Do currículo prescrito aos mediadores : currículo paulista e os cadernos currículo em ação de língua portuguesa - ensino fundamental anos finais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polizeli, Renata Cristina Alves, 1988-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12567
Resumo: Orientador: Jacqueline Peixoto Barbosa
id UNICAMP-30_29767b8b279fd69c4795956f21c1478c
oai_identifier_str oai::1349820
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Do currículo prescrito aos mediadores : currículo paulista e os cadernos currículo em ação de língua portuguesa - ensino fundamental anos finaisFrom the Curriculum prescribed to mediators : curriculum of the state of São Paulo and the curriculum in action books in portuguese language - elementary school final yearsLíngua portuguesa - Estudo e ensinoMultiletramentosEnsino fundamental - CurrículosCurrículosSão Paulo (Estado)Portuguese language - Study and teachingMultiliteraciesEducation, Elementary - CurriculaCurriculaSão Paulo (Brazil : State)Orientador: Jacqueline Peixoto BarbosaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), surge a necessidade de adequação curricular pelos estados com vistas a atender essa normativa federal. O estado de São Paulo, que já tinha uma base comum de conteúdos, habilidades e competências, reformula seu currículo para o ensino fundamental e educação infantil, lançando em julho de 2019, o Currículo Paulista (SÃO PAULO, 2019a). Nesse cenário, este trabalho objetiva descrever e analisar como a SEDUC-SP se apropria da BNCC (BRASIL, 2018) no que diz respeito aos pressupostos teórico-metodológicos do componente curricular de LP nos anos finais do Ensino Fundamental, tanto no âmbito do currículo prescrito quanto no do currículo apresentado ao professor, em relação a concepção, seleção e tratamento dos gêneros discursivos e dos novos e multiletramentos. Para tanto, os pilares teóricos alicerçam-se na perspectiva dos estudos bakhtinianos da linguagem (BAKHTIN, 2003 [1992]; BAKHTIN; VOLOCHÍNOV, 2014 [1929]), dos estudos dos novos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2012) e multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996; 2006 [2000]), de um lado, e, de outro, nos estudos curriculares, em especial da concepção de currículo (LOPES; MACEDO, 2011; SILVA, 2016), dos níveis de concretização (SACRISTÁN, 2000) e da organização curricular (LOPES, 2008; LOPES; MACEDO, 2011). A articulação entre os estudos sobre ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa e os de currículo são essenciais para a compreensão macro do currículo de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental da rede paulista, visto que o corpus desta pesquisa é composto pelo Currículo Paulista (SÃO PAULO, 2019a) e pelos cadernos do aluno e do professor nomeados Currículo em Ação 9º Ano Ensino Fundamental II (SÃO PAULO, 2021a, 2021b, 2021c, 2021d), consideradas as Situações de Aprendizagem dos dois primeiros volumes do ano em de 2021. Ancorado no quadro de pesquisas qualitativas (MOITA LOPES, 1994) na área de Linguística Aplicada (PENNYCOOK, 1998; RAJAGOPALAN, 2003), o trajeto metodológico dá-se da investigação documental (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008; LÜDKE; ANDRÉ, 2018) à análise dialógica (BAKHTIN; VOLÓCHINOV, 2014; BRAIT, 2006) e ao cotejo de textos (BAKHTIN, 2003 [1992]; GERALDI, 2012), tendo em vista que a materialidade linguístico-semiótica é ancorada socialmente, a partir das relações dialógicas estabelecidas no elo da cadeia de comunicação humana (BAKHTIN, 2003 [1992]; BAKHTIN; VOLOCHÍNOV, 2014 [1929]). Os resultados da análise do Currículo Paulista (SÃO PAULO, 2019a) evidenciam não haver no documento paulista a consideração de uma parte diversificada. Nesse sentido, as habilidades da BNCC, quando alteradas, são apenas desmembradas, sem alterações ou acréscimos significativos, sendo que a organização proposta pelo documento tira o foco do campo como organizador das habilidades. Já os resultados da análise das situações de aprendizagem, nos Cadernos Currículo em Ação (SÃO PAULO, 2021a, 2021b, 2021c, 2021d), mostram que as práticas privilegiadas são a leitura e análise linguística/semiótica, relegando à oralidade um espaço pífio na constituição das atividades. Em relação à produção de texto, parte significativa das atividades não apresentam contexto de produção para que os estudantes possam produzir seus textos de modo contextualizado. Já em relação aos letramentos considerados, os novos letramentos só são observados em sugestões genéricas aos professores. Quanto aos multiletramentos, as situações de aprendizagem também não exploram os diferentes modos de significação, mantendo a discussão no nível do verbal e não verbal, e os gêneros considerados não são efetivamente trabalhados, mas apenas mencionados nas propostas de produção. Por fim, os dados evidenciam inconsistências entre o nível do currículo prescrito e o do currículo apresentado ao professor nas produções da SEDUC-SPAbstract: Since the approval of the National Common Curriculum Base, there has been a need for curricular adequacy by the states in order to adapt to federal regulations. The state of São Paulo, which already had a common base of content, skills, and competencies, rebuilt its curriculum, for elementary education, homologating the Curriculum prescribed in July 2019. In this scenario, this work aims to describe and analyze how SEDUC-SP appropriates BNCC (BRASIL, 2018) regarding the theoretical foundations of the Portuguese language curriculum component, in elementary school, at different levels of achievement of the curriculum, such as the prescribed and the presented to the teacher, in relation to the conception, selection, and treatment of discursive genres and new and multiliteracies. Therefore, the theoretical pillars are based on the perspective of Bakhtinian studies of language (BAKHTIN, 2003 [1992]; BAKHTIN; VOLOCHÍNOV, 2014 [1929]), studies of the new literacies (LANKSHEAR; KNOBEL, 2012) and multiliteracies (THE NEW LONDON GROUP, 1996, 2006 [2000]), on the one hand, and on the other, in curricular studies - curriculum conception (LOPES; MACEDO, 2011; SILVA, 2016), levels of achievement (SACRISTÁN, 2000) and curricular organization (LOPES, 2008; LOPES; MACEDO, 2011). The articulation between studies on teaching and learning the Portuguese language and those of curriculum are essential for macro understanding of the Portuguese language curriculum, elementary education, of the São Paulo State, since the linguistic corpus is the São Paulo Curriculum, level of implementation of the prescribed curriculum, and the Curriculum in Action 9 Ninth Year Elementary School, student book and teacher book, level presented to the teacher (SÁCRISTAN, 2000), from the Learning Situations for the two volumes of the year 2021. For this, anchored in the framework of qualitative research (MOITA LOPES, 1994), in the area of Applied Linguistics (PENNYCOOK, 1998; RAJAGOPALAN, 2003), the methodological path is given by documentary investigation (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008; LÜDKE; ANDRÉ, 2018) to the dialogical analysis (BAKHTIN; VOLOCHÍNOV, 2014; BRAIT, 2006) and to the collation of texts (BAKHTIN, 2003 [1992]; GERALDI, 2012), considering that the linguistic-semiotic materiality is socially anchored, based on the dialogical relations established in the link in the communication chain of a particular human activity field (BAKHTIN, 2003 [1992]; BAKHTIN; VOLOCHÍNOV, 2014 [1929]). The results of the analysis from the Curriculum (SÃO PAULO, 2019a) show that there is no articulation between the common and the diversified parts. Thus, abilities from BNCC (BRASIL, 2018), when changed, are only dismembered, without significant changes or additions. And therefore, the organization proposed by the Curriculum prescribed do not focus of the field as an organizer of skills. And the results of the analysis of learning situations, in the Curriculum in Action books (SÃO PAULO, 2021a, 2021b, 2021c, 2021d), show that the privileged practices are the reading and linguistic/semiotic analysis, relegating the orality a very small space in the constitution of the activities. Meanwhile, for text production, in general, there is no contextualization for students to produce their texts. About the new literacies, the work, in general, is limited to generic suggestions to teachers. And about the multiliteracies, the learning situations also do not specify the modes of meaning, keeping the discussion to what is verbal and non-verbal. Finally, the objects analyzed show inconsistencies between the level of the prescribed curriculum and the curriculum presented to the teacher in the productions of SEDUC-SPDoutoradoLinguagem e EducaçãoDoutora em Lingüística AplicadaCAPES88882.435361/2019-01[s.n.]Barbosa, Jacqueline Peixoto, 1965-Carnin, AndersonGarcia, Ana Luiza M.Mendonça, Márcia Rodrigues de SouzaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPolizeli, Renata Cristina Alves, 1988-20232023-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (261 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/12567POLIZELI, Renata Cristina Alves. Do currículo prescrito aos mediadores: currículo paulista e os cadernos currículo em ação de língua portuguesa - ensino fundamental anos finais. 2023. 1 recurso online (261 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12567. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1349820Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T12:07:00Zoai::1349820Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-09-22T12:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Do currículo prescrito aos mediadores : currículo paulista e os cadernos currículo em ação de língua portuguesa - ensino fundamental anos finais
From the Curriculum prescribed to mediators : curriculum of the state of São Paulo and the curriculum in action books in portuguese language - elementary school final years
title Do currículo prescrito aos mediadores : currículo paulista e os cadernos currículo em ação de língua portuguesa - ensino fundamental anos finais
spellingShingle Do currículo prescrito aos mediadores : currículo paulista e os cadernos currículo em ação de língua portuguesa - ensino fundamental anos finais
Polizeli, Renata Cristina Alves, 1988-
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Multiletramentos
Ensino fundamental - Currículos
Currículos
São Paulo (Estado)
Portuguese language - Study and teaching
Multiliteracies
Education, Elementary - Curricula
Curricula
São Paulo (Brazil : State)
title_short Do currículo prescrito aos mediadores : currículo paulista e os cadernos currículo em ação de língua portuguesa - ensino fundamental anos finais
title_full Do currículo prescrito aos mediadores : currículo paulista e os cadernos currículo em ação de língua portuguesa - ensino fundamental anos finais
title_fullStr Do currículo prescrito aos mediadores : currículo paulista e os cadernos currículo em ação de língua portuguesa - ensino fundamental anos finais
title_full_unstemmed Do currículo prescrito aos mediadores : currículo paulista e os cadernos currículo em ação de língua portuguesa - ensino fundamental anos finais
title_sort Do currículo prescrito aos mediadores : currículo paulista e os cadernos currículo em ação de língua portuguesa - ensino fundamental anos finais
author Polizeli, Renata Cristina Alves, 1988-
author_facet Polizeli, Renata Cristina Alves, 1988-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Jacqueline Peixoto, 1965-
Carnin, Anderson
Garcia, Ana Luiza M.
Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Polizeli, Renata Cristina Alves, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Estudo e ensino
Multiletramentos
Ensino fundamental - Currículos
Currículos
São Paulo (Estado)
Portuguese language - Study and teaching
Multiliteracies
Education, Elementary - Curricula
Curricula
São Paulo (Brazil : State)
topic Língua portuguesa - Estudo e ensino
Multiletramentos
Ensino fundamental - Currículos
Currículos
São Paulo (Estado)
Portuguese language - Study and teaching
Multiliteracies
Education, Elementary - Curricula
Curricula
São Paulo (Brazil : State)
description Orientador: Jacqueline Peixoto Barbosa
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-06-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/12567
POLIZELI, Renata Cristina Alves. Do currículo prescrito aos mediadores: currículo paulista e os cadernos currículo em ação de língua portuguesa - ensino fundamental anos finais. 2023. 1 recurso online (261 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12567. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/12567
identifier_str_mv POLIZELI, Renata Cristina Alves. Do currículo prescrito aos mediadores: currículo paulista e os cadernos currículo em ação de língua portuguesa - ensino fundamental anos finais. 2023. 1 recurso online (261 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12567. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1349820
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (261 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138581285961728