Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise sobre o currículo modelado e o currículo em ação em duas turmas do 5º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13486 |
Resumo: | Resumo: trabalho teve como objetivo investigar aspectos do ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando o currículo modelado pelos professores e indícios do currículo em ação. A análise documental incidiu sobre o plano anual, rotinas semanais e cadernos de estudantes de turmas do 5º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas estaduais. Os resultados dão indícios de que os professores desempenham um papel ativo na concretização dos conteúdos de sua prática, atuando como tradutores do currículo prescrito e do currículo apresentado a eles |
id |
CAMP_95316753f990e7dbf7ae2497dec6b22b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362970 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise sobre o currículo modelado e o currículo em ação em duas turmas do 5º anoScience teaching in the early years of elementary education : an analysis on the modeled curriculum and the curriculum in action in two 5th grade classesLa enseñanza de las ciencias en los primeros años de la educación primaria : un análisis sobre el currículo modelado y el currículo en acción en dos clases de 5 ° gradoEnsino de ciênciasCurrículosEnsino fundamentalScience teachingCurriculaElementary schoolArtigo originalResumo: trabalho teve como objetivo investigar aspectos do ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando o currículo modelado pelos professores e indícios do currículo em ação. A análise documental incidiu sobre o plano anual, rotinas semanais e cadernos de estudantes de turmas do 5º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas estaduais. Os resultados dão indícios de que os professores desempenham um papel ativo na concretização dos conteúdos de sua prática, atuando como tradutores do currículo prescrito e do currículo apresentado a elesAbstract: The aim of this work was to investigate aspects of science teaching in the elementary school, analyzing the curriculum modeled by teachers and evidence of the curriculum in action. The document analysis focused on the annual plan, weekly teacher routines and class notebooks of students from the 5th grade of Primary Years in two state public schools. The results corroborate that teachers played an active role in the realization of the contents of their practice, acting as translators of the prescribed curriculum and of the curriculum presented to themResumen: El trabajo tuvo como objetivo investigar aspectos de la enseñanza de las ciencias en los primeros años de la Educación Primaria, analizando el currículo modelado por los docentes y evidenciando el currículo en acción. El análisis documental se centró en el plan anual, rutinas semanales y cuadernos de alumnos de 5º de primaria en dos escuelas públicas estatales. Los resultados muestran que los docentes juegan un papel activo en la implementación de los contenidos de su práctica, actuando como traductores del currículo prescrito y del currículo que se les presentaAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASViveiro, Alessandra Aparecida, 1980-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13486VIVEIRO, Alessandra Aparecida. Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise sobre o currículo modelado e o currículo em ação em duas turmas do 5º ano. Revista internacional de pesquisa em didática das ciências e matemática. Itapetininga, SP : IFSP, 2021. Vol. 2 (2021), n. art. e021017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13486. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362970porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-01T10:04:41Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362970Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-01T10:04:41Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise sobre o currículo modelado e o currículo em ação em duas turmas do 5º ano Science teaching in the early years of elementary education : an analysis on the modeled curriculum and the curriculum in action in two 5th grade classes La enseñanza de las ciencias en los primeros años de la educación primaria : un análisis sobre el currículo modelado y el currículo en acción en dos clases de 5 ° grado |
title |
Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise sobre o currículo modelado e o currículo em ação em duas turmas do 5º ano |
spellingShingle |
Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise sobre o currículo modelado e o currículo em ação em duas turmas do 5º ano Viveiro, Alessandra Aparecida, 1980- Ensino de ciências Currículos Ensino fundamental Science teaching Curricula Elementary school Artigo original |
title_short |
Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise sobre o currículo modelado e o currículo em ação em duas turmas do 5º ano |
title_full |
Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise sobre o currículo modelado e o currículo em ação em duas turmas do 5º ano |
title_fullStr |
Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise sobre o currículo modelado e o currículo em ação em duas turmas do 5º ano |
title_full_unstemmed |
Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise sobre o currículo modelado e o currículo em ação em duas turmas do 5º ano |
title_sort |
Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise sobre o currículo modelado e o currículo em ação em duas turmas do 5º ano |
author |
Viveiro, Alessandra Aparecida, 1980- |
author_facet |
Viveiro, Alessandra Aparecida, 1980- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viveiro, Alessandra Aparecida, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Currículos Ensino fundamental Science teaching Curricula Elementary school Artigo original |
topic |
Ensino de ciências Currículos Ensino fundamental Science teaching Curricula Elementary school Artigo original |
description |
Resumo: trabalho teve como objetivo investigar aspectos do ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando o currículo modelado pelos professores e indícios do currículo em ação. A análise documental incidiu sobre o plano anual, rotinas semanais e cadernos de estudantes de turmas do 5º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas estaduais. Os resultados dão indícios de que os professores desempenham um papel ativo na concretização dos conteúdos de sua prática, atuando como tradutores do currículo prescrito e do currículo apresentado a eles |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13486 VIVEIRO, Alessandra Aparecida. Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise sobre o currículo modelado e o currículo em ação em duas turmas do 5º ano. Revista internacional de pesquisa em didática das ciências e matemática. Itapetininga, SP : IFSP, 2021. Vol. 2 (2021), n. art. e021017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13486. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13486 |
identifier_str_mv |
VIVEIRO, Alessandra Aparecida. Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise sobre o currículo modelado e o currículo em ação em duas turmas do 5º ano. Revista internacional de pesquisa em didática das ciências e matemática. Itapetininga, SP : IFSP, 2021. Vol. 2 (2021), n. art. e021017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13486. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362970 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030833311383552 |