Corpo e arte : uma proposta pedagógica na educação física a partir da bola de equilíbrio circense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652993 |
Resumo: | Nos últimos anos o potencial pedagógico das atividades circenses vem atraindo a atenção de muitos professores de Educação Física, principalmente daqueles que atuam no contexto escolar, revelando uma aproximação que pode fomentar uma educação corporal em diálogo com a arte. No amplo repertório das práticas artísticas circenses, encontramos as modalidades de equilíbrio sobre objetos (funambulismo), dentre as quais se destacam o monociclo, a perna-de-pau, a corda-bamba, a bola de equilíbrio, o rola-rola, entre outras, cuja prática constitui-se numa particular forma de diálogo com a estética do risco. Fundamentadas no domínio do equilíbrio corporal, essas práticas requerem especial atenção dos professores, visando o oferecimento de uma práxis pedagógica lúdica, envolvente, segura e que privilegie ainda sua dimensão expressiva. O presente artigo discute elementos basilares para o ensino da bola de equilíbrio, procurando, ademais, fomentar essa prática entre os profissionais que se aventuram no ensino das atividades circenses e que buscam uma Educação Física mais próxima à educação artístico-estética. |
id |
CAMP_e65f7945b7f0e52bc99552143090cc51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1192250 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Corpo e arte : uma proposta pedagógica na educação física a partir da bola de equilíbrio circenseBody and art: a pedagogical proposal about circus balance ball in physical educationAtividades circensesPrática pedagógicaCircus activitiesPedagogical practiceArtigo originalNos últimos anos o potencial pedagógico das atividades circenses vem atraindo a atenção de muitos professores de Educação Física, principalmente daqueles que atuam no contexto escolar, revelando uma aproximação que pode fomentar uma educação corporal em diálogo com a arte. No amplo repertório das práticas artísticas circenses, encontramos as modalidades de equilíbrio sobre objetos (funambulismo), dentre as quais se destacam o monociclo, a perna-de-pau, a corda-bamba, a bola de equilíbrio, o rola-rola, entre outras, cuja prática constitui-se numa particular forma de diálogo com a estética do risco. Fundamentadas no domínio do equilíbrio corporal, essas práticas requerem especial atenção dos professores, visando o oferecimento de uma práxis pedagógica lúdica, envolvente, segura e que privilegie ainda sua dimensão expressiva. O presente artigo discute elementos basilares para o ensino da bola de equilíbrio, procurando, ademais, fomentar essa prática entre os profissionais que se aventuram no ensino das atividades circenses e que buscam uma Educação Física mais próxima à educação artístico-estética.En el repertorio de prácticas artísticas circenses encontramos las modalidades de equilibrio sobre objetos (funambulismo) en las que se incluyen prácticas como el monociclo, zancos, cuerda floja, rola-bola, entre otras. Fundamentadas en el dominio del equilibrio, estas prácticas requieren especial atención de los profesores, buscando una praxis pedagógica divertida, envolvente y segura. Este artículo discute elementos básicos para una propuesta de enseñanza con la bola de equilibrio, buscando también ampliar el contacto con esta modalidad entre los profesionales que se aventuran en la enseñanza de las actividades circenses.AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOntañón Barragan, Teresa, 1984-Santos Rodrigues, Gilson, 1991-Cardani, Leonora Tanasovici, 1992-Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1652993ONTAÑÓN BARRAGAN, Teresa et al. Corpo e arte: uma proposta pedagógica na educação física a partir da bola de equilíbrio circense. Educacion fisica y ciencia. Buenos Aires : Universidad Nacional de La Plata, 2019.. Vol. 21, no. 2 (abr./jun., 2019), n. art. e076. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652993. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1192250porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-11T09:01:47Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1192250Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-11T09:01:47Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corpo e arte : uma proposta pedagógica na educação física a partir da bola de equilíbrio circense Body and art: a pedagogical proposal about circus balance ball in physical education |
title |
Corpo e arte : uma proposta pedagógica na educação física a partir da bola de equilíbrio circense |
spellingShingle |
Corpo e arte : uma proposta pedagógica na educação física a partir da bola de equilíbrio circense Ontañón Barragan, Teresa, 1984- Atividades circenses Prática pedagógica Circus activities Pedagogical practice Artigo original |
title_short |
Corpo e arte : uma proposta pedagógica na educação física a partir da bola de equilíbrio circense |
title_full |
Corpo e arte : uma proposta pedagógica na educação física a partir da bola de equilíbrio circense |
title_fullStr |
Corpo e arte : uma proposta pedagógica na educação física a partir da bola de equilíbrio circense |
title_full_unstemmed |
Corpo e arte : uma proposta pedagógica na educação física a partir da bola de equilíbrio circense |
title_sort |
Corpo e arte : uma proposta pedagógica na educação física a partir da bola de equilíbrio circense |
author |
Ontañón Barragan, Teresa, 1984- |
author_facet |
Ontañón Barragan, Teresa, 1984- Santos Rodrigues, Gilson, 1991- Cardani, Leonora Tanasovici, 1992- Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976- |
author_role |
author |
author2 |
Santos Rodrigues, Gilson, 1991- Cardani, Leonora Tanasovici, 1992- Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976- |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ontañón Barragan, Teresa, 1984- Santos Rodrigues, Gilson, 1991- Cardani, Leonora Tanasovici, 1992- Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades circenses Prática pedagógica Circus activities Pedagogical practice Artigo original |
topic |
Atividades circenses Prática pedagógica Circus activities Pedagogical practice Artigo original |
description |
Nos últimos anos o potencial pedagógico das atividades circenses vem atraindo a atenção de muitos professores de Educação Física, principalmente daqueles que atuam no contexto escolar, revelando uma aproximação que pode fomentar uma educação corporal em diálogo com a arte. No amplo repertório das práticas artísticas circenses, encontramos as modalidades de equilíbrio sobre objetos (funambulismo), dentre as quais se destacam o monociclo, a perna-de-pau, a corda-bamba, a bola de equilíbrio, o rola-rola, entre outras, cuja prática constitui-se numa particular forma de diálogo com a estética do risco. Fundamentadas no domínio do equilíbrio corporal, essas práticas requerem especial atenção dos professores, visando o oferecimento de uma práxis pedagógica lúdica, envolvente, segura e que privilegie ainda sua dimensão expressiva. O presente artigo discute elementos basilares para o ensino da bola de equilíbrio, procurando, ademais, fomentar essa prática entre os profissionais que se aventuram no ensino das atividades circenses e que buscam uma Educação Física mais próxima à educação artístico-estética. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652993 ONTAÑÓN BARRAGAN, Teresa et al. Corpo e arte: uma proposta pedagógica na educação física a partir da bola de equilíbrio circense. Educacion fisica y ciencia. Buenos Aires : Universidad Nacional de La Plata, 2019.. Vol. 21, no. 2 (abr./jun., 2019), n. art. e076. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652993. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652993 |
identifier_str_mv |
ONTAÑÓN BARRAGAN, Teresa et al. Corpo e arte: uma proposta pedagógica na educação física a partir da bola de equilíbrio circense. Educacion fisica y ciencia. Buenos Aires : Universidad Nacional de La Plata, 2019.. Vol. 21, no. 2 (abr./jun., 2019), n. art. e076. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652993. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1192250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030822335938560 |