Articulações discursivas em torno do significante juventude : sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12030 |
Resumo: | Agradecimentos: Agradecemos à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) pelo suporte e financiamento (em curso) do projeto de pesquisa "Juventudes e Ensino Médio: o raciocínio geográfico escolar no ensino das questões étnico-raciais" (Processo 2021/12274-4), ao qual este artigo faz parte |
id |
CAMP_8e1b9568d90ed61bd68d23d7eb446454 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1346098 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Articulações discursivas em torno do significante juventude : sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCCDiscursive articulations surrounding the signifier youth : meanings of geographic knowledge in dispute in the BNCCArticulaciones discursivas em torno al joven significante : significados del conocimiento geográfico em disputa en el BNCCGeografia - Estudo e ensinoJuventudeAnálise do discursoBase Nacional Comum CurricularEnsino médioGeography - Study and teachingYouthDiscourse analysisCommon National Curriculum Base.High schoolArtigo originalAgradecimentos: Agradecemos à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) pelo suporte e financiamento (em curso) do projeto de pesquisa "Juventudes e Ensino Médio: o raciocínio geográfico escolar no ensino das questões étnico-raciais" (Processo 2021/12274-4), ao qual este artigo faz parteResumo: O presente trabalho busca tecer reflexões em torno do significante juventude na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), discutindo os múltiplos sentidos atrelados aos jovens na etapa do ensino médio, em específico aquele que busca fixar um lugar hegemônico a partir das possibilidades das abordagens geográficas na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. O caminho metodológico adotado consiste em uma pesquisa de viés qualitativo, com uso de técnicas de pesquisa de análise documental e revisão da literatura. Sob a perspectiva da Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015), ao qual tomamos como orientador teórico neste trabalho, os currículos são constituídos por meio da luta por significação de discursos, sendo estes concebidos dentro de um espectro complexo de produção de sentidos. Assim, os sentidos discursivos que interpelam o significante juventude, tal como trabalho, cidadania, protagonismo, tecnologia e contemporaneidade, fazem parte de uma escrita de cunho educacional que, de maneira articulatória, compõem uma textualidade política provisória e contingencialAbstract: This article seeks to reflect on the meaning of youth in the BNCC, discussing the multiple meanings that are associated with young people at the high school, in particular the one that seeks to establish a hegemonic place from the possibilities of geographic approaches in the area of Applied Social and Human Sciences. The methodological path adopted consists of qualitative research, with the use of documental analysis and literature review research techniques. From the perspective of Laclau and Mouffe's Discourse Theory (2015), which we take as a theoretical guide in this work, educational curricula are constituted through the struggle for the signification of discourses, which are conceived within a complex spectrum of meanings production. Therefore, the discourses that interpellate the significant youth, such as labor, citizenship, protagonism, technology and contemporaneity are part of an educational writing that, in an articulatory manner, composes a provisional and contingent political textualityResumen: Este trabajo busca entramar reflexiones en torno al significado de juventud en la BNCC, discutiendo los múltiples significados atribuidos a los jóvenes en la etapa de secundaria, específicamente el que busca el establecimiento de un lugar hegemónico desde las posibilidades de los enfoques geográficos en el área de Humanidades Aplicadas y Ciencias Sociales. La vía metodológica adoptada consiste en un enfoque de investigación cualitativa, con la utilización de técnicas de la investigación de análisis de documentos y revisión de la literatura. Desde la perspectiva de la Teoría del Discurso de Laclau y Mouffe (2015), que tomamos como guía teórica en este trabajo, los currículos se constituyen a través de la lucha por la significación de los discursos, que se conciben dentro de un complejo espectro de producción de sentido. Así, los significados discursivos que interpelan al significante juventud, como trabajo, ciudadanía, protagonismo, tecnología y contemporaneidad, forman parte de una escritura pedagógica que, de manera articulatoria, componen una textualidad política provisional y contingenteFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRamos, Raquel Almeida, 1984-Straforini, Rafael, 1973-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12030RAMOS, Raquel Almeida; STRAFORINI, Rafael. Articulações discursivas em torno do significante juventude: sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCC. Boletim campineiro de geografia. Campinas, SP : Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2022. Vol. 12, n. 2 (dez., 2022), p. 287–304. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12030. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1346098porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-27T14:48:51Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1346098Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-27T14:48:51Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Articulações discursivas em torno do significante juventude : sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCC Discursive articulations surrounding the signifier youth : meanings of geographic knowledge in dispute in the BNCC Articulaciones discursivas em torno al joven significante : significados del conocimiento geográfico em disputa en el BNCC |
title |
Articulações discursivas em torno do significante juventude : sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCC |
spellingShingle |
Articulações discursivas em torno do significante juventude : sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCC Ramos, Raquel Almeida, 1984- Geografia - Estudo e ensino Juventude Análise do discurso Base Nacional Comum Curricular Ensino médio Geography - Study and teaching Youth Discourse analysis Common National Curriculum Base. High school Artigo original |
title_short |
Articulações discursivas em torno do significante juventude : sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCC |
title_full |
Articulações discursivas em torno do significante juventude : sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCC |
title_fullStr |
Articulações discursivas em torno do significante juventude : sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCC |
title_full_unstemmed |
Articulações discursivas em torno do significante juventude : sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCC |
title_sort |
Articulações discursivas em torno do significante juventude : sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCC |
author |
Ramos, Raquel Almeida, 1984- |
author_facet |
Ramos, Raquel Almeida, 1984- Straforini, Rafael, 1973- |
author_role |
author |
author2 |
Straforini, Rafael, 1973- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Raquel Almeida, 1984- Straforini, Rafael, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia - Estudo e ensino Juventude Análise do discurso Base Nacional Comum Curricular Ensino médio Geography - Study and teaching Youth Discourse analysis Common National Curriculum Base. High school Artigo original |
topic |
Geografia - Estudo e ensino Juventude Análise do discurso Base Nacional Comum Curricular Ensino médio Geography - Study and teaching Youth Discourse analysis Common National Curriculum Base. High school Artigo original |
description |
Agradecimentos: Agradecemos à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) pelo suporte e financiamento (em curso) do projeto de pesquisa "Juventudes e Ensino Médio: o raciocínio geográfico escolar no ensino das questões étnico-raciais" (Processo 2021/12274-4), ao qual este artigo faz parte |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12030 RAMOS, Raquel Almeida; STRAFORINI, Rafael. Articulações discursivas em torno do significante juventude: sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCC. Boletim campineiro de geografia. Campinas, SP : Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2022. Vol. 12, n. 2 (dez., 2022), p. 287–304. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12030. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12030 |
identifier_str_mv |
RAMOS, Raquel Almeida; STRAFORINI, Rafael. Articulações discursivas em torno do significante juventude: sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCC. Boletim campineiro de geografia. Campinas, SP : Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2022. Vol. 12, n. 2 (dez., 2022), p. 287–304. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12030. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1346098 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030830979350528 |