Planejamento corporativo do território brasileiro : contribuição geográfica à análise crítica da concessão aeroportuária
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12029 |
Resumo: | Resumo: Este artigo busca contribuir para a análise do processo de privatizações e concessões das infraestruturas compostas dos sistemas de engenharia territoriais, desencadeado no Brasil a partir da década de 1990. Analisamos, em particular, as três primeiras rodadas de concessão dos aeroportos administrados pela empresa estatal Infraero (que tiveram início em 2011). Defendemos que, para além da ideologia do planejamento estratégico, verifica-se o fortalecimento de um planejamento corporativo a partir do controle da materialidade (aeroportos) e dos fluxos (linhas/malhas) por corporações nacionais e internacionais, como empreiteiras, fundos de investimento e consultorias. Constatamos que o controle dos fluxos e dos fixos dota as grandes corporações de um poder articulador do território, imprimindo-lhe uma lógica extravertida e globalizante que cada vez mais coloca o Estado como apêndice do planejamento feito pelas empresas |
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Planejamento corporativo do território brasileiro : contribuição geográfica à análise crítica da concessão aeroportuáriaCorporate planning of Brazilian territory : geographical contribution to the critical analysis of the airport concessionPlanificación corporativa del territorio brasileño : contribución geográfica al análisis crítico de la concesión aeroportuariaPlanejamento empresarialConcessões administrativasAeroportosCorporaçõesBusiness planningConcessionsAirportsCorporationsCorporate planningCorporate useAirport concessionTerritorial spoliationCorporationsArtigo originalResumo: Este artigo busca contribuir para a análise do processo de privatizações e concessões das infraestruturas compostas dos sistemas de engenharia territoriais, desencadeado no Brasil a partir da década de 1990. Analisamos, em particular, as três primeiras rodadas de concessão dos aeroportos administrados pela empresa estatal Infraero (que tiveram início em 2011). Defendemos que, para além da ideologia do planejamento estratégico, verifica-se o fortalecimento de um planejamento corporativo a partir do controle da materialidade (aeroportos) e dos fluxos (linhas/malhas) por corporações nacionais e internacionais, como empreiteiras, fundos de investimento e consultorias. Constatamos que o controle dos fluxos e dos fixos dota as grandes corporações de um poder articulador do território, imprimindo-lhe uma lógica extravertida e globalizante que cada vez mais coloca o Estado como apêndice do planejamento feito pelas empresasAbstract: This article aims to contribute to the analysis of the processes of privatization and concessions of the infrastructures composed of the territorial engineering systems that have occurred in Brazil since the 1990’s. We analyze, in particular, the first three rounds of concession of the airports, administered by the state company Infraero (which began in 2012). We argue that, beyond the strategic planning ideology, there is a strengthening of corporate planning coming from the control of materiality (airports) and flows (lines/meshes) by national and international corporations such as contractors, investment funds and consultancies. We find that the control of flows and fixed assets endow the large corporations with an articulating power of the territory, imprinting on this an extraverted and globalizing logic that increasingly places the State as an appendage of the planning done by the companiesResumen: Este artículo tiene como objetivo contribuir al análisis del proceso de privatizaciones y concesiones de las infraestructuras compuestas por los sistemas de ingeniería territorial, ocurridas en Brasil a partir de la década de 1990. En este artículo analizamos, en particular, las tres primeras rondas de concesiones de los aeropuertos administrados por la empresa estatal Infraero (que iniciaron en 2012). Defendemos que, además de la ideología de la planificación estratégica, se verifica el fortalecimiento de una planificación corporativa a partir del control de la materialidad (aeropuertos) y de los flujos (líneas/malla) por corporaciones nacionales e internacionales, así como contratistas, fondos de inversión y consultorías. Constatamos que el control de los fluxos y de los fijos dan a las gran corporaciones un poder articulador del territorio, imprimiendo en este una lógica extravertida y globalizante que pone cada vez más el Estado como un apéndice de la planificación hecha por las empresasAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Adriana Maria Bernardes da, 1967-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12029SILVA, Adriana Maria Bernardes da. Planejamento corporativo do território brasileiro: contribuição geográfica à análise crítica da concessão aeroportuária. GEOUSP: espaço e tempo. São Paulo, SP : USP/PPGH/PPGF, 2019. Vol.23, n. 2 (jul., 2019), p.242-261. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12029. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345771porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-29T17:38:16Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345771Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-29T17:38:16Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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