Currículo cultural : outras possibilidades de pensar a ressignificação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/16188 |
Resumo: | Resumo: Neste artigo, apresentamos o modo como o encaminhamento didático-metodológico do Currículo Cultural da Educação Física denominado ressignificação emerge nas aulas do componente e alguns de seus possíveis efeitos nos modos de subjetivação dos discentes. Por meio de uma autoetnografia, produzimos um relato de prática pedagógica, o qual analisamos com base no quadro teórico que ancora essa perspectiva curricular e nas noções de governamentalidade e contraconduta desenvolvidas por Michel Foucault. Notamos que a ressignificação desponta nas ações de resistência promovidas pelos discentes em relação aos modos de regulação das aulas e da prática corporal em estudo. Visto que essas resistências possibilitaram aos discentes elaborarem ações de contraconduta. Um processo que possibilitou outras conduções de si, do outro, assim como diferentes formas de ser, viver e pensar sobre a prática corporal em estudo, potencializando práticas de liberdade |
id |
CAMP_c6c65d8b8b0a226eb629f96cbd6adccc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368864 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo cultural : outras possibilidades de pensar a ressignificaçãoCultural curriculum : other possibilities of thinking about resignificationCurrículo cultural : otras posibilidades de pensar la resignificaciónArtigo originalEducação físicaCurrículosBasquetebolPhysical education and trainingCurriculumBasketballResumo: Neste artigo, apresentamos o modo como o encaminhamento didático-metodológico do Currículo Cultural da Educação Física denominado ressignificação emerge nas aulas do componente e alguns de seus possíveis efeitos nos modos de subjetivação dos discentes. Por meio de uma autoetnografia, produzimos um relato de prática pedagógica, o qual analisamos com base no quadro teórico que ancora essa perspectiva curricular e nas noções de governamentalidade e contraconduta desenvolvidas por Michel Foucault. Notamos que a ressignificação desponta nas ações de resistência promovidas pelos discentes em relação aos modos de regulação das aulas e da prática corporal em estudo. Visto que essas resistências possibilitaram aos discentes elaborarem ações de contraconduta. Um processo que possibilitou outras conduções de si, do outro, assim como diferentes formas de ser, viver e pensar sobre a prática corporal em estudo, potencializando práticas de liberdadeAbstract: In this article, we present in which way the didactic-methodological proceeding of the Cultural Curriculum of Physical Education called resignification emerges, and some of its possible effects on the students' modes of subjectivation. By means of an autoethnography, we produced a report of pedagogical practice, which we analyzed based on the theoretical bases that anchors this curricular perspective and the notions of governmentality and counter-conduct elaborated by Michel Foucault. We noticed that the resignification emerges in the resistance actions promoted by the participants in relation to the ways of regulating the classes and the corporal practices under study, since these allow students to elaborate counter-conduct actions. A process that made possible other conducts of self, of others, as well as different ways of being, living and thinking about the corporal practices under study, potentiating practices of freedomResumen: En este artículo presentamos la forma en que emerge en las clases componentes el enfoque didáctico-metodológico del Currículo Cultural de Educación Física denominado resignificación y algunos de sus posibles efectos en los modos de subjetivación de los estudiantes. A través de una autoetnografía elaboramos un relato de la práctica pedagógica, que analizamos a partir del marco teórico que ancla esta perspectiva curricular y las nociones de gubernamentalidad y contraconducta desarrolladas por Michel Foucault. Notamos que la resignificación emerge en las acciones de resistencia promovidas por los estudiantes en relación a las formas de regular las clases y la práctica corporal en estudio, ya que estas permiten a los estudiantes elaborar acciones de contraconducta. Un proceso que posibilitó otras conductas del yo, del otro, así como diferentes formas de ser, vivir y pensar el cuerpo en estudio, potenciando prácticas de libertadAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva Júnior, Welington Santana, 1985-Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16188SILVA JÚNIOR, Welington Santana; NUNES, Mario Luiz Ferrari. Currículo cultural: outras possibilidades de pensar a ressignificação. Movimento. Porto Alegre, RS. v. 29, p. 1-17, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16188. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368864porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-25T12:51:30Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368864Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-25T12:51:30Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo cultural : outras possibilidades de pensar a ressignificação Cultural curriculum : other possibilities of thinking about resignification Currículo cultural : otras posibilidades de pensar la resignificación |
title |
Currículo cultural : outras possibilidades de pensar a ressignificação |
spellingShingle |
Currículo cultural : outras possibilidades de pensar a ressignificação Silva Júnior, Welington Santana, 1985- Artigo original Educação física Currículos Basquetebol Physical education and training Curriculum Basketball |
title_short |
Currículo cultural : outras possibilidades de pensar a ressignificação |
title_full |
Currículo cultural : outras possibilidades de pensar a ressignificação |
title_fullStr |
Currículo cultural : outras possibilidades de pensar a ressignificação |
title_full_unstemmed |
Currículo cultural : outras possibilidades de pensar a ressignificação |
title_sort |
Currículo cultural : outras possibilidades de pensar a ressignificação |
author |
Silva Júnior, Welington Santana, 1985- |
author_facet |
Silva Júnior, Welington Santana, 1985- Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964- |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Júnior, Welington Santana, 1985- Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigo original Educação física Currículos Basquetebol Physical education and training Curriculum Basketball |
topic |
Artigo original Educação física Currículos Basquetebol Physical education and training Curriculum Basketball |
description |
Resumo: Neste artigo, apresentamos o modo como o encaminhamento didático-metodológico do Currículo Cultural da Educação Física denominado ressignificação emerge nas aulas do componente e alguns de seus possíveis efeitos nos modos de subjetivação dos discentes. Por meio de uma autoetnografia, produzimos um relato de prática pedagógica, o qual analisamos com base no quadro teórico que ancora essa perspectiva curricular e nas noções de governamentalidade e contraconduta desenvolvidas por Michel Foucault. Notamos que a ressignificação desponta nas ações de resistência promovidas pelos discentes em relação aos modos de regulação das aulas e da prática corporal em estudo. Visto que essas resistências possibilitaram aos discentes elaborarem ações de contraconduta. Um processo que possibilitou outras conduções de si, do outro, assim como diferentes formas de ser, viver e pensar sobre a prática corporal em estudo, potencializando práticas de liberdade |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16188 SILVA JÚNIOR, Welington Santana; NUNES, Mario Luiz Ferrari. Currículo cultural: outras possibilidades de pensar a ressignificação. Movimento. Porto Alegre, RS. v. 29, p. 1-17, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16188. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16188 |
identifier_str_mv |
SILVA JÚNIOR, Welington Santana; NUNES, Mario Luiz Ferrari. Currículo cultural: outras possibilidades de pensar a ressignificação. Movimento. Porto Alegre, RS. v. 29, p. 1-17, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16188. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368864 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030834038046720 |