Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11373
Resumo: Resumo: Este ensaio tem por objetivo refletir sobre a relação entre a Ciência Aberta e a Educação Aberta. Advogo em favor de um modelo o qual produtos resultantes da nova cultura científica proposta pela Ciência Aberta devem ser considerados Recursos Educacionais Abertos, assim ajudando a transformar os processos de ensino e aprendizagem. Estes estariam baseados em ações de pesquisa, que incluiriam diferentes segmentos da sociedade, além de saberes e conhecimentos locais. Por conseguinte, tal transformação teria consequências para a formação de professores e das práticas pedagógicas no ensino de línguas. Inicia-se o artigo com uma discussão sobre as motivações deste trabalho, discutindo-se, então, as principais características da Ciência Aberta e seu potencial de contribuições para a Linguística Aplicada
id CAMP_87e46fec2ce48d77e85f719317f24572
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343873
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Ciência aberta e suas contribuições para a educação abertaCiência Aberta (Movimento)Recursos educacionais abertosEducação abertaLinguística aplicadaOpen Science (Movement)Open educational resourcesOpen learningApplied linguisticsArtigo originalResumo: Este ensaio tem por objetivo refletir sobre a relação entre a Ciência Aberta e a Educação Aberta. Advogo em favor de um modelo o qual produtos resultantes da nova cultura científica proposta pela Ciência Aberta devem ser considerados Recursos Educacionais Abertos, assim ajudando a transformar os processos de ensino e aprendizagem. Estes estariam baseados em ações de pesquisa, que incluiriam diferentes segmentos da sociedade, além de saberes e conhecimentos locais. Por conseguinte, tal transformação teria consequências para a formação de professores e das práticas pedagógicas no ensino de línguas. Inicia-se o artigo com uma discussão sobre as motivações deste trabalho, discutindo-se, então, as principais características da Ciência Aberta e seu potencial de contribuições para a Linguística AplicadaAbstract: This essay aims to discuss the relationship between Open Science and Open Education. I advocate a model in which products resulting from the new scientific culture proposed by Open Science should be considered Open Educational Resources, thus helping to transform teaching and learning processes. These would now be based on research activities, including different segments of society and local knowledge. Therefore, such a transformation would affect teacher education and pedagogical practices in language teaching. The article begins with a discussion of the motivations for this work. It then examines the main characteristics of Open Science and its potential for contributions to Applied LinguisticsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11373LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de. Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta. Linguagem & ensino. Pelotas, RS. v. 25, n. especial, p. 141-155, dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11373. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343873porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-18T15:16:28Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343873Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-18T15:16:28Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta
title Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta
spellingShingle Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973-
Ciência Aberta (Movimento)
Recursos educacionais abertos
Educação aberta
Linguística aplicada
Open Science (Movement)
Open educational resources
Open learning
Applied linguistics
Artigo original
title_short Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta
title_full Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta
title_fullStr Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta
title_full_unstemmed Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta
title_sort Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta
author Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973-
author_facet Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência Aberta (Movimento)
Recursos educacionais abertos
Educação aberta
Linguística aplicada
Open Science (Movement)
Open educational resources
Open learning
Applied linguistics
Artigo original
topic Ciência Aberta (Movimento)
Recursos educacionais abertos
Educação aberta
Linguística aplicada
Open Science (Movement)
Open educational resources
Open learning
Applied linguistics
Artigo original
description Resumo: Este ensaio tem por objetivo refletir sobre a relação entre a Ciência Aberta e a Educação Aberta. Advogo em favor de um modelo o qual produtos resultantes da nova cultura científica proposta pela Ciência Aberta devem ser considerados Recursos Educacionais Abertos, assim ajudando a transformar os processos de ensino e aprendizagem. Estes estariam baseados em ações de pesquisa, que incluiriam diferentes segmentos da sociedade, além de saberes e conhecimentos locais. Por conseguinte, tal transformação teria consequências para a formação de professores e das práticas pedagógicas no ensino de línguas. Inicia-se o artigo com uma discussão sobre as motivações deste trabalho, discutindo-se, então, as principais características da Ciência Aberta e seu potencial de contribuições para a Linguística Aplicada
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11373
LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de. Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta. Linguagem & ensino. Pelotas, RS. v. 25, n. especial, p. 141-155, dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11373. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11373
identifier_str_mv LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de. Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta. Linguagem & ensino. Pelotas, RS. v. 25, n. especial, p. 141-155, dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11373. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343873
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030830271561728