Tecnologias para os veículos a célula combustível : sinalizações a partir de dados de patentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme, João Vitor, 1994-
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Consoni, Flávia Luciane, 1973-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11846
Resumo: Resumo: Os veículos de célula a combustível (VCCs), em função de suas características de alta eficiência energética e zero emissão, têm se colocado como alternativa para a mobilidade de baixa emissão face aos problemas associados aos veículos a combustão (emissão de poluentes, dependência de combustíveis fósseis, baixa eficiência energética, etc.) e aos veículos elétricos (tempo de recarga, autonomia de rodagem, fonte da matriz energética, etc.). Entretanto, os VCC também apresentam problemas em relação à maturidade tecnológica o que faz com que sua inserção no mercado ocorra de forma lenta. Com o objetivo de melhor compreender quais são as principais tecnologias que norteiam o desenvolvimento dos VCCs e sua dinâmica no mercado, este artigo apresenta um estudo de dados de patentes com foco nas suas duas tecnologias-chaves: tanque de hidrogênio e célula a combustível. A partir da dinâmica de patenteamento dos VCCs obtidas a partir de equações de busca e processamentos no banco de dados orbit.com, identificou-se as principais áreas tecnológicas, tendências e atores (países e empresas). Por tratar-se de uma tecnologia em desenvolvimento, com vários obstáculos que limitam sua viabilidade econômica e produtiva, estudos como este sobre patentes ajudam a visualizar tendências tecnológicas, aporte de esforços em áreas do conhecimento, assim como identificar os atores e instituições que são protagonistas destas tecnologias
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