Reflexões sobre o ensino de geociências nas escolas de tempo integral do Estado de Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Danilo Missias, 1990-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Zafalon, Marcelo Martin, 1977-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8712
Resumo: Agradecimentos: Danilo Missias Teixeira e Marcelo Martin Zafalon agradecem a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela bolsas de pós-graduação
id CAMP_3e456e5a728ecd3da4005b01a4323251
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1267167
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Reflexões sobre o ensino de geociências nas escolas de tempo integral do Estado de GoiásAbout the teaching geosciences in full-time schools in the State of GoiásGeociências - Estudo e ensinoEarth sciences - Study and teachingGeoteachingGeodisclosureArtigo originalAgradecimentos: Danilo Missias Teixeira e Marcelo Martin Zafalon agradecem a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela bolsas de pós-graduaçãoResumo: Promover o estudo de conceitos de Geociências na Educação Básica é um desafio para os professores, uma vez que não há espaço para este trabalho nos currículos escolares e encontra-se dificuldade para o diálogo entre as disciplinas de Ciências da Natureza e Geografia. As escolas comuns não oferecem muitas possibilidades para o estudo das Geociências o que destaca a necessidade de mais espaço e tempo, além de momentos que possibilitem o diálogo entre os professores de Química, Física, Biologia e Geografia. Isso poderia ser minimizado por meio de um período maior de ensino o que ocorre nos colégios de tempo integral. Nas escolas de tempo integral os estudantes possam mais tempo em sala de aula, com atividades diferenciadas e que possibilitam abordagens diversas. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar as possibilidades e os desafios para o ensino de Geociências nas escolas de tempo integral do Estado de Goiás. As escolas de tempo integral do Estado de Goiás, assim como as das outras localidades do país, tem como base as principais disciplinas escolares, sendo estas definidas por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A matriz curricular foi elaborada a partir do pressuposto de uma educação multidimensional onde são valorizados os conhecimentos científicos e as questões socioemocionais dos estudantes contemplada por meio dos componentes curriculares de duas partes: 1) Núcleo Comum; 2) Núcleo Diversificado. As possibilidades identificadas foram classificadas quanto a sua natureza em: Curricular, Pedagógica e Contextualização. Percebeu-se que, as disciplinas de Práticas de Laboratório e Pós-Medio se apresentam como espaços para o estudo de Geociências. O projeto de vida do aluno deve ser o principal objetivo numa escola integral e, por este motivo, os conceitos geocientíficos devem ser abordados de forma contextualizada, valorizando o contexto regional dos alunos e desenvolvendo no mesmo o pensamento crítico e a formação para o mercado de trabalhoAbstract:Promoting the study of Geosciences concepts in Basic Education is a challenge for teachers, since there is no space for this work in school curricula and there is difficulty for the dialogue between the subjects of Natural Sciences and Geography. Regular schools do not offer many possibilities for the study of Geosciences, which highlights the need for more space and time, as well as moments that enable dialogue between teachers of Chemistry, Physics, Biology and Geography. This could be minimized through a longer period of teaching, which occurs in full-time colleges. In full-time schools, students can spend more time in the classroom, with different activities that allow for different approaches. The objective of this work is to identify the possibilities and challenges for the teaching of Geosciences in full-time schools in the State of Goiás. Full-time schools in the State of Goiás, as well as those in other locations in the country, are based on the main school subjects, which are defined through the Common National Curriculum Base (BNCC). The curricular matrix was elaborated from the assumption of a multidimensional education, where scientific knowledge and the students' socio-emotional issues are valued, contemplated through the curricular components of two parts: 1) Common Core; 2) Diversified Core. The identified possibilities were classified according to their nature, in: Curriculum, Pedagogical and Contextualization. It was noticed that the disciplines of Laboratory Practice and Post-Medium are presented as spaces for the study of Geosciences. The student's life project should be the main objective in an integral school. For this reason, geoscientific concepts must be approached in a contextualized way, valuing the regional context of the students, and must develop critical thinking and training for the labor marketCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTeixeira, Danilo Missias, 1990-Zafalon, Marcelo Martin, 1977-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/8712TEIXEIRA, Danilo Missias; ZAFALON, Marcelo Martin. Reflexões sobre o ensino de geociências nas escolas de tempo integral do Estado de Goiás. Boletim paranaense de geociências. Curitiba, PR : Universidade Federal do Paraná, 2021. Vol. 79 (dez., 2021), p. 127-135. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8712. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1267167porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-30T10:57:49Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1267167Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-30T10:57:49Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o ensino de geociências nas escolas de tempo integral do Estado de Goiás
About the teaching geosciences in full-time schools in the State of Goiás
title Reflexões sobre o ensino de geociências nas escolas de tempo integral do Estado de Goiás
spellingShingle Reflexões sobre o ensino de geociências nas escolas de tempo integral do Estado de Goiás
Teixeira, Danilo Missias, 1990-
Geociências - Estudo e ensino
Earth sciences - Study and teaching
Geoteaching
Geodisclosure
Artigo original
title_short Reflexões sobre o ensino de geociências nas escolas de tempo integral do Estado de Goiás
title_full Reflexões sobre o ensino de geociências nas escolas de tempo integral do Estado de Goiás
title_fullStr Reflexões sobre o ensino de geociências nas escolas de tempo integral do Estado de Goiás
title_full_unstemmed Reflexões sobre o ensino de geociências nas escolas de tempo integral do Estado de Goiás
title_sort Reflexões sobre o ensino de geociências nas escolas de tempo integral do Estado de Goiás
author Teixeira, Danilo Missias, 1990-
author_facet Teixeira, Danilo Missias, 1990-
Zafalon, Marcelo Martin, 1977-
author_role author
author2 Zafalon, Marcelo Martin, 1977-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Danilo Missias, 1990-
Zafalon, Marcelo Martin, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Geociências - Estudo e ensino
Earth sciences - Study and teaching
Geoteaching
Geodisclosure
Artigo original
topic Geociências - Estudo e ensino
Earth sciences - Study and teaching
Geoteaching
Geodisclosure
Artigo original
description Agradecimentos: Danilo Missias Teixeira e Marcelo Martin Zafalon agradecem a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela bolsas de pós-graduação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/8712
TEIXEIRA, Danilo Missias; ZAFALON, Marcelo Martin. Reflexões sobre o ensino de geociências nas escolas de tempo integral do Estado de Goiás. Boletim paranaense de geociências. Curitiba, PR : Universidade Federal do Paraná, 2021. Vol. 79 (dez., 2021), p. 127-135. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8712. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/8712
identifier_str_mv TEIXEIRA, Danilo Missias; ZAFALON, Marcelo Martin. Reflexões sobre o ensino de geociências nas escolas de tempo integral do Estado de Goiás. Boletim paranaense de geociências. Curitiba, PR : Universidade Federal do Paraná, 2021. Vol. 79 (dez., 2021), p. 127-135. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8712. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1267167
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030827709890560