A reforma do Ensino Médio e a educação profissional : da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a educação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piolli, Evaldo, 1963-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sala, Mauro, 1981-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13238
Resumo: Resumo: Esse artigo analisa a legislação que implementa e normatiza a Reforma do Ensino Médio nacional, sobretudo, a partir das transformações na Educação Profissional pela introdução dos itinerários formativos. Buscamos abarcar as transformações nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica que seguiram as mudanças propostas pela Lei 13.415/2017. Concluímos que a Reforma do Ensino Médio explicita ainda mais a dualidade entre uma formação voltada para o prosseguimento e aprofundamento dos estudos e outra voltada para o trabalho. No quadro da formação profissional, a reforma engendra uma segunda dualidade, que chamamos de dualidade da dualidade, que marca a distinção entre a formação em cursos técnicos e os cursos curtos de qualificação profissional. Analisamos os mecanismos da reforma que abrem espaço para a externalização da formação, as parcerias público-privadas, a Educação a Distância e para um processo de certificação e reconhecimento de competências adquiridas fora da escola, o que poderá significar um verdadeiro processo de desescolarização da Educação Profissional e Média
id CAMP_d89e97fe451daa7521e0e3fcc7c90c40
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362248
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling A reforma do Ensino Médio e a educação profissional : da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a educação profissionalThe reform of high school and professional education : from basic guidelines law (LDB) to National Curriculum Guidelines for high school and professional educationLa reforma de la escuela secundaria y la educación profesional : del Ley de Directrices Básicas (LDB) a las Directrices Curriculares Nacionales para la enseñanza secundaria y la educación profesionalEnsino médioEducação profissionalDiretrizes curriculares nacionaisDualidadeHigh schoolProfessional educationNational curriculum guidelinesReforma do ensino médioDualityArtigo originalResumo: Esse artigo analisa a legislação que implementa e normatiza a Reforma do Ensino Médio nacional, sobretudo, a partir das transformações na Educação Profissional pela introdução dos itinerários formativos. Buscamos abarcar as transformações nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica que seguiram as mudanças propostas pela Lei 13.415/2017. Concluímos que a Reforma do Ensino Médio explicita ainda mais a dualidade entre uma formação voltada para o prosseguimento e aprofundamento dos estudos e outra voltada para o trabalho. No quadro da formação profissional, a reforma engendra uma segunda dualidade, que chamamos de dualidade da dualidade, que marca a distinção entre a formação em cursos técnicos e os cursos curtos de qualificação profissional. Analisamos os mecanismos da reforma que abrem espaço para a externalização da formação, as parcerias público-privadas, a Educação a Distância e para um processo de certificação e reconhecimento de competências adquiridas fora da escola, o que poderá significar um verdadeiro processo de desescolarização da Educação Profissional e MédiaAbstract: This article analyzes the legislation that implements and regulates the National High School Reform, above all, from the transformations in Professional Education through the introduction of training itineraries. We seek to cover the changes in the National Curriculum Guidelines for Secondary Education, the General National Curriculum Guidelines for Professional and Technological Education that followed the changes proposed by Law 13.415 / 2017. We conclude that the Reform of Secondary Education further explains the duality between a training aimed at the continuation and deepening of studies and another focused on work. In the context of vocational training, the reform engenders a second duality, which we call the duality of duality, which marks the distinction between training in technical courses and short professional qualification courses. We analyzed the reform mechanisms that open space for the externalization of training, public-private partnerships, Distance Education and for a process of certification and recognition of skills acquired outside of school, which could mean a real process of unschooling Education Professional and high schoolResumen: Este artículo analiza la legislación que implementa y regula la Reforma Nacional de la Educacion secundaria, sobre todo, desde las transformaciones en la Educación Profesional hasta la implantación de itinerarios formativos. Buscamos cubrir los cambios en los Lineamientos Curriculares Nacionales de Enseñanza Secundaria, los Lineamientos Currículos Generales Nacionales de Educación Profesional y Tecnológica que siguió a los cambios propuestos por la Ley 13.415 / 2017. Concluimos que la Reforma de la Educación Secundaria explica además la dualidad entre una formación orientada a la continuación y profundización de los estudios y otra centrada en el trabajo. En el contexto de la formación profesional, la reforma engendra una segunda dualidad, que llamamos dualidad de dualidad, que marca la distinción entre formación en cursos técnicos y cursos cortos de cualificación profesional. Analizamos los mecanismos de reforma que abren espacios para la externalización de la formación, las alianzas público-privadas, la Educación a Distancia y para un proceso de certificación y reconocimiento de competencias adquiridas fuera de la escuela, lo que podría significar un verdadero proceso de educación no escolarizada, profesional secundariaAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPiolli, Evaldo, 1963-Sala, Mauro, 1981-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13238PIOLLI, Evaldo; SALA, Mauro. A reforma do Ensino Médio e a educação profissional: da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a educação profissional. Revista exitus. Santarém, PA : Universidade Federal do Oeste do Pará/Instituto Ciencias de Educação, 2021. Vol. 11 (2021), n. art. e020138. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13238. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362248porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-24T14:03:39Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362248Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-24T14:03:39Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A reforma do Ensino Médio e a educação profissional : da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a educação profissional
The reform of high school and professional education : from basic guidelines law (LDB) to National Curriculum Guidelines for high school and professional education
La reforma de la escuela secundaria y la educación profesional : del Ley de Directrices Básicas (LDB) a las Directrices Curriculares Nacionales para la enseñanza secundaria y la educación profesional
title A reforma do Ensino Médio e a educação profissional : da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a educação profissional
spellingShingle A reforma do Ensino Médio e a educação profissional : da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a educação profissional
Piolli, Evaldo, 1963-
Ensino médio
Educação profissional
Diretrizes curriculares nacionais
Dualidade
High school
Professional education
National curriculum guidelines
Reforma do ensino médio
Duality
Artigo original
title_short A reforma do Ensino Médio e a educação profissional : da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a educação profissional
title_full A reforma do Ensino Médio e a educação profissional : da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a educação profissional
title_fullStr A reforma do Ensino Médio e a educação profissional : da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a educação profissional
title_full_unstemmed A reforma do Ensino Médio e a educação profissional : da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a educação profissional
title_sort A reforma do Ensino Médio e a educação profissional : da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a educação profissional
author Piolli, Evaldo, 1963-
author_facet Piolli, Evaldo, 1963-
Sala, Mauro, 1981-
author_role author
author2 Sala, Mauro, 1981-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Piolli, Evaldo, 1963-
Sala, Mauro, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Educação profissional
Diretrizes curriculares nacionais
Dualidade
High school
Professional education
National curriculum guidelines
Reforma do ensino médio
Duality
Artigo original
topic Ensino médio
Educação profissional
Diretrizes curriculares nacionais
Dualidade
High school
Professional education
National curriculum guidelines
Reforma do ensino médio
Duality
Artigo original
description Resumo: Esse artigo analisa a legislação que implementa e normatiza a Reforma do Ensino Médio nacional, sobretudo, a partir das transformações na Educação Profissional pela introdução dos itinerários formativos. Buscamos abarcar as transformações nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica que seguiram as mudanças propostas pela Lei 13.415/2017. Concluímos que a Reforma do Ensino Médio explicita ainda mais a dualidade entre uma formação voltada para o prosseguimento e aprofundamento dos estudos e outra voltada para o trabalho. No quadro da formação profissional, a reforma engendra uma segunda dualidade, que chamamos de dualidade da dualidade, que marca a distinção entre a formação em cursos técnicos e os cursos curtos de qualificação profissional. Analisamos os mecanismos da reforma que abrem espaço para a externalização da formação, as parcerias público-privadas, a Educação a Distância e para um processo de certificação e reconhecimento de competências adquiridas fora da escola, o que poderá significar um verdadeiro processo de desescolarização da Educação Profissional e Média
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13238
PIOLLI, Evaldo; SALA, Mauro. A reforma do Ensino Médio e a educação profissional: da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a educação profissional. Revista exitus. Santarém, PA : Universidade Federal do Oeste do Pará/Instituto Ciencias de Educação, 2021. Vol. 11 (2021), n. art. e020138. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13238. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13238
identifier_str_mv PIOLLI, Evaldo; SALA, Mauro. A reforma do Ensino Médio e a educação profissional: da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a educação profissional. Revista exitus. Santarém, PA : Universidade Federal do Oeste do Pará/Instituto Ciencias de Educação, 2021. Vol. 11 (2021), n. art. e020138. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13238. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362248
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030832759832576