Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11373 |
Resumo: | Resumo: Este ensaio tem por objetivo refletir sobre a relação entre a Ciência Aberta e a Educação Aberta. Advogo em favor de um modelo o qual produtos resultantes da nova cultura científica proposta pela Ciência Aberta devem ser considerados Recursos Educacionais Abertos, assim ajudando a transformar os processos de ensino e aprendizagem. Estes estariam baseados em ações de pesquisa, que incluiriam diferentes segmentos da sociedade, além de saberes e conhecimentos locais. Por conseguinte, tal transformação teria consequências para a formação de professores e das práticas pedagógicas no ensino de línguas. Inicia-se o artigo com uma discussão sobre as motivações deste trabalho, discutindo-se, então, as principais características da Ciência Aberta e seu potencial de contribuições para a Linguística Aplicada |
id |
CAMP_87e46fec2ce48d77e85f719317f24572 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343873 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Ciência aberta e suas contribuições para a educação abertaCiência Aberta (Movimento)Recursos educacionais abertosEducação abertaLinguística aplicadaOpen Science (Movement)Open educational resourcesOpen learningApplied linguisticsArtigo originalResumo: Este ensaio tem por objetivo refletir sobre a relação entre a Ciência Aberta e a Educação Aberta. Advogo em favor de um modelo o qual produtos resultantes da nova cultura científica proposta pela Ciência Aberta devem ser considerados Recursos Educacionais Abertos, assim ajudando a transformar os processos de ensino e aprendizagem. Estes estariam baseados em ações de pesquisa, que incluiriam diferentes segmentos da sociedade, além de saberes e conhecimentos locais. Por conseguinte, tal transformação teria consequências para a formação de professores e das práticas pedagógicas no ensino de línguas. Inicia-se o artigo com uma discussão sobre as motivações deste trabalho, discutindo-se, então, as principais características da Ciência Aberta e seu potencial de contribuições para a Linguística AplicadaAbstract: This essay aims to discuss the relationship between Open Science and Open Education. I advocate a model in which products resulting from the new scientific culture proposed by Open Science should be considered Open Educational Resources, thus helping to transform teaching and learning processes. These would now be based on research activities, including different segments of society and local knowledge. Therefore, such a transformation would affect teacher education and pedagogical practices in language teaching. The article begins with a discussion of the motivations for this work. It then examines the main characteristics of Open Science and its potential for contributions to Applied LinguisticsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11373LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de. Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta. Linguagem & ensino. Pelotas, RS. v. 25, n. especial, p. 141-155, dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11373. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343873porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-18T15:16:28Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343873Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-18T15:16:28Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta |
title |
Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta |
spellingShingle |
Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973- Ciência Aberta (Movimento) Recursos educacionais abertos Educação aberta Linguística aplicada Open Science (Movement) Open educational resources Open learning Applied linguistics Artigo original |
title_short |
Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta |
title_full |
Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta |
title_fullStr |
Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta |
title_full_unstemmed |
Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta |
title_sort |
Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta |
author |
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973- |
author_facet |
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência Aberta (Movimento) Recursos educacionais abertos Educação aberta Linguística aplicada Open Science (Movement) Open educational resources Open learning Applied linguistics Artigo original |
topic |
Ciência Aberta (Movimento) Recursos educacionais abertos Educação aberta Linguística aplicada Open Science (Movement) Open educational resources Open learning Applied linguistics Artigo original |
description |
Resumo: Este ensaio tem por objetivo refletir sobre a relação entre a Ciência Aberta e a Educação Aberta. Advogo em favor de um modelo o qual produtos resultantes da nova cultura científica proposta pela Ciência Aberta devem ser considerados Recursos Educacionais Abertos, assim ajudando a transformar os processos de ensino e aprendizagem. Estes estariam baseados em ações de pesquisa, que incluiriam diferentes segmentos da sociedade, além de saberes e conhecimentos locais. Por conseguinte, tal transformação teria consequências para a formação de professores e das práticas pedagógicas no ensino de línguas. Inicia-se o artigo com uma discussão sobre as motivações deste trabalho, discutindo-se, então, as principais características da Ciência Aberta e seu potencial de contribuições para a Linguística Aplicada |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11373 LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de. Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta. Linguagem & ensino. Pelotas, RS. v. 25, n. especial, p. 141-155, dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11373. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11373 |
identifier_str_mv |
LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de. Ciência aberta e suas contribuições para a educação aberta. Linguagem & ensino. Pelotas, RS. v. 25, n. especial, p. 141-155, dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11373. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343873 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030830271561728 |