Wikipédia, um recurso educacional aberto?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pestana, Filomena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9649
Resumo: Integrado em investigação do Doutoramento em Educação, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).
id RCAP_44c6effb8d2f107dd32b13df956f73e0
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9649
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Wikipédia, um recurso educacional aberto?Educação abertaRecursos educacionais abertosPráticas educacionais abertasWikipédiaOpen educationOpen educational resourcesOpen scholarshipWikipediaIntegrado em investigação do Doutoramento em Educação, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).A Wikipédia é incontornável quando se faz um busca na internet. Esta enciclopédia tem angariado nas instituições educativas ativos seguidores ou opositores gerando uma relação amor/ódio. Quer a academia, quer a Wikimedia Foundation têm vindo a estabelecer programas que se traduzem no envolvimento da comunidade acadêmica na sua edição trazendo vantagens para os intervenientes, seja por se traduzir numa maior qualidade, seja por se traduzir numa maior aquisição de competências por parte dos estudantes. Neste artigo integramos este fenômeno no âmbito da Educação Aberta em geral e nos open scholarship e open educational resources em particular, conceitos que caracterizamos para, posteriormente, refletir sobre a possibilidade de problematizar a Wikipédia enquanto recurso educacional aberto.Wikipedia is unavoidable when searching the internet. This encyclopedia has raised in educational institutions active followers or opponents generating a relation love/hate. Both the academy and the Wikimedia Foundation have been establishing programs that translate into the involvement of the academic community in its edition bringing benefits to the actors, either for translating into a higher quality or for translating into a greater acquisition of skills by the students. In this article we integrate this phenomenon in Open Education in general and in open scholarship and open educational resources in particular, concepts we characterize to later reflect on the possibility of problematizing Wikipedia as an open educational resource.EmRede - Revista de Educação a DistânciaRepositório AbertoCardoso, Teresa Margarida LoureiroPestana, Filomena2020-04-27T10:01:50Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9649porCardoso, Teresa; Pestana, Filomena - Wikipédia, um recurso educacional aberto? “EmRede - Revista de Educação a Distância” [Em linha]. ISSN 2359-6082. Vol. 5, n. 2, (2018), p. 300-318.2359-6082info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:32:52Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9649Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:19.113405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Wikipédia, um recurso educacional aberto?
title Wikipédia, um recurso educacional aberto?
spellingShingle Wikipédia, um recurso educacional aberto?
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Educação aberta
Recursos educacionais abertos
Práticas educacionais abertas
Wikipédia
Open education
Open educational resources
Open scholarship
Wikipedia
title_short Wikipédia, um recurso educacional aberto?
title_full Wikipédia, um recurso educacional aberto?
title_fullStr Wikipédia, um recurso educacional aberto?
title_full_unstemmed Wikipédia, um recurso educacional aberto?
title_sort Wikipédia, um recurso educacional aberto?
author Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
author_facet Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Pestana, Filomena
author_role author
author2 Pestana, Filomena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Pestana, Filomena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação aberta
Recursos educacionais abertos
Práticas educacionais abertas
Wikipédia
Open education
Open educational resources
Open scholarship
Wikipedia
topic Educação aberta
Recursos educacionais abertos
Práticas educacionais abertas
Wikipédia
Open education
Open educational resources
Open scholarship
Wikipedia
description Integrado em investigação do Doutoramento em Educação, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2020-04-27T10:01:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9649
url http://hdl.handle.net/10400.2/9649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena - Wikipédia, um recurso educacional aberto? “EmRede - Revista de Educação a Distância” [Em linha]. ISSN 2359-6082. Vol. 5, n. 2, (2018), p. 300-318.
2359-6082
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EmRede - Revista de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv EmRede - Revista de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135078141394944