Currículo cultural : outras possibilidades de pensar a ressignificação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Júnior, Welington Santana, 1985-
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16188
Resumo: Resumo: Neste artigo, apresentamos o modo como o encaminhamento didático-metodológico do Currículo Cultural da Educação Física denominado ressignificação emerge nas aulas do componente e alguns de seus possíveis efeitos nos modos de subjetivação dos discentes. Por meio de uma autoetnografia, produzimos um relato de prática pedagógica, o qual analisamos com base no quadro teórico que ancora essa perspectiva curricular e nas noções de governamentalidade e contraconduta desenvolvidas por Michel Foucault. Notamos que a ressignificação desponta nas ações de resistência promovidas pelos discentes em relação aos modos de regulação das aulas e da prática corporal em estudo. Visto que essas resistências possibilitaram aos discentes elaborarem ações de contraconduta. Um processo que possibilitou outras conduções de si, do outro, assim como diferentes formas de ser, viver e pensar sobre a prática corporal em estudo, potencializando práticas de liberdade
id CAMP_c6c65d8b8b0a226eb629f96cbd6adccc
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368864
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Currículo cultural : outras possibilidades de pensar a ressignificaçãoCultural curriculum : other possibilities of thinking about resignificationCurrículo cultural : otras posibilidades de pensar la resignificaciónArtigo originalEducação físicaCurrículosBasquetebolPhysical education and trainingCurriculumBasketballResumo: Neste artigo, apresentamos o modo como o encaminhamento didático-metodológico do Currículo Cultural da Educação Física denominado ressignificação emerge nas aulas do componente e alguns de seus possíveis efeitos nos modos de subjetivação dos discentes. Por meio de uma autoetnografia, produzimos um relato de prática pedagógica, o qual analisamos com base no quadro teórico que ancora essa perspectiva curricular e nas noções de governamentalidade e contraconduta desenvolvidas por Michel Foucault. Notamos que a ressignificação desponta nas ações de resistência promovidas pelos discentes em relação aos modos de regulação das aulas e da prática corporal em estudo. Visto que essas resistências possibilitaram aos discentes elaborarem ações de contraconduta. Um processo que possibilitou outras conduções de si, do outro, assim como diferentes formas de ser, viver e pensar sobre a prática corporal em estudo, potencializando práticas de liberdadeAbstract: In this article, we present in which way the didactic-methodological proceeding of the Cultural Curriculum of Physical Education called resignification emerges, and some of its possible effects on the students' modes of subjectivation. By means of an autoethnography, we produced a report of pedagogical practice, which we analyzed based on the theoretical bases that anchors this curricular perspective and the notions of governmentality and counter-conduct elaborated by Michel Foucault. We noticed that the resignification emerges in the resistance actions promoted by the participants in relation to the ways of regulating the classes and the corporal practices under study, since these allow students to elaborate counter-conduct actions. A process that made possible other conducts of self, of others, as well as different ways of being, living and thinking about the corporal practices under study, potentiating practices of freedomResumen: En este artículo presentamos la forma en que emerge en las clases componentes el enfoque didáctico-metodológico del Currículo Cultural de Educación Física denominado resignificación y algunos de sus posibles efectos en los modos de subjetivación de los estudiantes. A través de una autoetnografía elaboramos un relato de la práctica pedagógica, que analizamos a partir del marco teórico que ancla esta perspectiva curricular y las nociones de gubernamentalidad y contraconducta desarrolladas por Michel Foucault. Notamos que la resignificación emerge en las acciones de resistencia promovidas por los estudiantes en relación a las formas de regular las clases y la práctica corporal en estudio, ya que estas permiten a los estudiantes elaborar acciones de contraconducta. Un proceso que posibilitó otras conductas del yo, del otro, así como diferentes formas de ser, vivir y pensar el cuerpo en estudio, potenciando prácticas de libertadAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva Júnior, Welington Santana, 1985-Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16188SILVA JÚNIOR, Welington Santana; NUNES, Mario Luiz Ferrari. Currículo cultural: outras possibilidades de pensar a ressignificação. Movimento. Porto Alegre, RS. v. 29, p. 1-17, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16188. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368864porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-25T12:51:30Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368864Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-25T12:51:30Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo cultural : outras possibilidades de pensar a ressignificação
Cultural curriculum : other possibilities of thinking about resignification
Currículo cultural : otras posibilidades de pensar la resignificación
title Currículo cultural : outras possibilidades de pensar a ressignificação
spellingShingle Currículo cultural : outras possibilidades de pensar a ressignificação
Silva Júnior, Welington Santana, 1985-
Artigo original
Educação física
Currículos
Basquetebol
Physical education and training
Curriculum
Basketball
title_short Currículo cultural : outras possibilidades de pensar a ressignificação
title_full Currículo cultural : outras possibilidades de pensar a ressignificação
title_fullStr Currículo cultural : outras possibilidades de pensar a ressignificação
title_full_unstemmed Currículo cultural : outras possibilidades de pensar a ressignificação
title_sort Currículo cultural : outras possibilidades de pensar a ressignificação
author Silva Júnior, Welington Santana, 1985-
author_facet Silva Júnior, Welington Santana, 1985-
Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964-
author_role author
author2 Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Júnior, Welington Santana, 1985-
Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Artigo original
Educação física
Currículos
Basquetebol
Physical education and training
Curriculum
Basketball
topic Artigo original
Educação física
Currículos
Basquetebol
Physical education and training
Curriculum
Basketball
description Resumo: Neste artigo, apresentamos o modo como o encaminhamento didático-metodológico do Currículo Cultural da Educação Física denominado ressignificação emerge nas aulas do componente e alguns de seus possíveis efeitos nos modos de subjetivação dos discentes. Por meio de uma autoetnografia, produzimos um relato de prática pedagógica, o qual analisamos com base no quadro teórico que ancora essa perspectiva curricular e nas noções de governamentalidade e contraconduta desenvolvidas por Michel Foucault. Notamos que a ressignificação desponta nas ações de resistência promovidas pelos discentes em relação aos modos de regulação das aulas e da prática corporal em estudo. Visto que essas resistências possibilitaram aos discentes elaborarem ações de contraconduta. Um processo que possibilitou outras conduções de si, do outro, assim como diferentes formas de ser, viver e pensar sobre a prática corporal em estudo, potencializando práticas de liberdade
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/16188
SILVA JÚNIOR, Welington Santana; NUNES, Mario Luiz Ferrari. Currículo cultural: outras possibilidades de pensar a ressignificação. Movimento. Porto Alegre, RS. v. 29, p. 1-17, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16188. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/16188
identifier_str_mv SILVA JÚNIOR, Welington Santana; NUNES, Mario Luiz Ferrari. Currículo cultural: outras possibilidades de pensar a ressignificação. Movimento. Porto Alegre, RS. v. 29, p. 1-17, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16188. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368864
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030834038046720