Do currículo prescrito aos mediadores : currículo paulista e os cadernos currículo em ação de língua portuguesa - ensino fundamental anos finais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12567 |
Resumo: | Orientador: Jacqueline Peixoto Barbosa |
id |
UNICAMP-30_29767b8b279fd69c4795956f21c1478c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1349820 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Do currículo prescrito aos mediadores : currículo paulista e os cadernos currículo em ação de língua portuguesa - ensino fundamental anos finaisFrom the Curriculum prescribed to mediators : curriculum of the state of São Paulo and the curriculum in action books in portuguese language - elementary school final yearsLíngua portuguesa - Estudo e ensinoMultiletramentosEnsino fundamental - CurrículosCurrículosSão Paulo (Estado)Portuguese language - Study and teachingMultiliteraciesEducation, Elementary - CurriculaCurriculaSão Paulo (Brazil : State)Orientador: Jacqueline Peixoto BarbosaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), surge a necessidade de adequação curricular pelos estados com vistas a atender essa normativa federal. O estado de São Paulo, que já tinha uma base comum de conteúdos, habilidades e competências, reformula seu currículo para o ensino fundamental e educação infantil, lançando em julho de 2019, o Currículo Paulista (SÃO PAULO, 2019a). Nesse cenário, este trabalho objetiva descrever e analisar como a SEDUC-SP se apropria da BNCC (BRASIL, 2018) no que diz respeito aos pressupostos teórico-metodológicos do componente curricular de LP nos anos finais do Ensino Fundamental, tanto no âmbito do currículo prescrito quanto no do currículo apresentado ao professor, em relação a concepção, seleção e tratamento dos gêneros discursivos e dos novos e multiletramentos. Para tanto, os pilares teóricos alicerçam-se na perspectiva dos estudos bakhtinianos da linguagem (BAKHTIN, 2003 [1992]; BAKHTIN; VOLOCHÍNOV, 2014 [1929]), dos estudos dos novos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2012) e multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996; 2006 [2000]), de um lado, e, de outro, nos estudos curriculares, em especial da concepção de currículo (LOPES; MACEDO, 2011; SILVA, 2016), dos níveis de concretização (SACRISTÁN, 2000) e da organização curricular (LOPES, 2008; LOPES; MACEDO, 2011). A articulação entre os estudos sobre ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa e os de currículo são essenciais para a compreensão macro do currículo de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental da rede paulista, visto que o corpus desta pesquisa é composto pelo Currículo Paulista (SÃO PAULO, 2019a) e pelos cadernos do aluno e do professor nomeados Currículo em Ação 9º Ano Ensino Fundamental II (SÃO PAULO, 2021a, 2021b, 2021c, 2021d), consideradas as Situações de Aprendizagem dos dois primeiros volumes do ano em de 2021. Ancorado no quadro de pesquisas qualitativas (MOITA LOPES, 1994) na área de Linguística Aplicada (PENNYCOOK, 1998; RAJAGOPALAN, 2003), o trajeto metodológico dá-se da investigação documental (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008; LÜDKE; ANDRÉ, 2018) à análise dialógica (BAKHTIN; VOLÓCHINOV, 2014; BRAIT, 2006) e ao cotejo de textos (BAKHTIN, 2003 [1992]; GERALDI, 2012), tendo em vista que a materialidade linguístico-semiótica é ancorada socialmente, a partir das relações dialógicas estabelecidas no elo da cadeia de comunicação humana (BAKHTIN, 2003 [1992]; BAKHTIN; VOLOCHÍNOV, 2014 [1929]). Os resultados da análise do Currículo Paulista (SÃO PAULO, 2019a) evidenciam não haver no documento paulista a consideração de uma parte diversificada. Nesse sentido, as habilidades da BNCC, quando alteradas, são apenas desmembradas, sem alterações ou acréscimos significativos, sendo que a organização proposta pelo documento tira o foco do campo como organizador das habilidades. Já os resultados da análise das situações de aprendizagem, nos Cadernos Currículo em Ação (SÃO PAULO, 2021a, 2021b, 2021c, 2021d), mostram que as práticas privilegiadas são a leitura e análise linguística/semiótica, relegando à oralidade um espaço pífio na constituição das atividades. Em relação à produção de texto, parte significativa das atividades não apresentam contexto de produção para que os estudantes possam produzir seus textos de modo contextualizado. Já em relação aos letramentos considerados, os novos letramentos só são observados em sugestões genéricas aos professores. Quanto aos multiletramentos, as situações de aprendizagem também não exploram os diferentes modos de significação, mantendo a discussão no nível do verbal e não verbal, e os gêneros considerados não são efetivamente trabalhados, mas apenas mencionados nas propostas de produção. Por fim, os dados evidenciam inconsistências entre o nível do currículo prescrito e o do currículo apresentado ao professor nas produções da SEDUC-SPAbstract: Since the approval of the National Common Curriculum Base, there has been a need for curricular adequacy by the states in order to adapt to federal regulations. The state of São Paulo, which already had a common base of content, skills, and competencies, rebuilt its curriculum, for elementary education, homologating the Curriculum prescribed in July 2019. In this scenario, this work aims to describe and analyze how SEDUC-SP appropriates BNCC (BRASIL, 2018) regarding the theoretical foundations of the Portuguese language curriculum component, in elementary school, at different levels of achievement of the curriculum, such as the prescribed and the presented to the teacher, in relation to the conception, selection, and treatment of discursive genres and new and multiliteracies. Therefore, the theoretical pillars are based on the perspective of Bakhtinian studies of language (BAKHTIN, 2003 [1992]; BAKHTIN; VOLOCHÍNOV, 2014 [1929]), studies of the new literacies (LANKSHEAR; KNOBEL, 2012) and multiliteracies (THE NEW LONDON GROUP, 1996, 2006 [2000]), on the one hand, and on the other, in curricular studies - curriculum conception (LOPES; MACEDO, 2011; SILVA, 2016), levels of achievement (SACRISTÁN, 2000) and curricular organization (LOPES, 2008; LOPES; MACEDO, 2011). The articulation between studies on teaching and learning the Portuguese language and those of curriculum are essential for macro understanding of the Portuguese language curriculum, elementary education, of the São Paulo State, since the linguistic corpus is the São Paulo Curriculum, level of implementation of the prescribed curriculum, and the Curriculum in Action 9 Ninth Year Elementary School, student book and teacher book, level presented to the teacher (SÁCRISTAN, 2000), from the Learning Situations for the two volumes of the year 2021. For this, anchored in the framework of qualitative research (MOITA LOPES, 1994), in the area of Applied Linguistics (PENNYCOOK, 1998; RAJAGOPALAN, 2003), the methodological path is given by documentary investigation (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008; LÜDKE; ANDRÉ, 2018) to the dialogical analysis (BAKHTIN; VOLOCHÍNOV, 2014; BRAIT, 2006) and to the collation of texts (BAKHTIN, 2003 [1992]; GERALDI, 2012), considering that the linguistic-semiotic materiality is socially anchored, based on the dialogical relations established in the link in the communication chain of a particular human activity field (BAKHTIN, 2003 [1992]; BAKHTIN; VOLOCHÍNOV, 2014 [1929]). The results of the analysis from the Curriculum (SÃO PAULO, 2019a) show that there is no articulation between the common and the diversified parts. Thus, abilities from BNCC (BRASIL, 2018), when changed, are only dismembered, without significant changes or additions. And therefore, the organization proposed by the Curriculum prescribed do not focus of the field as an organizer of skills. And the results of the analysis of learning situations, in the Curriculum in Action books (SÃO PAULO, 2021a, 2021b, 2021c, 2021d), show that the privileged practices are the reading and linguistic/semiotic analysis, relegating the orality a very small space in the constitution of the activities. Meanwhile, for text production, in general, there is no contextualization for students to produce their texts. About the new literacies, the work, in general, is limited to generic suggestions to teachers. And about the multiliteracies, the learning situations also do not specify the modes of meaning, keeping the discussion to what is verbal and non-verbal. Finally, the objects analyzed show inconsistencies between the level of the prescribed curriculum and the curriculum presented to the teacher in the productions of SEDUC-SPDoutoradoLinguagem e EducaçãoDoutora em Lingüística AplicadaCAPES88882.435361/2019-01[s.n.]Barbosa, Jacqueline Peixoto, 1965-Carnin, AndersonGarcia, Ana Luiza M.Mendonça, Márcia Rodrigues de SouzaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPolizeli, Renata Cristina Alves, 1988-20232023-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (261 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/12567POLIZELI, Renata Cristina Alves. Do currículo prescrito aos mediadores: currículo paulista e os cadernos currículo em ação de língua portuguesa - ensino fundamental anos finais. 2023. 1 recurso online (261 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12567. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1349820Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T12:07:00Zoai::1349820Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-09-22T12:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do currículo prescrito aos mediadores : currículo paulista e os cadernos currículo em ação de língua portuguesa - ensino fundamental anos finais From the Curriculum prescribed to mediators : curriculum of the state of São Paulo and the curriculum in action books in portuguese language - elementary school final years |
title |
Do currículo prescrito aos mediadores : currículo paulista e os cadernos currículo em ação de língua portuguesa - ensino fundamental anos finais |
spellingShingle |
Do currículo prescrito aos mediadores : currículo paulista e os cadernos currículo em ação de língua portuguesa - ensino fundamental anos finais Polizeli, Renata Cristina Alves, 1988- Língua portuguesa - Estudo e ensino Multiletramentos Ensino fundamental - Currículos Currículos São Paulo (Estado) Portuguese language - Study and teaching Multiliteracies Education, Elementary - Curricula Curricula São Paulo (Brazil : State) |
title_short |
Do currículo prescrito aos mediadores : currículo paulista e os cadernos currículo em ação de língua portuguesa - ensino fundamental anos finais |
title_full |
Do currículo prescrito aos mediadores : currículo paulista e os cadernos currículo em ação de língua portuguesa - ensino fundamental anos finais |
title_fullStr |
Do currículo prescrito aos mediadores : currículo paulista e os cadernos currículo em ação de língua portuguesa - ensino fundamental anos finais |
title_full_unstemmed |
Do currículo prescrito aos mediadores : currículo paulista e os cadernos currículo em ação de língua portuguesa - ensino fundamental anos finais |
title_sort |
Do currículo prescrito aos mediadores : currículo paulista e os cadernos currículo em ação de língua portuguesa - ensino fundamental anos finais |
author |
Polizeli, Renata Cristina Alves, 1988- |
author_facet |
Polizeli, Renata Cristina Alves, 1988- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Jacqueline Peixoto, 1965- Carnin, Anderson Garcia, Ana Luiza M. Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Polizeli, Renata Cristina Alves, 1988- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa - Estudo e ensino Multiletramentos Ensino fundamental - Currículos Currículos São Paulo (Estado) Portuguese language - Study and teaching Multiliteracies Education, Elementary - Curricula Curricula São Paulo (Brazil : State) |
topic |
Língua portuguesa - Estudo e ensino Multiletramentos Ensino fundamental - Currículos Currículos São Paulo (Estado) Portuguese language - Study and teaching Multiliteracies Education, Elementary - Curricula Curricula São Paulo (Brazil : State) |
description |
Orientador: Jacqueline Peixoto Barbosa |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-06-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12567 POLIZELI, Renata Cristina Alves. Do currículo prescrito aos mediadores: currículo paulista e os cadernos currículo em ação de língua portuguesa - ensino fundamental anos finais. 2023. 1 recurso online (261 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12567. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12567 |
identifier_str_mv |
POLIZELI, Renata Cristina Alves. Do currículo prescrito aos mediadores: currículo paulista e os cadernos currículo em ação de língua portuguesa - ensino fundamental anos finais. 2023. 1 recurso online (261 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12567. Acesso em: 15 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1349820 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (261 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138581285961728 |