Percepção de dificuldades de leitura e escrita por ingressantes universitários que não passaram pelo vestibular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Signorini, Inês, 1951-
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Marinho, Henrique Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13332
Resumo: Agradecimentos: Agradecemos o apoio do Programa de Iniciação Científica PIBIC-UNICAMP 2019-2020 e ao CNPq (Projeto 305703/2005-6)
id CAMP_9459ec12f208bb897902bd95fc9dd9ac
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343932
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Percepção de dificuldades de leitura e escrita por ingressantes universitários que não passaram pelo vestibularPerception of reading and writing difficulties by students not selected through the university entrance examLetramentoLeituraEscritaLiteracyReadingWritingProFISLetramento escolarArtigo originalAgradecimentos: Agradecemos o apoio do Programa de Iniciação Científica PIBIC-UNICAMP 2019-2020 e ao CNPq (Projeto 305703/2005-6)Resumo: Este artigo apresenta os resultados de um levantamento das dificuldades de escrita e leitura apontadas por alunos ingressantes do curso ProFIS, da Unicamp, nos anos 2012, 2014, 2016, 2018 e 2020. Para isso, foram examinadas as respostas dadas à seguinte pergunta: "Quais são suas dificuldades no campo da leitura e da escrita? Especifique". A sistematização e análise das respostas dos alunos aponta maior ocorrência de dificuldades de escrita em relação às de leitura. Dentre as dificuldades de escrita assinaladas, há predominância de questões relacionadas ao planejamento e elaboração do texto dissertativo argumentativo, com destaque para o uso da pontuação. Dentre as dificuldades de leitura, há predominância da dificuldade de compreensão, desde o léxico até textos menos familiares, além da falta de atenção na hora de ler. Esses resultados são relevantes para uma melhor compreensão do contexto sociolinguístico desses alunos, enquanto representantes de grupos sociais minoritarizados, e dos modos de reprodução de metapragmáticas escolarizadas da escritaAbstract: This article presents the results of a survey of writing and reading difficulties pointed out by students attending the ProFIS, an affirmative action preparatory course for public high school graduates aiming to enter Unicamp, in the years 2012, 2014, 2016, 2018 and 2020. For this, the answers given to the following question: "What are your difficulties on reading and writing? Be specific". The systematization and analysis of the students’ answers points to a greater occurrence of writing difficulties in relation to reading difficulties. Among the noted writing difficulties, there is a predominance of issues related to the planning and elaboration of the argumentative essay text, with emphasis on the use of punctuation. Among reading difficulties, there is a predominance of difficulty in understanding, from the lexicon to less familiar texts, in addition to lack of attention when reading. These findings are relevant for better understanding of sociolinguistic issues linked to these students, as representatives of minoritized social groups, and to the ways in which they reproduce schooled metapragmatics of writingCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSignorini, Inês, 1951-Marinho, Henrique Nunes2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13332SIGNORINI, Inês; MARINHO, Henrique Nunes. Percepção de dificuldades de leitura e escrita por ingressantes universitários que não passaram pelo vestibular. DELTA: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP. v. 38, n. 4, p. 1-29, dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13332. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343932porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-18T15:12:11Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343932Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-18T15:12:11Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de dificuldades de leitura e escrita por ingressantes universitários que não passaram pelo vestibular
Perception of reading and writing difficulties by students not selected through the university entrance exam
title Percepção de dificuldades de leitura e escrita por ingressantes universitários que não passaram pelo vestibular
spellingShingle Percepção de dificuldades de leitura e escrita por ingressantes universitários que não passaram pelo vestibular
Signorini, Inês, 1951-
Letramento
Leitura
Escrita
Literacy
Reading
Writing
ProFIS
Letramento escolar
Artigo original
title_short Percepção de dificuldades de leitura e escrita por ingressantes universitários que não passaram pelo vestibular
title_full Percepção de dificuldades de leitura e escrita por ingressantes universitários que não passaram pelo vestibular
title_fullStr Percepção de dificuldades de leitura e escrita por ingressantes universitários que não passaram pelo vestibular
title_full_unstemmed Percepção de dificuldades de leitura e escrita por ingressantes universitários que não passaram pelo vestibular
title_sort Percepção de dificuldades de leitura e escrita por ingressantes universitários que não passaram pelo vestibular
author Signorini, Inês, 1951-
author_facet Signorini, Inês, 1951-
Marinho, Henrique Nunes
author_role author
author2 Marinho, Henrique Nunes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Signorini, Inês, 1951-
Marinho, Henrique Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Leitura
Escrita
Literacy
Reading
Writing
ProFIS
Letramento escolar
Artigo original
topic Letramento
Leitura
Escrita
Literacy
Reading
Writing
ProFIS
Letramento escolar
Artigo original
description Agradecimentos: Agradecemos o apoio do Programa de Iniciação Científica PIBIC-UNICAMP 2019-2020 e ao CNPq (Projeto 305703/2005-6)
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13332
SIGNORINI, Inês; MARINHO, Henrique Nunes. Percepção de dificuldades de leitura e escrita por ingressantes universitários que não passaram pelo vestibular. DELTA: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP. v. 38, n. 4, p. 1-29, dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13332. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13332
identifier_str_mv SIGNORINI, Inês; MARINHO, Henrique Nunes. Percepção de dificuldades de leitura e escrita por ingressantes universitários que não passaram pelo vestibular. DELTA: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP. v. 38, n. 4, p. 1-29, dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13332. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343932
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030830276804608