Um olhar sobre as atividades desenvolvidas em uma escola do programa de ensino integral de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/6294 |
Resumo: | Agradecimentos: Os autores agradecem ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e à escola parceira deste projeto |
id |
CAMP_d4ebdbd7450dc566f2af7e3383b28549 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1254432 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Um olhar sobre as atividades desenvolvidas em uma escola do programa de ensino integral de São PauloA look at the activities developed in a school of the integral teaching program of São PauloAvaliação educacionalEducational evaluationEscolas de período integralDisciplinas eletivasParte de eventoAgradecimentos: Os autores agradecem ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e à escola parceira deste projetoEste artigo foi apresentado no 20º Encontro Nacional de Ensino de Química, de 08 a 19 de março de 2021 - Anais do 20º Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ)Resumo: A implementação do Programa de Ensino Integral (PEI), realizada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, busca como objetivo a universalização da educação, contemplando questões de permanência estudantil e qualidade da educação. Objetivando contribuir para os debates acerca da inserção desta política educacional, este trabalho constitui-se de um relato de experiência pautado no acompanhamento de atividades em uma escola PEI, situada no interior de São Paulo. O objetivo foi a busca por aspectos potenciais e limitadores para o ensino em escolas do sistema integral. Os dados foram obtidos pela descrição das atividades realizadas e por questionários aplicados a alunos e professores. Os resultados apontam que o sistema PEI, de fato, possui potencialidades para o aprendizado por meio de propostas contextualizadas de ensino promovendo o engajamento dos estudantes, principalmente em atividades do currículo diversificado. No entanto, alguns limitadores culminam em dificuldades no desenvolvimento destas ações como aspectos associados às pressões para o cumprimento de metas educacionais resultados e questões relacionadas ao trabalho docenteAbstract: The implementation of the Integral Education Program (PEI), carried out by the Secretariat of Education of the State of São Paulo, has as its main objective the universalization of education, covering issues of student retention and quality of education. Aiming to contribute to the debates about the insertion of this educational policy, this work consists of an experience report based on the monitoring of activities in a PEI school, located in the interior of São Paulo. The objective was to search for potential and limiting aspects for teaching in schools of the integral system. Data were obtained through the description of the activities carried out and through questionnaires applied to students and teachers. The results show that the PEI system, in fact, has potential for learning through contextualized teaching proposals promoting student engagement, especially in activities of the diverse curriculum. However, some limiting factors culminate in difficulties in the development of these actions as aspects associated with pressure to meet educational goals, results and issues related to teaching workAbertoEncontro Nacional de Ensino de Química (20º. : 2021)UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGirotto Júnior, Gildo, 1985-Rogere, Alline CamilaAlmeida, Cyntia Vasconcelos deBrasil, Marcelo PereiraD'Agosto, Aline Modesto2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/6294GIROTTO JÚNIOR, Gildo et al. Um olhar sobre as atividades desenvolvidas em uma escola do programa de ensino integral de São Paulo. Scientia naturalis. Rio Branco, AC: Universidade Federal do Acre, 2021. Vol. 3, n. 3, (2021), p. 1421-1436. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6294. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1254432porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T15:59:44Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1254432Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2022-11-08T15:59:44Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar sobre as atividades desenvolvidas em uma escola do programa de ensino integral de São Paulo A look at the activities developed in a school of the integral teaching program of São Paulo |
title |
Um olhar sobre as atividades desenvolvidas em uma escola do programa de ensino integral de São Paulo |
spellingShingle |
Um olhar sobre as atividades desenvolvidas em uma escola do programa de ensino integral de São Paulo Girotto Júnior, Gildo, 1985- Avaliação educacional Educational evaluation Escolas de período integral Disciplinas eletivas Parte de evento |
title_short |
Um olhar sobre as atividades desenvolvidas em uma escola do programa de ensino integral de São Paulo |
title_full |
Um olhar sobre as atividades desenvolvidas em uma escola do programa de ensino integral de São Paulo |
title_fullStr |
Um olhar sobre as atividades desenvolvidas em uma escola do programa de ensino integral de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Um olhar sobre as atividades desenvolvidas em uma escola do programa de ensino integral de São Paulo |
title_sort |
Um olhar sobre as atividades desenvolvidas em uma escola do programa de ensino integral de São Paulo |
author |
Girotto Júnior, Gildo, 1985- |
author_facet |
Girotto Júnior, Gildo, 1985- Rogere, Alline Camila Almeida, Cyntia Vasconcelos de Brasil, Marcelo Pereira D'Agosto, Aline Modesto |
author_role |
author |
author2 |
Rogere, Alline Camila Almeida, Cyntia Vasconcelos de Brasil, Marcelo Pereira D'Agosto, Aline Modesto |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Encontro Nacional de Ensino de Química (20º. : 2021) UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Girotto Júnior, Gildo, 1985- Rogere, Alline Camila Almeida, Cyntia Vasconcelos de Brasil, Marcelo Pereira D'Agosto, Aline Modesto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional Educational evaluation Escolas de período integral Disciplinas eletivas Parte de evento |
topic |
Avaliação educacional Educational evaluation Escolas de período integral Disciplinas eletivas Parte de evento |
description |
Agradecimentos: Os autores agradecem ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e à escola parceira deste projeto |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/6294 GIROTTO JÚNIOR, Gildo et al. Um olhar sobre as atividades desenvolvidas em uma escola do programa de ensino integral de São Paulo. Scientia naturalis. Rio Branco, AC: Universidade Federal do Acre, 2021. Vol. 3, n. 3, (2021), p. 1421-1436. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6294. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/6294 |
identifier_str_mv |
GIROTTO JÚNIOR, Gildo et al. Um olhar sobre as atividades desenvolvidas em uma escola do programa de ensino integral de São Paulo. Scientia naturalis. Rio Branco, AC: Universidade Federal do Acre, 2021. Vol. 3, n. 3, (2021), p. 1421-1436. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6294. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1254432 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030827032510464 |