Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simas, Joemes de Lima, 1978-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Basilici, Giorgio, 1959-, Carneiro, Celso Dal Ré, 1951-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9346
Resumo: Resumo: O avanço tecnológico, graças à expansão da indústria de petróleo e gás no Estado do Amazonas, incentivou a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) a criar, em 2010, um curso de graduação em Engenharia de Petróleo e Gás. Neste curso as disciplinas de Geociências são essenciais para o estudante entender a origem das jazidas de hidrocarbonetos e, posteriormente, desenvolver atividades de pesquisa, explotação e beneficiamento. Este artigo descreve estratégias de ensino baseadas no conceito de Alinhamento Cognitivo, que despertaram o interesse dos alunos e fomentaram participação nas disciplinas de Geofísica do Petróleo e Modelagem Geológica. Foram utilizados, em sala de aula, mapas conceituais, softwares livres e/ou comerciais, montagem de equipamentos didáticos e uso de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. A utilização das estratégias didáticas nas disciplinas de Modelagem Geológica de Reservatórios e Geofísica do Petróleo permitiu atingir resultados importantes no processo de ensino-aprendizagem. As alternativas de ensino podem ser replicadas em outros cursos técnicos e superiores de Engenharia de Petróleo e Gá
id CAMP_89695651d7020d7fe69a92fad1bbe959
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1268389
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gásApplication of cognitive alignment in geoscience disciplines of an oil and gas engineering courseDidáticaEnsino superiorGeociênciasEngenhariaAprendizagem significativaDidacticsEducation, HigherEarth sciencesEngineeringMeaningful learningArtigo originalResumo: O avanço tecnológico, graças à expansão da indústria de petróleo e gás no Estado do Amazonas, incentivou a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) a criar, em 2010, um curso de graduação em Engenharia de Petróleo e Gás. Neste curso as disciplinas de Geociências são essenciais para o estudante entender a origem das jazidas de hidrocarbonetos e, posteriormente, desenvolver atividades de pesquisa, explotação e beneficiamento. Este artigo descreve estratégias de ensino baseadas no conceito de Alinhamento Cognitivo, que despertaram o interesse dos alunos e fomentaram participação nas disciplinas de Geofísica do Petróleo e Modelagem Geológica. Foram utilizados, em sala de aula, mapas conceituais, softwares livres e/ou comerciais, montagem de equipamentos didáticos e uso de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. A utilização das estratégias didáticas nas disciplinas de Modelagem Geológica de Reservatórios e Geofísica do Petróleo permitiu atingir resultados importantes no processo de ensino-aprendizagem. As alternativas de ensino podem ser replicadas em outros cursos técnicos e superiores de Engenharia de Petróleo e GáAbstract: Technological advances, thanks to the expansion of the oil and gas industry in the State of Amazonas, encouraged the Federal University of Amazonas (UFAM) to create an undergraduate course in Oil and Gas Engineering in 2010. In this course, the disciplines of Geosciences are essential for the student to understand the origin of hydrocarbon deposits and, subsequently, to develop research, exploitation and processing activities. This article describes teaching strategies based on the concept of Cognitive Alignment, which aroused students’ interest and encouraged participation in the disciplines of Petroleum Geophysics and Geological Modeling. Conceptual maps, free and/or commercial software, assembly of teaching equipment and the use of virtual teaching-learning environments were utilized in the classroom. The use of didactic strategies in the disciplines of Reservoir Geological Modeling and Petroleum Geophysics allowed important results to be achieved in the teaching-learning process. The teaching alternatives can be replicated in other technical and higher-level courses in Oil and Gas EngineeringAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSimas, Joemes de Lima, 1978-Basilici, Giorgio, 1959-Carneiro, Celso Dal Ré, 1951-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/9346SIMAS, Joemes de Lima; BASILICI, Giorgio; CARNEIRO, Celso Dal Ré. Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gás. Terrae didatica. Campinas, SP : UNICAMP/IG, 2021. Vol. 17 (mar., 2021), n art. e021015, p. 1-11. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9346. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268389porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-27T14:46:37Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1268389Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-27T14:46:37Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gás
Application of cognitive alignment in geoscience disciplines of an oil and gas engineering course
title Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gás
spellingShingle Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gás
Simas, Joemes de Lima, 1978-
Didática
Ensino superior
Geociências
Engenharia
Aprendizagem significativa
Didactics
Education, Higher
Earth sciences
Engineering
Meaningful learning
Artigo original
title_short Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gás
title_full Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gás
title_fullStr Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gás
title_full_unstemmed Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gás
title_sort Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gás
author Simas, Joemes de Lima, 1978-
author_facet Simas, Joemes de Lima, 1978-
Basilici, Giorgio, 1959-
Carneiro, Celso Dal Ré, 1951-
author_role author
author2 Basilici, Giorgio, 1959-
Carneiro, Celso Dal Ré, 1951-
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Simas, Joemes de Lima, 1978-
Basilici, Giorgio, 1959-
Carneiro, Celso Dal Ré, 1951-
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Ensino superior
Geociências
Engenharia
Aprendizagem significativa
Didactics
Education, Higher
Earth sciences
Engineering
Meaningful learning
Artigo original
topic Didática
Ensino superior
Geociências
Engenharia
Aprendizagem significativa
Didactics
Education, Higher
Earth sciences
Engineering
Meaningful learning
Artigo original
description Resumo: O avanço tecnológico, graças à expansão da indústria de petróleo e gás no Estado do Amazonas, incentivou a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) a criar, em 2010, um curso de graduação em Engenharia de Petróleo e Gás. Neste curso as disciplinas de Geociências são essenciais para o estudante entender a origem das jazidas de hidrocarbonetos e, posteriormente, desenvolver atividades de pesquisa, explotação e beneficiamento. Este artigo descreve estratégias de ensino baseadas no conceito de Alinhamento Cognitivo, que despertaram o interesse dos alunos e fomentaram participação nas disciplinas de Geofísica do Petróleo e Modelagem Geológica. Foram utilizados, em sala de aula, mapas conceituais, softwares livres e/ou comerciais, montagem de equipamentos didáticos e uso de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. A utilização das estratégias didáticas nas disciplinas de Modelagem Geológica de Reservatórios e Geofísica do Petróleo permitiu atingir resultados importantes no processo de ensino-aprendizagem. As alternativas de ensino podem ser replicadas em outros cursos técnicos e superiores de Engenharia de Petróleo e Gá
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/9346
SIMAS, Joemes de Lima; BASILICI, Giorgio; CARNEIRO, Celso Dal Ré. Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gás. Terrae didatica. Campinas, SP : UNICAMP/IG, 2021. Vol. 17 (mar., 2021), n art. e021015, p. 1-11. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9346. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/9346
identifier_str_mv SIMAS, Joemes de Lima; BASILICI, Giorgio; CARNEIRO, Celso Dal Ré. Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gás. Terrae didatica. Campinas, SP : UNICAMP/IG, 2021. Vol. 17 (mar., 2021), n art. e021015, p. 1-11. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9346. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268389
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030828406145024