Teacher education at school and university : contributions of (auto)biographical narratives

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/25793
Resumo: Contém 2 arquivos (inglês e português)
id CAMP_814c39a0b16d16daa722254f6c9b512f
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1412735
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Teacher education at school and university : contributions of (auto)biographical narrativesFormação docente na escola e na universidade : contribuições das narrativas (auto)biográficasLa formación del profesorado en la escuela y la universidad : aportaciones de las narrativas (auto)biográficasFormação inicial do professorFormação continuadaEducaçãoNarrativasInquérito narrativo (Método de pesquisa)Initial teacher trainingContinuing educationEducationNarrativesNarrative inquiry (Research method)Formação inicialPesquisa (auto)biográficaDossiêContém 2 arquivos (inglês e português)Abstract: The present article reports on the research that aimed to reflect on conceptions and practices of teacher training, discussing possible contributions of (auto)biographical narratives, in the scope of initial teacher training, developed in the Pedagogy course of a public university in the state of São Paulo, and of continued training, in the context of schools of the initial years of elementary education of the metropolitan region, in which the referred institution is inserted. The following questions were raised: how are conceptions and practices of initial and continued formation outlined for teachers in the contexts of research development? What are the possible contributions of the elaboration and sharing of (auto)biographical narratives in initial and continuing education processes? The theoretical and methodological framework was woven in the dialog between the (auto)biographical narrative research-formation approach and the nosdoscom studies on school everyday life, in a path that included an inventory of the practices, memories and policies of the formation of teachers, in the contexts where the research was carried out, and the development of training practices, anchored in the (auto)biographical narrative approach in supervised internship classes and in the schools involved. The development of the research-formation reaffirms the power of knowledge production that takes place in the encounter and dialog between university and school, as well as the role of (auto)biographical narratives in the mediation of a reflective path of sharing and collective construction of pedagogical knowledgeResumo: O presente artigo socializa pesquisa que teve como objetivo refletir sobre concepções e práticas de formação docente, tematizando possíveis contribuições das narrativas (auto)biográficas, no âmbito da formação inicial de professoras/es, desenvolvida no curso de Pedagogia de uma universidade pública do estado de São Paulo, e da formação continuada, no contexto de escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da região metropolitana, no qual se insere a referida instituição. Foram levantadas as seguintes questões: como se delineiam concepções e práticas de formação inicial e continuada de professoras/es nos contextos de desenvolvimento da pesquisa? Quais as possíveis contribuições da elaboração e partilha de narrativas (auto)biográficas em processos de formação inicial e continuada? O referencial teórico-metodológico foi tecido no diálogo entre a abordagem de pesquisaformação narrativa (auto)biográfica e os estudos nosdoscom os cotidianos escolares, em um caminho que incluiu um inventário das práticas, memórias e políticas da formação de professoras/es, nos contextos de realização da pesquisa, e desenvolvimento de práticas de formação, ancoradas na abordagem narrativa (auto)biográfica em turmas de estágio supervisionado e nas escolas envolvidas. O desenvolvimento da pesquisaformação reafirma a potência da produção de saberes que se dá, no encontro e no diálogo, entre universidade e escola, bem como o papel das narrativas (auto)biográficas na mediação de um caminho reflexivo de partilha e construção coletiva do conhecimento pedagógicoResumen: El presente artículo describe la investigación que tuvo como objetivo reflexionar sobre las concepciones y prácticas de la formación de profesores, discutiendo las posibles contribuciones de las narrativas (auto)biográficas, en el ámbito de la formación inicial de profesores, desarrollada en el curso de Pedagogía de una universidad pública del estado de São Paulo, y de la formación continuada, en el contexto de las escuelas de los primeros años de la educación primaria en la región metropolitana donde se encuentra la institución. Se plantearon las siguientes preguntas: ¿cómo se perfilan las concepciones y las prácticas de la formación inicial y continua de los profesores en los contextos de desarrollo de la investigación? ¿Cuáles son las posibles aportaciones de la elaboración y puesta en común de las narrativas (auto)biográficas en los procesos de formación inicial y continua? El marco teórico y metodológico se tejióen diálogo entre el enfoque de lainvestigación-formación narrativa (auto)biográfica y losestudios sobre la vida cotidiana escolar, enun recorrido que incluyóun inventario de lasprácticas, memorias y políticas de laformación de losprofesores, enlos contextos de realización de lainvestigación, y eldesarrollo de prácticas de formación, ancladasenel enfoque narrativo (auto)biográfico enlasclases de prácticas supervisadas y enlasescuelas involucradas. El desarrollo de lainvestigación-formación reafirma el poder de producción de conocimiento que se produceenelencuentro y el diálogo entre launiversidad y laescuela, así como el papel de las narrativas (auto)biográficas enlamediación de uncamino reflexivo de intercambio y construccióncolectivadelconocimiento pedagógicoFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/25793BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Teacher education at school and university: contributions of (auto)biographical narratives. Educação em revista. Belo Horizonte, MG. v. 37, n. art. e32746, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/25793. Acesso em: 21 fev. 2025.Multilínguaengporhttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1412735https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1412735reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2025-02-17T15:02:22Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1412735Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2025-02-21T05:22:14.488365Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teacher education at school and university : contributions of (auto)biographical narratives
Formação docente na escola e na universidade : contribuições das narrativas (auto)biográficas
La formación del profesorado en la escuela y la universidad : aportaciones de las narrativas (auto)biográficas
title Teacher education at school and university : contributions of (auto)biographical narratives
spellingShingle Teacher education at school and university : contributions of (auto)biographical narratives
Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-
Formação inicial do professor
Formação continuada
Educação
Narrativas
Inquérito narrativo (Método de pesquisa)
Initial teacher training
Continuing education
Education
Narratives
Narrative inquiry (Research method)
Formação inicial
Pesquisa (auto)biográfica
Dossiê
title_short Teacher education at school and university : contributions of (auto)biographical narratives
title_full Teacher education at school and university : contributions of (auto)biographical narratives
title_fullStr Teacher education at school and university : contributions of (auto)biographical narratives
title_full_unstemmed Teacher education at school and university : contributions of (auto)biographical narratives
title_sort Teacher education at school and university : contributions of (auto)biographical narratives
author Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-
author_facet Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial do professor
Formação continuada
Educação
Narrativas
Inquérito narrativo (Método de pesquisa)
Initial teacher training
Continuing education
Education
Narratives
Narrative inquiry (Research method)
Formação inicial
Pesquisa (auto)biográfica
Dossiê
topic Formação inicial do professor
Formação continuada
Educação
Narrativas
Inquérito narrativo (Método de pesquisa)
Initial teacher training
Continuing education
Education
Narratives
Narrative inquiry (Research method)
Formação inicial
Pesquisa (auto)biográfica
Dossiê
description Contém 2 arquivos (inglês e português)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/25793
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Teacher education at school and university: contributions of (auto)biographical narratives. Educação em revista. Belo Horizonte, MG. v. 37, n. art. e32746, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/25793. Acesso em: 21 fev. 2025.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/25793
identifier_str_mv BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Teacher education at school and university: contributions of (auto)biographical narratives. Educação em revista. Belo Horizonte, MG. v. 37, n. art. e32746, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/25793. Acesso em: 21 fev. 2025.
dc.language.iso.fl_str_mv Multilíngua
eng
por
language_invalid_str_mv Multilíngua
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1412735
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1412735
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1824684945901092864