Projeto de extensão entrando no clima : pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jéssica Patricia de, 1990-
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Zezzo, Larissa Vieira, Coltri, Priscila Pereira, 1980-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13999
Resumo: Agradecimentos: Aos participantes do CAF 2020, à Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp que organiza e promove o CAF e à CAPES
id CAMP_b024721cb5f1b5234662f6c911394c68
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1367390
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Projeto de extensão entrando no clima : pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticasExtension project entering the climate : critical pedagogy for literacy in climatology and climate changeArtigo originalFreire, Paulo, 1921-1997Pedagogia críticaConstrutivismoDiálogosConstructivismDialogueAgradecimentos: Aos participantes do CAF 2020, à Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp que organiza e promove o CAF e à CAPESResumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados do projeto "Entrando no Clima", realizado através do Programa de Extensão Universitária, Ciência e Artes nas Férias (CAF), desenvolvido entre os dias 06 e 31 de janeiro de 2020. O projeto procura ligar a Universidade ao meio onde ela está inserida através do desenvolvimento de materiais e atividades pedagógicas para a comunicação do conhecimento científico produzido sobre climatologia e mudanças climáticas. Para isso foram desenvolvidas três oficinas direcionadas a alunos do Ensino Médio que participaram do CAF 2020. A referência teórico-metodológica foi a pedagogia crítica de Paulo Freire, com o uso de duas diferentes abordagens para desenvolver a práxis: o diálogo e a problematização. A primeira oficina, composta por apresentações do Globo 3D e Estação Meteorológica, explorou os elementos e fatores geográficos do clima e serviram como aporte teórico para a segunda oficina, a dinâmica "Clima em jogo". A terceira oficina foi desenvolvida pela construção de um folder para trabalhar conceitos de mudanças climáticas e climatologia numa perspectiva social, cultural e ambiental. Ao todo, 178 alunos participaram das oficinas que foram realizadas às quartas-feiras do mês de janeiro, entre às nove horas e meio-dia. Como resultado, o projeto "Entrando no Clima" foi avaliado por 84 alunos, 45,2% deles relataram a atividade como "excelente" ou "muito interessante", 26,6% como interessante e 13,3% como pouco interessante. Nesse sentido, o programa de extensão "Entrando no Clima" promoveu o conhecimento e a ampliação dos saberes sobre climatologia aos alunos participantes do CAF 2020. Palavras-chave: Paulo Freire; Construtivismo; Diálogo Extension project Entering the Climate: Critical pedagogy for literacy in climatology and climate change Abstract: This work presents the development and the results of the "Entrando no Clima" project, carried out through the University Extension Program, Science and Arts on Vacation (CAF), developed between January 6th and 31st, 2020. This program aims to connect the University to the surrounding environment by building materials and pedagogical activities for communicating scientific knowledge about climatology and climate change. Therefore, we developed three workshops for high school students who attended CAF 2020. The theoretical-methodological reference was Paulo Freire's critical pedagogy, using two distinct approaches to develop praxis: dialogue and problematization. The first workshop, consisting of presentations of the 3D Globe and Meteorological Station, explored elements and geographic factors of Climate and served as theoretical support for the second workshop, the "Climate at stake" dynamic. The third workshop was developed by building a folder to work on concepts of climate change and Climatology from a social, cultural, and environmental perspective. Overall, 178 students attended the workshops on Wednesdays, in January, between nine a.m. and noon. As a result, 84 students evaluated the "Entrando no Clima" project, of which 45,2% reported the activity as excellent or very interesting, 26,6% as interesting, and 13,3% as not very interesting. In this sense, the extension program "Entrando no Clima" promoted knowledge and expansion of knowledge about Climatology to the students participating in CAF 2020. Keywords: Paulo Freire; Constructivism; DialogueAbstract : This work presents the development and the results of the "Entrando no Clima" project, carried out through the University Extension Program, Science and Arts on acation (CAF), developed between January 6th and 31st, 2020. This program aims to connect the University to the surrounding environment by building materials and pedagogical activities for communicating scientific knowledge about climatology and climate change. Therefore, we developed three workshops for high school students who attended CAF 2020. The theoretical - methodological reference was Paulo Freire's critical pedagogy, using two distinct approaches to develop praxis: dialogue and problematization. The first workshop, consisting of presentations of the 3D Globe and Meteorological Station, explored elements and geographic factors of Climate and served as theoretical support for the second workshop, the "Climate at stake" dynamic. The third orkshop was developed by building a folder to work on concepts of climate change and Climatology from a soci al, cultural, and environmental perspective. Overall, 178 students attended the workshops on Wednesdays, in January, between nine a.m. and noon. As a result, 84 students evaluated the "Entrando no Clima" project, of which 45,2% reported the activity as excellent or very interesting, 26,6% as interesting, and 13,3% as not very interesting. In this sense, the extension program "Entrando no Clima" promoted knowledge and expansion of knowledge about Climatology to the students participating in CAF 2020AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Jéssica Patricia de, 1990-Zezzo, Larissa VieiraColtri, Priscila Pereira, 1980-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13999OLIVEIRA, Jéssica Patricia de; ZEZZO, Larissa Vieira; COLTRI, Priscila Pereira. Projeto de extensão entrando no clima: pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticas. Revista brasileira de extensão universitária. Chapeco, SC. v. 14, n. 2, p. 99-112, mai./ago., 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13999. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1367390application/pdfporreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-28T12:05:42Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1367390Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-28T12:05:42Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de extensão entrando no clima : pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticas
Extension project entering the climate : critical pedagogy for literacy in climatology and climate change
title Projeto de extensão entrando no clima : pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticas
spellingShingle Projeto de extensão entrando no clima : pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticas
Oliveira, Jéssica Patricia de, 1990-
Artigo original
Freire, Paulo, 1921-1997
Pedagogia crítica
Construtivismo
Diálogos
Constructivism
Dialogue
title_short Projeto de extensão entrando no clima : pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticas
title_full Projeto de extensão entrando no clima : pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticas
title_fullStr Projeto de extensão entrando no clima : pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticas
title_full_unstemmed Projeto de extensão entrando no clima : pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticas
title_sort Projeto de extensão entrando no clima : pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticas
author Oliveira, Jéssica Patricia de, 1990-
author_facet Oliveira, Jéssica Patricia de, 1990-
Zezzo, Larissa Vieira
Coltri, Priscila Pereira, 1980-
author_role author
author2 Zezzo, Larissa Vieira
Coltri, Priscila Pereira, 1980-
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jéssica Patricia de, 1990-
Zezzo, Larissa Vieira
Coltri, Priscila Pereira, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Artigo original
Freire, Paulo, 1921-1997
Pedagogia crítica
Construtivismo
Diálogos
Constructivism
Dialogue
topic Artigo original
Freire, Paulo, 1921-1997
Pedagogia crítica
Construtivismo
Diálogos
Constructivism
Dialogue
description Agradecimentos: Aos participantes do CAF 2020, à Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp que organiza e promove o CAF e à CAPES
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13999
OLIVEIRA, Jéssica Patricia de; ZEZZO, Larissa Vieira; COLTRI, Priscila Pereira. Projeto de extensão entrando no clima: pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticas. Revista brasileira de extensão universitária. Chapeco, SC. v. 14, n. 2, p. 99-112, mai./ago., 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13999. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13999
identifier_str_mv OLIVEIRA, Jéssica Patricia de; ZEZZO, Larissa Vieira; COLTRI, Priscila Pereira. Projeto de extensão entrando no clima: pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticas. Revista brasileira de extensão universitária. Chapeco, SC. v. 14, n. 2, p. 99-112, mai./ago., 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13999. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1367390
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030833424629760