Wikipédia, um recurso educacional aberto?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/9649 |
Resumo: | Integrado em investigação do Doutoramento em Educação, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior). |
id |
RCAP_44c6effb8d2f107dd32b13df956f73e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9649 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Wikipédia, um recurso educacional aberto?Educação abertaRecursos educacionais abertosPráticas educacionais abertasWikipédiaOpen educationOpen educational resourcesOpen scholarshipWikipediaIntegrado em investigação do Doutoramento em Educação, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).A Wikipédia é incontornável quando se faz um busca na internet. Esta enciclopédia tem angariado nas instituições educativas ativos seguidores ou opositores gerando uma relação amor/ódio. Quer a academia, quer a Wikimedia Foundation têm vindo a estabelecer programas que se traduzem no envolvimento da comunidade acadêmica na sua edição trazendo vantagens para os intervenientes, seja por se traduzir numa maior qualidade, seja por se traduzir numa maior aquisição de competências por parte dos estudantes. Neste artigo integramos este fenômeno no âmbito da Educação Aberta em geral e nos open scholarship e open educational resources em particular, conceitos que caracterizamos para, posteriormente, refletir sobre a possibilidade de problematizar a Wikipédia enquanto recurso educacional aberto.Wikipedia is unavoidable when searching the internet. This encyclopedia has raised in educational institutions active followers or opponents generating a relation love/hate. Both the academy and the Wikimedia Foundation have been establishing programs that translate into the involvement of the academic community in its edition bringing benefits to the actors, either for translating into a higher quality or for translating into a greater acquisition of skills by the students. In this article we integrate this phenomenon in Open Education in general and in open scholarship and open educational resources in particular, concepts we characterize to later reflect on the possibility of problematizing Wikipedia as an open educational resource.EmRede - Revista de Educação a DistânciaRepositório AbertoCardoso, Teresa Margarida LoureiroPestana, Filomena2020-04-27T10:01:50Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9649porCardoso, Teresa; Pestana, Filomena - Wikipédia, um recurso educacional aberto? “EmRede - Revista de Educação a Distância” [Em linha]. ISSN 2359-6082. Vol. 5, n. 2, (2018), p. 300-318.2359-6082info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:32:52Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9649Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:19.113405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Wikipédia, um recurso educacional aberto? |
title |
Wikipédia, um recurso educacional aberto? |
spellingShingle |
Wikipédia, um recurso educacional aberto? Cardoso, Teresa Margarida Loureiro Educação aberta Recursos educacionais abertos Práticas educacionais abertas Wikipédia Open education Open educational resources Open scholarship Wikipedia |
title_short |
Wikipédia, um recurso educacional aberto? |
title_full |
Wikipédia, um recurso educacional aberto? |
title_fullStr |
Wikipédia, um recurso educacional aberto? |
title_full_unstemmed |
Wikipédia, um recurso educacional aberto? |
title_sort |
Wikipédia, um recurso educacional aberto? |
author |
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro |
author_facet |
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro Pestana, Filomena |
author_role |
author |
author2 |
Pestana, Filomena |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro Pestana, Filomena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação aberta Recursos educacionais abertos Práticas educacionais abertas Wikipédia Open education Open educational resources Open scholarship Wikipedia |
topic |
Educação aberta Recursos educacionais abertos Práticas educacionais abertas Wikipédia Open education Open educational resources Open scholarship Wikipedia |
description |
Integrado em investigação do Doutoramento em Educação, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior). |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2020-04-27T10:01:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/9649 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/9649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena - Wikipédia, um recurso educacional aberto? “EmRede - Revista de Educação a Distância” [Em linha]. ISSN 2359-6082. Vol. 5, n. 2, (2018), p. 300-318. 2359-6082 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EmRede - Revista de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
EmRede - Revista de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135078141394944 |