Educando bebês : representações da infância por sua materialidade no início do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carla
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Martins, Maria do Carmo, 1964-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12416
Resumo: Resumo: Este artigo aborda a historicidade das práticas educativas da primeira infância no início do século XX, buscando compreender como objetos voltados ao atendimento dos bebês e as dinâmicas institucionais emergentes no período construíram a educação das crianças pequenas. Partindo da materialidade encontrada no acervo de uma creche centenária na cidade de São Paulo (Brasil), e em diálogo com a historiografia brasileira que aborda a educação da primeira infância, enfatizamos a necessidade de refinar os aportes teóricos-metodológicos para uma história a ser realizada a partir da cultura material infantil. Ao atentarmos para a materialidade da creche, foi possível perceber essa instituição como uma inovação social, que se estrutura em confluência com outros serviços de atendimento à infância do período. Por fim, destacamos as representações sobre as instituições que passaram a compartilhar com as famílias o compromisso de educação e cuidados dos bebês, em consonância aos projetos de desenvolvimento da nação e de futuro social naquele período
id CAMP_bda53ade3e31476602bb3648703ba710
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1347586
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Educando bebês : representações da infância por sua materialidade no início do século XXEducating babies : representations of childhood through material elements, in the early twentieth-centuryEducar a los bebés : representaciones de la infancia por su materialidad a principios del siglo XXHistória da educaçãoEducação infantilCrechesHistory of educationEarly childhood educationDaycareCultura educacionalRecursos materiaisDossiêResumo: Este artigo aborda a historicidade das práticas educativas da primeira infância no início do século XX, buscando compreender como objetos voltados ao atendimento dos bebês e as dinâmicas institucionais emergentes no período construíram a educação das crianças pequenas. Partindo da materialidade encontrada no acervo de uma creche centenária na cidade de São Paulo (Brasil), e em diálogo com a historiografia brasileira que aborda a educação da primeira infância, enfatizamos a necessidade de refinar os aportes teóricos-metodológicos para uma história a ser realizada a partir da cultura material infantil. Ao atentarmos para a materialidade da creche, foi possível perceber essa instituição como uma inovação social, que se estrutura em confluência com outros serviços de atendimento à infância do período. Por fim, destacamos as representações sobre as instituições que passaram a compartilhar com as famílias o compromisso de educação e cuidados dos bebês, em consonância aos projetos de desenvolvimento da nação e de futuro social naquele períodoAbstract: This article presents the historicity of early childhood educational practices in the beginning of the twentieth century. The purpose of the study is to understand how baby care items with the emerging institutional dynamics of the period, built education scenarios of young children. Starting from the materiality found in the collection of a nursery in the city of São Paulo, and in dialogue with the Brazilian historiography of early childhood education, we emphasize the need to refine the theoretical methodological approaches to a history to be realized from children's material culture. When the materiality of the nursery was analysed, it was possible to perceive that institution, as a social innovation, is structured in convergence with other childcare services of the time. Lastly, we highlight the representations about some institutions that started to share with families the commitment of baby education and care, in line with the projects of nation development and social future at that timeResumen: Este artículo aborda la historicidad de las prácticas educativas de la primera infancia a principios del siglo XX, buscando comprender cómo los objetos centrados en el cuidado de los bebés y la dinámica institucional emergente de la época construyeron la educación de los niños pequeños. A partir de la materialidad encontrada en la colección de una guardería centenaria en la ciudad de São Paulo, y en diálogo con la historiografía brasileña que se ocupa de la educación de la primera infancia, enfatizamos la necesidad de refinar las contribuciones teórico-metodológicas para una historia basada en la cultura material de los niños. Cuando observamos la materialidad de la guardería, fue posible percibir esta última como una innovación social, estructurada en confluencia con otros servicios de cuidado infantil de a época. Finalmente, destacamos las representaciones sobre las instituciones que comenzaron a compartir con las familias el compromiso con la educación y el cuidado de los bebés, alineados con el desarrollo nacional y los proyectos de futuro social en ese periodoAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, CarlaMartins, Maria do Carmo, 1964-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12416OLIVEIRA, Carla; MARTINS, Maria do Carmo. Educando bebês: representações da infância por sua materialidade no início do século XX. Revista Colombiana de Educación. Bogota : Universidad Pedagogica Nacional, Centro de Investigaciones, 2021. N. 82, pt. 1 Dossier: Infancia, educación e historia en Iberoamérica (maio/ago., 2021), p. 323-346 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12416. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1347586porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-19T14:38:07Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1347586Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-19T14:38:07Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educando bebês : representações da infância por sua materialidade no início do século XX
Educating babies : representations of childhood through material elements, in the early twentieth-century
Educar a los bebés : representaciones de la infancia por su materialidad a principios del siglo XX
title Educando bebês : representações da infância por sua materialidade no início do século XX
spellingShingle Educando bebês : representações da infância por sua materialidade no início do século XX
Oliveira, Carla
História da educação
Educação infantil
Creches
History of education
Early childhood education
Daycare
Cultura educacional
Recursos materiais
Dossiê
title_short Educando bebês : representações da infância por sua materialidade no início do século XX
title_full Educando bebês : representações da infância por sua materialidade no início do século XX
title_fullStr Educando bebês : representações da infância por sua materialidade no início do século XX
title_full_unstemmed Educando bebês : representações da infância por sua materialidade no início do século XX
title_sort Educando bebês : representações da infância por sua materialidade no início do século XX
author Oliveira, Carla
author_facet Oliveira, Carla
Martins, Maria do Carmo, 1964-
author_role author
author2 Martins, Maria do Carmo, 1964-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carla
Martins, Maria do Carmo, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
Educação infantil
Creches
History of education
Early childhood education
Daycare
Cultura educacional
Recursos materiais
Dossiê
topic História da educação
Educação infantil
Creches
History of education
Early childhood education
Daycare
Cultura educacional
Recursos materiais
Dossiê
description Resumo: Este artigo aborda a historicidade das práticas educativas da primeira infância no início do século XX, buscando compreender como objetos voltados ao atendimento dos bebês e as dinâmicas institucionais emergentes no período construíram a educação das crianças pequenas. Partindo da materialidade encontrada no acervo de uma creche centenária na cidade de São Paulo (Brasil), e em diálogo com a historiografia brasileira que aborda a educação da primeira infância, enfatizamos a necessidade de refinar os aportes teóricos-metodológicos para uma história a ser realizada a partir da cultura material infantil. Ao atentarmos para a materialidade da creche, foi possível perceber essa instituição como uma inovação social, que se estrutura em confluência com outros serviços de atendimento à infância do período. Por fim, destacamos as representações sobre as instituições que passaram a compartilhar com as famílias o compromisso de educação e cuidados dos bebês, em consonância aos projetos de desenvolvimento da nação e de futuro social naquele período
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/12416
OLIVEIRA, Carla; MARTINS, Maria do Carmo. Educando bebês: representações da infância por sua materialidade no início do século XX. Revista Colombiana de Educación. Bogota : Universidad Pedagogica Nacional, Centro de Investigaciones, 2021. N. 82, pt. 1 Dossier: Infancia, educación e historia en Iberoamérica (maio/ago., 2021), p. 323-346 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12416. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/12416
identifier_str_mv OLIVEIRA, Carla; MARTINS, Maria do Carmo. Educando bebês: representações da infância por sua materialidade no início do século XX. Revista Colombiana de Educación. Bogota : Universidad Pedagogica Nacional, Centro de Investigaciones, 2021. N. 82, pt. 1 Dossier: Infancia, educación e historia en Iberoamérica (maio/ago., 2021), p. 323-346 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12416. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1347586
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030831094693888