Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boruchovitch, Evely, 1961-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1054
Resumo: Agradecimentos: A autora agradece o apoio financeiro do CNPq
id CAMP_8aa0b8b087e31fe5fc44b4b5a0fb8732
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1232631
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagemPerception and knowledge of future teachers of their learning processesPercepción y conocimiento de futuros profesores sobre sus procesos de aprendizajeFormação de professoresTeacher trainingMetacognitionArtigo originalAgradecimentos: A autora agradece o apoio financeiro do CNPqResumo: Este trabalho objetivou levantar os conhecimentos que os futuros professores tinham a respeito de suas estratégias de aprendizagem. Participaram 62 estudantes, de cursos de Pedagogia e Matemática, de uma universidade pública e outra particular de dois estados brasileiros. Os dados foram coletados por meio do Protocolo de Ativação da Metacognição e da Autorreflexão sobre a Aprendizagem do Futuro Professor e examinados pela análise de conteúdo. Os resultados mostram não só que os estudantes que aspiram ser professores refletem sobre sua aprendizagem e se preocupam em processar a informação de maneira mais profunda, mas também que o autoconhecimento se constitui em instrumento importante para ajudar alunos a aprender a aprender. Do total de participantes, 70% declararam utilizar estratégias cognitivas, enquanto somente 30% mencionaram as metacognitivas. Aventa-se que haja falta de instrução adequada quanto ao uso de estratégias de aprendizagem no contexto educacional de formação do professorAbstract: This study was targeted at assessing the knowledge of future teachers about their own learning strategies. The sample was composed of 62 students from pedagogy and mathematics courses, of public and private universities of two Brazilian states. Data was collected using the Future Teacher Self-reflection of Learning and Metacognition Activation Protocol and examined by content analysis. Results showed not only that the students reflect on their learning and are concerned with deep processing of information, but also that self-reflection can be an important tool to help students learn how to learn. Of the total sample, 70% reported using cognitive strategies while only 30 % mentioned the metacognitive ones. It can be inferred that there is lack of adequate instruction regarding the use of learning strategies in the context of teacher educationResumen: Este trabajo objetivó plantear los conocimientos que los futuros profesores tenían respecto a sus estrategias de aprendizaje. Participaron 62 estudiantes de cursos de pedagogía y matemáticas, de una universidad pública y otra particular de dos estados brasileños. Se recogieron los datos a través del Protocolo de Ativação da Metacognição e da Autorreflexão sobre a Aprendizagem do Futuro Professor, que fueron examinados por el análisis de contenido. Los resultados mostraron que los estudiantes que aspiran ser profesores reflexionan sobre su aprendizaje y se preocupan en procesar la información con mayor profundidad y que creen que el autoconocimiento es una herramienta importante para ayudar a los alumnos a aprender cómo aprender. De los de participantes, 70% reportaron utilizar estrategias cognitivas y solamente el 30% mencionaron las metacognitivas. Se sugiere que haya falta de instrucción adecuada cuanto al uso de estrategias de aprendizaje en el contexto educacional de formación del profesoradoCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBoruchovitch, Evely, 1961-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1054BORUCHOVITCH, Evely. Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem. Pro-posições. Campinas, SP : UNICAMP/FE, 2016. Vol. 27, n. 3 (dez., 2016), p. 31-56. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1054. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1232631porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-22T13:37:03Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1232631Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2021-11-22T13:37:03Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem
Perception and knowledge of future teachers of their learning processes
Percepción y conocimiento de futuros profesores sobre sus procesos de aprendizaje
title Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem
spellingShingle Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem
Boruchovitch, Evely, 1961-
Formação de professores
Teacher training
Metacognition
Artigo original
title_short Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem
title_full Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem
title_fullStr Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem
title_full_unstemmed Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem
title_sort Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem
author Boruchovitch, Evely, 1961-
author_facet Boruchovitch, Evely, 1961-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Boruchovitch, Evely, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Teacher training
Metacognition
Artigo original
topic Formação de professores
Teacher training
Metacognition
Artigo original
description Agradecimentos: A autora agradece o apoio financeiro do CNPq
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1054
BORUCHOVITCH, Evely. Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem. Pro-posições. Campinas, SP : UNICAMP/FE, 2016. Vol. 27, n. 3 (dez., 2016), p. 31-56. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1054. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1054
identifier_str_mv BORUCHOVITCH, Evely. Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem. Pro-posições. Campinas, SP : UNICAMP/FE, 2016. Vol. 27, n. 3 (dez., 2016), p. 31-56. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1054. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1232631
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030826196795392