A sonoridade vocal e a prática coral no barroco : subsídios para a performance barroca nos dias atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Angelo José, 1973-
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Kayama, Adriana Giarola, 1958-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10820
Resumo: Resumo: Este trabalho é uma pequena parte de uma ampla pesquisa sobre prática e sonoridade de diversos estilos de música coral. A partir de uma investigação bibliográfica, que inclui autores desde o período Barroco, temos como objetivos: a descrição da sonoridade vocal e coral ao longo do referido período; a abordagem dos tipos vocais da época; a análise de alguns procedimentos técnico-vocais; a descrição de características importantes da prática coral no período; e, por fim, uma apresentação de sugestões técnicas e estilísticas para a prática da música coral barroca na atualidade
id CAMP_ca132f172ec690072583c5a5f364a748
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1341982
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling A sonoridade vocal e a prática coral no barroco : subsídios para a performance barroca nos dias atuaisThe vocal sonority and the choral practice in the baroque period : guidelines for today’s baroqueMúsica vocalVocal musicBarrocoMúsica coralTécnica vocalPráticas interpretativasBaroque periodChoral musicVocal techniquePerformance practiceArtigo originalResumo: Este trabalho é uma pequena parte de uma ampla pesquisa sobre prática e sonoridade de diversos estilos de música coral. A partir de uma investigação bibliográfica, que inclui autores desde o período Barroco, temos como objetivos: a descrição da sonoridade vocal e coral ao longo do referido período; a abordagem dos tipos vocais da época; a análise de alguns procedimentos técnico-vocais; a descrição de características importantes da prática coral no período; e, por fim, uma apresentação de sugestões técnicas e estilísticas para a prática da música coral barroca na atualidadeAbstract: This paper is a small part of a large research on practice and sonority of many choral music styles. Through bibliographical investigation of works written by authors from the Baroque period to the present, our goals are: the description of the vocal sonority throughout the Baroque period; the presentations of the vocal types in the Baroque; the analysis of some vocal techniques; the description of important aspects of the choral practice of the period; and finally, the presentation of some technical and stylistic suggestions for the practice of the Baroque choral music in the presentAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFernandes, Angelo José, 1973-Kayama, Adriana Giarola, 1958-2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/10820FERNANDES, Angelo José; KAYAMA, Adriana Giarola. A sonoridade vocal e a prática coral no barroco: subsídios para a performance barroca nos dias atuais. Per musi. Belo Horizonte, MG : UFMG/Escola de Música, 2008. N. 18 (jul./dez. 2008), p. 59-68. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10820. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1341982porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-05T13:50:41Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1341982Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-05T13:50:41Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A sonoridade vocal e a prática coral no barroco : subsídios para a performance barroca nos dias atuais
The vocal sonority and the choral practice in the baroque period : guidelines for today’s baroque
title A sonoridade vocal e a prática coral no barroco : subsídios para a performance barroca nos dias atuais
spellingShingle A sonoridade vocal e a prática coral no barroco : subsídios para a performance barroca nos dias atuais
Fernandes, Angelo José, 1973-
Música vocal
Vocal music
Barroco
Música coral
Técnica vocal
Práticas interpretativas
Baroque period
Choral music
Vocal technique
Performance practice
Artigo original
title_short A sonoridade vocal e a prática coral no barroco : subsídios para a performance barroca nos dias atuais
title_full A sonoridade vocal e a prática coral no barroco : subsídios para a performance barroca nos dias atuais
title_fullStr A sonoridade vocal e a prática coral no barroco : subsídios para a performance barroca nos dias atuais
title_full_unstemmed A sonoridade vocal e a prática coral no barroco : subsídios para a performance barroca nos dias atuais
title_sort A sonoridade vocal e a prática coral no barroco : subsídios para a performance barroca nos dias atuais
author Fernandes, Angelo José, 1973-
author_facet Fernandes, Angelo José, 1973-
Kayama, Adriana Giarola, 1958-
author_role author
author2 Kayama, Adriana Giarola, 1958-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Angelo José, 1973-
Kayama, Adriana Giarola, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Música vocal
Vocal music
Barroco
Música coral
Técnica vocal
Práticas interpretativas
Baroque period
Choral music
Vocal technique
Performance practice
Artigo original
topic Música vocal
Vocal music
Barroco
Música coral
Técnica vocal
Práticas interpretativas
Baroque period
Choral music
Vocal technique
Performance practice
Artigo original
description Resumo: Este trabalho é uma pequena parte de uma ampla pesquisa sobre prática e sonoridade de diversos estilos de música coral. A partir de uma investigação bibliográfica, que inclui autores desde o período Barroco, temos como objetivos: a descrição da sonoridade vocal e coral ao longo do referido período; a abordagem dos tipos vocais da época; a análise de alguns procedimentos técnico-vocais; a descrição de características importantes da prática coral no período; e, por fim, uma apresentação de sugestões técnicas e estilísticas para a prática da música coral barroca na atualidade
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/10820
FERNANDES, Angelo José; KAYAMA, Adriana Giarola. A sonoridade vocal e a prática coral no barroco: subsídios para a performance barroca nos dias atuais. Per musi. Belo Horizonte, MG : UFMG/Escola de Música, 2008. N. 18 (jul./dez. 2008), p. 59-68. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10820. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/10820
identifier_str_mv FERNANDES, Angelo José; KAYAMA, Adriana Giarola. A sonoridade vocal e a prática coral no barroco: subsídios para a performance barroca nos dias atuais. Per musi. Belo Horizonte, MG : UFMG/Escola de Música, 2008. N. 18 (jul./dez. 2008), p. 59-68. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10820. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1341982
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030829594181632