"The battles behind the forehead" : pressupostos e efeitos do monólogo interior em Ulysses, de James Joyce
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12839 |
Resumo: | Resumo: Esse texto divide-se em duas partes. A primeira delas define e diferencia os dois procedimentos responsáveis pela singularidade da representação da subjetividade dos personagens na prosa joyciana: aquele que Kenner denominou de The Uncle Charlie Principle (15-38) e o monólogo interior. Apesar de ambos dependerem da diminuição da distância entre narrador e personagem, na passagem de um ou ao outro se encontra também uma mudança decisiva para o romance: a passagem da interioridade mediada para a interioridade imediata. Já a segunda parte do texto centra-se no monólogo interior do Ulysses, romance no qual essa técnica se converte na própria forma dada pela narrativa à apresentação das situações que a compõem. Nosso objetivo é expor alguns dos pressupostos decorrentes da expansão desse procedimento: a instauração de um personagem-narrador que 1) narrará involuntariamente e, portanto, 2) sem narratário e 3) sem qualquer pretensão de reconstituir discursivamente seja seu presente, seja seu passado. Esses pressupostos, tão importantes quanto frequentemente esquecidos, permitem que a técnica do monólogo interior seja considerada a mais perfeita simulação do trabalho psíquico |
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"The battles behind the forehead" : pressupostos e efeitos do monólogo interior em Ulysses, de James JoyceJoyce, James, 1882-1941 - Crítica e interpretaçãoJoyce, James, 1882-1941. UlyssesFicção de fluxo de consciênciaGramática comparada e geral - Discurso indiretoStream of consciousness fictionGrammar, Comparative and general - Indirect discourseResumo: Esse texto divide-se em duas partes. A primeira delas define e diferencia os dois procedimentos responsáveis pela singularidade da representação da subjetividade dos personagens na prosa joyciana: aquele que Kenner denominou de The Uncle Charlie Principle (15-38) e o monólogo interior. Apesar de ambos dependerem da diminuição da distância entre narrador e personagem, na passagem de um ou ao outro se encontra também uma mudança decisiva para o romance: a passagem da interioridade mediada para a interioridade imediata. Já a segunda parte do texto centra-se no monólogo interior do Ulysses, romance no qual essa técnica se converte na própria forma dada pela narrativa à apresentação das situações que a compõem. Nosso objetivo é expor alguns dos pressupostos decorrentes da expansão desse procedimento: a instauração de um personagem-narrador que 1) narrará involuntariamente e, portanto, 2) sem narratário e 3) sem qualquer pretensão de reconstituir discursivamente seja seu presente, seja seu passado. Esses pressupostos, tão importantes quanto frequentemente esquecidos, permitem que a técnica do monólogo interior seja considerada a mais perfeita simulação do trabalho psíquicoAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPeruchi, Camila Hespanhol, 1990-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12839PERUCHI, Camila Hespanhol. "The battles behind the forehead": pressupostos e efeitos do monólogo interior em Ulysses, de James Joyce. Qorpus. Florianópolis, SC. v. 12, n. 2, p. 99-115, jun. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12839. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1360807porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-03T12:19:42Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1360807Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-03T12:19:42Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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