Percepção de dificuldades de leitura e escrita por ingressantes universitários que não passaram pelo vestibular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13332 |
Resumo: | Agradecimentos: Agradecemos o apoio do Programa de Iniciação Científica PIBIC-UNICAMP 2019-2020 e ao CNPq (Projeto 305703/2005-6) |
id |
CAMP_9459ec12f208bb897902bd95fc9dd9ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343932 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção de dificuldades de leitura e escrita por ingressantes universitários que não passaram pelo vestibularPerception of reading and writing difficulties by students not selected through the university entrance examLetramentoLeituraEscritaLiteracyReadingWritingProFISLetramento escolarArtigo originalAgradecimentos: Agradecemos o apoio do Programa de Iniciação Científica PIBIC-UNICAMP 2019-2020 e ao CNPq (Projeto 305703/2005-6)Resumo: Este artigo apresenta os resultados de um levantamento das dificuldades de escrita e leitura apontadas por alunos ingressantes do curso ProFIS, da Unicamp, nos anos 2012, 2014, 2016, 2018 e 2020. Para isso, foram examinadas as respostas dadas à seguinte pergunta: "Quais são suas dificuldades no campo da leitura e da escrita? Especifique". A sistematização e análise das respostas dos alunos aponta maior ocorrência de dificuldades de escrita em relação às de leitura. Dentre as dificuldades de escrita assinaladas, há predominância de questões relacionadas ao planejamento e elaboração do texto dissertativo argumentativo, com destaque para o uso da pontuação. Dentre as dificuldades de leitura, há predominância da dificuldade de compreensão, desde o léxico até textos menos familiares, além da falta de atenção na hora de ler. Esses resultados são relevantes para uma melhor compreensão do contexto sociolinguístico desses alunos, enquanto representantes de grupos sociais minoritarizados, e dos modos de reprodução de metapragmáticas escolarizadas da escritaAbstract: This article presents the results of a survey of writing and reading difficulties pointed out by students attending the ProFIS, an affirmative action preparatory course for public high school graduates aiming to enter Unicamp, in the years 2012, 2014, 2016, 2018 and 2020. For this, the answers given to the following question: "What are your difficulties on reading and writing? Be specific". The systematization and analysis of the students’ answers points to a greater occurrence of writing difficulties in relation to reading difficulties. Among the noted writing difficulties, there is a predominance of issues related to the planning and elaboration of the argumentative essay text, with emphasis on the use of punctuation. Among reading difficulties, there is a predominance of difficulty in understanding, from the lexicon to less familiar texts, in addition to lack of attention when reading. These findings are relevant for better understanding of sociolinguistic issues linked to these students, as representatives of minoritized social groups, and to the ways in which they reproduce schooled metapragmatics of writingCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSignorini, Inês, 1951-Marinho, Henrique Nunes2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13332SIGNORINI, Inês; MARINHO, Henrique Nunes. Percepção de dificuldades de leitura e escrita por ingressantes universitários que não passaram pelo vestibular. DELTA: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP. v. 38, n. 4, p. 1-29, dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13332. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343932porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-18T15:12:11Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343932Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-18T15:12:11Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção de dificuldades de leitura e escrita por ingressantes universitários que não passaram pelo vestibular Perception of reading and writing difficulties by students not selected through the university entrance exam |
title |
Percepção de dificuldades de leitura e escrita por ingressantes universitários que não passaram pelo vestibular |
spellingShingle |
Percepção de dificuldades de leitura e escrita por ingressantes universitários que não passaram pelo vestibular Signorini, Inês, 1951- Letramento Leitura Escrita Literacy Reading Writing ProFIS Letramento escolar Artigo original |
title_short |
Percepção de dificuldades de leitura e escrita por ingressantes universitários que não passaram pelo vestibular |
title_full |
Percepção de dificuldades de leitura e escrita por ingressantes universitários que não passaram pelo vestibular |
title_fullStr |
Percepção de dificuldades de leitura e escrita por ingressantes universitários que não passaram pelo vestibular |
title_full_unstemmed |
Percepção de dificuldades de leitura e escrita por ingressantes universitários que não passaram pelo vestibular |
title_sort |
Percepção de dificuldades de leitura e escrita por ingressantes universitários que não passaram pelo vestibular |
author |
Signorini, Inês, 1951- |
author_facet |
Signorini, Inês, 1951- Marinho, Henrique Nunes |
author_role |
author |
author2 |
Marinho, Henrique Nunes |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Signorini, Inês, 1951- Marinho, Henrique Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Leitura Escrita Literacy Reading Writing ProFIS Letramento escolar Artigo original |
topic |
Letramento Leitura Escrita Literacy Reading Writing ProFIS Letramento escolar Artigo original |
description |
Agradecimentos: Agradecemos o apoio do Programa de Iniciação Científica PIBIC-UNICAMP 2019-2020 e ao CNPq (Projeto 305703/2005-6) |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13332 SIGNORINI, Inês; MARINHO, Henrique Nunes. Percepção de dificuldades de leitura e escrita por ingressantes universitários que não passaram pelo vestibular. DELTA: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP. v. 38, n. 4, p. 1-29, dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13332. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13332 |
identifier_str_mv |
SIGNORINI, Inês; MARINHO, Henrique Nunes. Percepção de dificuldades de leitura e escrita por ingressantes universitários que não passaram pelo vestibular. DELTA: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP. v. 38, n. 4, p. 1-29, dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13332. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343932 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030830276804608 |