Percepção dos dirigentes das escolas do município de Jaguariúna sobre as lutas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Alba Iara Cae, 1986
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Baião Júnior, Arlindo Antonio, 1991-, Antunes, Marcelo Moreira, Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652801
Resumo: O objetivo desse estudo é conhecer a percepção dos dirigentes de escolas do ensino fundamental sobre os potenciais benefícios das Lutas e como viabilizar a inserção dessa prática na escola, nas aulas de Educação Física ou como atividade extracurricular. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com os diretores e coordenadores dos estabelecimentos de ensino de Jaguariúna, interior de São Paulo, que somaram 15 escolas entre públicas e particulares, totalizando 30 entrevistas gravadas e transcritas, constituindo uma matriz para análise textual qualitativa. A maioria dos dirigentes teve pouco contatoe apenas três escolas desenvolvem aulas de Lutas, entretanto, verificou-se como principal resultado que essa prática é considerada como possível e bem vista no ambiente escolar. Os dirigentes entendem, sobretudo, que os benefícios estão ligados à capacitação e inserção do profissional no contexto escolar e que devem ser desenvolvidas no contra turno, como complementares às atividades curriculares. Diversos foram os benefícios percebidos pelos dirigentes das escolas, ligados principalmente, aos aspectos de transmissão de condutas e valores, desenvolvimento emocional, relações sociais e benefícios relacionados à atividade física.
id CAMP_d212924f703507d5fc9c00723b3b90b1
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1191866
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Percepção dos dirigentes das escolas do município de Jaguariúna sobre as lutasThe perception of school directors in the city of Jaguariúna about combat sportsArtes marciaisPrática pedagógicaPedagogical practiceMartial artsCombat sports pedagogyProfessional features of combat sport teachersPedagogical reflectionsArtigo originalO objetivo desse estudo é conhecer a percepção dos dirigentes de escolas do ensino fundamental sobre os potenciais benefícios das Lutas e como viabilizar a inserção dessa prática na escola, nas aulas de Educação Física ou como atividade extracurricular. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com os diretores e coordenadores dos estabelecimentos de ensino de Jaguariúna, interior de São Paulo, que somaram 15 escolas entre públicas e particulares, totalizando 30 entrevistas gravadas e transcritas, constituindo uma matriz para análise textual qualitativa. A maioria dos dirigentes teve pouco contatoe apenas três escolas desenvolvem aulas de Lutas, entretanto, verificou-se como principal resultado que essa prática é considerada como possível e bem vista no ambiente escolar. Os dirigentes entendem, sobretudo, que os benefícios estão ligados à capacitação e inserção do profissional no contexto escolar e que devem ser desenvolvidas no contra turno, como complementares às atividades curriculares. Diversos foram os benefícios percebidos pelos dirigentes das escolas, ligados principalmente, aos aspectos de transmissão de condutas e valores, desenvolvimento emocional, relações sociais e benefícios relacionados à atividade física.The objective of this study was to understand the perceptions of elementary school leaders in the municipality of Jaguariúna (State of São Paulo, Brazil) about the benefits that combat sports can bring to education in Physical Education classes or as extracurricular activities and the possibilities to enabling this process. Semi-structured interviews were conducted with school directors and coordinators in all 15 public and private schools, totalling 30 interviews. Most of the interviewed had little contact with combat sports and only three had this activity at the school. The interviews were recorded, transcribed, and organized for qualitative textual analysis. The results point out that combat sports are valuable teaching tools in elementary schools, and that in order for their benefits to be achieved, they should be developed following school regular activities, and the professionals must be inserted in the school context. Several benefits were emphasized by the school leaders, including aspects of student attitudes, transmission of values, emotional development, social relations and benefits related to physical activity.AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRodrigues, Alba Iara Cae, 1986Baião Júnior, Arlindo Antonio, 1991-Antunes, Marcelo MoreiraAlmeida, José Júlio Gavião de, 1958-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1652801RODRIGUES, Alba Iara Cae et al. Percepção dos dirigentes das escolas do município de Jaguariúna sobre as lutas. Journal of physical education. Maringá, PR : Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Educação Fisica, 2017.. Vol. 28, no. 1 (dez., 2017), n. art. e-2809. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652801. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1191866porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T10:55:23Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1191866Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-12-14T10:55:23Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos dirigentes das escolas do município de Jaguariúna sobre as lutas
The perception of school directors in the city of Jaguariúna about combat sports
title Percepção dos dirigentes das escolas do município de Jaguariúna sobre as lutas
spellingShingle Percepção dos dirigentes das escolas do município de Jaguariúna sobre as lutas
Rodrigues, Alba Iara Cae, 1986
Artes marciais
Prática pedagógica
Pedagogical practice
Martial arts
Combat sports pedagogy
Professional features of combat sport teachers
Pedagogical reflections
Artigo original
title_short Percepção dos dirigentes das escolas do município de Jaguariúna sobre as lutas
title_full Percepção dos dirigentes das escolas do município de Jaguariúna sobre as lutas
title_fullStr Percepção dos dirigentes das escolas do município de Jaguariúna sobre as lutas
title_full_unstemmed Percepção dos dirigentes das escolas do município de Jaguariúna sobre as lutas
title_sort Percepção dos dirigentes das escolas do município de Jaguariúna sobre as lutas
author Rodrigues, Alba Iara Cae, 1986
author_facet Rodrigues, Alba Iara Cae, 1986
Baião Júnior, Arlindo Antonio, 1991-
Antunes, Marcelo Moreira
Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-
author_role author
author2 Baião Júnior, Arlindo Antonio, 1991-
Antunes, Marcelo Moreira
Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Alba Iara Cae, 1986
Baião Júnior, Arlindo Antonio, 1991-
Antunes, Marcelo Moreira
Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Artes marciais
Prática pedagógica
Pedagogical practice
Martial arts
Combat sports pedagogy
Professional features of combat sport teachers
Pedagogical reflections
Artigo original
topic Artes marciais
Prática pedagógica
Pedagogical practice
Martial arts
Combat sports pedagogy
Professional features of combat sport teachers
Pedagogical reflections
Artigo original
description O objetivo desse estudo é conhecer a percepção dos dirigentes de escolas do ensino fundamental sobre os potenciais benefícios das Lutas e como viabilizar a inserção dessa prática na escola, nas aulas de Educação Física ou como atividade extracurricular. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com os diretores e coordenadores dos estabelecimentos de ensino de Jaguariúna, interior de São Paulo, que somaram 15 escolas entre públicas e particulares, totalizando 30 entrevistas gravadas e transcritas, constituindo uma matriz para análise textual qualitativa. A maioria dos dirigentes teve pouco contatoe apenas três escolas desenvolvem aulas de Lutas, entretanto, verificou-se como principal resultado que essa prática é considerada como possível e bem vista no ambiente escolar. Os dirigentes entendem, sobretudo, que os benefícios estão ligados à capacitação e inserção do profissional no contexto escolar e que devem ser desenvolvidas no contra turno, como complementares às atividades curriculares. Diversos foram os benefícios percebidos pelos dirigentes das escolas, ligados principalmente, aos aspectos de transmissão de condutas e valores, desenvolvimento emocional, relações sociais e benefícios relacionados à atividade física.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652801
RODRIGUES, Alba Iara Cae et al. Percepção dos dirigentes das escolas do município de Jaguariúna sobre as lutas. Journal of physical education. Maringá, PR : Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Educação Fisica, 2017.. Vol. 28, no. 1 (dez., 2017), n. art. e-2809. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652801. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652801
identifier_str_mv RODRIGUES, Alba Iara Cae et al. Percepção dos dirigentes das escolas do município de Jaguariúna sobre as lutas. Journal of physical education. Maringá, PR : Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Educação Fisica, 2017.. Vol. 28, no. 1 (dez., 2017), n. art. e-2809. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652801. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1191866
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030822256246784