Um olhar sobre as atividades desenvolvidas em uma escola do programa de ensino integral de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girotto Júnior, Gildo, 1985-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rogere, Alline Camila, Almeida, Cyntia Vasconcelos de, Brasil, Marcelo Pereira, D'Agosto, Aline Modesto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6294
Resumo: Agradecimentos: Os autores agradecem ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e à escola parceira deste projeto
id CAMP_d4ebdbd7450dc566f2af7e3383b28549
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1254432
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Um olhar sobre as atividades desenvolvidas em uma escola do programa de ensino integral de São PauloA look at the activities developed in a school of the integral teaching program of São PauloAvaliação educacionalEducational evaluationEscolas de período integralDisciplinas eletivasParte de eventoAgradecimentos: Os autores agradecem ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e à escola parceira deste projetoEste artigo foi apresentado no 20º Encontro Nacional de Ensino de Química, de 08 a 19 de março de 2021 - Anais do 20º Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ)Resumo: A implementação do Programa de Ensino Integral (PEI), realizada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, busca como objetivo a universalização da educação, contemplando questões de permanência estudantil e qualidade da educação. Objetivando contribuir para os debates acerca da inserção desta política educacional, este trabalho constitui-se de um relato de experiência pautado no acompanhamento de atividades em uma escola PEI, situada no interior de São Paulo. O objetivo foi a busca por aspectos potenciais e limitadores para o ensino em escolas do sistema integral. Os dados foram obtidos pela descrição das atividades realizadas e por questionários aplicados a alunos e professores. Os resultados apontam que o sistema PEI, de fato, possui potencialidades para o aprendizado por meio de propostas contextualizadas de ensino promovendo o engajamento dos estudantes, principalmente em atividades do currículo diversificado. No entanto, alguns limitadores culminam em dificuldades no desenvolvimento destas ações como aspectos associados às pressões para o cumprimento de metas educacionais resultados e questões relacionadas ao trabalho docenteAbstract: The implementation of the Integral Education Program (PEI), carried out by the Secretariat of Education of the State of São Paulo, has as its main objective the universalization of education, covering issues of student retention and quality of education. Aiming to contribute to the debates about the insertion of this educational policy, this work consists of an experience report based on the monitoring of activities in a PEI school, located in the interior of São Paulo. The objective was to search for potential and limiting aspects for teaching in schools of the integral system. Data were obtained through the description of the activities carried out and through questionnaires applied to students and teachers. The results show that the PEI system, in fact, has potential for learning through contextualized teaching proposals promoting student engagement, especially in activities of the diverse curriculum. However, some limiting factors culminate in difficulties in the development of these actions as aspects associated with pressure to meet educational goals, results and issues related to teaching workAbertoEncontro Nacional de Ensino de Química (20º. : 2021)UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGirotto Júnior, Gildo, 1985-Rogere, Alline CamilaAlmeida, Cyntia Vasconcelos deBrasil, Marcelo PereiraD'Agosto, Aline Modesto2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/6294GIROTTO JÚNIOR, Gildo et al. Um olhar sobre as atividades desenvolvidas em uma escola do programa de ensino integral de São Paulo. Scientia naturalis. Rio Branco, AC: Universidade Federal do Acre, 2021. Vol. 3, n. 3, (2021), p. 1421-1436. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6294. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1254432porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T15:59:44Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1254432Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2022-11-08T15:59:44Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre as atividades desenvolvidas em uma escola do programa de ensino integral de São Paulo
A look at the activities developed in a school of the integral teaching program of São Paulo
title Um olhar sobre as atividades desenvolvidas em uma escola do programa de ensino integral de São Paulo
spellingShingle Um olhar sobre as atividades desenvolvidas em uma escola do programa de ensino integral de São Paulo
Girotto Júnior, Gildo, 1985-
Avaliação educacional
Educational evaluation
Escolas de período integral
Disciplinas eletivas
Parte de evento
title_short Um olhar sobre as atividades desenvolvidas em uma escola do programa de ensino integral de São Paulo
title_full Um olhar sobre as atividades desenvolvidas em uma escola do programa de ensino integral de São Paulo
title_fullStr Um olhar sobre as atividades desenvolvidas em uma escola do programa de ensino integral de São Paulo
title_full_unstemmed Um olhar sobre as atividades desenvolvidas em uma escola do programa de ensino integral de São Paulo
title_sort Um olhar sobre as atividades desenvolvidas em uma escola do programa de ensino integral de São Paulo
author Girotto Júnior, Gildo, 1985-
author_facet Girotto Júnior, Gildo, 1985-
Rogere, Alline Camila
Almeida, Cyntia Vasconcelos de
Brasil, Marcelo Pereira
D'Agosto, Aline Modesto
author_role author
author2 Rogere, Alline Camila
Almeida, Cyntia Vasconcelos de
Brasil, Marcelo Pereira
D'Agosto, Aline Modesto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Encontro Nacional de Ensino de Química (20º. : 2021)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Girotto Júnior, Gildo, 1985-
Rogere, Alline Camila
Almeida, Cyntia Vasconcelos de
Brasil, Marcelo Pereira
D'Agosto, Aline Modesto
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Educational evaluation
Escolas de período integral
Disciplinas eletivas
Parte de evento
topic Avaliação educacional
Educational evaluation
Escolas de período integral
Disciplinas eletivas
Parte de evento
description Agradecimentos: Os autores agradecem ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e à escola parceira deste projeto
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/6294
GIROTTO JÚNIOR, Gildo et al. Um olhar sobre as atividades desenvolvidas em uma escola do programa de ensino integral de São Paulo. Scientia naturalis. Rio Branco, AC: Universidade Federal do Acre, 2021. Vol. 3, n. 3, (2021), p. 1421-1436. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6294. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/6294
identifier_str_mv GIROTTO JÚNIOR, Gildo et al. Um olhar sobre as atividades desenvolvidas em uma escola do programa de ensino integral de São Paulo. Scientia naturalis. Rio Branco, AC: Universidade Federal do Acre, 2021. Vol. 3, n. 3, (2021), p. 1421-1436. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6294. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1254432
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030827032510464