Aquisição de leitura/escrita: uma interpretação discursivamente orientada da relação voluntário/automático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Fernanda Maria Pereira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bordin, Sonia Sellin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Linguísticos
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8647158
Resumo: Discutimos as particularidades do processo de aquisição de leitura e escrita do sujeito RM, em acompanhamento fonoaudiológico dos 8 aos 12 anos em virtude de queixas de dificuldades escolares, e as diferenças entre seu desempenho na escrita e na leitura, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Neurolinguística Discursiva, em especial, o conceito de palavra e a relação refletido/voluntário e irrefletido/automático apresentados por Freud em seu texto sobre as Afasias. A análise dos dados mostra que ao final do acompanhamento o sujeito apresentava um desempenho melhor na leitura do que na escrita - que passou a ser mais produtiva quando silenciosa -, diferente do que ocorria no início do processo; e que a sua escrita ainda apresenta problemas de ortografia, acentuação, pontuação e traçado de letra, embora, quando questionado, saiba soletrar as palavras corretamente. Esse aparente retrocesso da escrita de RM pode ser explicada por duas razões: (a) automatização não convencional da grafia de algumas palavras, em especial aquelas que usam as letras “b” e “d”; (b) registro de fatos e acontecimentos que exigem maior complexidade sintática, o que desvia sua atenção de como escrever para o quê escrever.
id UNICAMP-13_d9acb6d591ac715604a8466c58e0c7b0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647158
network_acronym_str UNICAMP-13
network_name_str Cadernos de Estudos Linguísticos
repository_id_str
spelling Aquisição de leitura/escrita: uma interpretação discursivamente orientada da relação voluntário/automáticoEscrita. Fonoaudiologia. Neurolinguística DiscursivaNeurolinguísticaDiscutimos as particularidades do processo de aquisição de leitura e escrita do sujeito RM, em acompanhamento fonoaudiológico dos 8 aos 12 anos em virtude de queixas de dificuldades escolares, e as diferenças entre seu desempenho na escrita e na leitura, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Neurolinguística Discursiva, em especial, o conceito de palavra e a relação refletido/voluntário e irrefletido/automático apresentados por Freud em seu texto sobre as Afasias. A análise dos dados mostra que ao final do acompanhamento o sujeito apresentava um desempenho melhor na leitura do que na escrita - que passou a ser mais produtiva quando silenciosa -, diferente do que ocorria no início do processo; e que a sua escrita ainda apresenta problemas de ortografia, acentuação, pontuação e traçado de letra, embora, quando questionado, saiba soletrar as palavras corretamente. Esse aparente retrocesso da escrita de RM pode ser explicada por duas razões: (a) automatização não convencional da grafia de algumas palavras, em especial aquelas que usam as letras “b” e “d”; (b) registro de fatos e acontecimentos que exigem maior complexidade sintática, o que desvia sua atenção de como escrever para o quê escrever. Universidade Estadual de Campinas2016-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/864715810.20396/cel.v58i2.8647158Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 58 n. 2 (2016): A diacronia da língua portuguesa em estudo; 329-344Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 58 No. 2 (2016): A diacronia da língua portuguesa em estudo; 329-344Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 58 Núm. 2 (2016): A diacronia da língua portuguesa em estudo; 329-3442447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8647158/14084https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8647158/19894Copyright (c) 2016 Cadernos de Estudos Lingüísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreire, Fernanda Maria PereiraBordin, Sonia Sellin2017-05-09T10:42:26Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647158Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2022-11-08T14:23:52.551021Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aquisição de leitura/escrita: uma interpretação discursivamente orientada da relação voluntário/automático
title Aquisição de leitura/escrita: uma interpretação discursivamente orientada da relação voluntário/automático
spellingShingle Aquisição de leitura/escrita: uma interpretação discursivamente orientada da relação voluntário/automático
Freire, Fernanda Maria Pereira
Escrita. Fonoaudiologia. Neurolinguística Discursiva
Neurolinguística
title_short Aquisição de leitura/escrita: uma interpretação discursivamente orientada da relação voluntário/automático
title_full Aquisição de leitura/escrita: uma interpretação discursivamente orientada da relação voluntário/automático
title_fullStr Aquisição de leitura/escrita: uma interpretação discursivamente orientada da relação voluntário/automático
title_full_unstemmed Aquisição de leitura/escrita: uma interpretação discursivamente orientada da relação voluntário/automático
title_sort Aquisição de leitura/escrita: uma interpretação discursivamente orientada da relação voluntário/automático
author Freire, Fernanda Maria Pereira
author_facet Freire, Fernanda Maria Pereira
Bordin, Sonia Sellin
author_role author
author2 Bordin, Sonia Sellin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Fernanda Maria Pereira
Bordin, Sonia Sellin
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita. Fonoaudiologia. Neurolinguística Discursiva
Neurolinguística
topic Escrita. Fonoaudiologia. Neurolinguística Discursiva
Neurolinguística
description Discutimos as particularidades do processo de aquisição de leitura e escrita do sujeito RM, em acompanhamento fonoaudiológico dos 8 aos 12 anos em virtude de queixas de dificuldades escolares, e as diferenças entre seu desempenho na escrita e na leitura, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Neurolinguística Discursiva, em especial, o conceito de palavra e a relação refletido/voluntário e irrefletido/automático apresentados por Freud em seu texto sobre as Afasias. A análise dos dados mostra que ao final do acompanhamento o sujeito apresentava um desempenho melhor na leitura do que na escrita - que passou a ser mais produtiva quando silenciosa -, diferente do que ocorria no início do processo; e que a sua escrita ainda apresenta problemas de ortografia, acentuação, pontuação e traçado de letra, embora, quando questionado, saiba soletrar as palavras corretamente. Esse aparente retrocesso da escrita de RM pode ser explicada por duas razões: (a) automatização não convencional da grafia de algumas palavras, em especial aquelas que usam as letras “b” e “d”; (b) registro de fatos e acontecimentos que exigem maior complexidade sintática, o que desvia sua atenção de como escrever para o quê escrever.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8647158
10.20396/cel.v58i2.8647158
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8647158
identifier_str_mv 10.20396/cel.v58i2.8647158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8647158/14084
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8647158/19894
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Estudos Lingüísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Estudos Lingüísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 58 n. 2 (2016): A diacronia da língua portuguesa em estudo; 329-344
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 58 No. 2 (2016): A diacronia da língua portuguesa em estudo; 329-344
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 58 Núm. 2 (2016): A diacronia da língua portuguesa em estudo; 329-344
2447-0686
reponame:Cadernos de Estudos Linguísticos
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos de Estudos Linguísticos
collection Cadernos de Estudos Linguísticos
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br
_version_ 1800216495924445184