramento Surdez Translinguagem (Linguística) Literacy Deafness Translanguaging (Linguistics) Artigo original |
description |
Resumo: Este trabalho, de abordagem qualitativa e de natureza predominantemente propositiva e interpretativista, objetiva apresentar e discutir uma proposta de material didático voltado para alunos surdos, em contexto acadêmico, pautando-se na necessidade de serem elaborados materiais que se mostrem mais sensíveis às especificidades linguístico-culturais desses alunos. Assim, a proposta desenvolvida pelas autoras, sendo uma surda e outra ouvinte, foi materializada em um verbete multimodal, em formato de vídeo, sobre o gênero ‘resenha acadêmica’, contemplando as múltiplas linguagens que constituem e significam a realidade multilíngue em que surdos e ouvintes constroem sentidos colaborativamente, extrapolando o limite de línguas autônomas e suas formas "padrões". A apresentação e a discussão do material proposto têm como suporte epistemológico a perspectiva da Translanguaging (CANAGARAJAH, 2017; GARCÍA; LI WEI, 2014; OTHEGUY; GARCÍA; REID, 2015; 2018) e dos Novos Letramentos e Multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2009; KALANTZIS; COPE, 2006; LANKSHEAR; KNOBEL, 2007; MELO; ROJO, 2014; ROJO; MOURA, 2019; ROJO, 2017; 2013; 2012), a partir do qual apontamos alguns elementos que mostram como o verbete elaborado se constitui em um material didático em que as múltiplas semioses (ROJO; MOURA, 2019) indiciam e significam as translinguagens inerentes aos contextos de surdez. Isso posto, destacamos como resultado a constatação das contribuições dos mencionados pressupostos epistemológicos para a elaboração de materiais didáticos que podem colaborar com a inclusão social de surdos e com a construção de práticas educativas de bases mais pluralistas, entendendo-se que práticas translíngues ampliam o processo de construção de sentido tendo em conta questões de contextos culturais e sociais |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13522 RIBEIRO, Gilmara dos Reis. Letramentos e(m) translinguagem na educação de surdos: uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmica. Cadernos de estudos linguísticos. Campinas, SP : UNICAMP/IEL, 2021. Vol. 63, 2021, p. 1-16. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13522. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13522 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Gilmara dos Reis. Letramentos e(m) translinguagem na educação de surdos: uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmica. Cadernos de estudos linguísticos. Campinas, SP : UNICAMP/IEL, 2021. Vol. 63, 2021, p. 1-16. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13522. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363032 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030833322917888 |