Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise sobre o currículo modelado e o currículo em ação em duas turmas do 5º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viveiro, Alessandra Aparecida, 1980-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13486
Resumo: Resumo: trabalho teve como objetivo investigar aspectos do ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando o currículo modelado pelos professores e indícios do currículo em ação. A análise documental incidiu sobre o plano anual, rotinas semanais e cadernos de estudantes de turmas do 5º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas estaduais. Os resultados dão indícios de que os professores desempenham um papel ativo na concretização dos conteúdos de sua prática, atuando como tradutores do currículo prescrito e do currículo apresentado a eles
id CAMP_95316753f990e7dbf7ae2497dec6b22b
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362970
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise sobre o currículo modelado e o currículo em ação em duas turmas do 5º anoScience teaching in the early years of elementary education : an analysis on the modeled curriculum and the curriculum in action in two 5th grade classesLa enseñanza de las ciencias en los primeros años de la educación primaria : un análisis sobre el currículo modelado y el currículo en acción en dos clases de 5 ° gradoEnsino de ciênciasCurrículosEnsino fundamentalScience teachingCurriculaElementary schoolArtigo originalResumo: trabalho teve como objetivo investigar aspectos do ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando o currículo modelado pelos professores e indícios do currículo em ação. A análise documental incidiu sobre o plano anual, rotinas semanais e cadernos de estudantes de turmas do 5º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas estaduais. Os resultados dão indícios de que os professores desempenham um papel ativo na concretização dos conteúdos de sua prática, atuando como tradutores do currículo prescrito e do currículo apresentado a elesAbstract: The aim of this work was to investigate aspects of science teaching in the elementary school, analyzing the curriculum modeled by teachers and evidence of the curriculum in action. The document analysis focused on the annual plan, weekly teacher routines and class notebooks of students from the 5th grade of Primary Years in two state public schools. The results corroborate that teachers played an active role in the realization of the contents of their practice, acting as translators of the prescribed curriculum and of the curriculum presented to themResumen: El trabajo tuvo como objetivo investigar aspectos de la enseñanza de las ciencias en los primeros años de la Educación Primaria, analizando el currículo modelado por los docentes y evidenciando el currículo en acción. El análisis documental se centró en el plan anual, rutinas semanales y cuadernos de alumnos de 5º de primaria en dos escuelas públicas estatales. Los resultados muestran que los docentes juegan un papel activo en la implementación de los contenidos de su práctica, actuando como traductores del currículo prescrito y del currículo que se les presentaAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASViveiro, Alessandra Aparecida, 1980-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13486VIVEIRO, Alessandra Aparecida. Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise sobre o currículo modelado e o currículo em ação em duas turmas do 5º ano. Revista internacional de pesquisa em didática das ciências e matemática. Itapetininga, SP : IFSP, 2021. Vol. 2 (2021), n. art. e021017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13486. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362970porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-01T10:04:41Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362970Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-01T10:04:41Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise sobre o currículo modelado e o currículo em ação em duas turmas do 5º ano
Science teaching in the early years of elementary education : an analysis on the modeled curriculum and the curriculum in action in two 5th grade classes
La enseñanza de las ciencias en los primeros años de la educación primaria : un análisis sobre el currículo modelado y el currículo en acción en dos clases de 5 ° grado
title Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise sobre o currículo modelado e o currículo em ação em duas turmas do 5º ano
spellingShingle Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise sobre o currículo modelado e o currículo em ação em duas turmas do 5º ano
Viveiro, Alessandra Aparecida, 1980-
Ensino de ciências
Currículos
Ensino fundamental
Science teaching
Curricula
Elementary school
Artigo original
title_short Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise sobre o currículo modelado e o currículo em ação em duas turmas do 5º ano
title_full Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise sobre o currículo modelado e o currículo em ação em duas turmas do 5º ano
title_fullStr Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise sobre o currículo modelado e o currículo em ação em duas turmas do 5º ano
title_full_unstemmed Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise sobre o currículo modelado e o currículo em ação em duas turmas do 5º ano
title_sort Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise sobre o currículo modelado e o currículo em ação em duas turmas do 5º ano
author Viveiro, Alessandra Aparecida, 1980-
author_facet Viveiro, Alessandra Aparecida, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Viveiro, Alessandra Aparecida, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Currículos
Ensino fundamental
Science teaching
Curricula
Elementary school
Artigo original
topic Ensino de ciências
Currículos
Ensino fundamental
Science teaching
Curricula
Elementary school
Artigo original
description Resumo: trabalho teve como objetivo investigar aspectos do ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando o currículo modelado pelos professores e indícios do currículo em ação. A análise documental incidiu sobre o plano anual, rotinas semanais e cadernos de estudantes de turmas do 5º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas estaduais. Os resultados dão indícios de que os professores desempenham um papel ativo na concretização dos conteúdos de sua prática, atuando como tradutores do currículo prescrito e do currículo apresentado a eles
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13486
VIVEIRO, Alessandra Aparecida. Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise sobre o currículo modelado e o currículo em ação em duas turmas do 5º ano. Revista internacional de pesquisa em didática das ciências e matemática. Itapetininga, SP : IFSP, 2021. Vol. 2 (2021), n. art. e021017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13486. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13486
identifier_str_mv VIVEIRO, Alessandra Aparecida. Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise sobre o currículo modelado e o currículo em ação em duas turmas do 5º ano. Revista internacional de pesquisa em didática das ciências e matemática. Itapetininga, SP : IFSP, 2021. Vol. 2 (2021), n. art. e021017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13486. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362970
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030833311383552