Universidades Públicas brasileiras e a pandemia de 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Krawczyk, Nora Rut, 1958-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13749
Resumo: Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar um quadro da recente expansão do ensino superior no Brasil, principalmente na rede pública, e as disputas e ameaças a esse processo que se apresentam no contexto atual da pandemia. Relata algumas das ações das universidades públicas paulistas, visando adaptar-se à suspensão de atividades presenciais, em razão do necessário distanciamento social. A flexibilização acadêmica e administrativa e a inclusão do ensino remoto são as principais ações adotadas nesse processo. Analisa também a complexidade da situação estudantil, que provoca nos alunos um turbilhão de emoções diante da incerteza sobre o que está acontecendo e o que está por vir. Discute o fato de que a necessidade atual de utilização do ensino remoto e de implementação de ferramentas digitais no Brasil está acelerando a venda de plataformas para todos os níveis de ensino, e elas poderão continuar sendo utilizadas no período pós-pandemia. Estimulado pela indústria técnico-educativa, atualmente é cada vez mais presente o discurso favorável ao ensino híbrido na universidade, que poderá levar a uma reconversão dramática do processo educacional ao serviço do capital, com flexibilização até mesmo das leis de contratação e compra de serviços privados pelas instituições públicas de ensino
id CAMP_d52b2251f82d143249846aa480bf9634
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363665
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Universidades Públicas brasileiras e a pandemia de 2020Las Universidades Públicas brasileñas y la pandemia 2020Brazilian Public Universities and the 2020 pandemicPandemiasUniversidades e faculdades públicasBrasilPandemicsPublic universities and collegesUniversidade PúblicaDossiêResumo: Este artigo tem como objetivo apresentar um quadro da recente expansão do ensino superior no Brasil, principalmente na rede pública, e as disputas e ameaças a esse processo que se apresentam no contexto atual da pandemia. Relata algumas das ações das universidades públicas paulistas, visando adaptar-se à suspensão de atividades presenciais, em razão do necessário distanciamento social. A flexibilização acadêmica e administrativa e a inclusão do ensino remoto são as principais ações adotadas nesse processo. Analisa também a complexidade da situação estudantil, que provoca nos alunos um turbilhão de emoções diante da incerteza sobre o que está acontecendo e o que está por vir. Discute o fato de que a necessidade atual de utilização do ensino remoto e de implementação de ferramentas digitais no Brasil está acelerando a venda de plataformas para todos os níveis de ensino, e elas poderão continuar sendo utilizadas no período pós-pandemia. Estimulado pela indústria técnico-educativa, atualmente é cada vez mais presente o discurso favorável ao ensino híbrido na universidade, que poderá levar a uma reconversão dramática do processo educacional ao serviço do capital, com flexibilização até mesmo das leis de contratação e compra de serviços privados pelas instituições públicas de ensinoResumen: Este artículo tiene como objetivo presentar un escenario de la reciente expansión de la enseñanza universitaria en Brasil, principalmente en el sistema público, las disputas y amenazas que se presentan, en el contexto actual de la pandemia. Informa algunas de las acciones implementadas por las universidades públicas de São Paulo que apuntaban adecuarse a la suspensión de las actividades presenciales, debido al necesario distanciamiento social. La flexibilidad académica y administrativa y la inclusión de la enseñanza remota son las principales acciones adoptadas en este proceso. También analiza la complejidad de la situación de los estudiantes, provocando una vorágine de emociones ante la incertidumbre sobre lo que está pasando y lo que está por venir. Se analiza el hecho de que la necesidad actual de utilizar la enseñanza remota y la implementación de herramientas digitales en Brasil está acelerando las ventas de plataformas para todos los niveles de enseñanza y podría seguir utilizándose en el período pos pandémico. Hoy en día está cada vez más presente el discurso a favor de la docencia híbrida en las universidades, estimulado por la industria tecno educativa que podría conducir a una reconversión dramática del proceso educativo al servicio del capital con la flexibilización incluso de las leyes de contratación y la compra de servicios privados por parte instituciones educativas públicasAbstract: : This essay aims to present a scene of the recent expansion of college education in Brazil, mainly inthe public system, and the disputes and threats to this process that present themselves in the pandemic's context. It reports some of the actions implemented by public universities from São Paulo that aimed at their adaptation to the suspension of on-site activities, because of the needed social distancing. The academic and administrative loosening and the inclusion of remote teaching are the main actions adopted in this process. It also analyses the complexity of the students' situation, causing a maelstrom of emotions before the uncertainty about what is happening and what is to come. It discusses the fact that the present necessity of utilizing remote teaching and the implementation of digital tools in Brasil is accelerating the sales of platforms for all levels of teaching and could continue to be utilized in the post-pandemic period. Nowadays is increasingly present the discourse in favor of hybrid teaching in universities, stimulated by the techno-educational industry that could lead to a dramatical reconversion of the educational process at service of the capital with the loosening even of hiring laws and private services purchase by public teaching institutionsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASZan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-Krawczyk, Nora Rut, 1958-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13749ZAN, Dirce Djanira Pacheco e; KRAWCZYK, Nora Rut. Universidades Públicas brasileiras e a pandemia de 2020. Integración y Conocimiento. Córdoba : Núcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del MERCOSUL, 2021. Vol. 10, n. 1 (enero/jun., 2021), p. 145-162. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13749. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363665porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-13T15:45:33Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363665Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-13T15:45:33Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Universidades Públicas brasileiras e a pandemia de 2020
Las Universidades Públicas brasileñas y la pandemia 2020
Brazilian Public Universities and the 2020 pandemic
title Universidades Públicas brasileiras e a pandemia de 2020
spellingShingle Universidades Públicas brasileiras e a pandemia de 2020
Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-
Pandemias
Universidades e faculdades públicas
Brasil
Pandemics
Public universities and colleges
Universidade Pública
Dossiê
title_short Universidades Públicas brasileiras e a pandemia de 2020
title_full Universidades Públicas brasileiras e a pandemia de 2020
title_fullStr Universidades Públicas brasileiras e a pandemia de 2020
title_full_unstemmed Universidades Públicas brasileiras e a pandemia de 2020
title_sort Universidades Públicas brasileiras e a pandemia de 2020
author Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-
author_facet Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-
Krawczyk, Nora Rut, 1958-
author_role author
author2 Krawczyk, Nora Rut, 1958-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-
Krawczyk, Nora Rut, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemias
Universidades e faculdades públicas
Brasil
Pandemics
Public universities and colleges
Universidade Pública
Dossiê
topic Pandemias
Universidades e faculdades públicas
Brasil
Pandemics
Public universities and colleges
Universidade Pública
Dossiê
description Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar um quadro da recente expansão do ensino superior no Brasil, principalmente na rede pública, e as disputas e ameaças a esse processo que se apresentam no contexto atual da pandemia. Relata algumas das ações das universidades públicas paulistas, visando adaptar-se à suspensão de atividades presenciais, em razão do necessário distanciamento social. A flexibilização acadêmica e administrativa e a inclusão do ensino remoto são as principais ações adotadas nesse processo. Analisa também a complexidade da situação estudantil, que provoca nos alunos um turbilhão de emoções diante da incerteza sobre o que está acontecendo e o que está por vir. Discute o fato de que a necessidade atual de utilização do ensino remoto e de implementação de ferramentas digitais no Brasil está acelerando a venda de plataformas para todos os níveis de ensino, e elas poderão continuar sendo utilizadas no período pós-pandemia. Estimulado pela indústria técnico-educativa, atualmente é cada vez mais presente o discurso favorável ao ensino híbrido na universidade, que poderá levar a uma reconversão dramática do processo educacional ao serviço do capital, com flexibilização até mesmo das leis de contratação e compra de serviços privados pelas instituições públicas de ensino
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13749
ZAN, Dirce Djanira Pacheco e; KRAWCZYK, Nora Rut. Universidades Públicas brasileiras e a pandemia de 2020. Integración y Conocimiento. Córdoba : Núcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del MERCOSUL, 2021. Vol. 10, n. 1 (enero/jun., 2021), p. 145-162. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13749. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13749
identifier_str_mv ZAN, Dirce Djanira Pacheco e; KRAWCZYK, Nora Rut. Universidades Públicas brasileiras e a pandemia de 2020. Integración y Conocimiento. Córdoba : Núcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del MERCOSUL, 2021. Vol. 10, n. 1 (enero/jun., 2021), p. 145-162. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13749. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363665
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030833377443840