Trajetórias discentes na pós graduação : avaliação da experiência dos estudantes e egressos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11193 |
Resumo: | Resumo: O sistema de pós-graduação no Brasil é um dos mais robustos na América Latina, contando mais de 278 mil alunos matriculados e 82 mil titulados em 2017 segundo dados do Sistema de Informações Georreferenciadas da CAPES (GEOCAPES), contando com o financiamento quase exclusivo do governo. A despeito destes números, há relativamente poucos estudos sobre a experiência do estudante durante o curso, os fatores de sucesso para conclusão do curso e as trajetórias discentes após a conclusão. Os alunos apresentam trajetórias diferentes, desde os que emendam a graduação com a pós, passando por aqueles que ingressam após a entrada no mercado de trabalho ou mesmo depois de muitos anos de carreira profissional. O objetivo deste trabalho é apresentar a metodologia que está sendo construída para avaliar a experiência dos alunos durante o mestrado/doutorado e acompanhar as trajetórias profissionais dos egressos, tomando o Programa de PósGraduação em Administração da Unicamp como estudo de caso. Serão discutidos o desenho geral da metodologia e os questionários ora em desenvolvimento. A metodologia busca fornecer subsídios para a gestão do programa, usando um modelo que pode ser posteriormente estendido para outros programas de pós-graduação na Unicamp e em outras instituições |
id |
CAMP_a3607c699ae23cf3d1f8adfa65d12950 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343392 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetórias discentes na pós graduação : avaliação da experiência dos estudantes e egressosEnsino superiorPos-graduação - BrasilAvaliaçãoEvaluationUniversity educationPostgraduateParte de eventoResumo: O sistema de pós-graduação no Brasil é um dos mais robustos na América Latina, contando mais de 278 mil alunos matriculados e 82 mil titulados em 2017 segundo dados do Sistema de Informações Georreferenciadas da CAPES (GEOCAPES), contando com o financiamento quase exclusivo do governo. A despeito destes números, há relativamente poucos estudos sobre a experiência do estudante durante o curso, os fatores de sucesso para conclusão do curso e as trajetórias discentes após a conclusão. Os alunos apresentam trajetórias diferentes, desde os que emendam a graduação com a pós, passando por aqueles que ingressam após a entrada no mercado de trabalho ou mesmo depois de muitos anos de carreira profissional. O objetivo deste trabalho é apresentar a metodologia que está sendo construída para avaliar a experiência dos alunos durante o mestrado/doutorado e acompanhar as trajetórias profissionais dos egressos, tomando o Programa de PósGraduação em Administração da Unicamp como estudo de caso. Serão discutidos o desenho geral da metodologia e os questionários ora em desenvolvimento. A metodologia busca fornecer subsídios para a gestão do programa, usando um modelo que pode ser posteriormente estendido para outros programas de pós-graduação na Unicamp e em outras instituiçõesAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarneiro, Ana Maria, 1976-Bin, Adriana, 1977-Telles, Stella Maria Barbera da SilvaMorini, Cristiano, 1974-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11193CARNEIRO, Ana Maria et al. Trajetórias discentes na pós graduação: avaliação da experiência dos estudantes e egressos. Anais 19º Congresso Brasileiro de Sociologia. Florianópolis, SC : Sociedade Brasileira de Sociologia, 2019. N. 19 (jul., 2019). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11193. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343392porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-02T10:15:35Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343392Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-02T10:15:35Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetórias discentes na pós graduação : avaliação da experiência dos estudantes e egressos |
title |
Trajetórias discentes na pós graduação : avaliação da experiência dos estudantes e egressos |
spellingShingle |
Trajetórias discentes na pós graduação : avaliação da experiência dos estudantes e egressos Carneiro, Ana Maria, 1976- Ensino superior Pos-graduação - Brasil Avaliação Evaluation University education Postgraduate Parte de evento |
title_short |
Trajetórias discentes na pós graduação : avaliação da experiência dos estudantes e egressos |
title_full |
Trajetórias discentes na pós graduação : avaliação da experiência dos estudantes e egressos |
title_fullStr |
Trajetórias discentes na pós graduação : avaliação da experiência dos estudantes e egressos |
title_full_unstemmed |
Trajetórias discentes na pós graduação : avaliação da experiência dos estudantes e egressos |
title_sort |
Trajetórias discentes na pós graduação : avaliação da experiência dos estudantes e egressos |
author |
Carneiro, Ana Maria, 1976- |
author_facet |
Carneiro, Ana Maria, 1976- Bin, Adriana, 1977- Telles, Stella Maria Barbera da Silva Morini, Cristiano, 1974- |
author_role |
author |
author2 |
Bin, Adriana, 1977- Telles, Stella Maria Barbera da Silva Morini, Cristiano, 1974- |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Ana Maria, 1976- Bin, Adriana, 1977- Telles, Stella Maria Barbera da Silva Morini, Cristiano, 1974- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Pos-graduação - Brasil Avaliação Evaluation University education Postgraduate Parte de evento |
topic |
Ensino superior Pos-graduação - Brasil Avaliação Evaluation University education Postgraduate Parte de evento |
description |
Resumo: O sistema de pós-graduação no Brasil é um dos mais robustos na América Latina, contando mais de 278 mil alunos matriculados e 82 mil titulados em 2017 segundo dados do Sistema de Informações Georreferenciadas da CAPES (GEOCAPES), contando com o financiamento quase exclusivo do governo. A despeito destes números, há relativamente poucos estudos sobre a experiência do estudante durante o curso, os fatores de sucesso para conclusão do curso e as trajetórias discentes após a conclusão. Os alunos apresentam trajetórias diferentes, desde os que emendam a graduação com a pós, passando por aqueles que ingressam após a entrada no mercado de trabalho ou mesmo depois de muitos anos de carreira profissional. O objetivo deste trabalho é apresentar a metodologia que está sendo construída para avaliar a experiência dos alunos durante o mestrado/doutorado e acompanhar as trajetórias profissionais dos egressos, tomando o Programa de PósGraduação em Administração da Unicamp como estudo de caso. Serão discutidos o desenho geral da metodologia e os questionários ora em desenvolvimento. A metodologia busca fornecer subsídios para a gestão do programa, usando um modelo que pode ser posteriormente estendido para outros programas de pós-graduação na Unicamp e em outras instituições |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11193 CARNEIRO, Ana Maria et al. Trajetórias discentes na pós graduação: avaliação da experiência dos estudantes e egressos. Anais 19º Congresso Brasileiro de Sociologia. Florianópolis, SC : Sociedade Brasileira de Sociologia, 2019. N. 19 (jul., 2019). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11193. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11193 |
identifier_str_mv |
CARNEIRO, Ana Maria et al. Trajetórias discentes na pós graduação: avaliação da experiência dos estudantes e egressos. Anais 19º Congresso Brasileiro de Sociologia. Florianópolis, SC : Sociedade Brasileira de Sociologia, 2019. N. 19 (jul., 2019). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11193. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343392 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030830250590208 |