A voz da resistência nas canções nativistas : as fronteiras do racismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neckel, Nádia Régia Maffi
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8880
Resumo: Resumo: A partir de uma visada discursiva, este trabalho busca compreender a produção de sentidos referentes a ancestralidade africana na voz e na música de César Osmar Rodrigues Escoto, conhecido no meio artístico como César Passarinho. Nossas análises suscitam ref lexões discursivas de linha francesa sobre a composição musical Negro de 35, apresentada no formato de vídeo clipe. O corpus analisado tem como contexto o 17º Festival Califórnia da Canção Nativa, em 1987, na cidade de Uruguaiana/RS. O referido trabalho problematiza inicialmente história, poder e ancestralidade, perguntando como o passado foi ou é contado através dos aparelhos ideológicos do estado, silenciando as vozes da negritude em detrimento de discursos eurocêntricos. Buscamos evidenciar os sentidos possíveis relacionados as condições de produção do discurso do artista quando de sua participação no festival; investigando como essa voz atua diante dessas condições; resultando em uma posição sujeito autor/cantor negro na cultura nativista; ecoando efeitos políticos que transcendem a voz
id CAMP_b38bc81adc5d800076cbba7cb7425db2
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1267665
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling A voz da resistência nas canções nativistas : as fronteiras do racismoNegrosAnálise do discursoVozMemóriaBlacksDiscourse analysisVoiceMemoryArtigo originalResumo: A partir de uma visada discursiva, este trabalho busca compreender a produção de sentidos referentes a ancestralidade africana na voz e na música de César Osmar Rodrigues Escoto, conhecido no meio artístico como César Passarinho. Nossas análises suscitam ref lexões discursivas de linha francesa sobre a composição musical Negro de 35, apresentada no formato de vídeo clipe. O corpus analisado tem como contexto o 17º Festival Califórnia da Canção Nativa, em 1987, na cidade de Uruguaiana/RS. O referido trabalho problematiza inicialmente história, poder e ancestralidade, perguntando como o passado foi ou é contado através dos aparelhos ideológicos do estado, silenciando as vozes da negritude em detrimento de discursos eurocêntricos. Buscamos evidenciar os sentidos possíveis relacionados as condições de produção do discurso do artista quando de sua participação no festival; investigando como essa voz atua diante dessas condições; resultando em uma posição sujeito autor/cantor negro na cultura nativista; ecoando efeitos políticos que transcendem a vozAbstract: Departing from an discursive turn, this work aims to understand the production of meaning referring to African ancestry on the musical production and subjective voice of Cesar Omar Rodrigues Escoto, known on the artistic field as Cesar Passarinho. Our analysis approaches comes from the French version of Discourse Analysis, focusion on the musical composition of the "Negro de 35" video clip production. The chosen corpus is set on the 17th California Festival of Native Song (17º Festival da Califórnia da Canção Nativa), that occurred on 1987 on the city of Uruguaina (Rio Grande do Sul, Brazil). The aforementioned work initially questions history, power and ancestry of Black people, asking how the past was and is told to us through the ideological apparatus of the State, silencing Black voices and focusing on European-based discourses. We tried to understand and to highlight the possible meanings related to the conditions of the artist's discourse production when he took part on the festival; investigating how this voice works in these conditions, resulting in a subjective position of a Black author/singer on native culture and echoing political effects that transcend his own voiceAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNeckel, Nádia Régia Maffi2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/8880NECKEL, Nádia Régia Maffi. A voz da resistência nas canções nativistas: as fronteiras do racismo. Policromias: revista de estudos do discurso, imagem e som. Rio de Janeiro, RJ. v. 6, n. 1, p. 11-37, abr./ago. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8880. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1267665porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-15T09:57:26Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1267665Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-15T09:57:26Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A voz da resistência nas canções nativistas : as fronteiras do racismo
title A voz da resistência nas canções nativistas : as fronteiras do racismo
spellingShingle A voz da resistência nas canções nativistas : as fronteiras do racismo
Neckel, Nádia Régia Maffi
Negros
Análise do discurso
Voz
Memória
Blacks
Discourse analysis
Voice
Memory
Artigo original
title_short A voz da resistência nas canções nativistas : as fronteiras do racismo
title_full A voz da resistência nas canções nativistas : as fronteiras do racismo
title_fullStr A voz da resistência nas canções nativistas : as fronteiras do racismo
title_full_unstemmed A voz da resistência nas canções nativistas : as fronteiras do racismo
title_sort A voz da resistência nas canções nativistas : as fronteiras do racismo
author Neckel, Nádia Régia Maffi
author_facet Neckel, Nádia Régia Maffi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Neckel, Nádia Régia Maffi
dc.subject.por.fl_str_mv Negros
Análise do discurso
Voz
Memória
Blacks
Discourse analysis
Voice
Memory
Artigo original
topic Negros
Análise do discurso
Voz
Memória
Blacks
Discourse analysis
Voice
Memory
Artigo original
description Resumo: A partir de uma visada discursiva, este trabalho busca compreender a produção de sentidos referentes a ancestralidade africana na voz e na música de César Osmar Rodrigues Escoto, conhecido no meio artístico como César Passarinho. Nossas análises suscitam ref lexões discursivas de linha francesa sobre a composição musical Negro de 35, apresentada no formato de vídeo clipe. O corpus analisado tem como contexto o 17º Festival Califórnia da Canção Nativa, em 1987, na cidade de Uruguaiana/RS. O referido trabalho problematiza inicialmente história, poder e ancestralidade, perguntando como o passado foi ou é contado através dos aparelhos ideológicos do estado, silenciando as vozes da negritude em detrimento de discursos eurocêntricos. Buscamos evidenciar os sentidos possíveis relacionados as condições de produção do discurso do artista quando de sua participação no festival; investigando como essa voz atua diante dessas condições; resultando em uma posição sujeito autor/cantor negro na cultura nativista; ecoando efeitos políticos que transcendem a voz
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/8880
NECKEL, Nádia Régia Maffi. A voz da resistência nas canções nativistas: as fronteiras do racismo. Policromias: revista de estudos do discurso, imagem e som. Rio de Janeiro, RJ. v. 6, n. 1, p. 11-37, abr./ago. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8880. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/8880
identifier_str_mv NECKEL, Nádia Régia Maffi. A voz da resistência nas canções nativistas: as fronteiras do racismo. Policromias: revista de estudos do discurso, imagem e som. Rio de Janeiro, RJ. v. 6, n. 1, p. 11-37, abr./ago. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8880. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1267665
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030827760222208