Trabalhando a física moderna em um projeto de iniciação científica júnior : a experimentação da medida da constante de Planck no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meyer, Yuri Alexandre, 1988-
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ávila, Luis Fernando de, 1980-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11006
Resumo: Agradecimentos: Agradecemos aos mantenedores do Colégio, aos diretores e coordenadores, aos pais e alunos que apoiaram este projeto
id CAMP_8edb8f324aa01542e3a591833a29628c
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342669
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Trabalhando a física moderna em um projeto de iniciação científica júnior : a experimentação da medida da constante de Planck no ensino médioFísica modernaFísica - Estudo e ensinoModern physicsPhysics - Study and teachingConstante de PlanckIniciação científica júniorPlanck's constantScientific junior initiationArtigo originalAgradecimentos: Agradecemos aos mantenedores do Colégio, aos diretores e coordenadores, aos pais e alunos que apoiaram este projetoResumo: Este trabalho foi concebido como uma Iniciação Científica Júnior (ICJ), realizado com alunos do Ensino Médio. Foi proposta a construção de um aparato experimental de baixo custo e fácil reprodutibilidade para o estudo da Constante de Planck, através de um circuito com fotorresistor (LDR) e LEDS de diferentes cores (amarelo, azul, vermelho e violeta). Inicialmente são apresentados os aspectos teóricos da Equação de Planck, a qual deu inicio à Física Moderna no ano de 1900. Para realização da parte experimental os alunos foram divididos em três grupos, e os resultados apresentados estão em boa concordância com os valores encontrados na literatura. Como forma de análise de aprendizagem, além da verificação experimental da constante obtida, foi realizada uma avaliação diagnóstica aplicando quatro questões de vestibulares aos alunos da ICJ e aos alunos do terceiro ano (os quais não tiveram contato com este trabalho). O objetivo central é permitir o desenvolvimento experimental de um tema de grande relevância e o reforço da necessidade da inserção da Física Moderna no ensino médio, uma vez que a dificuldade em discutir este tema é muito altaAbstract: This work is a Scientific Junior Initiation (SJC) and it was accomplished with High School students. The researchers proposed the construction of a experimental display of low cost and easy reproducibility for the study of Planck’s Constant, through an electric circuit with photoresistor (LDR) and LEDs of different colors (yellow, blue, red and violet). Initially, the article presents the theoretical aspects of Planck’s Equation, which gave birth to Modern Physics in the year of 1900. To the accomplishment of the experimental part, the students were divided into three groups, and the results presented are very close to the theory’s expected value. As a form of learning analysis, besides the experimental verification of the obtained constant, the group performed a diagnostic analysis applying four vestibular questions to the senior students (who did not have contact with this work). The central objective of the article is to permit the experimental development of a highly relevant theme and the restatement of the need of inserting Modern Physics in High School, now that the vestibulares are assessing this themeAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMeyer, Yuri Alexandre, 1988-Ávila, Luis Fernando de, 1980-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11006MEYER, Yuri Alexandre; ÁVILA, Luis Fernando de. Trabalhando a física moderna em um projeto de iniciação científica júnior: a experimentação da medida da constante de Planck no ensino médio. Revista estudos aplicados em educação. São Caetano do Sul, SP. v. 4, n. 7, p. 75-91, jan./jun. 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11006. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342669porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-15T15:32:15Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342669Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-02-15T15:32:15Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalhando a física moderna em um projeto de iniciação científica júnior : a experimentação da medida da constante de Planck no ensino médio
title Trabalhando a física moderna em um projeto de iniciação científica júnior : a experimentação da medida da constante de Planck no ensino médio
spellingShingle Trabalhando a física moderna em um projeto de iniciação científica júnior : a experimentação da medida da constante de Planck no ensino médio
Meyer, Yuri Alexandre, 1988-
Física moderna
Física - Estudo e ensino
Modern physics
Physics - Study and teaching
Constante de Planck
Iniciação científica júnior
Planck's constant
Scientific junior initiation
Artigo original
title_short Trabalhando a física moderna em um projeto de iniciação científica júnior : a experimentação da medida da constante de Planck no ensino médio
title_full Trabalhando a física moderna em um projeto de iniciação científica júnior : a experimentação da medida da constante de Planck no ensino médio
title_fullStr Trabalhando a física moderna em um projeto de iniciação científica júnior : a experimentação da medida da constante de Planck no ensino médio
title_full_unstemmed Trabalhando a física moderna em um projeto de iniciação científica júnior : a experimentação da medida da constante de Planck no ensino médio
title_sort Trabalhando a física moderna em um projeto de iniciação científica júnior : a experimentação da medida da constante de Planck no ensino médio
author Meyer, Yuri Alexandre, 1988-
author_facet Meyer, Yuri Alexandre, 1988-
Ávila, Luis Fernando de, 1980-
author_role author
author2 Ávila, Luis Fernando de, 1980-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Meyer, Yuri Alexandre, 1988-
Ávila, Luis Fernando de, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Física moderna
Física - Estudo e ensino
Modern physics
Physics - Study and teaching
Constante de Planck
Iniciação científica júnior
Planck's constant
Scientific junior initiation
Artigo original
topic Física moderna
Física - Estudo e ensino
Modern physics
Physics - Study and teaching
Constante de Planck
Iniciação científica júnior
Planck's constant
Scientific junior initiation
Artigo original
description Agradecimentos: Agradecemos aos mantenedores do Colégio, aos diretores e coordenadores, aos pais e alunos que apoiaram este projeto
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11006
MEYER, Yuri Alexandre; ÁVILA, Luis Fernando de. Trabalhando a física moderna em um projeto de iniciação científica júnior: a experimentação da medida da constante de Planck no ensino médio. Revista estudos aplicados em educação. São Caetano do Sul, SP. v. 4, n. 7, p. 75-91, jan./jun. 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11006. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11006
identifier_str_mv MEYER, Yuri Alexandre; ÁVILA, Luis Fernando de. Trabalhando a física moderna em um projeto de iniciação científica júnior: a experimentação da medida da constante de Planck no ensino médio. Revista estudos aplicados em educação. São Caetano do Sul, SP. v. 4, n. 7, p. 75-91, jan./jun. 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11006. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342669
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030829722107904