Letramentos e(m) translinguagem na educação de surdos : uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Gilmara dos Reis, 1982-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13522
Resumo: Resumo: Este trabalho, de abordagem qualitativa e de natureza predominantemente propositiva e interpretativista, objetiva apresentar e discutir uma proposta de material didático voltado para alunos surdos, em contexto acadêmico, pautando-se na necessidade de serem elaborados materiais que se mostrem mais sensíveis às especificidades linguístico-culturais desses alunos. Assim, a proposta desenvolvida pelas autoras, sendo uma surda e outra ouvinte, foi materializada em um verbete multimodal, em formato de vídeo, sobre o gênero ‘resenha acadêmica’, contemplando as múltiplas linguagens que constituem e significam a realidade multilíngue em que surdos e ouvintes constroem sentidos colaborativamente, extrapolando o limite de línguas autônomas e suas formas "padrões". A apresentação e a discussão do material proposto têm como suporte epistemológico a perspectiva da Translanguaging (CANAGARAJAH, 2017; GARCÍA; LI WEI, 2014; OTHEGUY; GARCÍA; REID, 2015; 2018) e dos Novos Letramentos e Multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2009; KALANTZIS; COPE, 2006; LANKSHEAR; KNOBEL, 2007; MELO; ROJO, 2014; ROJO; MOURA, 2019; ROJO, 2017; 2013; 2012), a partir do qual apontamos alguns elementos que mostram como o verbete elaborado se constitui em um material didático em que as múltiplas semioses (ROJO; MOURA, 2019) indiciam e significam as translinguagens inerentes aos contextos de surdez. Isso posto, destacamos como resultado a constatação das contribuições dos mencionados pressupostos epistemológicos para a elaboração de materiais didáticos que podem colaborar com a inclusão social de surdos e com a construção de práticas educativas de bases mais pluralistas, entendendo-se que práticas translíngues ampliam o processo de construção de sentido tendo em conta questões de contextos culturais e sociais
id CAMP_e909a36d6ea0c82711ebe3a13c30ba1b
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363032
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Letramentos e(m) translinguagem na educação de surdos : uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmicaLetramentos em translinguagem na educação de surdos : uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmicaLiteracies and/in translanguaging in deaf education : a multimodal entry proposal about the academic reviewLetramentoSurdezTranslinguagem (Linguística)LiteracyDeafnessTranslanguaging (Linguistics)Artigo originalResumo: Este trabalho, de abordagem qualitativa e de natureza predominantemente propositiva e interpretativista, objetiva apresentar e discutir uma proposta de material didático voltado para alunos surdos, em contexto acadêmico, pautando-se na necessidade de serem elaborados materiais que se mostrem mais sensíveis às especificidades linguístico-culturais desses alunos. Assim, a proposta desenvolvida pelas autoras, sendo uma surda e outra ouvinte, foi materializada em um verbete multimodal, em formato de vídeo, sobre o gênero ‘resenha acadêmica’, contemplando as múltiplas linguagens que constituem e significam a realidade multilíngue em que surdos e ouvintes constroem sentidos colaborativamente, extrapolando o limite de línguas autônomas e suas formas "padrões". A apresentação e a discussão do material proposto têm como suporte epistemológico a perspectiva da Translanguaging (CANAGARAJAH, 2017; GARCÍA; LI WEI, 2014; OTHEGUY; GARCÍA; REID, 2015; 2018) e dos Novos Letramentos e Multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2009; KALANTZIS; COPE, 2006; LANKSHEAR; KNOBEL, 2007; MELO; ROJO, 2014; ROJO; MOURA, 2019; ROJO, 2017; 2013; 2012), a partir do qual apontamos alguns elementos que mostram como o verbete elaborado se constitui em um material didático em que as múltiplas semioses (ROJO; MOURA, 2019) indiciam e significam as translinguagens inerentes aos contextos de surdez. Isso posto, destacamos como resultado a constatação das contribuições dos mencionados pressupostos epistemológicos para a elaboração de materiais didáticos que podem colaborar com a inclusão social de surdos e com a construção de práticas educativas de bases mais pluralistas, entendendo-se que práticas translíngues ampliam o processo de construção de sentido tendo em conta questões de contextos culturais e sociaisAbstract: This work, with a qualitative approach and predominantly propositional and interpretive in nature, aims to present and discuss a proposal for didactic material aimed at deaf students, in an academic context, and itself suports on the need of develop materials that are more sensitive to linguistic and cultural specificities of these students. Thus, the proposal developed by the authors, being a deaf and a hearing, was materialized in a multimodal entry, in video format, about the genre 'academic review' and it contemplates the multiple languages that constitute and signify the multilingual reality in which the deaf and hearing collaboratively construct meanings, exceeding the limit of autonomous languages and their "standard" forms. The presentation and discussion of the proposed material are based on the perspective of Translanguaging (CANAGARAJAH, 2017; GARCÍA; LI WEI, 2014; OTHEGUY; GARCÍA; REID, 2015; 2018) and on the New Literacies and the Multiliteracies (COPE; KALANTZIS, 2009) ; KALANTZIS; COPE, 2006; LANKSHEAR; KNOBEL, 2007; MELO; ROJO, 2014; ROJO; MOURA, 2019; ROJO, 2017; 2013; 2012), from which we point out some elements that show how the elaborated entry constitutes a didactic material in that the multiple semiosis (ROJO; MOURA, 2019) indicate and mean the translanguagings inherent to the deafness contexts. That said, we highlight as a result the verification of the contributions of these epistemological assumptions for the elaboration of didactic materials that can collaborate with the social inclusion of the deaf and with the construction of educational practices under more pluralist bases, and so we understand that the translanguaging expands the process construction of meaning taking into account issues of cultural and social contextsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRibeiro, Gilmara dos Reis, 1982-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13522RIBEIRO, Gilmara dos Reis. Letramentos e(m) translinguagem na educação de surdos: uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmica. Cadernos de estudos linguísticos. Campinas, SP : UNICAMP/IEL, 2021. Vol. 63, 2021, p. 1-16. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13522. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363032porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-06T10:42:07Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363032Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-06T10:42:07Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramentos e(m) translinguagem na educação de surdos : uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmica
Letramentos em translinguagem na educação de surdos : uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmica
Literacies and/in translanguaging in deaf education : a multimodal entry proposal about the academic review
title Letramentos e(m) translinguagem na educação de surdos : uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmica
spellingShingle Letramentos e(m) translinguagem na educação de surdos : uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmica
Ribeiro, Gilmara dos Reis, 1982-
Letramento
Surdez
Translinguagem (Linguística)
Literacy
Deafness
Translanguaging (Linguistics)
Artigo original
title_short Letramentos e(m) translinguagem na educação de surdos : uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmica
title_full Letramentos e(m) translinguagem na educação de surdos : uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmica
title_fullStr Letramentos e(m) translinguagem na educação de surdos : uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmica
title_full_unstemmed Letramentos e(m) translinguagem na educação de surdos : uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmica
title_sort Letramentos e(m) translinguagem na educação de surdos : uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmica
author Ribeiro, Gilmara dos Reis, 1982-
author_facet Ribeiro, Gilmara dos Reis, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Gilmara dos Reis, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Surdez
Translinguagem (Linguística)
Literacy
Deafness
Translanguaging (Linguistics)
Artigo original
topic Letramento
Surdez
Translinguagem (Linguística)
Literacy
Deafness
Translanguaging (Linguistics)
Artigo original
description Resumo: Este trabalho, de abordagem qualitativa e de natureza predominantemente propositiva e interpretativista, objetiva apresentar e discutir uma proposta de material didático voltado para alunos surdos, em contexto acadêmico, pautando-se na necessidade de serem elaborados materiais que se mostrem mais sensíveis às especificidades linguístico-culturais desses alunos. Assim, a proposta desenvolvida pelas autoras, sendo uma surda e outra ouvinte, foi materializada em um verbete multimodal, em formato de vídeo, sobre o gênero ‘resenha acadêmica’, contemplando as múltiplas linguagens que constituem e significam a realidade multilíngue em que surdos e ouvintes constroem sentidos colaborativamente, extrapolando o limite de línguas autônomas e suas formas "padrões". A apresentação e a discussão do material proposto têm como suporte epistemológico a perspectiva da Translanguaging (CANAGARAJAH, 2017; GARCÍA; LI WEI, 2014; OTHEGUY; GARCÍA; REID, 2015; 2018) e dos Novos Letramentos e Multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2009; KALANTZIS; COPE, 2006; LANKSHEAR; KNOBEL, 2007; MELO; ROJO, 2014; ROJO; MOURA, 2019; ROJO, 2017; 2013; 2012), a partir do qual apontamos alguns elementos que mostram como o verbete elaborado se constitui em um material didático em que as múltiplas semioses (ROJO; MOURA, 2019) indiciam e significam as translinguagens inerentes aos contextos de surdez. Isso posto, destacamos como resultado a constatação das contribuições dos mencionados pressupostos epistemológicos para a elaboração de materiais didáticos que podem colaborar com a inclusão social de surdos e com a construção de práticas educativas de bases mais pluralistas, entendendo-se que práticas translíngues ampliam o processo de construção de sentido tendo em conta questões de contextos culturais e sociais
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13522
RIBEIRO, Gilmara dos Reis. Letramentos e(m) translinguagem na educação de surdos: uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmica. Cadernos de estudos linguísticos. Campinas, SP : UNICAMP/IEL, 2021. Vol. 63, 2021, p. 1-16. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13522. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13522
identifier_str_mv RIBEIRO, Gilmara dos Reis. Letramentos e(m) translinguagem na educação de surdos: uma proposta de verbete multimodal sobre resenha acadêmica. Cadernos de estudos linguísticos. Campinas, SP : UNICAMP/IEL, 2021. Vol. 63, 2021, p. 1-16. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13522. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363032
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030833322917888