Aquisição de leitura/escrita: uma interpretação discursivamente orientada da relação voluntário/automático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Linguísticos |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8647158 |
Resumo: | Discutimos as particularidades do processo de aquisição de leitura e escrita do sujeito RM, em acompanhamento fonoaudiológico dos 8 aos 12 anos em virtude de queixas de dificuldades escolares, e as diferenças entre seu desempenho na escrita e na leitura, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Neurolinguística Discursiva, em especial, o conceito de palavra e a relação refletido/voluntário e irrefletido/automático apresentados por Freud em seu texto sobre as Afasias. A análise dos dados mostra que ao final do acompanhamento o sujeito apresentava um desempenho melhor na leitura do que na escrita - que passou a ser mais produtiva quando silenciosa -, diferente do que ocorria no início do processo; e que a sua escrita ainda apresenta problemas de ortografia, acentuação, pontuação e traçado de letra, embora, quando questionado, saiba soletrar as palavras corretamente. Esse aparente retrocesso da escrita de RM pode ser explicada por duas razões: (a) automatização não convencional da grafia de algumas palavras, em especial aquelas que usam as letras “b” e “d”; (b) registro de fatos e acontecimentos que exigem maior complexidade sintática, o que desvia sua atenção de como escrever para o quê escrever. |
id |
UNICAMP-13_d9acb6d591ac715604a8466c58e0c7b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647158 |
network_acronym_str |
UNICAMP-13 |
network_name_str |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
repository_id_str |
|
spelling |
Aquisição de leitura/escrita: uma interpretação discursivamente orientada da relação voluntário/automáticoEscrita. Fonoaudiologia. Neurolinguística DiscursivaNeurolinguísticaDiscutimos as particularidades do processo de aquisição de leitura e escrita do sujeito RM, em acompanhamento fonoaudiológico dos 8 aos 12 anos em virtude de queixas de dificuldades escolares, e as diferenças entre seu desempenho na escrita e na leitura, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Neurolinguística Discursiva, em especial, o conceito de palavra e a relação refletido/voluntário e irrefletido/automático apresentados por Freud em seu texto sobre as Afasias. A análise dos dados mostra que ao final do acompanhamento o sujeito apresentava um desempenho melhor na leitura do que na escrita - que passou a ser mais produtiva quando silenciosa -, diferente do que ocorria no início do processo; e que a sua escrita ainda apresenta problemas de ortografia, acentuação, pontuação e traçado de letra, embora, quando questionado, saiba soletrar as palavras corretamente. Esse aparente retrocesso da escrita de RM pode ser explicada por duas razões: (a) automatização não convencional da grafia de algumas palavras, em especial aquelas que usam as letras “b” e “d”; (b) registro de fatos e acontecimentos que exigem maior complexidade sintática, o que desvia sua atenção de como escrever para o quê escrever. Universidade Estadual de Campinas2016-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/864715810.20396/cel.v58i2.8647158Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 58 n. 2 (2016): A diacronia da língua portuguesa em estudo; 329-344Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 58 No. 2 (2016): A diacronia da língua portuguesa em estudo; 329-344Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 58 Núm. 2 (2016): A diacronia da língua portuguesa em estudo; 329-3442447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8647158/14084https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8647158/19894Copyright (c) 2016 Cadernos de Estudos Lingüísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreire, Fernanda Maria PereiraBordin, Sonia Sellin2017-05-09T10:42:26Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647158Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2022-11-08T14:23:52.551021Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aquisição de leitura/escrita: uma interpretação discursivamente orientada da relação voluntário/automático |
title |
Aquisição de leitura/escrita: uma interpretação discursivamente orientada da relação voluntário/automático |
spellingShingle |
Aquisição de leitura/escrita: uma interpretação discursivamente orientada da relação voluntário/automático Freire, Fernanda Maria Pereira Escrita. Fonoaudiologia. Neurolinguística Discursiva Neurolinguística |
title_short |
Aquisição de leitura/escrita: uma interpretação discursivamente orientada da relação voluntário/automático |
title_full |
Aquisição de leitura/escrita: uma interpretação discursivamente orientada da relação voluntário/automático |
title_fullStr |
Aquisição de leitura/escrita: uma interpretação discursivamente orientada da relação voluntário/automático |
title_full_unstemmed |
Aquisição de leitura/escrita: uma interpretação discursivamente orientada da relação voluntário/automático |
title_sort |
Aquisição de leitura/escrita: uma interpretação discursivamente orientada da relação voluntário/automático |
author |
Freire, Fernanda Maria Pereira |
author_facet |
Freire, Fernanda Maria Pereira Bordin, Sonia Sellin |
author_role |
author |
author2 |
Bordin, Sonia Sellin |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Fernanda Maria Pereira Bordin, Sonia Sellin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita. Fonoaudiologia. Neurolinguística Discursiva Neurolinguística |
topic |
Escrita. Fonoaudiologia. Neurolinguística Discursiva Neurolinguística |
description |
Discutimos as particularidades do processo de aquisição de leitura e escrita do sujeito RM, em acompanhamento fonoaudiológico dos 8 aos 12 anos em virtude de queixas de dificuldades escolares, e as diferenças entre seu desempenho na escrita e na leitura, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Neurolinguística Discursiva, em especial, o conceito de palavra e a relação refletido/voluntário e irrefletido/automático apresentados por Freud em seu texto sobre as Afasias. A análise dos dados mostra que ao final do acompanhamento o sujeito apresentava um desempenho melhor na leitura do que na escrita - que passou a ser mais produtiva quando silenciosa -, diferente do que ocorria no início do processo; e que a sua escrita ainda apresenta problemas de ortografia, acentuação, pontuação e traçado de letra, embora, quando questionado, saiba soletrar as palavras corretamente. Esse aparente retrocesso da escrita de RM pode ser explicada por duas razões: (a) automatização não convencional da grafia de algumas palavras, em especial aquelas que usam as letras “b” e “d”; (b) registro de fatos e acontecimentos que exigem maior complexidade sintática, o que desvia sua atenção de como escrever para o quê escrever. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8647158 10.20396/cel.v58i2.8647158 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8647158 |
identifier_str_mv |
10.20396/cel.v58i2.8647158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8647158/14084 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8647158/19894 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos de Estudos Lingüísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos de Estudos Lingüísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 58 n. 2 (2016): A diacronia da língua portuguesa em estudo; 329-344 Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 58 No. 2 (2016): A diacronia da língua portuguesa em estudo; 329-344 Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 58 Núm. 2 (2016): A diacronia da língua portuguesa em estudo; 329-344 2447-0686 reponame:Cadernos de Estudos Linguísticos instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
collection |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216495924445184 |