Os matizes da agentividade nos nichos domésticos : focalizando a linguagem da criança entre 2;3 e 5 anos de idade
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12293 |
Resumo: | Agradecimentos: Este artigo foi elaborado na vigência de bolsa do CNPq (pr. 307008/2017-7), intitulada: "Empiria e teoria na Aquisição de Linguagem: alguns domínios em perspectiva". Nossos agradecimentos à instituição pelo apoio recebido. Alguns diálogos foram levados em 2021, ao 22.o Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada/INPLA, para a mesa "Interação e aquisição de linguagem: questões atuais", coordenada por M. Francisca Lier-DeVitto, da qual participaram: Cecilia Rojas Nieto e Marianne Cavalcante |
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Os matizes da agentividade nos nichos domésticos : focalizando a linguagem da criança entre 2;3 e 5 anos de idadeThe nuances of agency in domestic niches : focusing on the child’s language between 2;3 and 5 yearsOratóriaAnálise do diálogoRelações intersubjetivasAgentividadeArtigo originalAgradecimentos: Este artigo foi elaborado na vigência de bolsa do CNPq (pr. 307008/2017-7), intitulada: "Empiria e teoria na Aquisição de Linguagem: alguns domínios em perspectiva". Nossos agradecimentos à instituição pelo apoio recebido. Alguns diálogos foram levados em 2021, ao 22.o Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada/INPLA, para a mesa "Interação e aquisição de linguagem: questões atuais", coordenada por M. Francisca Lier-DeVitto, da qual participaram: Cecilia Rojas Nieto e Marianne CavalcanteResumo: Ao acompanhar longitudinalmente crianças entre 2;3 a 5 anos de idade, este artigo focaliza nos nichos domésticos, as relações de que a lingua(gem) é a sede e o meio. Nos diálogos do dia a dia, as trocas verbais convocam, além de considerações sintático-semânticas, considerações semântico-pragmáticas. Através de uma análise voltada ao dizer e a o dictum, abordam-se questões sobre sentido, enunciação, e sobre as representações recíprocas entre interlocutores. A análise comprometida com o diálogo como unidade de análise (De Lemos 2002), contempla o percurso do sujeito com a língua materna, iluminando aspectos de língua e de discurso, valendo-se da contribuição teórica de Ducrot (1987), Vogt (1989) e Benveniste (1976). Incidindo sobre agentividade, categoria semântica relevante no manejo discursivo, o conjunto das peças encerra atos de fala diversos. Os achados permitem ver recortes relativos a acontecimentos da vida diária, nos quais a criança está envolvida, eventualmente marcados por uma direção argumentativa. Tal cenário atesta que a lingua(gem) do cotidiano infantil, pela sua especificidade, tem espaço assegurado numa reflexão dirigida a captar a intersubjetividade, que perpassa fragmentos da conversação, nos quais a criança se pronuncia sobre sua participação num evento, cuja autoria é assumida ou dividida, aceita ou recusadaAbstract: When longitudinally accompanying children between 2;3 and 5 years of age, this article focuses on domestic niches, the relationships of which the language is the seat and the medium. In everyday dialogues, the child's utterances summon, in addition to syntacticsemantic considerations, semantic-pragmatic considerations. Through an analysis focused on saying (le dire) and dictum, questions about meaning, enunciation and the reciprocal representations between adult-child are addressed. The analysis focused on interaction, contemplates the child's journey with the mother tongue, highlighting aspects of language and discourse. The analysis, committed to dialogue as a unit of analysis (De Lemos 2002), draws on the contribution of Ducrot (1987), Vogt (1989) and Benveniste (1976). Focusing on agency, a relevant semantic category in discursive management, the set of pieces contains different speech acts, the findings allow us to see different clippings, related to daily life events, in which the child is involved, eventually marked by an argumentative direction. This scenario attests that the language of children's daily life, due to its specificity, has a guaranteed space in a reflection aimed at capturing the intersubjectivity that permeates fragments of the conversation, in which the child expresses his/her participation in an event, whose authorship is assumed or divided, accepted or refusedCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQFechadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFigueira, Rosa Attié, 1948-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12293FIGUEIRA, Rosa Attié. Os matizes da agentividade nos nichos domésticos: focalizando a linguagem da criança entre 2;3 e 5 anos de idade. Cuadernos de la ALFAL. Viña del Mar : Asociación de Lingüística y Filología de América Latina, 2022. Vol. 14, n.2 (nov. 2022), p. 225-252. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12293. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345645porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-08T08:45:43Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345645Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-04-08T08:45:43Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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