Tecnologias para os veículos a célula combustível : sinalizações a partir de dados de patentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11846 |
Resumo: | Resumo: Os veículos de célula a combustível (VCCs), em função de suas características de alta eficiência energética e zero emissão, têm se colocado como alternativa para a mobilidade de baixa emissão face aos problemas associados aos veículos a combustão (emissão de poluentes, dependência de combustíveis fósseis, baixa eficiência energética, etc.) e aos veículos elétricos (tempo de recarga, autonomia de rodagem, fonte da matriz energética, etc.). Entretanto, os VCC também apresentam problemas em relação à maturidade tecnológica o que faz com que sua inserção no mercado ocorra de forma lenta. Com o objetivo de melhor compreender quais são as principais tecnologias que norteiam o desenvolvimento dos VCCs e sua dinâmica no mercado, este artigo apresenta um estudo de dados de patentes com foco nas suas duas tecnologias-chaves: tanque de hidrogênio e célula a combustível. A partir da dinâmica de patenteamento dos VCCs obtidas a partir de equações de busca e processamentos no banco de dados orbit.com, identificou-se as principais áreas tecnológicas, tendências e atores (países e empresas). Por tratar-se de uma tecnologia em desenvolvimento, com vários obstáculos que limitam sua viabilidade econômica e produtiva, estudos como este sobre patentes ajudam a visualizar tendências tecnológicas, aporte de esforços em áreas do conhecimento, assim como identificar os atores e instituições que são protagonistas destas tecnologias |
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Tecnologias para os veículos a célula combustível : sinalizações a partir de dados de patentesTechnologies for fuel cell vehicles : patent data trendsPatentesInovações tecnológicasVeículos com células à combustívelCélulas a combustívelPatentsTechnological innovationsFuel cell vehiclesFuel cellsTechnological TrendHydrogen tankArtigo originalResumo: Os veículos de célula a combustível (VCCs), em função de suas características de alta eficiência energética e zero emissão, têm se colocado como alternativa para a mobilidade de baixa emissão face aos problemas associados aos veículos a combustão (emissão de poluentes, dependência de combustíveis fósseis, baixa eficiência energética, etc.) e aos veículos elétricos (tempo de recarga, autonomia de rodagem, fonte da matriz energética, etc.). Entretanto, os VCC também apresentam problemas em relação à maturidade tecnológica o que faz com que sua inserção no mercado ocorra de forma lenta. Com o objetivo de melhor compreender quais são as principais tecnologias que norteiam o desenvolvimento dos VCCs e sua dinâmica no mercado, este artigo apresenta um estudo de dados de patentes com foco nas suas duas tecnologias-chaves: tanque de hidrogênio e célula a combustível. A partir da dinâmica de patenteamento dos VCCs obtidas a partir de equações de busca e processamentos no banco de dados orbit.com, identificou-se as principais áreas tecnológicas, tendências e atores (países e empresas). Por tratar-se de uma tecnologia em desenvolvimento, com vários obstáculos que limitam sua viabilidade econômica e produtiva, estudos como este sobre patentes ajudam a visualizar tendências tecnológicas, aporte de esforços em áreas do conhecimento, assim como identificar os atores e instituições que são protagonistas destas tecnologiasAbstract: The Fuel cell electric vehicle (FCEV), about its characteristics of high energy efficiency and zero emission, it has become an alternative for low emission mobility due to the problems related with the combustion vehicles (pollutant emission, fossil fuels dependency, low energy efficiency, etc.) and the electric vehicles (charge time, driving autonomy, power source, etc.). However, FCEV also has problems regarding the technological maturity, which does its market insertion happen slowly. In order to understand the key technologies that drive the development of FCEVs and their market dynamics, this paper presents a study of patent data focusing on its two main technologies: hydrogen tank and fuel cell. From the patenting dynamics of FCEV acquired from search equations and processings on orbit.com database, the main technological areas, trends and actors (countries and companies) were identified. Because it is a technology under development, with several barriers that limit its economic and productive viability, studies such as this one on patents help to visualize technological trends, to contribute efforts in areas of knowledge, as well as to identify the actors and institutions that are protagonists of these technologiesAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLeme, João Vitor, 1994-Consoni, Flávia Luciane, 1973-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11846LEME, João Vitor; CONSONI, Flávia Luciane. Tecnologias para os veículos a célula combustível: sinalizações a partir de dados de patentes. Revista de empreendedorismo, negócios e inovação. São Bernardo do Campo, SP : Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER, 2019. Vol. 4, n. 2 (mar., 2019), p. 4-26. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11846. Acesso em: 21 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345525porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-29T15:36:28Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345525Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2025-02-21T05:15:40.359229Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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