Escola vista de fora : o que dizem as famílias?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/2154 |
Resumo: | Resumo: O artigo objetiva analisar a visão expressa nas falas das famílias, sobre a escola de seus filhos. Analisam-se as respostas abertas de questionários respondidos em quatro escolas municipais de Campinas-SP, eleitas pelo critério de contraste: maior e menor nível socioeconômico. Na análise foram considerados os temas Qualidade do Ensino; Relacionamento escola-comunidade; Organização escolar; Razões da apreciação da escola; Atividades extraturno; Segurança. Percebe-se uma visão diferencial da escola relacionada à classe social e que ouvir as famílias permite conhecer o lugar ocupado pela escola em suas vidas, elucidando aspectos nem sempre claros aos profissionais que, se considerados, podem contribuir com a trajetória escolar dos estudantes |
id |
CAMP_e1b7f8a0faf80f696a0be5147ba559d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1169347 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola vista de fora : o que dizem as famílias?School seen from outside : what do the families say?FamíliaEscolasFamilySchoolsQualidade educacionalRelação escola-famíliaArtigo originalResumo: O artigo objetiva analisar a visão expressa nas falas das famílias, sobre a escola de seus filhos. Analisam-se as respostas abertas de questionários respondidos em quatro escolas municipais de Campinas-SP, eleitas pelo critério de contraste: maior e menor nível socioeconômico. Na análise foram considerados os temas Qualidade do Ensino; Relacionamento escola-comunidade; Organização escolar; Razões da apreciação da escola; Atividades extraturno; Segurança. Percebe-se uma visão diferencial da escola relacionada à classe social e que ouvir as famílias permite conhecer o lugar ocupado pela escola em suas vidas, elucidando aspectos nem sempre claros aos profissionais que, se considerados, podem contribuir com a trajetória escolar dos estudantesAbstract: The article aims at analyzing the view expressed in families' discourse regarding their children's school. Open answers from questionnaires filled in four municipal schools from Campinas, São Paulo state, elected by contrast criteria (higher or lower social-economic level) are analyzed. For this analysis, the topics of Education Quality; School-Community Relationship; School Organization; Reasons for School Appreciation; Extra-class Activities; and Security were considered. It is possible to observe a differential view towards school related to social class and that listening to the families allows for knowing the place occupied by the school in their lives, elucidating aspects which are not always clear to professionals that, when considered, can contribute to the students' school lifeAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMalavasi, Maria Marcia Sigrist, 1957-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/2154MALAVASI, Maria Marcia Sigrist. Escola vista de fora: o que dizem as famílias?. Educação & realidade. Porto Alegre, RS : UFRGS/Faculdade de Educação, 2017. Vol. 42, n. 2 (abr./jun., 2017), p. 649-671. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2154. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1169347porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-18T14:20:31Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1169347Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-18T14:20:31Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola vista de fora : o que dizem as famílias? School seen from outside : what do the families say? |
title |
Escola vista de fora : o que dizem as famílias? |
spellingShingle |
Escola vista de fora : o que dizem as famílias? Malavasi, Maria Marcia Sigrist, 1957- Família Escolas Family Schools Qualidade educacional Relação escola-família Artigo original |
title_short |
Escola vista de fora : o que dizem as famílias? |
title_full |
Escola vista de fora : o que dizem as famílias? |
title_fullStr |
Escola vista de fora : o que dizem as famílias? |
title_full_unstemmed |
Escola vista de fora : o que dizem as famílias? |
title_sort |
Escola vista de fora : o que dizem as famílias? |
author |
Malavasi, Maria Marcia Sigrist, 1957- |
author_facet |
Malavasi, Maria Marcia Sigrist, 1957- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malavasi, Maria Marcia Sigrist, 1957- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Família Escolas Family Schools Qualidade educacional Relação escola-família Artigo original |
topic |
Família Escolas Family Schools Qualidade educacional Relação escola-família Artigo original |
description |
Resumo: O artigo objetiva analisar a visão expressa nas falas das famílias, sobre a escola de seus filhos. Analisam-se as respostas abertas de questionários respondidos em quatro escolas municipais de Campinas-SP, eleitas pelo critério de contraste: maior e menor nível socioeconômico. Na análise foram considerados os temas Qualidade do Ensino; Relacionamento escola-comunidade; Organização escolar; Razões da apreciação da escola; Atividades extraturno; Segurança. Percebe-se uma visão diferencial da escola relacionada à classe social e que ouvir as famílias permite conhecer o lugar ocupado pela escola em suas vidas, elucidando aspectos nem sempre claros aos profissionais que, se considerados, podem contribuir com a trajetória escolar dos estudantes |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2154 MALAVASI, Maria Marcia Sigrist. Escola vista de fora: o que dizem as famílias?. Educação & realidade. Porto Alegre, RS : UFRGS/Faculdade de Educação, 2017. Vol. 42, n. 2 (abr./jun., 2017), p. 649-671. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2154. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2154 |
identifier_str_mv |
MALAVASI, Maria Marcia Sigrist. Escola vista de fora: o que dizem as famílias?. Educação & realidade. Porto Alegre, RS : UFRGS/Faculdade de Educação, 2017. Vol. 42, n. 2 (abr./jun., 2017), p. 649-671. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2154. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1169347 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030818441527296 |