Resiliência ou resistência : um dilema social pós-pandemia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13751 |
Resumo: | Resumo: Propõe-se um debate crítico sobre o "novo normal" que se desenha no processo de pandemia no Brasil e a relevância do tema da resiliência em discursos oficiais nos vários espaços sociais e institucionais. Vista como a competência cultivada por docentes, alunos e famílias diante da atual situação sanitária, ela necessitaria ser ensinada na escola no contexto dos pressupostos epistemológicos das competências socioemocionais. Analisa as críticas oriundas da psicologia, da sociologia e da pedagogia. Atualmente, investir em uma educação focada no desenvolvimento de competências socioemocionais, em especial, na habilidade de resiliência pode levar a uma formação compatível com um novo e inevitável contexto educacional, social e econômico distante de qualquer projeto comprometido com transformações sociais significativas |
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Resiliência ou resistência : um dilema social pós-pandemiaResilience or resistance : a post-pandemic social dilemmaResiliencia o resistencia : un dilema social pospandémicoPandemiasResiliênciaEducação e EstadoCurrículosPandemicsResilienceEducation and stateCurriculaCompetências socioemocionaisArtigo originalResumo: Propõe-se um debate crítico sobre o "novo normal" que se desenha no processo de pandemia no Brasil e a relevância do tema da resiliência em discursos oficiais nos vários espaços sociais e institucionais. Vista como a competência cultivada por docentes, alunos e famílias diante da atual situação sanitária, ela necessitaria ser ensinada na escola no contexto dos pressupostos epistemológicos das competências socioemocionais. Analisa as críticas oriundas da psicologia, da sociologia e da pedagogia. Atualmente, investir em uma educação focada no desenvolvimento de competências socioemocionais, em especial, na habilidade de resiliência pode levar a uma formação compatível com um novo e inevitável contexto educacional, social e econômico distante de qualquer projeto comprometido com transformações sociais significativasAbstract: It proposes a critical debate about the "new normal" that is drawn in the pandemic process in Brazil and the relevance of the resilience theme in official discourses in the various social and institutional spaces. Seen as a competence cultivated by docents, students, and families during the ongoing sanitary situation, it should be taught at the school in the context of epistemological assumptions of socioemotional competencies. It analyses the critiques derived from psychology, sociology, and pedagogy. Nowadays, investing in education focused on developing socioemotional competencies, especially the ability of resilience, can lead to a formation compatible with a new and inevitable educational, social, and economic context far from any project compromised with significant social transformationsResumen: Se propone un debate crítico sobre la "nueva normalidad" que se perfila en el proceso pandémico en Brasil y la relevancia del tema de la resiliencia en los discursos oficiales en los distintos espacios sociales e institucionales. Considerada como la competencia cultivada por docentes, estudiantes y familias ante la situación de salud actual, sería necesario que sea impartida en la escuela en el contexto de los supuestos epistemológicos de competencias socioemocionales. Analiza las críticas desde la psicología, la sociología y la pedagogía. En la actualidad, invertir en una educación centrada en el desarrollo de competencias socioemocionales, especialmente la resiliencia, puede conducir a una formación compatible con un nuevo e inevitable contexto educativo, social y económico que se aleja de cualquier proyecto comprometido con transformaciones sociales significativasAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASKrawczyk, Nora Rut, 1958-Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13751KRAWCZYK, Nora Rut; ZAN, Dirce Djanira Pacheco e. Resiliência ou resistência: um dilema social pós-pandemia. Políticas educativas. Entre Rios : UNER, 2021. Vol. 15, n. 1 (2021), p. 106-128. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13751. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363674porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-13T16:25:26Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363674Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-13T16:25:26Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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