Theatrum mundi : filologia e imitação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Isabella Tardin, 1971-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1663243
Resumo: Resumo: Este artigo trata de aspectos da Filologia Clássica (aqui entendida lato sensu, designando a área no Brasil também referida como Letras Clássicas, ou Estudos Clássicos) que podem ser concebidos como fatores mais amplos no vasto domínio das artes e ciências. Por meio de um estudo do tópos literário e filosófico do "teatro do mundo" (theatrum mundi), a imitação é aqui apreciada como objeto da investigação filológica e como um princípio que estrutura suas atividades. Uma breve análise de uma passagem da comédia plautina O soldado fanfarrão (Mil. 200-215) oferece uma amostra de como a imitação do objeto se evidencia em diferentes abordagens metodológicas e tarefas filológicas, tais como o estabelecimento do texto em uma edição crítica e sua interpretação. O fato de que seu objeto, seus procedimentos e resultados são necessariamente construídos pelo pesquisador, e sempre provisórios, é uma das características que a Filologia Clássica compartilha com outros campos acadêmicos – não apenas as ciências do texto, mas também as outras ciências humanas e exatas – bem como com as artes dramáticas
id CAMP_bcc97a3777767ed8d22518730f67a039
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1212750
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Theatrum mundi : filologia e imitaçãoFilologia classicaClassical filologyTheatrum mundiImitationArtigo originalPlauto, 254a.C.-184a.C.ImitaçãoTeoria da filologiaResumo: Este artigo trata de aspectos da Filologia Clássica (aqui entendida lato sensu, designando a área no Brasil também referida como Letras Clássicas, ou Estudos Clássicos) que podem ser concebidos como fatores mais amplos no vasto domínio das artes e ciências. Por meio de um estudo do tópos literário e filosófico do "teatro do mundo" (theatrum mundi), a imitação é aqui apreciada como objeto da investigação filológica e como um princípio que estrutura suas atividades. Uma breve análise de uma passagem da comédia plautina O soldado fanfarrão (Mil. 200-215) oferece uma amostra de como a imitação do objeto se evidencia em diferentes abordagens metodológicas e tarefas filológicas, tais como o estabelecimento do texto em uma edição crítica e sua interpretação. O fato de que seu objeto, seus procedimentos e resultados são necessariamente construídos pelo pesquisador, e sempre provisórios, é uma das características que a Filologia Clássica compartilha com outros campos acadêmicos – não apenas as ciências do texto, mas também as outras ciências humanas e exatas – bem como com as artes dramáticasAbstract: This article deals with aspects of Classical Philology (here understood lato sensu, i.e. as a field more recently referred to as Classical Studies) that may be more properly conceived as broader issues in the vast domain of the Arts and Sciences. Through a study of the philosophical and literary topos of the "theatre of the world" (theatrum mundi), imitation is apprehended as both an object of philological investigation and a principle that ultimately structures the endeavours of Philology. A short analysis of a passage in Plautus' Miles gloriosus (v. 200-215) provides a sample of how the imitation of the very object of Classical Philology is conspicuous in its different methodological approaches and tasks, such as the establishment of the text in a critical edition or its interpretation. The fact that its object, its procedures and its results are necessarily structured by the researcher and always provisional is one of the main features that Classical Philology shares with other academic fields - not only the textual disciplines, but also the other humanities and the sciences - as well as with performing artsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCardoso, Isabella Tardin, 1971-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1663243CARDOSO, Isabella Tardin. Theatrum mundi: filologia e imitação. Revista Brasileira De Estudos Clássicos. Belo Horizonte, MG. v. 33, n. 2, p. 121-149, 2020. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1663243. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1212750porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-03T15:40:04Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1212750Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-05-03T15:40:04Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Theatrum mundi : filologia e imitação
title Theatrum mundi : filologia e imitação
spellingShingle Theatrum mundi : filologia e imitação
Cardoso, Isabella Tardin, 1971-
Filologia classica
Classical filology
Theatrum mundi
Imitation
Artigo original
Plauto, 254a.C.-184a.C.
Imitação
Teoria da filologia
title_short Theatrum mundi : filologia e imitação
title_full Theatrum mundi : filologia e imitação
title_fullStr Theatrum mundi : filologia e imitação
title_full_unstemmed Theatrum mundi : filologia e imitação
title_sort Theatrum mundi : filologia e imitação
author Cardoso, Isabella Tardin, 1971-
author_facet Cardoso, Isabella Tardin, 1971-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Isabella Tardin, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Filologia classica
Classical filology
Theatrum mundi
Imitation
Artigo original
Plauto, 254a.C.-184a.C.
Imitação
Teoria da filologia
topic Filologia classica
Classical filology
Theatrum mundi
Imitation
Artigo original
Plauto, 254a.C.-184a.C.
Imitação
Teoria da filologia
description Resumo: Este artigo trata de aspectos da Filologia Clássica (aqui entendida lato sensu, designando a área no Brasil também referida como Letras Clássicas, ou Estudos Clássicos) que podem ser concebidos como fatores mais amplos no vasto domínio das artes e ciências. Por meio de um estudo do tópos literário e filosófico do "teatro do mundo" (theatrum mundi), a imitação é aqui apreciada como objeto da investigação filológica e como um princípio que estrutura suas atividades. Uma breve análise de uma passagem da comédia plautina O soldado fanfarrão (Mil. 200-215) oferece uma amostra de como a imitação do objeto se evidencia em diferentes abordagens metodológicas e tarefas filológicas, tais como o estabelecimento do texto em uma edição crítica e sua interpretação. O fato de que seu objeto, seus procedimentos e resultados são necessariamente construídos pelo pesquisador, e sempre provisórios, é uma das características que a Filologia Clássica compartilha com outros campos acadêmicos – não apenas as ciências do texto, mas também as outras ciências humanas e exatas – bem como com as artes dramáticas
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1663243
CARDOSO, Isabella Tardin. Theatrum mundi: filologia e imitação. Revista Brasileira De Estudos Clássicos. Belo Horizonte, MG. v. 33, n. 2, p. 121-149, 2020. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1663243. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1663243
identifier_str_mv CARDOSO, Isabella Tardin. Theatrum mundi: filologia e imitação. Revista Brasileira De Estudos Clássicos. Belo Horizonte, MG. v. 33, n. 2, p. 121-149, 2020. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1663243. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1212750
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030824456159232