Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gás
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/9346 |
Resumo: | Resumo: O avanço tecnológico, graças à expansão da indústria de petróleo e gás no Estado do Amazonas, incentivou a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) a criar, em 2010, um curso de graduação em Engenharia de Petróleo e Gás. Neste curso as disciplinas de Geociências são essenciais para o estudante entender a origem das jazidas de hidrocarbonetos e, posteriormente, desenvolver atividades de pesquisa, explotação e beneficiamento. Este artigo descreve estratégias de ensino baseadas no conceito de Alinhamento Cognitivo, que despertaram o interesse dos alunos e fomentaram participação nas disciplinas de Geofísica do Petróleo e Modelagem Geológica. Foram utilizados, em sala de aula, mapas conceituais, softwares livres e/ou comerciais, montagem de equipamentos didáticos e uso de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. A utilização das estratégias didáticas nas disciplinas de Modelagem Geológica de Reservatórios e Geofísica do Petróleo permitiu atingir resultados importantes no processo de ensino-aprendizagem. As alternativas de ensino podem ser replicadas em outros cursos técnicos e superiores de Engenharia de Petróleo e Gá |
id |
CAMP_89695651d7020d7fe69a92fad1bbe959 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1268389 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gásApplication of cognitive alignment in geoscience disciplines of an oil and gas engineering courseDidáticaEnsino superiorGeociênciasEngenhariaAprendizagem significativaDidacticsEducation, HigherEarth sciencesEngineeringMeaningful learningArtigo originalResumo: O avanço tecnológico, graças à expansão da indústria de petróleo e gás no Estado do Amazonas, incentivou a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) a criar, em 2010, um curso de graduação em Engenharia de Petróleo e Gás. Neste curso as disciplinas de Geociências são essenciais para o estudante entender a origem das jazidas de hidrocarbonetos e, posteriormente, desenvolver atividades de pesquisa, explotação e beneficiamento. Este artigo descreve estratégias de ensino baseadas no conceito de Alinhamento Cognitivo, que despertaram o interesse dos alunos e fomentaram participação nas disciplinas de Geofísica do Petróleo e Modelagem Geológica. Foram utilizados, em sala de aula, mapas conceituais, softwares livres e/ou comerciais, montagem de equipamentos didáticos e uso de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. A utilização das estratégias didáticas nas disciplinas de Modelagem Geológica de Reservatórios e Geofísica do Petróleo permitiu atingir resultados importantes no processo de ensino-aprendizagem. As alternativas de ensino podem ser replicadas em outros cursos técnicos e superiores de Engenharia de Petróleo e GáAbstract: Technological advances, thanks to the expansion of the oil and gas industry in the State of Amazonas, encouraged the Federal University of Amazonas (UFAM) to create an undergraduate course in Oil and Gas Engineering in 2010. In this course, the disciplines of Geosciences are essential for the student to understand the origin of hydrocarbon deposits and, subsequently, to develop research, exploitation and processing activities. This article describes teaching strategies based on the concept of Cognitive Alignment, which aroused students’ interest and encouraged participation in the disciplines of Petroleum Geophysics and Geological Modeling. Conceptual maps, free and/or commercial software, assembly of teaching equipment and the use of virtual teaching-learning environments were utilized in the classroom. The use of didactic strategies in the disciplines of Reservoir Geological Modeling and Petroleum Geophysics allowed important results to be achieved in the teaching-learning process. The teaching alternatives can be replicated in other technical and higher-level courses in Oil and Gas EngineeringAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSimas, Joemes de Lima, 1978-Basilici, Giorgio, 1959-Carneiro, Celso Dal Ré, 1951-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/9346SIMAS, Joemes de Lima; BASILICI, Giorgio; CARNEIRO, Celso Dal Ré. Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gás. Terrae didatica. Campinas, SP : UNICAMP/IG, 2021. Vol. 17 (mar., 2021), n art. e021015, p. 1-11. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9346. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268389porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-27T14:46:37Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1268389Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-27T14:46:37Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gás Application of cognitive alignment in geoscience disciplines of an oil and gas engineering course |
title |
Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gás |
spellingShingle |
Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gás Simas, Joemes de Lima, 1978- Didática Ensino superior Geociências Engenharia Aprendizagem significativa Didactics Education, Higher Earth sciences Engineering Meaningful learning Artigo original |
title_short |
Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gás |
title_full |
Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gás |
title_fullStr |
Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gás |
title_full_unstemmed |
Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gás |
title_sort |
Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gás |
author |
Simas, Joemes de Lima, 1978- |
author_facet |
Simas, Joemes de Lima, 1978- Basilici, Giorgio, 1959- Carneiro, Celso Dal Ré, 1951- |
author_role |
author |
author2 |
Basilici, Giorgio, 1959- Carneiro, Celso Dal Ré, 1951- |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simas, Joemes de Lima, 1978- Basilici, Giorgio, 1959- Carneiro, Celso Dal Ré, 1951- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática Ensino superior Geociências Engenharia Aprendizagem significativa Didactics Education, Higher Earth sciences Engineering Meaningful learning Artigo original |
topic |
Didática Ensino superior Geociências Engenharia Aprendizagem significativa Didactics Education, Higher Earth sciences Engineering Meaningful learning Artigo original |
description |
Resumo: O avanço tecnológico, graças à expansão da indústria de petróleo e gás no Estado do Amazonas, incentivou a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) a criar, em 2010, um curso de graduação em Engenharia de Petróleo e Gás. Neste curso as disciplinas de Geociências são essenciais para o estudante entender a origem das jazidas de hidrocarbonetos e, posteriormente, desenvolver atividades de pesquisa, explotação e beneficiamento. Este artigo descreve estratégias de ensino baseadas no conceito de Alinhamento Cognitivo, que despertaram o interesse dos alunos e fomentaram participação nas disciplinas de Geofísica do Petróleo e Modelagem Geológica. Foram utilizados, em sala de aula, mapas conceituais, softwares livres e/ou comerciais, montagem de equipamentos didáticos e uso de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. A utilização das estratégias didáticas nas disciplinas de Modelagem Geológica de Reservatórios e Geofísica do Petróleo permitiu atingir resultados importantes no processo de ensino-aprendizagem. As alternativas de ensino podem ser replicadas em outros cursos técnicos e superiores de Engenharia de Petróleo e Gá |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/9346 SIMAS, Joemes de Lima; BASILICI, Giorgio; CARNEIRO, Celso Dal Ré. Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gás. Terrae didatica. Campinas, SP : UNICAMP/IG, 2021. Vol. 17 (mar., 2021), n art. e021015, p. 1-11. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9346. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/9346 |
identifier_str_mv |
SIMAS, Joemes de Lima; BASILICI, Giorgio; CARNEIRO, Celso Dal Ré. Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gás. Terrae didatica. Campinas, SP : UNICAMP/IG, 2021. Vol. 17 (mar., 2021), n art. e021015, p. 1-11. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9346. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268389 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030828406145024 |