Mapa mental interativo : a concepção de uma mídia rica para a aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12597 |
Resumo: | Resumo: Este artigo explora as características do mapa mental como ferramenta pedagógica e demonstra o uso de tecnologia e interatividade para potencializar o uso deste recurso. Desenvolvemos um protótipo de um mapa mental interativo para demonstrar recursos de visualização que podem agregar valor à ferramenta. Os mapas mentais podem se constituir como mídias ricas, uma vez que permitem incorporar diferentes tipos de mídias, possibilitando atingir estudantes com diferentes perfis e necessidades de aprendizagem. Neste sentido, o trabalho demonstra aplicações e vantagens dos mapas mentais como uma ferramenta para uma metodologia ativa, favorecendo a interação do discente e sua participação na construção do seu conhecimento, também, aliando o aspecto tecnológico como forma de aproximação entre a escola e a realidade dos estudantes |
id |
CAMP_8a4d5cc4333d7693b336675c6157dc2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1349844 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Mapa mental interativo : a concepção de uma mídia rica para a aprendizagemInteractive mind map : the conception of a rich media for learningObjetos de aprendizagemTecnologia educacionalLearning objectsEducational technologyMapa MentalAplicações InterativasMídia RicaArtigo originalResumo: Este artigo explora as características do mapa mental como ferramenta pedagógica e demonstra o uso de tecnologia e interatividade para potencializar o uso deste recurso. Desenvolvemos um protótipo de um mapa mental interativo para demonstrar recursos de visualização que podem agregar valor à ferramenta. Os mapas mentais podem se constituir como mídias ricas, uma vez que permitem incorporar diferentes tipos de mídias, possibilitando atingir estudantes com diferentes perfis e necessidades de aprendizagem. Neste sentido, o trabalho demonstra aplicações e vantagens dos mapas mentais como uma ferramenta para uma metodologia ativa, favorecendo a interação do discente e sua participação na construção do seu conhecimento, também, aliando o aspecto tecnológico como forma de aproximação entre a escola e a realidade dos estudantesAbstract: This article explores the characteristics of the mind map as a pedagogical tool and demonstrates the use of technology and interactivity to enhance this resource’s use. We developed a prototype of an interactive mind map to demonstrate features that can add value to the tool. Mind maps can be constituted as rich media since they allow incorporating different media types, making it possible to reach students with different profiles and learning needs. In this sense, the work demonstrates applications and advantages of mind maps as a tool for an active methodology, favoring the student’s interaction and his participation in constructing his knowledge, also combining the technological aspect as a way of approximation between school and reality of studentsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTavares, Luís Antônio, 1987-Meira, Matheus Carvalho, 1983-Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12597TAVARES, Luís Antônio; MEIRA, Matheus Carvalho; AMARAL, Sergio Ferreira do. Mapa mental interativo: a concepção de uma mídia rica para a aprendizagem. Educação, Ciência e Cultura. Canoas, RS : Centro Universitario La Salle, 2021. Vol. 26, n. 1 (mar., 2021), p. 1-12. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12597. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1349844porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T16:35:22Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1349844Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-22T16:35:22Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapa mental interativo : a concepção de uma mídia rica para a aprendizagem Interactive mind map : the conception of a rich media for learning |
title |
Mapa mental interativo : a concepção de uma mídia rica para a aprendizagem |
spellingShingle |
Mapa mental interativo : a concepção de uma mídia rica para a aprendizagem Tavares, Luís Antônio, 1987- Objetos de aprendizagem Tecnologia educacional Learning objects Educational technology Mapa Mental Aplicações Interativas Mídia Rica Artigo original |
title_short |
Mapa mental interativo : a concepção de uma mídia rica para a aprendizagem |
title_full |
Mapa mental interativo : a concepção de uma mídia rica para a aprendizagem |
title_fullStr |
Mapa mental interativo : a concepção de uma mídia rica para a aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Mapa mental interativo : a concepção de uma mídia rica para a aprendizagem |
title_sort |
Mapa mental interativo : a concepção de uma mídia rica para a aprendizagem |
author |
Tavares, Luís Antônio, 1987- |
author_facet |
Tavares, Luís Antônio, 1987- Meira, Matheus Carvalho, 1983- Amaral, Sergio Ferreira do, 1954- |
author_role |
author |
author2 |
Meira, Matheus Carvalho, 1983- Amaral, Sergio Ferreira do, 1954- |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Luís Antônio, 1987- Meira, Matheus Carvalho, 1983- Amaral, Sergio Ferreira do, 1954- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objetos de aprendizagem Tecnologia educacional Learning objects Educational technology Mapa Mental Aplicações Interativas Mídia Rica Artigo original |
topic |
Objetos de aprendizagem Tecnologia educacional Learning objects Educational technology Mapa Mental Aplicações Interativas Mídia Rica Artigo original |
description |
Resumo: Este artigo explora as características do mapa mental como ferramenta pedagógica e demonstra o uso de tecnologia e interatividade para potencializar o uso deste recurso. Desenvolvemos um protótipo de um mapa mental interativo para demonstrar recursos de visualização que podem agregar valor à ferramenta. Os mapas mentais podem se constituir como mídias ricas, uma vez que permitem incorporar diferentes tipos de mídias, possibilitando atingir estudantes com diferentes perfis e necessidades de aprendizagem. Neste sentido, o trabalho demonstra aplicações e vantagens dos mapas mentais como uma ferramenta para uma metodologia ativa, favorecendo a interação do discente e sua participação na construção do seu conhecimento, também, aliando o aspecto tecnológico como forma de aproximação entre a escola e a realidade dos estudantes |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12597 TAVARES, Luís Antônio; MEIRA, Matheus Carvalho; AMARAL, Sergio Ferreira do. Mapa mental interativo: a concepção de uma mídia rica para a aprendizagem. Educação, Ciência e Cultura. Canoas, RS : Centro Universitario La Salle, 2021. Vol. 26, n. 1 (mar., 2021), p. 1-12. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12597. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12597 |
identifier_str_mv |
TAVARES, Luís Antônio; MEIRA, Matheus Carvalho; AMARAL, Sergio Ferreira do. Mapa mental interativo: a concepção de uma mídia rica para a aprendizagem. Educação, Ciência e Cultura. Canoas, RS : Centro Universitario La Salle, 2021. Vol. 26, n. 1 (mar., 2021), p. 1-12. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12597. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1349844 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030831114616832 |