Prática de leitura e o livro didático de língua portuguesa na amazônia tocantina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castello, Bruno César
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10755
Resumo: Agradecimentos: Agradecimentos à Rede PROCAD Amazônia (UFPA-UFMT-UFAM) e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Brasil, pelo apoio financeiro aos pesquisadores bolsistas PVNS e Doutorando.
id CAMP_b9cdb68369d9982089ddb2b234971091
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1341447
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Prática de leitura e o livro didático de língua portuguesa na amazônia tocantinaReading practice and the portuguese language in the amazônia tocantinaPráctica de lectura y el libro de texto em portugués em la amazónia tocantinaLeituraLivros didáticosLíngua portuguesaReadingDiscoursePortuguese languageDidactic bookArtigo originalAgradecimentos: Agradecimentos à Rede PROCAD Amazônia (UFPA-UFMT-UFAM) e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Brasil, pelo apoio financeiro aos pesquisadores bolsistas PVNS e Doutorando.Resumo: Este artigo tem como objetivo específico apresentar uma análise do funcionamento da linguagem na/da prática de leitura em sala de aula e seu sentido no aprendizado do sujeito-aluno a partir do uso do livro didático de Língua Portuguesa intitulado "Tecendo Linguagens" — PNLD (2017-2019) — utilizado no 9º ano do Ensino Fundamental da escola ribeirinha localizada na ilha Pacuí, na cidade de Cametá, Pará. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa qualitativa e analítica do discurso, utilizando dos dispositivos teórico-metodológicos da Análise de Discurso. Filiados a uma perspectiva discursiva, analisamos os elementos de apresentação (sumário e capa) e a construção do conjunto de imagens do livro didático; material que forneceu evidências discursivas importantes para que pudéssemos trazer na construção da narrativa deste texto, a necessidade emergencial de pensarmos novas formas de ler, de praticar a leitura no espaço escolar, além do livro didático e de um projeto capitalista, urbanizado que se distancia totalmente da realidade do sujeito-aluno que vive na Amazônia TocantinaAbstract: This article has as specific purpose to present an analysis of how language works in/on the practice of reading in the classroom and its meaning in the learning of the subject-student from the use of the Portuguese Language textbook entitled "Tecendo Linguagens" - PNLD (2017-2019) - used in the 9th grade of elementary school in a riverside school located on Pacuí Island, in the city of Cametá, Pará. Methodologically, we conducted a qualitative and discourse analytical research, using the theoretical and methodological devices of Discourse Analysis. Affiliated to a discursive perspective, we analyzed the elements of presentation (summary and cover) and the construction of the set of images of the textbook; material that provided important discursive evidence so that we could bring in the construction of the narrative of this text, the urgent need to think about new ways of reading, of practicing reading in the school space, beyond the textbook and a capitalist project, urbanized that is totally distant from the reality of the subject-student who lives in the Amazônia TocantinaResumen: Este artículo tiene como objetivo presentar un análisis del funcionamiento del lenguaje en la práctica de la lectura en el aula y su significado en el aprendizaje del sujeto-estudiante del uso del libro de texto en portugués titulado "Tejer idiomas" - PNLD (2017-2019) - utilizado en el noveno año de escuela primaria de la escuela ribereña ubicada en la isla Pacuí, en la ciudad de Cametá, Pará. Metodológicamente, realizamos una investigación cualitativa y analítica del discurso, utilizando los dispositivos teórico-metodológicos del Análisis del Discurso. Afiliados a una perspectiva discursiva, analizamos los elementos de presentación (resumen y portada) y la construcción del conjunto de imágenes en el libro de texto; material que proporcionó importantes pruebas discursivas para poder aportar la construcción de la narrativa de este texto, la necesidad urgente de pensar en nuevas formas de leer, practicar la lectura en el espacio escolar, además del libro de texto y un proyecto capitalista, urbanizado que está totalmente alejado de la realidad del estudiante sujetio que vive en la Amazonía TocantinaCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCastello, Bruno César2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/10755CASTELLO, Bruno César. Prática de leitura e o livro didático de língua portuguesa na amazônia tocantina. Research, society and development. Vargem Grande Paulista, SP : CDRR Editors, 2021. Vol. 10, n. 7 Education Sciences (2021), n. art. e46310716674. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10755. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1341447porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-11T09:58:15Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1341447Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-11T09:58:15Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática de leitura e o livro didático de língua portuguesa na amazônia tocantina
Reading practice and the portuguese language in the amazônia tocantina
Práctica de lectura y el libro de texto em portugués em la amazónia tocantina
title Prática de leitura e o livro didático de língua portuguesa na amazônia tocantina
spellingShingle Prática de leitura e o livro didático de língua portuguesa na amazônia tocantina
Castello, Bruno César
Leitura
Livros didáticos
Língua portuguesa
Reading
Discourse
Portuguese language
Didactic book
Artigo original
title_short Prática de leitura e o livro didático de língua portuguesa na amazônia tocantina
title_full Prática de leitura e o livro didático de língua portuguesa na amazônia tocantina
title_fullStr Prática de leitura e o livro didático de língua portuguesa na amazônia tocantina
title_full_unstemmed Prática de leitura e o livro didático de língua portuguesa na amazônia tocantina
title_sort Prática de leitura e o livro didático de língua portuguesa na amazônia tocantina
author Castello, Bruno César
author_facet Castello, Bruno César
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Castello, Bruno César
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Livros didáticos
Língua portuguesa
Reading
Discourse
Portuguese language
Didactic book
Artigo original
topic Leitura
Livros didáticos
Língua portuguesa
Reading
Discourse
Portuguese language
Didactic book
Artigo original
description Agradecimentos: Agradecimentos à Rede PROCAD Amazônia (UFPA-UFMT-UFAM) e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Brasil, pelo apoio financeiro aos pesquisadores bolsistas PVNS e Doutorando.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/10755
CASTELLO, Bruno César. Prática de leitura e o livro didático de língua portuguesa na amazônia tocantina. Research, society and development. Vargem Grande Paulista, SP : CDRR Editors, 2021. Vol. 10, n. 7 Education Sciences (2021), n. art. e46310716674. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10755. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/10755
identifier_str_mv CASTELLO, Bruno César. Prática de leitura e o livro didático de língua portuguesa na amazônia tocantina. Research, society and development. Vargem Grande Paulista, SP : CDRR Editors, 2021. Vol. 10, n. 7 Education Sciences (2021), n. art. e46310716674. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10755. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1341447
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030829205159936