Trabalhando a física moderna em um projeto de iniciação científica júnior : a experimentação da medida da constante de Planck no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11006 |
Resumo: | Agradecimentos: Agradecemos aos mantenedores do Colégio, aos diretores e coordenadores, aos pais e alunos que apoiaram este projeto |
id |
CAMP_8edb8f324aa01542e3a591833a29628c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342669 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalhando a física moderna em um projeto de iniciação científica júnior : a experimentação da medida da constante de Planck no ensino médioFísica modernaFísica - Estudo e ensinoModern physicsPhysics - Study and teachingConstante de PlanckIniciação científica júniorPlanck's constantScientific junior initiationArtigo originalAgradecimentos: Agradecemos aos mantenedores do Colégio, aos diretores e coordenadores, aos pais e alunos que apoiaram este projetoResumo: Este trabalho foi concebido como uma Iniciação Científica Júnior (ICJ), realizado com alunos do Ensino Médio. Foi proposta a construção de um aparato experimental de baixo custo e fácil reprodutibilidade para o estudo da Constante de Planck, através de um circuito com fotorresistor (LDR) e LEDS de diferentes cores (amarelo, azul, vermelho e violeta). Inicialmente são apresentados os aspectos teóricos da Equação de Planck, a qual deu inicio à Física Moderna no ano de 1900. Para realização da parte experimental os alunos foram divididos em três grupos, e os resultados apresentados estão em boa concordância com os valores encontrados na literatura. Como forma de análise de aprendizagem, além da verificação experimental da constante obtida, foi realizada uma avaliação diagnóstica aplicando quatro questões de vestibulares aos alunos da ICJ e aos alunos do terceiro ano (os quais não tiveram contato com este trabalho). O objetivo central é permitir o desenvolvimento experimental de um tema de grande relevância e o reforço da necessidade da inserção da Física Moderna no ensino médio, uma vez que a dificuldade em discutir este tema é muito altaAbstract: This work is a Scientific Junior Initiation (SJC) and it was accomplished with High School students. The researchers proposed the construction of a experimental display of low cost and easy reproducibility for the study of Planck’s Constant, through an electric circuit with photoresistor (LDR) and LEDs of different colors (yellow, blue, red and violet). Initially, the article presents the theoretical aspects of Planck’s Equation, which gave birth to Modern Physics in the year of 1900. To the accomplishment of the experimental part, the students were divided into three groups, and the results presented are very close to the theory’s expected value. As a form of learning analysis, besides the experimental verification of the obtained constant, the group performed a diagnostic analysis applying four vestibular questions to the senior students (who did not have contact with this work). The central objective of the article is to permit the experimental development of a highly relevant theme and the restatement of the need of inserting Modern Physics in High School, now that the vestibulares are assessing this themeAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMeyer, Yuri Alexandre, 1988-Ávila, Luis Fernando de, 1980-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11006MEYER, Yuri Alexandre; ÁVILA, Luis Fernando de. Trabalhando a física moderna em um projeto de iniciação científica júnior: a experimentação da medida da constante de Planck no ensino médio. Revista estudos aplicados em educação. São Caetano do Sul, SP. v. 4, n. 7, p. 75-91, jan./jun. 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11006. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342669porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-15T15:32:15Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342669Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-02-15T15:32:15Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalhando a física moderna em um projeto de iniciação científica júnior : a experimentação da medida da constante de Planck no ensino médio |
title |
Trabalhando a física moderna em um projeto de iniciação científica júnior : a experimentação da medida da constante de Planck no ensino médio |
spellingShingle |
Trabalhando a física moderna em um projeto de iniciação científica júnior : a experimentação da medida da constante de Planck no ensino médio Meyer, Yuri Alexandre, 1988- Física moderna Física - Estudo e ensino Modern physics Physics - Study and teaching Constante de Planck Iniciação científica júnior Planck's constant Scientific junior initiation Artigo original |
title_short |
Trabalhando a física moderna em um projeto de iniciação científica júnior : a experimentação da medida da constante de Planck no ensino médio |
title_full |
Trabalhando a física moderna em um projeto de iniciação científica júnior : a experimentação da medida da constante de Planck no ensino médio |
title_fullStr |
Trabalhando a física moderna em um projeto de iniciação científica júnior : a experimentação da medida da constante de Planck no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Trabalhando a física moderna em um projeto de iniciação científica júnior : a experimentação da medida da constante de Planck no ensino médio |
title_sort |
Trabalhando a física moderna em um projeto de iniciação científica júnior : a experimentação da medida da constante de Planck no ensino médio |
author |
Meyer, Yuri Alexandre, 1988- |
author_facet |
Meyer, Yuri Alexandre, 1988- Ávila, Luis Fernando de, 1980- |
author_role |
author |
author2 |
Ávila, Luis Fernando de, 1980- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meyer, Yuri Alexandre, 1988- Ávila, Luis Fernando de, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física moderna Física - Estudo e ensino Modern physics Physics - Study and teaching Constante de Planck Iniciação científica júnior Planck's constant Scientific junior initiation Artigo original |
topic |
Física moderna Física - Estudo e ensino Modern physics Physics - Study and teaching Constante de Planck Iniciação científica júnior Planck's constant Scientific junior initiation Artigo original |
description |
Agradecimentos: Agradecemos aos mantenedores do Colégio, aos diretores e coordenadores, aos pais e alunos que apoiaram este projeto |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11006 MEYER, Yuri Alexandre; ÁVILA, Luis Fernando de. Trabalhando a física moderna em um projeto de iniciação científica júnior: a experimentação da medida da constante de Planck no ensino médio. Revista estudos aplicados em educação. São Caetano do Sul, SP. v. 4, n. 7, p. 75-91, jan./jun. 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11006. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11006 |
identifier_str_mv |
MEYER, Yuri Alexandre; ÁVILA, Luis Fernando de. Trabalhando a física moderna em um projeto de iniciação científica júnior: a experimentação da medida da constante de Planck no ensino médio. Revista estudos aplicados em educação. São Caetano do Sul, SP. v. 4, n. 7, p. 75-91, jan./jun. 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11006. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342669 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030829722107904 |