Construção e validação de uma escala de valores sociomorais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/2595 |
Resumo: | Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo construir e validar uma escala de valores sociomorais que mensurou a presença e o modo de adesão aos valores de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática em estudantes e professores da educação básica em escolas públicas e privadas de São Paulo (10.011 participantes). A metodologia envolveu a elaboração de histórias com alternativas pró e contravalor em três níveis de perspectiva social, a aplicação de questionário na amostra e o processamento dos dados com o uso da Teoria de Resposta ao Item - TRI -, segundo o modelo para itens politômicos. Como resultados, apresentam-se as classificações dos participantes em níveis estabelecidos por valor e discutem-se as implicações educacionais da pesquisa |
id |
CAMP_e93ae4f2965a2729d45fd1380efb61a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1168345 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção e validação de uma escala de valores sociomoraisConstruction and validation of a socio-moral values scaleValores moraisTeoria da resposta ao itemMoral ValuesValores SociaisItem response theoryJuízo MoralArtigo originalResumo: A presente pesquisa teve como objetivo construir e validar uma escala de valores sociomorais que mensurou a presença e o modo de adesão aos valores de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática em estudantes e professores da educação básica em escolas públicas e privadas de São Paulo (10.011 participantes). A metodologia envolveu a elaboração de histórias com alternativas pró e contravalor em três níveis de perspectiva social, a aplicação de questionário na amostra e o processamento dos dados com o uso da Teoria de Resposta ao Item - TRI -, segundo o modelo para itens politômicos. Como resultados, apresentam-se as classificações dos participantes em níveis estabelecidos por valor e discutem-se as implicações educacionais da pesquisaAbstract: This study aimed to construct and validate a socio-moral values scale to measure the presence and commitment to the values of justice, respect, solidarity and democratic coexistence of students and teachers in Basic Education in public and private schools in São Paulo (10,011 participants). The methodology involved the development of stories with pro and con alternatives at three levels of social perspective, as well as the application of a questionnaire to the sample and data processing using the Item Response Theory model for polytomous items. As a result, the classification of participants in standards set by value is presented and some educational implications of the research are discussedAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVinha, Telma Pileggi, 1968-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/2595VINHA, Telma Pileggi. Construção e validação de uma escala de valores sociomorais. Cadernos de pesquisa. São Paulo, SP : Fundação Carlos Chagas, 2016. Vol. 46, n. 159 (jan./mar., 2016), p. 186-210. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2595. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1168345porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-14T17:04:20Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1168345Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-14T17:04:20Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e validação de uma escala de valores sociomorais Construction and validation of a socio-moral values scale |
title |
Construção e validação de uma escala de valores sociomorais |
spellingShingle |
Construção e validação de uma escala de valores sociomorais Vinha, Telma Pileggi, 1968- Valores morais Teoria da resposta ao item Moral Values Valores Sociais Item response theory Juízo Moral Artigo original |
title_short |
Construção e validação de uma escala de valores sociomorais |
title_full |
Construção e validação de uma escala de valores sociomorais |
title_fullStr |
Construção e validação de uma escala de valores sociomorais |
title_full_unstemmed |
Construção e validação de uma escala de valores sociomorais |
title_sort |
Construção e validação de uma escala de valores sociomorais |
author |
Vinha, Telma Pileggi, 1968- |
author_facet |
Vinha, Telma Pileggi, 1968- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vinha, Telma Pileggi, 1968- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Valores morais Teoria da resposta ao item Moral Values Valores Sociais Item response theory Juízo Moral Artigo original |
topic |
Valores morais Teoria da resposta ao item Moral Values Valores Sociais Item response theory Juízo Moral Artigo original |
description |
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo construir e validar uma escala de valores sociomorais que mensurou a presença e o modo de adesão aos valores de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática em estudantes e professores da educação básica em escolas públicas e privadas de São Paulo (10.011 participantes). A metodologia envolveu a elaboração de histórias com alternativas pró e contravalor em três níveis de perspectiva social, a aplicação de questionário na amostra e o processamento dos dados com o uso da Teoria de Resposta ao Item - TRI -, segundo o modelo para itens politômicos. Como resultados, apresentam-se as classificações dos participantes em níveis estabelecidos por valor e discutem-se as implicações educacionais da pesquisa |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2595 VINHA, Telma Pileggi. Construção e validação de uma escala de valores sociomorais. Cadernos de pesquisa. São Paulo, SP : Fundação Carlos Chagas, 2016. Vol. 46, n. 159 (jan./mar., 2016), p. 186-210. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2595. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2595 |
identifier_str_mv |
VINHA, Telma Pileggi. Construção e validação de uma escala de valores sociomorais. Cadernos de pesquisa. São Paulo, SP : Fundação Carlos Chagas, 2016. Vol. 46, n. 159 (jan./mar., 2016), p. 186-210. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2595. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1168345 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030817672921088 |