Missa Breve sobre Ritmos Populares Brasileiros, de Aylton Escobar : perspectivas analíticas
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/9282 |
Resumo: | Resumo: Este artigo traz uma abordagem analítica da Missa Breve sobre Ritmos Populares Brasileiros, de Aylton Escobar, escrita em 1964, para coro a capella, apresentada nos Estados Unidos, em 1968, no IV Festival Interamericano de Música. O texto apresenta, como procedimento metodológico, um enfoque bibliográfico-analítico, por meio do qual se buscou a compreensão do diálogo entre a música sacro-litúrgica e a tradição popular e folclórica brasileira, que resultou em um hibridismo revelado em diversas frentes. A bibliografia que fundamenta este trabalho tem como principais autores: Bent (2002), Caplin (1998), Carvalho (2000), Cook (1987), De Bonis (2018), Ruwet (1987) e Schoenberg (2008), na área da análise musical; Alvarenga (1960), Andrade (1989), Ayala (1988), Lima (2010), Machado (2012), Marcondes (1977), Neves (2008) e Sautchuc (2009), na contextualização biográfica e pesquisa sobre a música brasileira; e, por fim, dados oriundos de uma entrevista realizada com o próprio compositor, no dia 26 de novembro de 2019. Como considerações finais, o texto aponta os processos de hibridação encontrados na obra, com destaque para a maneira com a qual o compositor concebeu uma missa de considerável importância para o repertório coral brasileiro |
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Missa Breve sobre Ritmos Populares Brasileiros, de Aylton Escobar : perspectivas analíticasMissa Breve sobre Ritmos Populares Brasileiros, by Aylton Escobar : analytical approachesEscobar, Aylton, 1943-Música - Análise, apreciaçãoMusic - Analysis, appreciationMúsica coral brasileiraMúsica sacraMissa BreveBrazilian choral musicSacred musicMissa BrevisArtigo originalResumo: Este artigo traz uma abordagem analítica da Missa Breve sobre Ritmos Populares Brasileiros, de Aylton Escobar, escrita em 1964, para coro a capella, apresentada nos Estados Unidos, em 1968, no IV Festival Interamericano de Música. O texto apresenta, como procedimento metodológico, um enfoque bibliográfico-analítico, por meio do qual se buscou a compreensão do diálogo entre a música sacro-litúrgica e a tradição popular e folclórica brasileira, que resultou em um hibridismo revelado em diversas frentes. A bibliografia que fundamenta este trabalho tem como principais autores: Bent (2002), Caplin (1998), Carvalho (2000), Cook (1987), De Bonis (2018), Ruwet (1987) e Schoenberg (2008), na área da análise musical; Alvarenga (1960), Andrade (1989), Ayala (1988), Lima (2010), Machado (2012), Marcondes (1977), Neves (2008) e Sautchuc (2009), na contextualização biográfica e pesquisa sobre a música brasileira; e, por fim, dados oriundos de uma entrevista realizada com o próprio compositor, no dia 26 de novembro de 2019. Como considerações finais, o texto aponta os processos de hibridação encontrados na obra, com destaque para a maneira com a qual o compositor concebeu uma missa de considerável importância para o repertório coral brasileiroAbstract: This paper presents an analytical approach to the musical work composed in 1964, Missa Breve sobre Ritmos Populares Brasileiros, by Aylton Escobar. Written for a capella choir, it was premiered in the USA, in 1968, at the IV Interamerican Music Festival. This article takes, as a methodological procedure, a bibliographic-analytical approach, through which we sought to understand the dialogue between sacred-liturgical music and Brazilian folk and popular traditions, which resulted in a hybridism revealed in several ways. The bibliography that supports this work has as main authors: Bent (2002), Caplin (1998), Carvalho (2000), Cook (1987), De Bonis (2018), Ruwet (1987) and Schoenberg (2008), in the field of musical analysis; Alvarenga (1960), Andrade (1989), Ayala (1988), Lima (2010), Machado (2012), Marcondes (1977), Neves (2008) and Sautchuc (2009), regarding the biographical contextualization and research on Brazilian Music; and, finally, data from an interview with the composer. As final considerations, the text points out the hybridization processes found in the work, highlighting the way in which the composer conceived a mass of considerable importance for the Brazilian choral repertoireAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFernandes, Angelo José, 1973-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/9282FERNANDES, Angelo José. Missa Breve sobre Ritmos Populares Brasileiros, de Aylton Escobar: perspectivas analíticas. Musica theorica. Salvador, BA : Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, 2021. Vol. 6, n. 1 (2021), p. 133-164. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9282. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268279porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-10T11:15:11Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1268279Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-05-10T11:15:11Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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