Projeto de extensão entrando no clima : pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13999 |
Resumo: | Agradecimentos: Aos participantes do CAF 2020, à Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp que organiza e promove o CAF e à CAPES |
id |
CAMP_b024721cb5f1b5234662f6c911394c68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1367390 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto de extensão entrando no clima : pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticasExtension project entering the climate : critical pedagogy for literacy in climatology and climate changeArtigo originalFreire, Paulo, 1921-1997Pedagogia críticaConstrutivismoDiálogosConstructivismDialogueAgradecimentos: Aos participantes do CAF 2020, à Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp que organiza e promove o CAF e à CAPESResumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados do projeto "Entrando no Clima", realizado através do Programa de Extensão Universitária, Ciência e Artes nas Férias (CAF), desenvolvido entre os dias 06 e 31 de janeiro de 2020. O projeto procura ligar a Universidade ao meio onde ela está inserida através do desenvolvimento de materiais e atividades pedagógicas para a comunicação do conhecimento científico produzido sobre climatologia e mudanças climáticas. Para isso foram desenvolvidas três oficinas direcionadas a alunos do Ensino Médio que participaram do CAF 2020. A referência teórico-metodológica foi a pedagogia crítica de Paulo Freire, com o uso de duas diferentes abordagens para desenvolver a práxis: o diálogo e a problematização. A primeira oficina, composta por apresentações do Globo 3D e Estação Meteorológica, explorou os elementos e fatores geográficos do clima e serviram como aporte teórico para a segunda oficina, a dinâmica "Clima em jogo". A terceira oficina foi desenvolvida pela construção de um folder para trabalhar conceitos de mudanças climáticas e climatologia numa perspectiva social, cultural e ambiental. Ao todo, 178 alunos participaram das oficinas que foram realizadas às quartas-feiras do mês de janeiro, entre às nove horas e meio-dia. Como resultado, o projeto "Entrando no Clima" foi avaliado por 84 alunos, 45,2% deles relataram a atividade como "excelente" ou "muito interessante", 26,6% como interessante e 13,3% como pouco interessante. Nesse sentido, o programa de extensão "Entrando no Clima" promoveu o conhecimento e a ampliação dos saberes sobre climatologia aos alunos participantes do CAF 2020. Palavras-chave: Paulo Freire; Construtivismo; Diálogo Extension project Entering the Climate: Critical pedagogy for literacy in climatology and climate change Abstract: This work presents the development and the results of the "Entrando no Clima" project, carried out through the University Extension Program, Science and Arts on Vacation (CAF), developed between January 6th and 31st, 2020. This program aims to connect the University to the surrounding environment by building materials and pedagogical activities for communicating scientific knowledge about climatology and climate change. Therefore, we developed three workshops for high school students who attended CAF 2020. The theoretical-methodological reference was Paulo Freire's critical pedagogy, using two distinct approaches to develop praxis: dialogue and problematization. The first workshop, consisting of presentations of the 3D Globe and Meteorological Station, explored elements and geographic factors of Climate and served as theoretical support for the second workshop, the "Climate at stake" dynamic. The third workshop was developed by building a folder to work on concepts of climate change and Climatology from a social, cultural, and environmental perspective. Overall, 178 students attended the workshops on Wednesdays, in January, between nine a.m. and noon. As a result, 84 students evaluated the "Entrando no Clima" project, of which 45,2% reported the activity as excellent or very interesting, 26,6% as interesting, and 13,3% as not very interesting. In this sense, the extension program "Entrando no Clima" promoted knowledge and expansion of knowledge about Climatology to the students participating in CAF 2020. Keywords: Paulo Freire; Constructivism; DialogueAbstract : This work presents the development and the results of the "Entrando no Clima" project, carried out through the University Extension Program, Science and Arts on acation (CAF), developed between January 6th and 31st, 2020. This program aims to connect the University to the surrounding environment by building materials and pedagogical activities for communicating scientific knowledge about climatology and climate change. Therefore, we developed three workshops for high school students who attended CAF 2020. The theoretical - methodological reference was Paulo Freire's critical pedagogy, using two distinct approaches to develop praxis: dialogue and problematization. The first workshop, consisting of presentations of the 3D Globe and Meteorological Station, explored elements and geographic factors of Climate and served as theoretical support for the second workshop, the "Climate at stake" dynamic. The third orkshop was developed by building a folder to work on concepts of climate change and Climatology from a soci al, cultural, and environmental perspective. Overall, 178 students attended the workshops on Wednesdays, in January, between nine a.m. and noon. As a result, 84 students evaluated the "Entrando no Clima" project, of which 45,2% reported the activity as excellent or very interesting, 26,6% as interesting, and 13,3% as not very interesting. In this sense, the extension program "Entrando no Clima" promoted knowledge and expansion of knowledge about Climatology to the students participating in CAF 2020AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Jéssica Patricia de, 1990-Zezzo, Larissa VieiraColtri, Priscila Pereira, 1980-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13999OLIVEIRA, Jéssica Patricia de; ZEZZO, Larissa Vieira; COLTRI, Priscila Pereira. Projeto de extensão entrando no clima: pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticas. Revista brasileira de extensão universitária. Chapeco, SC. v. 14, n. 2, p. 99-112, mai./ago., 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13999. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1367390application/pdfporreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-28T12:05:42Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1367390Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-28T12:05:42Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto de extensão entrando no clima : pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticas Extension project entering the climate : critical pedagogy for literacy in climatology and climate change |
title |
Projeto de extensão entrando no clima : pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticas |
spellingShingle |
Projeto de extensão entrando no clima : pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticas Oliveira, Jéssica Patricia de, 1990- Artigo original Freire, Paulo, 1921-1997 Pedagogia crítica Construtivismo Diálogos Constructivism Dialogue |
title_short |
Projeto de extensão entrando no clima : pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticas |
title_full |
Projeto de extensão entrando no clima : pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticas |
title_fullStr |
Projeto de extensão entrando no clima : pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticas |
title_full_unstemmed |
Projeto de extensão entrando no clima : pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticas |
title_sort |
Projeto de extensão entrando no clima : pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticas |
author |
Oliveira, Jéssica Patricia de, 1990- |
author_facet |
Oliveira, Jéssica Patricia de, 1990- Zezzo, Larissa Vieira Coltri, Priscila Pereira, 1980- |
author_role |
author |
author2 |
Zezzo, Larissa Vieira Coltri, Priscila Pereira, 1980- |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jéssica Patricia de, 1990- Zezzo, Larissa Vieira Coltri, Priscila Pereira, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigo original Freire, Paulo, 1921-1997 Pedagogia crítica Construtivismo Diálogos Constructivism Dialogue |
topic |
Artigo original Freire, Paulo, 1921-1997 Pedagogia crítica Construtivismo Diálogos Constructivism Dialogue |
description |
Agradecimentos: Aos participantes do CAF 2020, à Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp que organiza e promove o CAF e à CAPES |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13999 OLIVEIRA, Jéssica Patricia de; ZEZZO, Larissa Vieira; COLTRI, Priscila Pereira. Projeto de extensão entrando no clima: pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticas. Revista brasileira de extensão universitária. Chapeco, SC. v. 14, n. 2, p. 99-112, mai./ago., 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13999. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13999 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Jéssica Patricia de; ZEZZO, Larissa Vieira; COLTRI, Priscila Pereira. Projeto de extensão entrando no clima: pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticas. Revista brasileira de extensão universitária. Chapeco, SC. v. 14, n. 2, p. 99-112, mai./ago., 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13999. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1367390 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030833424629760 |