Corpo e arte : uma proposta pedagógica na educação física a partir da bola de equilíbrio circense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ontañón Barragan, Teresa, 1984-
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos Rodrigues, Gilson, 1991-, Cardani, Leonora Tanasovici, 1992-, Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652993
Resumo: Nos últimos anos o potencial pedagógico das atividades circenses vem atraindo a atenção de muitos professores de Educação Física, principalmente daqueles que atuam no contexto escolar, revelando uma aproximação que pode fomentar uma educação corporal em diálogo com a arte. No amplo repertório das práticas artísticas circenses, encontramos as modalidades de equilíbrio sobre objetos (funambulismo), dentre as quais se destacam o monociclo, a perna-de-pau, a corda-bamba, a bola de equilíbrio, o rola-rola, entre outras, cuja prática constitui-se numa particular forma de diálogo com a estética do risco. Fundamentadas no domínio do equilíbrio corporal, essas práticas requerem especial atenção dos professores, visando o oferecimento de uma práxis pedagógica lúdica, envolvente, segura e que privilegie ainda sua dimensão expressiva. O presente artigo discute elementos basilares para o ensino da bola de equilíbrio, procurando, ademais, fomentar essa prática entre os profissionais que se aventuram no ensino das atividades circenses e que buscam uma Educação Física mais próxima à educação artístico-estética.
id CAMP_e65f7945b7f0e52bc99552143090cc51
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1192250
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Corpo e arte : uma proposta pedagógica na educação física a partir da bola de equilíbrio circenseBody and art: a pedagogical proposal about circus balance ball in physical educationAtividades circensesPrática pedagógicaCircus activitiesPedagogical practiceArtigo originalNos últimos anos o potencial pedagógico das atividades circenses vem atraindo a atenção de muitos professores de Educação Física, principalmente daqueles que atuam no contexto escolar, revelando uma aproximação que pode fomentar uma educação corporal em diálogo com a arte. No amplo repertório das práticas artísticas circenses, encontramos as modalidades de equilíbrio sobre objetos (funambulismo), dentre as quais se destacam o monociclo, a perna-de-pau, a corda-bamba, a bola de equilíbrio, o rola-rola, entre outras, cuja prática constitui-se numa particular forma de diálogo com a estética do risco. Fundamentadas no domínio do equilíbrio corporal, essas práticas requerem especial atenção dos professores, visando o oferecimento de uma práxis pedagógica lúdica, envolvente, segura e que privilegie ainda sua dimensão expressiva. O presente artigo discute elementos basilares para o ensino da bola de equilíbrio, procurando, ademais, fomentar essa prática entre os profissionais que se aventuram no ensino das atividades circenses e que buscam uma Educação Física mais próxima à educação artístico-estética.En el repertorio de prácticas artísticas circenses encontramos las modalidades de equilibrio sobre objetos (funambulismo) en las que se incluyen prácticas como el monociclo, zancos, cuerda floja, rola-bola, entre otras. Fundamentadas en el dominio del equilibrio, estas prácticas requieren especial atención de los profesores, buscando una praxis pedagógica divertida, envolvente y segura. Este artículo discute elementos básicos para una propuesta de enseñanza con la bola de equilibrio, buscando también ampliar el contacto con esta modalidad entre los profesionales que se aventuran en la enseñanza de las actividades circenses.AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOntañón Barragan, Teresa, 1984-Santos Rodrigues, Gilson, 1991-Cardani, Leonora Tanasovici, 1992-Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1652993ONTAÑÓN BARRAGAN, Teresa et al. Corpo e arte: uma proposta pedagógica na educação física a partir da bola de equilíbrio circense. Educacion fisica y ciencia. Buenos Aires : Universidad Nacional de La Plata, 2019.. Vol. 21, no. 2 (abr./jun., 2019), n. art. e076. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652993. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1192250porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-11T09:01:47Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1192250Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-11T09:01:47Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpo e arte : uma proposta pedagógica na educação física a partir da bola de equilíbrio circense
Body and art: a pedagogical proposal about circus balance ball in physical education
title Corpo e arte : uma proposta pedagógica na educação física a partir da bola de equilíbrio circense
spellingShingle Corpo e arte : uma proposta pedagógica na educação física a partir da bola de equilíbrio circense
Ontañón Barragan, Teresa, 1984-
Atividades circenses
Prática pedagógica
Circus activities
Pedagogical practice
Artigo original
title_short Corpo e arte : uma proposta pedagógica na educação física a partir da bola de equilíbrio circense
title_full Corpo e arte : uma proposta pedagógica na educação física a partir da bola de equilíbrio circense
title_fullStr Corpo e arte : uma proposta pedagógica na educação física a partir da bola de equilíbrio circense
title_full_unstemmed Corpo e arte : uma proposta pedagógica na educação física a partir da bola de equilíbrio circense
title_sort Corpo e arte : uma proposta pedagógica na educação física a partir da bola de equilíbrio circense
author Ontañón Barragan, Teresa, 1984-
author_facet Ontañón Barragan, Teresa, 1984-
Santos Rodrigues, Gilson, 1991-
Cardani, Leonora Tanasovici, 1992-
Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
author_role author
author2 Santos Rodrigues, Gilson, 1991-
Cardani, Leonora Tanasovici, 1992-
Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ontañón Barragan, Teresa, 1984-
Santos Rodrigues, Gilson, 1991-
Cardani, Leonora Tanasovici, 1992-
Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades circenses
Prática pedagógica
Circus activities
Pedagogical practice
Artigo original
topic Atividades circenses
Prática pedagógica
Circus activities
Pedagogical practice
Artigo original
description Nos últimos anos o potencial pedagógico das atividades circenses vem atraindo a atenção de muitos professores de Educação Física, principalmente daqueles que atuam no contexto escolar, revelando uma aproximação que pode fomentar uma educação corporal em diálogo com a arte. No amplo repertório das práticas artísticas circenses, encontramos as modalidades de equilíbrio sobre objetos (funambulismo), dentre as quais se destacam o monociclo, a perna-de-pau, a corda-bamba, a bola de equilíbrio, o rola-rola, entre outras, cuja prática constitui-se numa particular forma de diálogo com a estética do risco. Fundamentadas no domínio do equilíbrio corporal, essas práticas requerem especial atenção dos professores, visando o oferecimento de uma práxis pedagógica lúdica, envolvente, segura e que privilegie ainda sua dimensão expressiva. O presente artigo discute elementos basilares para o ensino da bola de equilíbrio, procurando, ademais, fomentar essa prática entre os profissionais que se aventuram no ensino das atividades circenses e que buscam uma Educação Física mais próxima à educação artístico-estética.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652993
ONTAÑÓN BARRAGAN, Teresa et al. Corpo e arte: uma proposta pedagógica na educação física a partir da bola de equilíbrio circense. Educacion fisica y ciencia. Buenos Aires : Universidad Nacional de La Plata, 2019.. Vol. 21, no. 2 (abr./jun., 2019), n. art. e076. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652993. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652993
identifier_str_mv ONTAÑÓN BARRAGAN, Teresa et al. Corpo e arte: uma proposta pedagógica na educação física a partir da bola de equilíbrio circense. Educacion fisica y ciencia. Buenos Aires : Universidad Nacional de La Plata, 2019.. Vol. 21, no. 2 (abr./jun., 2019), n. art. e076. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652993. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1192250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030822335938560