Linguística textual, interação e cognição social : procedimentos metodológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bentes, Anna Christina, 1963-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10693
Resumo: Resumo: Neste artigo, propomos uma discussão em torno das abordagens metodológicas, passíveis de serem utilizadas nos procedimentos de pesquisa voltados aos estudos textualdiscursivos. O caráter interdisciplinar dos estudos textual-discursivos conduz a desafios no que diz respeito às seleções teóricas, epistemológicas e metodológicas, principalmente quando se considera a cognição social e a interação como indissociáveis da produção, da construção e do processamento textual-discursivo. Em relação aos procedimentos metodológicos, pesquisas que se voltam para o texto-discurso, como é o caso da Linguística Textual, em boa parte das vezes, vêm selecionando a abordagem qualitativa nas análises de dados linguísticos. Acreditamos, entretanto, que o tratamento a ser dado aos corpora também possa se situar em um procedimento de "caráter integrativo", "multimétodo" (TREZ, 2012), em que as abordagens qualitativa e quantitativa estejam inter-relacionadas conforme as finalidades investigativas, estabelecendo um continuum (quali-quanti) assim como Marcuschi (2001) já indicara. Nessa direção, discutimos acerca dessa abordagem mista e como ela vem sendo adotada em algumas pesquisas de texto-discurso do campo midiático. Observamos que as abordagens complementam-se e possuem encaminhamentos e papéis específicos, relacionados aos interesses de pesquisa. Além do mais, identificamos que a análise qualitativa dos resultados quantitativos ocorre em todos os trabalhos examinados
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spelling Linguística textual, interação e cognição social : procedimentos metodológicosTextual linguistics, interaction and social cognition : methodological proceduresLinguística - MetodologiaCogniçãoLinguística textualCognição socialAbordagens qualitativa e quantitativaTextual LinguisticsSocial CognitionQualitative and quantitative approachesArtigo originalResumo: Neste artigo, propomos uma discussão em torno das abordagens metodológicas, passíveis de serem utilizadas nos procedimentos de pesquisa voltados aos estudos textualdiscursivos. O caráter interdisciplinar dos estudos textual-discursivos conduz a desafios no que diz respeito às seleções teóricas, epistemológicas e metodológicas, principalmente quando se considera a cognição social e a interação como indissociáveis da produção, da construção e do processamento textual-discursivo. Em relação aos procedimentos metodológicos, pesquisas que se voltam para o texto-discurso, como é o caso da Linguística Textual, em boa parte das vezes, vêm selecionando a abordagem qualitativa nas análises de dados linguísticos. Acreditamos, entretanto, que o tratamento a ser dado aos corpora também possa se situar em um procedimento de "caráter integrativo", "multimétodo" (TREZ, 2012), em que as abordagens qualitativa e quantitativa estejam inter-relacionadas conforme as finalidades investigativas, estabelecendo um continuum (quali-quanti) assim como Marcuschi (2001) já indicara. Nessa direção, discutimos acerca dessa abordagem mista e como ela vem sendo adotada em algumas pesquisas de texto-discurso do campo midiático. Observamos que as abordagens complementam-se e possuem encaminhamentos e papéis específicos, relacionados aos interesses de pesquisa. Além do mais, identificamos que a análise qualitativa dos resultados quantitativos ocorre em todos os trabalhos examinadosAbstract: In this article, we propose a discussion around methodological approaches, which can be used in research procedures aimed at textual-discursive studies. The interdisciplinary nature of textual-discursive studies leads to challenges with regard to theoretical, epistemological and methodological selections, especially when considering social cognition and interaction as inseparable from production, construction and textual-discursive processing. In relation to methodological procedures, research that turns to text-discourse, as is the case with Textual Linguistics, in most cases, has been selecting the qualitative approach in the analysis of linguistic data. We believe, however, that the treatment to be given to corpora can also be situated in a procedure of "integrative character", "multimethod" (TREZ, 2012), in which the qualitative and quantitative approaches are interrelated according to the investigative purposes, establishing a continuum (quali-quanti) as Marcuschi (2001) has already indicated. In this direction, we discussed about this mixed approach and how it has been adopted in some text-discourse research in the media field. We observed that the approaches complement each other and have specific referrals and roles, related to research interests. Furthermore, we identified that the qualitative analysis of the quantitative results occurs in all the studies examinedAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBentes, Anna Christina, 1963-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/10693BENTES, Anna Christina. Linguística textual, interação e cognição social: procedimentos metodológicos. Revista (con)textos linguísticos. Vitória, ES : Universidade Federal do Espírito Santo/Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. Vol. 15, n. 31 (2021), p. 10-29. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10693. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1313326porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-28T12:38:21Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1313326Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-06-28T12:38:21Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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