A percepção de licenciandos em Física sobre o papel do professor no processo metacognitivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Rafael Dias do
Data de Publicação: 0008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/253633
Resumo: Como aprendemos? O que precisamos para aprender? O que está envolvido no ato de aprender? É possível ser consciente do próprio processo de aprendizagem? Em que medida as interações sociais estão relacionadas ao aprendizado? A aprendizagem é um processo dinâmico e, como tal, exige a construção gradual do conhecimento, o que, por sua vez, demanda um período. As pessoas aprendem utilizando diversas abordagens, sendo influenciadas por uma variedade de fatores ao longo do tempo. Nesse sentido, este estudo tem por interesse investigar: Como licenciandos, possíveis formandos do ano letivo de 2023, de um curso de licenciatura em Física percebem o aprender enquanto pensamento metacognitivo e o papel do professor neste processo? O objetivo principal é analisar a percepção do processo de aprendizado entre licenciandos em formação na área de Física, baseando-se em suas experiências educacionais. Ou seja, investigar a maneira como essas percepções se conectam aos aspectos metacognitivos, explorando como os investigados evocam pensamentos metacognitivos para contemplar seu próprio processo de aprendizado, e como propõem examinar a percepção dos mesmos em relação aos processos de aprendizagem do outro com relação aos elementos metacognitivos. Ainda, avaliar se licenciandos em formação reconhecem os componentes metacognitivas relacionados aos componentes de controle executivo e autorregulador, considerando como relevante a inter-relação dessas variáveis com o próprio processo de aprendizagem e o entendimento de sua própria cognição. A metodologia de pesquisa é de caráter qualitativo, valorizando as perspectivas diversas dos participantes. A pesquisa contou com a participação de licenciandos em Física, formandos no final do ano de 2023, de um curso de Licenciatura em Física de uma universidade pública do interior do estado de São Paulo. Para a constituição de dados foi utilizada como instrumento a entrevista de natureza exploratória e coleta de informações, estruturada, individual. Para a análise dos dados foi utilizado o referencial teórico-metodológico da Análise Textual Discursiva – ATD. Por meio das análises constatou-se a existência de manifestações que revelam diferenças significativas em seus percursos formativos, trazendo a importância da familiaridade com conceitos, na qual, assimilação do conhecimento e aplicação prática foram ressaltadas. A relação professor-aluno foi considerada crucial, enfatizando o papel do professor como facilitador da autorregulação. A metacognição emergiu como ferramenta valiosa, não apenas para o aprendizado individual, mas também na abordagem dinâmica ao ensino, bem como sua colaboração foi destacada como crucial, evidenciando sua harmonia natural com a avaliação como retorno ao aprendizado. Constatou-se a necessidade de instrução sobre estratégias de aprendizagem nos cursos de formação de professores, apontada para estimular a consciência metacognitiva nos licenciandos, promovendo uma formação crítica e autônoma, respaldando que abordagens que potencializam o desenvolvimento cognitivo são essenciais para a melhoria contínua dos processos de aprendizagem.
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Nesse sentido, este estudo tem por interesse investigar: Como licenciandos, possíveis formandos do ano letivo de 2023, de um curso de licenciatura em Física percebem o aprender enquanto pensamento metacognitivo e o papel do professor neste processo? O objetivo principal é analisar a percepção do processo de aprendizado entre licenciandos em formação na área de Física, baseando-se em suas experiências educacionais. Ou seja, investigar a maneira como essas percepções se conectam aos aspectos metacognitivos, explorando como os investigados evocam pensamentos metacognitivos para contemplar seu próprio processo de aprendizado, e como propõem examinar a percepção dos mesmos em relação aos processos de aprendizagem do outro com relação aos elementos metacognitivos. Ainda, avaliar se licenciandos em formação reconhecem os componentes metacognitivas relacionados aos componentes de controle executivo e autorregulador, considerando como relevante a inter-relação dessas variáveis com o próprio processo de aprendizagem e o entendimento de sua própria cognição. A metodologia de pesquisa é de caráter qualitativo, valorizando as perspectivas diversas dos participantes. A pesquisa contou com a participação de licenciandos em Física, formandos no final do ano de 2023, de um curso de Licenciatura em Física de uma universidade pública do interior do estado de São Paulo. Para a constituição de dados foi utilizada como instrumento a entrevista de natureza exploratória e coleta de informações, estruturada, individual. Para a análise dos dados foi utilizado o referencial teórico-metodológico da Análise Textual Discursiva – ATD. Por meio das análises constatou-se a existência de manifestações que revelam diferenças significativas em seus percursos formativos, trazendo a importância da familiaridade com conceitos, na qual, assimilação do conhecimento e aplicação prática foram ressaltadas. A relação professor-aluno foi considerada crucial, enfatizando o papel do professor como facilitador da autorregulação. A metacognição emergiu como ferramenta valiosa, não apenas para o aprendizado individual, mas também na abordagem dinâmica ao ensino, bem como sua colaboração foi destacada como crucial, evidenciando sua harmonia natural com a avaliação como retorno ao aprendizado. Constatou-se a necessidade de instrução sobre estratégias de aprendizagem nos cursos de formação de professores, apontada para estimular a consciência metacognitiva nos licenciandos, promovendo uma formação crítica e autônoma, respaldando que abordagens que potencializam o desenvolvimento cognitivo são essenciais para a melhoria contínua dos processos de aprendizagem.How do we learn? What do we need for learning? What is involved in the act of learning? Is it possible to be conscious of one's own learning process? To what extent are social interactions connected to learning? Learning is a dynamic process and, as such, demands the gradual construction of knowledge, which, in turn, requires a period of time. People learn using various approaches, influenced by a variety of factors over time. In this context, this study aims to investigate: How do prospective graduates, potential graduates of the academic year 2023, from a Physics education program perceive learning as metacognitive thinking, and what is the role of the teacher in this process? The primary objective is to analyze the perception of the learning process among prospective Physics graduates, based on their educational experiences. In other words, to explore how these perceptions connect to metacognitive aspects, examining how participants evoke metacognitive thoughts to reflect on their own learning process, and how they propose to scrutinize their perception of others' learning processes in relation to metacognitive elements. Additionally, to assess whether prospective graduates recognize metacognitive components related to executive and self-regulatory control, considering the relevance of the interrelation of these variables with the learning process and the understanding of their own cognition. The research methodology is qualitative, valuing diverse participant perspectives. The study involved prospective Physics graduates, expected to complete their studies by the end of 2023, from a Physics Education program at a public university in the interior of the state of S„o Paulo. For data collection, exploratory, structured, individual interviews were used as the instrument. Data analysis employed the theoreticalmethodological framework of Discursive Textual Analysis (DTA). Through the analyses, manifestations revealing significant differences in formative paths were identified, emphasizing the importance of familiarity with concepts, where knowledge assimilation and practical application were highlighted. The teacher-student relationship was considered crucial, emphasizing the teacher's role as a facilitator of self-regulation. Metacognition emerged as a valuable tool, not only for individual learning but also in the dynamic approach to teaching, and its collaboration was highlighted as crucial, demonstrating its natural harmony with assessment as feedback to learning. The need for instruction on learning strategies in teacher education programs was identified to encourage metacognitive awareness in prospective graduates, promoting critical and autonomous formation, supporting the view that approaches enhancing cognitive development are essential for the continuous improvement of learning processes.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]Nascimento, Rafael Dias do2024-03-11T19:01:23Z2024-03-11T19:01:23Z0008-12-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Rafael Dias do. A percepção de licenciandos em Física sobre o papel do professor no processo metacognitivo. 2023. 102 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física) - Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista - UNESP, 2023.https://hdl.handle.net/11449/253633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-03-12T07:42:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253633Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-03-12T07:42:05Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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