Escala de concepçôes educativas morais (ECEM)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/10353 |
Resumo: | Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar o processo de construçâo e validaçâo da Escala de Concepçôes Educativas Morais (ECEM). A ECEM é um instrumento que investiga as concepçôes educativas de pais e mâes sobre os construtos obediência, respeito, justiça e autonomia, pensados na relaçâo com seus filhos. Participaram do estudo 860 pais e mâes representativos das cinco regiôes do Brasil. A análise de conteúdo descreveu e confirmou a construçâo dos itens e a referência aos seus construtos. A análise fatorial confirmatória sugeriu como aceitável a estrutura multifatorial confirmando os quatro construtos (GFI = 0.933, AGFI = 0.919 e RMSEA = 0.0702). A ECEM apresentou-se, portanto, como um instrumento de medida com características psicométricas adequadas. Em relaçâo aos instrumentos de medida de juízo e competência moral mais utilizados no Brasil, a ECEM apresenta a originalidade da possibilidade de investigaçâo das concepçôes morais dos participantes sobre os tipos de relaçôes sociais que se estabelecem no tocante aos construtos obediência, respeito, justiça e autonomia |
id |
CAMP_df6f42bc27805b42129e901d95712326 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1170239 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Escala de concepçôes educativas morais (ECEM)Scale of moral educational conceptions (SMEC)Instrumentos de avaliaçãoAssessment toolsDesenvolvimento moralEducaçâo moralArtigo originalResumo: O objetivo deste artigo é apresentar o processo de construçâo e validaçâo da Escala de Concepçôes Educativas Morais (ECEM). A ECEM é um instrumento que investiga as concepçôes educativas de pais e mâes sobre os construtos obediência, respeito, justiça e autonomia, pensados na relaçâo com seus filhos. Participaram do estudo 860 pais e mâes representativos das cinco regiôes do Brasil. A análise de conteúdo descreveu e confirmou a construçâo dos itens e a referência aos seus construtos. A análise fatorial confirmatória sugeriu como aceitável a estrutura multifatorial confirmando os quatro construtos (GFI = 0.933, AGFI = 0.919 e RMSEA = 0.0702). A ECEM apresentou-se, portanto, como um instrumento de medida com características psicométricas adequadas. Em relaçâo aos instrumentos de medida de juízo e competência moral mais utilizados no Brasil, a ECEM apresenta a originalidade da possibilidade de investigaçâo das concepçôes morais dos participantes sobre os tipos de relaçôes sociais que se estabelecem no tocante aos construtos obediência, respeito, justiça e autonomiaAbstract: The purpose of this article is to present the process of construction and validation of the Scale of Moral Educational Conceptions (SMEC). The SMEC is an instrument that investigates the educational conceptions of parents in relation to the constructs of obedience, respect, justice and autonomy conceived in relation to their children. The study included 860 fathers and mothers representing the five regions of Brazil. The content analysis described and confirmed the construction of the items and the reference to the constructs. The confirmatory factor analysis suggested as acceptable to the multifactorial structure, confirming the four constructs (GFI = 0.933, AGFI = 0.919 and RMSEA = 0.0702). Therefore, the SMEC is a measuring instrument with adequate psychometric characteristics. In relation to the instruments of measurement of judgment and moral competence more used in Brazil, the SMEC presents the original possibility of investigating the moral conceptions of the participants in relation to the types of social relationships that are established with regard to the constructs of obedience, respect, justice and autonomyAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Dirceu da, 1957-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/10353SILVA, Dirceu da. Escala de concepçôes educativas morais (ECEM). Liberabit. Lima : Universidad de San Martín de Porres/Facultad de Ciencias de la Comunicación, Turismo y Psicología, 2016. Vol. 22, n. 2 (jul./dic., 2016), p. 161-171. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10353. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170239porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-23T15:51:26Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1170239Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-23T15:51:26Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escala de concepçôes educativas morais (ECEM) Scale of moral educational conceptions (SMEC) |
title |
Escala de concepçôes educativas morais (ECEM) |
spellingShingle |
Escala de concepçôes educativas morais (ECEM) Silva, Dirceu da, 1957- Instrumentos de avaliação Assessment tools Desenvolvimento moral Educaçâo moral Artigo original |
title_short |
Escala de concepçôes educativas morais (ECEM) |
title_full |
Escala de concepçôes educativas morais (ECEM) |
title_fullStr |
Escala de concepçôes educativas morais (ECEM) |
title_full_unstemmed |
Escala de concepçôes educativas morais (ECEM) |
title_sort |
Escala de concepçôes educativas morais (ECEM) |
author |
Silva, Dirceu da, 1957- |
author_facet |
Silva, Dirceu da, 1957- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Dirceu da, 1957- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instrumentos de avaliação Assessment tools Desenvolvimento moral Educaçâo moral Artigo original |
topic |
Instrumentos de avaliação Assessment tools Desenvolvimento moral Educaçâo moral Artigo original |
description |
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar o processo de construçâo e validaçâo da Escala de Concepçôes Educativas Morais (ECEM). A ECEM é um instrumento que investiga as concepçôes educativas de pais e mâes sobre os construtos obediência, respeito, justiça e autonomia, pensados na relaçâo com seus filhos. Participaram do estudo 860 pais e mâes representativos das cinco regiôes do Brasil. A análise de conteúdo descreveu e confirmou a construçâo dos itens e a referência aos seus construtos. A análise fatorial confirmatória sugeriu como aceitável a estrutura multifatorial confirmando os quatro construtos (GFI = 0.933, AGFI = 0.919 e RMSEA = 0.0702). A ECEM apresentou-se, portanto, como um instrumento de medida com características psicométricas adequadas. Em relaçâo aos instrumentos de medida de juízo e competência moral mais utilizados no Brasil, a ECEM apresenta a originalidade da possibilidade de investigaçâo das concepçôes morais dos participantes sobre os tipos de relaçôes sociais que se estabelecem no tocante aos construtos obediência, respeito, justiça e autonomia |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/10353 SILVA, Dirceu da. Escala de concepçôes educativas morais (ECEM). Liberabit. Lima : Universidad de San Martín de Porres/Facultad de Ciencias de la Comunicación, Turismo y Psicología, 2016. Vol. 22, n. 2 (jul./dic., 2016), p. 161-171. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10353. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/10353 |
identifier_str_mv |
SILVA, Dirceu da. Escala de concepçôes educativas morais (ECEM). Liberabit. Lima : Universidad de San Martín de Porres/Facultad de Ciencias de la Comunicación, Turismo y Psicología, 2016. Vol. 22, n. 2 (jul./dic., 2016), p. 161-171. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10353. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170239 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030819442917376 |