Theatrum mundi: filologia e imitação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Isabella Tardin
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
Texto Completo: https://revista.classica.org.br/classica/article/view/942
Resumo: Este artigo trata de aspectos da Filologia Clássica (aqui entendida lato sensu, designando a área no Brasil também referida como Letras Clássicas, ou Estudos Clássicos) que podem ser concebidos como fatores mais amplos no vasto domínio das artes e ciências. Por meio de um estudo do tópos literário e filosófico do “teatro do mundo” (theatrum mundi), a imitação é aqui apreciada como objeto da investigação filológica e como um princípio que estrutura suas atividades. Uma breve análise de uma passagem da comédia plautina O soldado fanfarrão (Mil. 200-215) oferece uma amostra de como a imitação do objeto se evidencia em diferentes abordagens metodológicas e tarefas filológicas, tais como o estabelecimento do texto em uma edição crítica e sua interpretação. O fato de que seu objeto, seus procedimentos e resultados são necessariamente construídos pelo pesquisador, e sempre provisórios, é uma das características que a Filologia Clássica compartilha com outros campos acadêmicos – não apenas as ciências do texto, mas também as outras ciências humanas e exatas – bem como com as artes dramáticas.
id SBEC_5e3fb717201bc9c9b17654a3ab07a1d3
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/942
network_acronym_str SBEC
network_name_str Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
repository_id_str
spelling Theatrum mundi: filologia e imitaçãoTheatrum mundiimitaçãoFilologia ClássicaTeoria da FilologiaepistemologiaPlauto.Este artigo trata de aspectos da Filologia Clássica (aqui entendida lato sensu, designando a área no Brasil também referida como Letras Clássicas, ou Estudos Clássicos) que podem ser concebidos como fatores mais amplos no vasto domínio das artes e ciências. Por meio de um estudo do tópos literário e filosófico do “teatro do mundo” (theatrum mundi), a imitação é aqui apreciada como objeto da investigação filológica e como um princípio que estrutura suas atividades. Uma breve análise de uma passagem da comédia plautina O soldado fanfarrão (Mil. 200-215) oferece uma amostra de como a imitação do objeto se evidencia em diferentes abordagens metodológicas e tarefas filológicas, tais como o estabelecimento do texto em uma edição crítica e sua interpretação. O fato de que seu objeto, seus procedimentos e resultados são necessariamente construídos pelo pesquisador, e sempre provisórios, é uma das características que a Filologia Clássica compartilha com outros campos acadêmicos – não apenas as ciências do texto, mas também as outras ciências humanas e exatas – bem como com as artes dramáticas.Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.classica.org.br/classica/article/view/94210.24277/classica.v33i2.942Classica; Vol. 33 No. 2 (2020); 121-149Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos; v. 33 n. 2 (2020); 121-1492176-64360103-431610.24277/classica.v33i2reponame:Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)instacron:SBECporhttps://revista.classica.org.br/classica/article/view/942/823Copyright (c) 2020 Isabella Tardin Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Isabella Tardin2021-01-08T01:28:25Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/942Revistahttps://revista.classica.org.br/classicaPUBhttps://revista.classica.org.br/classica/oaieditor@classica.org.br||revistaclassica@classica.org.br2176-64360103-4316opendoar:2021-01-08T01:28:25Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Theatrum mundi: filologia e imitação
title Theatrum mundi: filologia e imitação
spellingShingle Theatrum mundi: filologia e imitação
Cardoso, Isabella Tardin
Theatrum mundi
imitação
Filologia Clássica
Teoria da Filologia
epistemologia
Plauto.
title_short Theatrum mundi: filologia e imitação
title_full Theatrum mundi: filologia e imitação
title_fullStr Theatrum mundi: filologia e imitação
title_full_unstemmed Theatrum mundi: filologia e imitação
title_sort Theatrum mundi: filologia e imitação
author Cardoso, Isabella Tardin
author_facet Cardoso, Isabella Tardin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Isabella Tardin
dc.subject.por.fl_str_mv Theatrum mundi
imitação
Filologia Clássica
Teoria da Filologia
epistemologia
Plauto.
topic Theatrum mundi
imitação
Filologia Clássica
Teoria da Filologia
epistemologia
Plauto.
description Este artigo trata de aspectos da Filologia Clássica (aqui entendida lato sensu, designando a área no Brasil também referida como Letras Clássicas, ou Estudos Clássicos) que podem ser concebidos como fatores mais amplos no vasto domínio das artes e ciências. Por meio de um estudo do tópos literário e filosófico do “teatro do mundo” (theatrum mundi), a imitação é aqui apreciada como objeto da investigação filológica e como um princípio que estrutura suas atividades. Uma breve análise de uma passagem da comédia plautina O soldado fanfarrão (Mil. 200-215) oferece uma amostra de como a imitação do objeto se evidencia em diferentes abordagens metodológicas e tarefas filológicas, tais como o estabelecimento do texto em uma edição crítica e sua interpretação. O fato de que seu objeto, seus procedimentos e resultados são necessariamente construídos pelo pesquisador, e sempre provisórios, é uma das características que a Filologia Clássica compartilha com outros campos acadêmicos – não apenas as ciências do texto, mas também as outras ciências humanas e exatas – bem como com as artes dramáticas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.classica.org.br/classica/article/view/942
10.24277/classica.v33i2.942
url https://revista.classica.org.br/classica/article/view/942
identifier_str_mv 10.24277/classica.v33i2.942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.classica.org.br/classica/article/view/942/823
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Isabella Tardin Cardoso
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Isabella Tardin Cardoso
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
dc.source.none.fl_str_mv Classica; Vol. 33 No. 2 (2020); 121-149
Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos; v. 33 n. 2 (2020); 121-149
2176-6436
0103-4316
10.24277/classica.v33i2
reponame:Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
instacron:SBEC
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
instacron_str SBEC
institution SBEC
reponame_str Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
collection Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
repository.name.fl_str_mv Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
repository.mail.fl_str_mv editor@classica.org.br||revistaclassica@classica.org.br
_version_ 1797239839921274880