Resiliência ou resistência : um dilema social pós-pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krawczyk, Nora Rut, 1958-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13751
Resumo: Resumo: Propõe-se um debate crítico sobre o "novo normal" que se desenha no processo de pandemia no Brasil e a relevância do tema da resiliência em discursos oficiais nos vários espaços sociais e institucionais. Vista como a competência cultivada por docentes, alunos e famílias diante da atual situação sanitária, ela necessitaria ser ensinada na escola no contexto dos pressupostos epistemológicos das competências socioemocionais. Analisa as críticas oriundas da psicologia, da sociologia e da pedagogia. Atualmente, investir em uma educação focada no desenvolvimento de competências socioemocionais, em especial, na habilidade de resiliência pode levar a uma formação compatível com um novo e inevitável contexto educacional, social e econômico distante de qualquer projeto comprometido com transformações sociais significativas
id CAMP_aabeb27665f3ca7b26547a0fdfa801b6
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363674
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Resiliência ou resistência : um dilema social pós-pandemiaResilience or resistance : a post-pandemic social dilemmaResiliencia o resistencia : un dilema social pospandémicoPandemiasResiliênciaEducação e EstadoCurrículosPandemicsResilienceEducation and stateCurriculaCompetências socioemocionaisArtigo originalResumo: Propõe-se um debate crítico sobre o "novo normal" que se desenha no processo de pandemia no Brasil e a relevância do tema da resiliência em discursos oficiais nos vários espaços sociais e institucionais. Vista como a competência cultivada por docentes, alunos e famílias diante da atual situação sanitária, ela necessitaria ser ensinada na escola no contexto dos pressupostos epistemológicos das competências socioemocionais. Analisa as críticas oriundas da psicologia, da sociologia e da pedagogia. Atualmente, investir em uma educação focada no desenvolvimento de competências socioemocionais, em especial, na habilidade de resiliência pode levar a uma formação compatível com um novo e inevitável contexto educacional, social e econômico distante de qualquer projeto comprometido com transformações sociais significativasAbstract: It proposes a critical debate about the "new normal" that is drawn in the pandemic process in Brazil and the relevance of the resilience theme in official discourses in the various social and institutional spaces. Seen as a competence cultivated by docents, students, and families during the ongoing sanitary situation, it should be taught at the school in the context of epistemological assumptions of socioemotional competencies. It analyses the critiques derived from psychology, sociology, and pedagogy. Nowadays, investing in education focused on developing socioemotional competencies, especially the ability of resilience, can lead to a formation compatible with a new and inevitable educational, social, and economic context far from any project compromised with significant social transformationsResumen: Se propone un debate crítico sobre la "nueva normalidad" que se perfila en el proceso pandémico en Brasil y la relevancia del tema de la resiliencia en los discursos oficiales en los distintos espacios sociales e institucionales. Considerada como la competencia cultivada por docentes, estudiantes y familias ante la situación de salud actual, sería necesario que sea impartida en la escuela en el contexto de los supuestos epistemológicos de competencias socioemocionales. Analiza las críticas desde la psicología, la sociología y la pedagogía. En la actualidad, invertir en una educación centrada en el desarrollo de competencias socioemocionales, especialmente la resiliencia, puede conducir a una formación compatible con un nuevo e inevitable contexto educativo, social y económico que se aleja de cualquier proyecto comprometido con transformaciones sociales significativasAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASKrawczyk, Nora Rut, 1958-Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13751KRAWCZYK, Nora Rut; ZAN, Dirce Djanira Pacheco e. Resiliência ou resistência: um dilema social pós-pandemia. Políticas educativas. Entre Rios : UNER, 2021. Vol. 15, n. 1 (2021), p. 106-128. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13751. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363674porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-13T16:25:26Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363674Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-13T16:25:26Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Resiliência ou resistência : um dilema social pós-pandemia
Resilience or resistance : a post-pandemic social dilemma
Resiliencia o resistencia : un dilema social pospandémico
title Resiliência ou resistência : um dilema social pós-pandemia
spellingShingle Resiliência ou resistência : um dilema social pós-pandemia
Krawczyk, Nora Rut, 1958-
Pandemias
Resiliência
Educação e Estado
Currículos
Pandemics
Resilience
Education and state
Curricula
Competências socioemocionais
Artigo original
title_short Resiliência ou resistência : um dilema social pós-pandemia
title_full Resiliência ou resistência : um dilema social pós-pandemia
title_fullStr Resiliência ou resistência : um dilema social pós-pandemia
title_full_unstemmed Resiliência ou resistência : um dilema social pós-pandemia
title_sort Resiliência ou resistência : um dilema social pós-pandemia
author Krawczyk, Nora Rut, 1958-
author_facet Krawczyk, Nora Rut, 1958-
Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-
author_role author
author2 Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Krawczyk, Nora Rut, 1958-
Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemias
Resiliência
Educação e Estado
Currículos
Pandemics
Resilience
Education and state
Curricula
Competências socioemocionais
Artigo original
topic Pandemias
Resiliência
Educação e Estado
Currículos
Pandemics
Resilience
Education and state
Curricula
Competências socioemocionais
Artigo original
description Resumo: Propõe-se um debate crítico sobre o "novo normal" que se desenha no processo de pandemia no Brasil e a relevância do tema da resiliência em discursos oficiais nos vários espaços sociais e institucionais. Vista como a competência cultivada por docentes, alunos e famílias diante da atual situação sanitária, ela necessitaria ser ensinada na escola no contexto dos pressupostos epistemológicos das competências socioemocionais. Analisa as críticas oriundas da psicologia, da sociologia e da pedagogia. Atualmente, investir em uma educação focada no desenvolvimento de competências socioemocionais, em especial, na habilidade de resiliência pode levar a uma formação compatível com um novo e inevitável contexto educacional, social e econômico distante de qualquer projeto comprometido com transformações sociais significativas
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13751
KRAWCZYK, Nora Rut; ZAN, Dirce Djanira Pacheco e. Resiliência ou resistência: um dilema social pós-pandemia. Políticas educativas. Entre Rios : UNER, 2021. Vol. 15, n. 1 (2021), p. 106-128. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13751. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13751
identifier_str_mv KRAWCZYK, Nora Rut; ZAN, Dirce Djanira Pacheco e. Resiliência ou resistência: um dilema social pós-pandemia. Políticas educativas. Entre Rios : UNER, 2021. Vol. 15, n. 1 (2021), p. 106-128. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13751. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363674
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030833380589568