Reflexões sobre o ensino de geociências nas escolas de tempo integral do Estado de Goiás
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/8712 |
Resumo: | Agradecimentos: Danilo Missias Teixeira e Marcelo Martin Zafalon agradecem a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela bolsas de pós-graduação |
id |
CAMP_3e456e5a728ecd3da4005b01a4323251 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1267167 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre o ensino de geociências nas escolas de tempo integral do Estado de GoiásAbout the teaching geosciences in full-time schools in the State of GoiásGeociências - Estudo e ensinoEarth sciences - Study and teachingGeoteachingGeodisclosureArtigo originalAgradecimentos: Danilo Missias Teixeira e Marcelo Martin Zafalon agradecem a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela bolsas de pós-graduaçãoResumo: Promover o estudo de conceitos de Geociências na Educação Básica é um desafio para os professores, uma vez que não há espaço para este trabalho nos currículos escolares e encontra-se dificuldade para o diálogo entre as disciplinas de Ciências da Natureza e Geografia. As escolas comuns não oferecem muitas possibilidades para o estudo das Geociências o que destaca a necessidade de mais espaço e tempo, além de momentos que possibilitem o diálogo entre os professores de Química, Física, Biologia e Geografia. Isso poderia ser minimizado por meio de um período maior de ensino o que ocorre nos colégios de tempo integral. Nas escolas de tempo integral os estudantes possam mais tempo em sala de aula, com atividades diferenciadas e que possibilitam abordagens diversas. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar as possibilidades e os desafios para o ensino de Geociências nas escolas de tempo integral do Estado de Goiás. As escolas de tempo integral do Estado de Goiás, assim como as das outras localidades do país, tem como base as principais disciplinas escolares, sendo estas definidas por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A matriz curricular foi elaborada a partir do pressuposto de uma educação multidimensional onde são valorizados os conhecimentos científicos e as questões socioemocionais dos estudantes contemplada por meio dos componentes curriculares de duas partes: 1) Núcleo Comum; 2) Núcleo Diversificado. As possibilidades identificadas foram classificadas quanto a sua natureza em: Curricular, Pedagógica e Contextualização. Percebeu-se que, as disciplinas de Práticas de Laboratório e Pós-Medio se apresentam como espaços para o estudo de Geociências. O projeto de vida do aluno deve ser o principal objetivo numa escola integral e, por este motivo, os conceitos geocientíficos devem ser abordados de forma contextualizada, valorizando o contexto regional dos alunos e desenvolvendo no mesmo o pensamento crítico e a formação para o mercado de trabalhoAbstract:Promoting the study of Geosciences concepts in Basic Education is a challenge for teachers, since there is no space for this work in school curricula and there is difficulty for the dialogue between the subjects of Natural Sciences and Geography. Regular schools do not offer many possibilities for the study of Geosciences, which highlights the need for more space and time, as well as moments that enable dialogue between teachers of Chemistry, Physics, Biology and Geography. This could be minimized through a longer period of teaching, which occurs in full-time colleges. In full-time schools, students can spend more time in the classroom, with different activities that allow for different approaches. The objective of this work is to identify the possibilities and challenges for the teaching of Geosciences in full-time schools in the State of Goiás. Full-time schools in the State of Goiás, as well as those in other locations in the country, are based on the main school subjects, which are defined through the Common National Curriculum Base (BNCC). The curricular matrix was elaborated from the assumption of a multidimensional education, where scientific knowledge and the students' socio-emotional issues are valued, contemplated through the curricular components of two parts: 1) Common Core; 2) Diversified Core. The identified possibilities were classified according to their nature, in: Curriculum, Pedagogical and Contextualization. It was noticed that the disciplines of Laboratory Practice and Post-Medium are presented as spaces for the study of Geosciences. The student's life project should be the main objective in an integral school. For this reason, geoscientific concepts must be approached in a contextualized way, valuing the regional context of the students, and must develop critical thinking and training for the labor marketCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTeixeira, Danilo Missias, 1990-Zafalon, Marcelo Martin, 1977-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/8712TEIXEIRA, Danilo Missias; ZAFALON, Marcelo Martin. Reflexões sobre o ensino de geociências nas escolas de tempo integral do Estado de Goiás. Boletim paranaense de geociências. Curitiba, PR : Universidade Federal do Paraná, 2021. Vol. 79 (dez., 2021), p. 127-135. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8712. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1267167porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-30T10:57:49Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1267167Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-30T10:57:49Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre o ensino de geociências nas escolas de tempo integral do Estado de Goiás About the teaching geosciences in full-time schools in the State of Goiás |
title |
Reflexões sobre o ensino de geociências nas escolas de tempo integral do Estado de Goiás |
spellingShingle |
Reflexões sobre o ensino de geociências nas escolas de tempo integral do Estado de Goiás Teixeira, Danilo Missias, 1990- Geociências - Estudo e ensino Earth sciences - Study and teaching Geoteaching Geodisclosure Artigo original |
title_short |
Reflexões sobre o ensino de geociências nas escolas de tempo integral do Estado de Goiás |
title_full |
Reflexões sobre o ensino de geociências nas escolas de tempo integral do Estado de Goiás |
title_fullStr |
Reflexões sobre o ensino de geociências nas escolas de tempo integral do Estado de Goiás |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o ensino de geociências nas escolas de tempo integral do Estado de Goiás |
title_sort |
Reflexões sobre o ensino de geociências nas escolas de tempo integral do Estado de Goiás |
author |
Teixeira, Danilo Missias, 1990- |
author_facet |
Teixeira, Danilo Missias, 1990- Zafalon, Marcelo Martin, 1977- |
author_role |
author |
author2 |
Zafalon, Marcelo Martin, 1977- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Danilo Missias, 1990- Zafalon, Marcelo Martin, 1977- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geociências - Estudo e ensino Earth sciences - Study and teaching Geoteaching Geodisclosure Artigo original |
topic |
Geociências - Estudo e ensino Earth sciences - Study and teaching Geoteaching Geodisclosure Artigo original |
description |
Agradecimentos: Danilo Missias Teixeira e Marcelo Martin Zafalon agradecem a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela bolsas de pós-graduação |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/8712 TEIXEIRA, Danilo Missias; ZAFALON, Marcelo Martin. Reflexões sobre o ensino de geociências nas escolas de tempo integral do Estado de Goiás. Boletim paranaense de geociências. Curitiba, PR : Universidade Federal do Paraná, 2021. Vol. 79 (dez., 2021), p. 127-135. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8712. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/8712 |
identifier_str_mv |
TEIXEIRA, Danilo Missias; ZAFALON, Marcelo Martin. Reflexões sobre o ensino de geociências nas escolas de tempo integral do Estado de Goiás. Boletim paranaense de geociências. Curitiba, PR : Universidade Federal do Paraná, 2021. Vol. 79 (dez., 2021), p. 127-135. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8712. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1267167 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030827709890560 |