Trajetórias discentes na pós graduação : avaliação da experiência dos estudantes e egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Ana Maria, 1976-
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bin, Adriana, 1977-, Telles, Stella Maria Barbera da Silva, Morini, Cristiano, 1974-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11193
Resumo: Resumo: O sistema de pós-graduação no Brasil é um dos mais robustos na América Latina, contando mais de 278 mil alunos matriculados e 82 mil titulados em 2017 segundo dados do Sistema de Informações Georreferenciadas da CAPES (GEOCAPES), contando com o financiamento quase exclusivo do governo. A despeito destes números, há relativamente poucos estudos sobre a experiência do estudante durante o curso, os fatores de sucesso para conclusão do curso e as trajetórias discentes após a conclusão. Os alunos apresentam trajetórias diferentes, desde os que emendam a graduação com a pós, passando por aqueles que ingressam após a entrada no mercado de trabalho ou mesmo depois de muitos anos de carreira profissional. O objetivo deste trabalho é apresentar a metodologia que está sendo construída para avaliar a experiência dos alunos durante o mestrado/doutorado e acompanhar as trajetórias profissionais dos egressos, tomando o Programa de PósGraduação em Administração da Unicamp como estudo de caso. Serão discutidos o desenho geral da metodologia e os questionários ora em desenvolvimento. A metodologia busca fornecer subsídios para a gestão do programa, usando um modelo que pode ser posteriormente estendido para outros programas de pós-graduação na Unicamp e em outras instituições
id CAMP_a3607c699ae23cf3d1f8adfa65d12950
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343392
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Trajetórias discentes na pós graduação : avaliação da experiência dos estudantes e egressosEnsino superiorPos-graduação - BrasilAvaliaçãoEvaluationUniversity educationPostgraduateParte de eventoResumo: O sistema de pós-graduação no Brasil é um dos mais robustos na América Latina, contando mais de 278 mil alunos matriculados e 82 mil titulados em 2017 segundo dados do Sistema de Informações Georreferenciadas da CAPES (GEOCAPES), contando com o financiamento quase exclusivo do governo. A despeito destes números, há relativamente poucos estudos sobre a experiência do estudante durante o curso, os fatores de sucesso para conclusão do curso e as trajetórias discentes após a conclusão. Os alunos apresentam trajetórias diferentes, desde os que emendam a graduação com a pós, passando por aqueles que ingressam após a entrada no mercado de trabalho ou mesmo depois de muitos anos de carreira profissional. O objetivo deste trabalho é apresentar a metodologia que está sendo construída para avaliar a experiência dos alunos durante o mestrado/doutorado e acompanhar as trajetórias profissionais dos egressos, tomando o Programa de PósGraduação em Administração da Unicamp como estudo de caso. Serão discutidos o desenho geral da metodologia e os questionários ora em desenvolvimento. A metodologia busca fornecer subsídios para a gestão do programa, usando um modelo que pode ser posteriormente estendido para outros programas de pós-graduação na Unicamp e em outras instituiçõesAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarneiro, Ana Maria, 1976-Bin, Adriana, 1977-Telles, Stella Maria Barbera da SilvaMorini, Cristiano, 1974-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11193CARNEIRO, Ana Maria et al. Trajetórias discentes na pós graduação: avaliação da experiência dos estudantes e egressos. Anais 19º Congresso Brasileiro de Sociologia. Florianópolis, SC : Sociedade Brasileira de Sociologia, 2019. N. 19 (jul., 2019). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11193. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343392porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-02T10:15:35Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343392Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-02T10:15:35Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias discentes na pós graduação : avaliação da experiência dos estudantes e egressos
title Trajetórias discentes na pós graduação : avaliação da experiência dos estudantes e egressos
spellingShingle Trajetórias discentes na pós graduação : avaliação da experiência dos estudantes e egressos
Carneiro, Ana Maria, 1976-
Ensino superior
Pos-graduação - Brasil
Avaliação
Evaluation
University education
Postgraduate
Parte de evento
title_short Trajetórias discentes na pós graduação : avaliação da experiência dos estudantes e egressos
title_full Trajetórias discentes na pós graduação : avaliação da experiência dos estudantes e egressos
title_fullStr Trajetórias discentes na pós graduação : avaliação da experiência dos estudantes e egressos
title_full_unstemmed Trajetórias discentes na pós graduação : avaliação da experiência dos estudantes e egressos
title_sort Trajetórias discentes na pós graduação : avaliação da experiência dos estudantes e egressos
author Carneiro, Ana Maria, 1976-
author_facet Carneiro, Ana Maria, 1976-
Bin, Adriana, 1977-
Telles, Stella Maria Barbera da Silva
Morini, Cristiano, 1974-
author_role author
author2 Bin, Adriana, 1977-
Telles, Stella Maria Barbera da Silva
Morini, Cristiano, 1974-
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Ana Maria, 1976-
Bin, Adriana, 1977-
Telles, Stella Maria Barbera da Silva
Morini, Cristiano, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Pos-graduação - Brasil
Avaliação
Evaluation
University education
Postgraduate
Parte de evento
topic Ensino superior
Pos-graduação - Brasil
Avaliação
Evaluation
University education
Postgraduate
Parte de evento
description Resumo: O sistema de pós-graduação no Brasil é um dos mais robustos na América Latina, contando mais de 278 mil alunos matriculados e 82 mil titulados em 2017 segundo dados do Sistema de Informações Georreferenciadas da CAPES (GEOCAPES), contando com o financiamento quase exclusivo do governo. A despeito destes números, há relativamente poucos estudos sobre a experiência do estudante durante o curso, os fatores de sucesso para conclusão do curso e as trajetórias discentes após a conclusão. Os alunos apresentam trajetórias diferentes, desde os que emendam a graduação com a pós, passando por aqueles que ingressam após a entrada no mercado de trabalho ou mesmo depois de muitos anos de carreira profissional. O objetivo deste trabalho é apresentar a metodologia que está sendo construída para avaliar a experiência dos alunos durante o mestrado/doutorado e acompanhar as trajetórias profissionais dos egressos, tomando o Programa de PósGraduação em Administração da Unicamp como estudo de caso. Serão discutidos o desenho geral da metodologia e os questionários ora em desenvolvimento. A metodologia busca fornecer subsídios para a gestão do programa, usando um modelo que pode ser posteriormente estendido para outros programas de pós-graduação na Unicamp e em outras instituições
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11193
CARNEIRO, Ana Maria et al. Trajetórias discentes na pós graduação: avaliação da experiência dos estudantes e egressos. Anais 19º Congresso Brasileiro de Sociologia. Florianópolis, SC : Sociedade Brasileira de Sociologia, 2019. N. 19 (jul., 2019). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11193. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11193
identifier_str_mv CARNEIRO, Ana Maria et al. Trajetórias discentes na pós graduação: avaliação da experiência dos estudantes e egressos. Anais 19º Congresso Brasileiro de Sociologia. Florianópolis, SC : Sociedade Brasileira de Sociologia, 2019. N. 19 (jul., 2019). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11193. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343392
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030830250590208