Do étnico ao pan-étnico : negociando e performatizando identidades indígenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maher, Terezinha de Jesus Machado, 1950-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2512
Resumo: Resumo: O objetivo deste texto é refletir, com base na teoria dos atos de fala proposta por Austin em 1962, sobre os modos como um grupo de professores indígenas da Amazônia Ocidental, mais precisamente do Estado do Acre, performatizam suas identidades em interações transculturais. Interessa-me aqui focalizar, sobretudo, os modos como esses professores constroem, discursivamente, não apenas suas identidades étnicas, mas, também, seu pertencimento a um grupo que, multiétnico, compartilha um projeto político comum
id CAMP_b192d3cda92d8711f844a71ab21f987f
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1168721
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Do étnico ao pan-étnico : negociando e performatizando identidades indígenasFrom the ethnic to the pan-ethnic : negotiating and performing indigenous identitiesProfessores indígenasIndian teachersPerformatividadeIdentidade étnicaIdentidade pan-étnicaArtigo originalResumo: O objetivo deste texto é refletir, com base na teoria dos atos de fala proposta por Austin em 1962, sobre os modos como um grupo de professores indígenas da Amazônia Ocidental, mais precisamente do Estado do Acre, performatizam suas identidades em interações transculturais. Interessa-me aqui focalizar, sobretudo, os modos como esses professores constroem, discursivamente, não apenas suas identidades étnicas, mas, também, seu pertencimento a um grupo que, multiétnico, compartilha um projeto político comumAbstract: Drawing from the speech-act theory proposed by Austin in 1962, this paper aims at reflecting upon the ways a group of indigenous teachers located in Occidental Amazonia, more specifically in the State of Acre, Brazil, performatively constitute their identities in transcultural interactions. It is my intention to focus particularly on the way these teachers discursively construct, not only their ethnic identities, but their affiliation to a multiethnic group who shares a common political project as wellAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMaher, Terezinha de Jesus Machado, 1950-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/2512MAHER, Terezinha de Jesus Machado. Do étnico ao pan-étnico: negociando e performatizando identidades indígenas. DELTA: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP : PUCSP, 2016. Vol. 32, n. 3 (sep./dez., 2016), p. 719-733. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2512. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1168721porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-19T11:04:51Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1168721Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-19T11:04:51Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Do étnico ao pan-étnico : negociando e performatizando identidades indígenas
From the ethnic to the pan-ethnic : negotiating and performing indigenous identities
title Do étnico ao pan-étnico : negociando e performatizando identidades indígenas
spellingShingle Do étnico ao pan-étnico : negociando e performatizando identidades indígenas
Maher, Terezinha de Jesus Machado, 1950-
Professores indígenas
Indian teachers
Performatividade
Identidade étnica
Identidade pan-étnica
Artigo original
title_short Do étnico ao pan-étnico : negociando e performatizando identidades indígenas
title_full Do étnico ao pan-étnico : negociando e performatizando identidades indígenas
title_fullStr Do étnico ao pan-étnico : negociando e performatizando identidades indígenas
title_full_unstemmed Do étnico ao pan-étnico : negociando e performatizando identidades indígenas
title_sort Do étnico ao pan-étnico : negociando e performatizando identidades indígenas
author Maher, Terezinha de Jesus Machado, 1950-
author_facet Maher, Terezinha de Jesus Machado, 1950-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Maher, Terezinha de Jesus Machado, 1950-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores indígenas
Indian teachers
Performatividade
Identidade étnica
Identidade pan-étnica
Artigo original
topic Professores indígenas
Indian teachers
Performatividade
Identidade étnica
Identidade pan-étnica
Artigo original
description Resumo: O objetivo deste texto é refletir, com base na teoria dos atos de fala proposta por Austin em 1962, sobre os modos como um grupo de professores indígenas da Amazônia Ocidental, mais precisamente do Estado do Acre, performatizam suas identidades em interações transculturais. Interessa-me aqui focalizar, sobretudo, os modos como esses professores constroem, discursivamente, não apenas suas identidades étnicas, mas, também, seu pertencimento a um grupo que, multiétnico, compartilha um projeto político comum
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/2512
MAHER, Terezinha de Jesus Machado. Do étnico ao pan-étnico: negociando e performatizando identidades indígenas. DELTA: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP : PUCSP, 2016. Vol. 32, n. 3 (sep./dez., 2016), p. 719-733. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2512. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/2512
identifier_str_mv MAHER, Terezinha de Jesus Machado. Do étnico ao pan-étnico: negociando e performatizando identidades indígenas. DELTA: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP : PUCSP, 2016. Vol. 32, n. 3 (sep./dez., 2016), p. 719-733. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2512. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1168721
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030818327232512