O "não lugar" do circo na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Rodrigues, Gilson, 1991-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3796
Resumo: Resumo: O circo contemporâneo vem ocupando uma considerável variedade de espaços sociais, projetando maior visibilidade midiática e também mostrando suas potencialidades educativas. Nesse contexto emerge o debate: qual o espaço da arte circense na educação, mais precisamente na escola? Com isso, analisamos o caso de uma escola de Ensino Fundamental na cidade de Campinas- São Paulo/Brasil. As análises indicam de modo inequívoco que a escola é também lugar para o Circo, tanto na forma de conteúdo programático como espaço de compartilhamento dessa cultura patrimonial. Considerando esse e outros casos disponíveis na literatura recente, entendemos que a arte em geral, e o Circo, em particular, precisam de maior atenção nos debates pedagógicos, desde a formação docente até a prática pedagógica, o que requer esforços governamentais e também das próprias instituições educativas
id CAMP_11081ce20f32ebc96f616dfa3b8c5d48
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1241200
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling O "não lugar" do circo na escolaEscolasSchoolsArtigo originalResumo: O circo contemporâneo vem ocupando uma considerável variedade de espaços sociais, projetando maior visibilidade midiática e também mostrando suas potencialidades educativas. Nesse contexto emerge o debate: qual o espaço da arte circense na educação, mais precisamente na escola? Com isso, analisamos o caso de uma escola de Ensino Fundamental na cidade de Campinas- São Paulo/Brasil. As análises indicam de modo inequívoco que a escola é também lugar para o Circo, tanto na forma de conteúdo programático como espaço de compartilhamento dessa cultura patrimonial. Considerando esse e outros casos disponíveis na literatura recente, entendemos que a arte em geral, e o Circo, em particular, precisam de maior atenção nos debates pedagógicos, desde a formação docente até a prática pedagógica, o que requer esforços governamentais e também das próprias instituições educativasAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos Rodrigues, Gilson, 1991-Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/3796SANTOS RODRIGUES, Gilson; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. O "não lugar" do circo na escola. Revista portuguesa de educação. Braga : Universidade do Minho/Instituto de Educacao, 2021. Vol. 34, n. 1 (jul., 2021), n. art. 16128. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3796. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241200porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-10T09:41:38Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1241200Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2022-05-10T09:41:38Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O "não lugar" do circo na escola
title O "não lugar" do circo na escola
spellingShingle O "não lugar" do circo na escola
Santos Rodrigues, Gilson, 1991-
Escolas
Schools
Artigo original
title_short O "não lugar" do circo na escola
title_full O "não lugar" do circo na escola
title_fullStr O "não lugar" do circo na escola
title_full_unstemmed O "não lugar" do circo na escola
title_sort O "não lugar" do circo na escola
author Santos Rodrigues, Gilson, 1991-
author_facet Santos Rodrigues, Gilson, 1991-
Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
author_role author
author2 Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Rodrigues, Gilson, 1991-
Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas
Schools
Artigo original
topic Escolas
Schools
Artigo original
description Resumo: O circo contemporâneo vem ocupando uma considerável variedade de espaços sociais, projetando maior visibilidade midiática e também mostrando suas potencialidades educativas. Nesse contexto emerge o debate: qual o espaço da arte circense na educação, mais precisamente na escola? Com isso, analisamos o caso de uma escola de Ensino Fundamental na cidade de Campinas- São Paulo/Brasil. As análises indicam de modo inequívoco que a escola é também lugar para o Circo, tanto na forma de conteúdo programático como espaço de compartilhamento dessa cultura patrimonial. Considerando esse e outros casos disponíveis na literatura recente, entendemos que a arte em geral, e o Circo, em particular, precisam de maior atenção nos debates pedagógicos, desde a formação docente até a prática pedagógica, o que requer esforços governamentais e também das próprias instituições educativas
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/3796
SANTOS RODRIGUES, Gilson; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. O "não lugar" do circo na escola. Revista portuguesa de educação. Braga : Universidade do Minho/Instituto de Educacao, 2021. Vol. 34, n. 1 (jul., 2021), n. art. 16128. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3796. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/3796
identifier_str_mv SANTOS RODRIGUES, Gilson; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. O "não lugar" do circo na escola. Revista portuguesa de educação. Braga : Universidade do Minho/Instituto de Educacao, 2021. Vol. 34, n. 1 (jul., 2021), n. art. 16128. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3796. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241200
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030826872078336