Articulações discursivas em torno do significante juventude : sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Raquel Almeida, 1984-
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Straforini, Rafael, 1973-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12030
Resumo: Agradecimentos: Agradecemos à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) pelo suporte e financiamento (em curso) do projeto de pesquisa "Juventudes e Ensino Médio: o raciocínio geográfico escolar no ensino das questões étnico-raciais" (Processo 2021/12274-4), ao qual este artigo faz parte
id CAMP_8e1b9568d90ed61bd68d23d7eb446454
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1346098
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Articulações discursivas em torno do significante juventude : sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCCDiscursive articulations surrounding the signifier youth : meanings of geographic knowledge in dispute in the BNCCArticulaciones discursivas em torno al joven significante : significados del conocimiento geográfico em disputa en el BNCCGeografia - Estudo e ensinoJuventudeAnálise do discursoBase Nacional Comum CurricularEnsino médioGeography - Study and teachingYouthDiscourse analysisCommon National Curriculum Base.High schoolArtigo originalAgradecimentos: Agradecemos à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) pelo suporte e financiamento (em curso) do projeto de pesquisa "Juventudes e Ensino Médio: o raciocínio geográfico escolar no ensino das questões étnico-raciais" (Processo 2021/12274-4), ao qual este artigo faz parteResumo: O presente trabalho busca tecer reflexões em torno do significante juventude na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), discutindo os múltiplos sentidos atrelados aos jovens na etapa do ensino médio, em específico aquele que busca fixar um lugar hegemônico a partir das possibilidades das abordagens geográficas na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. O caminho metodológico adotado consiste em uma pesquisa de viés qualitativo, com uso de técnicas de pesquisa de análise documental e revisão da literatura. Sob a perspectiva da Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015), ao qual tomamos como orientador teórico neste trabalho, os currículos são constituídos por meio da luta por significação de discursos, sendo estes concebidos dentro de um espectro complexo de produção de sentidos. Assim, os sentidos discursivos que interpelam o significante juventude, tal como trabalho, cidadania, protagonismo, tecnologia e contemporaneidade, fazem parte de uma escrita de cunho educacional que, de maneira articulatória, compõem uma textualidade política provisória e contingencialAbstract: This article seeks to reflect on the meaning of youth in the BNCC, discussing the multiple meanings that are associated with young people at the high school, in particular the one that seeks to establish a hegemonic place from the possibilities of geographic approaches in the area of Applied Social and Human Sciences. The methodological path adopted consists of qualitative research, with the use of documental analysis and literature review research techniques. From the perspective of Laclau and Mouffe's Discourse Theory (2015), which we take as a theoretical guide in this work, educational curricula are constituted through the struggle for the signification of discourses, which are conceived within a complex spectrum of meanings production. Therefore, the discourses that interpellate the significant youth, such as labor, citizenship, protagonism, technology and contemporaneity are part of an educational writing that, in an articulatory manner, composes a provisional and contingent political textualityResumen: Este trabajo busca entramar reflexiones en torno al significado de juventud en la BNCC, discutiendo los múltiples significados atribuidos a los jóvenes en la etapa de secundaria, específicamente el que busca el establecimiento de un lugar hegemónico desde las posibilidades de los enfoques geográficos en el área de Humanidades Aplicadas y Ciencias Sociales. La vía metodológica adoptada consiste en un enfoque de investigación cualitativa, con la utilización de técnicas de la investigación de análisis de documentos y revisión de la literatura. Desde la perspectiva de la Teoría del Discurso de Laclau y Mouffe (2015), que tomamos como guía teórica en este trabajo, los currículos se constituyen a través de la lucha por la significación de los discursos, que se conciben dentro de un complejo espectro de producción de sentido. Así, los significados discursivos que interpelan al significante juventud, como trabajo, ciudadanía, protagonismo, tecnología y contemporaneidad, forman parte de una escritura pedagógica que, de manera articulatoria, componen una textualidad política provisional y contingenteFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRamos, Raquel Almeida, 1984-Straforini, Rafael, 1973-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12030RAMOS, Raquel Almeida; STRAFORINI, Rafael. Articulações discursivas em torno do significante juventude: sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCC. Boletim campineiro de geografia. Campinas, SP : Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2022. Vol. 12, n. 2 (dez., 2022), p. 287–304. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12030. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1346098porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-27T14:48:51Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1346098Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-27T14:48:51Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Articulações discursivas em torno do significante juventude : sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCC
Discursive articulations surrounding the signifier youth : meanings of geographic knowledge in dispute in the BNCC
Articulaciones discursivas em torno al joven significante : significados del conocimiento geográfico em disputa en el BNCC
title Articulações discursivas em torno do significante juventude : sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCC
spellingShingle Articulações discursivas em torno do significante juventude : sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCC
Ramos, Raquel Almeida, 1984-
Geografia - Estudo e ensino
Juventude
Análise do discurso
Base Nacional Comum Curricular
Ensino médio
Geography - Study and teaching
Youth
Discourse analysis
Common National Curriculum Base.
High school
Artigo original
title_short Articulações discursivas em torno do significante juventude : sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCC
title_full Articulações discursivas em torno do significante juventude : sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCC
title_fullStr Articulações discursivas em torno do significante juventude : sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCC
title_full_unstemmed Articulações discursivas em torno do significante juventude : sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCC
title_sort Articulações discursivas em torno do significante juventude : sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCC
author Ramos, Raquel Almeida, 1984-
author_facet Ramos, Raquel Almeida, 1984-
Straforini, Rafael, 1973-
author_role author
author2 Straforini, Rafael, 1973-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Raquel Almeida, 1984-
Straforini, Rafael, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Estudo e ensino
Juventude
Análise do discurso
Base Nacional Comum Curricular
Ensino médio
Geography - Study and teaching
Youth
Discourse analysis
Common National Curriculum Base.
High school
Artigo original
topic Geografia - Estudo e ensino
Juventude
Análise do discurso
Base Nacional Comum Curricular
Ensino médio
Geography - Study and teaching
Youth
Discourse analysis
Common National Curriculum Base.
High school
Artigo original
description Agradecimentos: Agradecemos à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) pelo suporte e financiamento (em curso) do projeto de pesquisa "Juventudes e Ensino Médio: o raciocínio geográfico escolar no ensino das questões étnico-raciais" (Processo 2021/12274-4), ao qual este artigo faz parte
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/12030
RAMOS, Raquel Almeida; STRAFORINI, Rafael. Articulações discursivas em torno do significante juventude: sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCC. Boletim campineiro de geografia. Campinas, SP : Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2022. Vol. 12, n. 2 (dez., 2022), p. 287–304. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12030. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/12030
identifier_str_mv RAMOS, Raquel Almeida; STRAFORINI, Rafael. Articulações discursivas em torno do significante juventude: sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCC. Boletim campineiro de geografia. Campinas, SP : Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2022. Vol. 12, n. 2 (dez., 2022), p. 287–304. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12030. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1346098
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030830979350528