O "não lugar" do circo na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/3796 |
Resumo: | Resumo: O circo contemporâneo vem ocupando uma considerável variedade de espaços sociais, projetando maior visibilidade midiática e também mostrando suas potencialidades educativas. Nesse contexto emerge o debate: qual o espaço da arte circense na educação, mais precisamente na escola? Com isso, analisamos o caso de uma escola de Ensino Fundamental na cidade de Campinas- São Paulo/Brasil. As análises indicam de modo inequívoco que a escola é também lugar para o Circo, tanto na forma de conteúdo programático como espaço de compartilhamento dessa cultura patrimonial. Considerando esse e outros casos disponíveis na literatura recente, entendemos que a arte em geral, e o Circo, em particular, precisam de maior atenção nos debates pedagógicos, desde a formação docente até a prática pedagógica, o que requer esforços governamentais e também das próprias instituições educativas |
id |
CAMP_11081ce20f32ebc96f616dfa3b8c5d48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1241200 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
O "não lugar" do circo na escolaEscolasSchoolsArtigo originalResumo: O circo contemporâneo vem ocupando uma considerável variedade de espaços sociais, projetando maior visibilidade midiática e também mostrando suas potencialidades educativas. Nesse contexto emerge o debate: qual o espaço da arte circense na educação, mais precisamente na escola? Com isso, analisamos o caso de uma escola de Ensino Fundamental na cidade de Campinas- São Paulo/Brasil. As análises indicam de modo inequívoco que a escola é também lugar para o Circo, tanto na forma de conteúdo programático como espaço de compartilhamento dessa cultura patrimonial. Considerando esse e outros casos disponíveis na literatura recente, entendemos que a arte em geral, e o Circo, em particular, precisam de maior atenção nos debates pedagógicos, desde a formação docente até a prática pedagógica, o que requer esforços governamentais e também das próprias instituições educativasAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos Rodrigues, Gilson, 1991-Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/3796SANTOS RODRIGUES, Gilson; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. O "não lugar" do circo na escola. Revista portuguesa de educação. Braga : Universidade do Minho/Instituto de Educacao, 2021. Vol. 34, n. 1 (jul., 2021), n. art. 16128. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3796. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241200porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-10T09:41:38Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1241200Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2022-05-10T09:41:38Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O "não lugar" do circo na escola |
title |
O "não lugar" do circo na escola |
spellingShingle |
O "não lugar" do circo na escola Santos Rodrigues, Gilson, 1991- Escolas Schools Artigo original |
title_short |
O "não lugar" do circo na escola |
title_full |
O "não lugar" do circo na escola |
title_fullStr |
O "não lugar" do circo na escola |
title_full_unstemmed |
O "não lugar" do circo na escola |
title_sort |
O "não lugar" do circo na escola |
author |
Santos Rodrigues, Gilson, 1991- |
author_facet |
Santos Rodrigues, Gilson, 1991- Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976- |
author_role |
author |
author2 |
Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Rodrigues, Gilson, 1991- Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas Schools Artigo original |
topic |
Escolas Schools Artigo original |
description |
Resumo: O circo contemporâneo vem ocupando uma considerável variedade de espaços sociais, projetando maior visibilidade midiática e também mostrando suas potencialidades educativas. Nesse contexto emerge o debate: qual o espaço da arte circense na educação, mais precisamente na escola? Com isso, analisamos o caso de uma escola de Ensino Fundamental na cidade de Campinas- São Paulo/Brasil. As análises indicam de modo inequívoco que a escola é também lugar para o Circo, tanto na forma de conteúdo programático como espaço de compartilhamento dessa cultura patrimonial. Considerando esse e outros casos disponíveis na literatura recente, entendemos que a arte em geral, e o Circo, em particular, precisam de maior atenção nos debates pedagógicos, desde a formação docente até a prática pedagógica, o que requer esforços governamentais e também das próprias instituições educativas |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/3796 SANTOS RODRIGUES, Gilson; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. O "não lugar" do circo na escola. Revista portuguesa de educação. Braga : Universidade do Minho/Instituto de Educacao, 2021. Vol. 34, n. 1 (jul., 2021), n. art. 16128. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3796. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/3796 |
identifier_str_mv |
SANTOS RODRIGUES, Gilson; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. O "não lugar" do circo na escola. Revista portuguesa de educação. Braga : Universidade do Minho/Instituto de Educacao, 2021. Vol. 34, n. 1 (jul., 2021), n. art. 16128. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3796. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241200 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030826872078336 |