Aquisição de leitura/escrita : uma interpretação discursivamente orientada da relação voluntário/automático
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/4898 |
Resumo: | Resumo: Discutimos as particularidades do processo de aquisição de leitura e escrita do sujeito RM, em acompanhamento fonoaudiológico dos 8 aos 12 anos em virtude de queixas de dificuldades escolares, e as diferenças entre seu desempenho na escrita e na leitura, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Neurolinguística Discursiva, em especial, o conceito de palavra e a relação refletido/voluntário e irrefletido/automático apresentados por Freud em seu texto sobre as Afasias. A análise dos dados mostra que ao final do acompanhamento o sujeito apresentava um desempenho melhor na leitura do que na escrita - que passou a ser mais produtiva quando silenciosa -, diferente do que ocorria no início do processo; e que a sua escrita ainda apresenta problemas de ortografia, acentuação, pontuação e traçado de letra, embora, quando questionado, saiba soletrar as palavras corretamente. Esse aparente retrocesso da escrita de RM pode ser explicada por duas razões: (a) automatização não convencional da grafia de algumas palavras, em especial aquelas que usam as letras "b" e "d"; (b) registro de fatos e acontecimentos que exigem maior complexidade sintática, o que desvia sua atenção de como escrever para o quê escrever |
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Aquisição de leitura/escrita : uma interpretação discursivamente orientada da relação voluntário/automáticoEscritaFonoaudiologiaNeurolinguística discursivaWritingSpeech, Language and hearing sciencesDiscursive neurolinguisticsArtigo originalResumo: Discutimos as particularidades do processo de aquisição de leitura e escrita do sujeito RM, em acompanhamento fonoaudiológico dos 8 aos 12 anos em virtude de queixas de dificuldades escolares, e as diferenças entre seu desempenho na escrita e na leitura, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Neurolinguística Discursiva, em especial, o conceito de palavra e a relação refletido/voluntário e irrefletido/automático apresentados por Freud em seu texto sobre as Afasias. A análise dos dados mostra que ao final do acompanhamento o sujeito apresentava um desempenho melhor na leitura do que na escrita - que passou a ser mais produtiva quando silenciosa -, diferente do que ocorria no início do processo; e que a sua escrita ainda apresenta problemas de ortografia, acentuação, pontuação e traçado de letra, embora, quando questionado, saiba soletrar as palavras corretamente. Esse aparente retrocesso da escrita de RM pode ser explicada por duas razões: (a) automatização não convencional da grafia de algumas palavras, em especial aquelas que usam as letras "b" e "d"; (b) registro de fatos e acontecimentos que exigem maior complexidade sintática, o que desvia sua atenção de como escrever para o quê escreverAbstract: The aim of this article is to discuss the particularities of the acquisition process of reading and writing of the subject RM, focusing on the differences between his writing and reading performance. Methodologically it is presented a data subset of reading and writing, which was recorded in video and/or registered in a research diary, due to weekly speech therapy of RM from 8 to 12 years old. The theoretical and methodological analysis are based on assumptions of Discursive Neurolinguistics, in particular, on the concept of "word" and on the relationship between reflective/voluntary and unreflective/automatic presented by Freud in "The Aphasia". The results show that (i) by the end of the RM’s sessions he had a better performance in reading -which became more productive while in silence- than in writing, in opposition to what happened in the beginning of the process; (ii) that the writing issues persisted, namely: accentuation, punctuation, handwriting and orthography, although when asked, the subject could spell correctly. The conclusion about this apparent setback in writing can be explained by (i) unconventional automation writing of some words (especially those which use the letters "b" and "d"); (ii) register, by writing, of facts and events that require more complex syntax, which diverts his attention from "how" to write to "what" to writeCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFreire, Fernanda Maria Pereira, 1961-Bordin, Sonia Sellin, 1958-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/4898FREIRE, Fernanda Maria Pereira; BORDIN, Sonia Sellin. Aquisição de leitura/escrita: uma interpretação discursivamente orientada da relação voluntário/automático. Cadernos de estudos linguísticos. Campinas, SP. v. 58, n. 2, pt. A diacronia da língua portuguesa em estudo, p. 329-344, maio/ago. 2016. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4898. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1167634porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-29T16:35:14Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1167634Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-08-29T16:35:14Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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Resumo: Discutimos as particularidades do processo de aquisição de leitura e escrita do sujeito RM, em acompanhamento fonoaudiológico dos 8 aos 12 anos em virtude de queixas de dificuldades escolares, e as diferenças entre seu desempenho na escrita e na leitura, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Neurolinguística Discursiva, em especial, o conceito de palavra e a relação refletido/voluntário e irrefletido/automático apresentados por Freud em seu texto sobre as Afasias. A análise dos dados mostra que ao final do acompanhamento o sujeito apresentava um desempenho melhor na leitura do que na escrita - que passou a ser mais produtiva quando silenciosa -, diferente do que ocorria no início do processo; e que a sua escrita ainda apresenta problemas de ortografia, acentuação, pontuação e traçado de letra, embora, quando questionado, saiba soletrar as palavras corretamente. Esse aparente retrocesso da escrita de RM pode ser explicada por duas razões: (a) automatização não convencional da grafia de algumas palavras, em especial aquelas que usam as letras "b" e "d"; (b) registro de fatos e acontecimentos que exigem maior complexidade sintática, o que desvia sua atenção de como escrever para o quê escrever |
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